Recommended Posts

O infarto pode ter sido causado exclusivamente pelo Jiu-Jitsu somado às características físicas do indivíduo, mas também pode ter sido fruto de uma imensa variedade de fatores que, naquele dia e naquele momento, coincidentemente se somaram. De qualquer forma, deve-se, além de seguir as recomendações médicas, reavaliar o estilo de vida e buscar um viver mais saudável, principalmente no que diz respeito à alimentação.

Quando o sujeito já tem algum problema cardíaco, ele está mais preponderante a ter o acidente mais que àqueles que são totalmente saudáveis quanto a esse fato. Porém, vale ressaltar, que o infarto poderia ocorrer em qualquer outro esporte e não só no Jiu-Jitsu, e que, a depender do estado do sujeito, do nível em que ele deixou ele chegar ou da gravidade de sua "doença", pode até mesmo ocorrer sob condições normais, sem necessidade de esforço ou sobrecarga cardíaca.

É comum vermos gente infartando enquanto se exercita, é um dos grandes males de nosso tempo. De qualquer forma, você não é nenhuma criança, já beira os 40, o pai de um amigo infartou e morreu aos 42 enquanto tomava banho, não sei precisar se é verdade, mas dizem que quando se é mais jovem a chance de ser fatal é maior.

Sei de um caso de um jovem de 28 anos que não fumava, não bebia, praticava esportes de forma regular, e, após, um treino de Jiu-Jitsu, teve um AVC. A causa não conseguiu ser determinada, mas uma das suspeitas foi justamente o ritmo do treino, somado a fatores externos da semana do indivíduo que podem ter aumentado sua pressão e culminado no acidente vascular cerebral. Como a causa embora pesquisada não pode ser determinada com certeza, passou um tempo com indícios de pânico achando a toda hora que estava acontecendo de novo, tinha receio até de ir pra qualquer lugar longe de hospital, mas voltou ao Jiu-Jitsu, o que o ajudou superar seus medos.

Seu caso é coisa séria. Como já disse, primeiramente escute os médicos, de preferência mais de um. E, caso eles o liberem para voltar aos treinos, seja feliz! Porém, caso se neguem, espere, não desista, a medicina avança a cada dia, não será um NÃO definitivo, tenha a certeza.

Espero ter ajudado.

Abraços!

Editado por Pelegrini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora