Mark Twain

UFC 154 GSP vs Condit

Recommended Posts

No confronto direto o mais pesado seria o favorito, então não acho que seria algo tão definidor assim.

Vejo o AS como favorito contra o GSP, mas é luta duríssima e vejo o Jones como favorito contra o Spider, mas também é luta duríssima.

E olha que o GSP tem o jogo perfeito pra parar o Anderson, ninguém que dependa de trocação vai arrumar nada contra o AS, o Spider é simplesmente um extraterrestre nesse departamento, além de criativo, preciso, letal e de ter uma noção de distância bizarra o cidadão ainda tem um queixo de pedra, ou seja, não adianta nem tentar, o caminho é claramente o solo, e o GSP tem 15 vezes mais wrestling do que o necessário pra quedar o Anderson e chão pra dominar a luta, porém o Anderson só precisa de 3 segundos pra virar uma luta a seu favor, fora a diferença de tamanho, mas que o canadense tem as ferramentas ele tem.

O Fedor discorda desse argumento... :D

E eu tb. Na realidade eu vejo um favorito, no confronto direto, o cara que tenha melhor jogo e melhor skills que case com o jogo do adversário. Eu sei que o meu pensamento é polêmico, mas por exemplo eu vejo o Jones favorito contra o AS por causa do Wrestling e não por causa do seu peso. Vejo o GSP tb favorito contra o AS se lutar da mesma forma que lutou contra o COndit. Sei que muitos discordam, outros dirão que o AS vai matar o GSP, coisa e tal. Mas opinião é opinião, e mesmo respeitando o monstro que é o AS, por questões de jogo, eu vejo tanto GSP quanto JJ favoritos contra o AS. Anderson Silva, como fenômeno que é, pode tirar os dois pra nada, tratorizar, afinal, MMA é isso, favoritos tb perdem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a pezada no chapéu foi feia nasceu um ovo na hora!

gsp2.jpg

Rapaz... a tal da cotovelada é sinistra. Por isso tenho tanta raiva desse golpe. O Shogun apanhou muito mais do Hendo que o GSP do Condit e olha só a cara do GSP. Sei lá, foi 1, 2 minutos de cotoveladas do Condit, contra 3 rounds de agonia no Shogun.

Não vou disvirtuar o tópico com esse assunto das cotoveladas de novo, mas que pra mim, enfeia bastante as lutas, isso faz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o GSP com mais vontade do q antes.

Mas no fim, mostrou q o q continua fazendo a diferença a seu favor eh as quedas.

Não conseguiu bater de frente nem com o Condit em pé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo e respeito seu ponto de vista, mas saiba que é algo totalmente subjetivo e pessoal. Eu por exemplo sou fã do GSP e acho que ele é o lutador mais inteligente e completo que já pisou no planeta, atleta nato, na minha lista ele é o número 1.

Pra sustentar minha opinião vou comentar exatamente a respeito de "como esses caras vencem"... Citando por exemplo que após sua derrota pro Serra (zebra), o GSP passou anos enfrentando casca-grossa atrás de casca grossa sem perder sequer um round, o que só veio a ocorrer em sua luta contra o Shields e talvez ontem contra o Condit. Se por um lado não faz lutas plasticas como o Anderson, por outro o vejo sendo bem mais dominante no que diz respeito a impor seu jogo contra os adversários. E ai?

Obs: P4P da atualidade o número um é o Jon Jones - que em termos de cartel, só perde pro GSP mesmo e olhe lá, e isso com 25 anos! Monstro...

Pois é, Jorginic, não tem mesmo como eliminar um forte grau de subjetividade e por isso o melhor mesmo, pro fã, é se divertir com a discussão, em vez de ficar procurando a verdade onde ela não existe. Mas o meu ponto tem menos a ver com o meu gosto do que com algumas características do nosso modo contemporâneo de ver as coisas: 1) os highlights. Você lembra disto do futebol, por exemplo: os caras montam uma série com 15 golaços do cara e ele passa a ser gênio. Neste ponto, creio que o GSP deixa menos highlights do que os demais. 2) a captação de um certo "espírito" do esporte, que no caso do MMA aparece muito mais na busca pelo K.O./finalização do que na simples vitória. De novo vou fazer uma analogia com o futebol: apesar da vitória, ao menos a geração que presenciou (como a minha) tem mais amor pela seleção de 82 do que pela de 94. Acho que, de novo, o GSP fica mais atrás do que os outros.

Isso invalida o seu ponto de vista? Não, claro que não. Alguém pode até achar, vamos supor, forçando muito, que o Edgar é o maior da história por ter conseguido ser campeão mesmo sendo bem menos que os adversários. Depende, então, de qual critério você julga o mais importante, e isso é difícil ou impossível de resolver. Critério de gosto não pode ser decidido, já lembrava o velho Hume (o Filósofo, não o antigo lutador :-)

abraço

Editado por Tyler Durden

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz... a tal da cotovelada é sinistra. Por isso tenho tanta raiva desse golpe. O Shogun apanhou muito mais do Hendo que o GSP do Condit e olha só a cara do GSP. Sei lá, foi 1, 2 minutos de cotoveladas do Condit, contra 3 rounds de agonia no Shogun.

Não vou disvirtuar o tópico com esse assunto das cotoveladas de novo, mas que pra mim, enfeia bastante as lutas, isso faz!

Sou a favor, Simples, desde que valham pisões e chutes na cara em todas as situações. O chute na cara é um arma contra a tentativa de queda malsucedida e traz mais riscos aos wrestlers amarrões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei que nao vai adiantar mto, mas le mais uma vez...tenta interpretar o que ele ta dizendo, MMA não é matematica... o repolho deixou claro que esses lutadores teriam grandes chance de vencer o Rich naquela epoca... e é essa opniao que eu divido com ele

paulao filho 10.000 anos luz melhor melhor q o ace!na epoca do pride os tops do evento japones eram melhores q os tops do ufc.ex o maior nome da epoca no ufc era o lidel foi massacrado no pride gp pelo page .a verdade e q o ufc com execao de tito lidel e culture nao tinha grandes tops quando surgiam tops la migravam para o pride!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Fedor discorda desse argumento... :D

Na verdade não, porque os caras muito grandes que o Fedor enfrentou eram de um nível técnico abissalmente inferior a ele e o único gigante técnico que o russo enfrentou passou o caminhão nele, estamos falando dos 3 maiores P4P da atualidade, a diferença de tamanho certamente tem grande influência aí, pois todos os 3 são monstros. Mas eu concordo com você que olhando o jogo de cada um, o do GSP encaixa com grande perfeição pra vencer o do Anderson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade não, porque os caras muito grandes que o Fedor enfrentou eram de um nível técnico abissalmente inferior a ele e o único gigante técnico que o russo enfrentou passou o caminhão nele, estamos falando dos 3 maiores P4P da atualidade, a diferença de tamanho certamente tem grande influência aí, pois todos os 3 são monstros. Mas eu concordo com você que olhando o jogo de cada um, o do GSP encaixa com grande perfeição pra vencer o do Anderson.

É, isso é vdd. Mas só citei o padeiro porque vc não detalhou bem essa parte. Citou o peso como fator e aí eu peguei o gancho. Realmente o Fedor não pegou um Gigante com skills de um peso-por-peso como Anderson ou Jones.. Só que ainda assim se ambos os lutadores são tops peso-por-peso eu não colocaria esse fator como fundamental. Apenas questão de opinião msm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o GSP com mais vontade do q antes.

Mas no fim, mostrou q o q continua fazendo a diferença a seu favor eh as quedas.

Não conseguiu bater de frente nem com o Condit em pé.

Tirando o knockdown que sofreu o GSP dominou o Condit em pé.

Editado por The Dog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então uma maneira mais objetiva de se definir qual o melhor dos 3 seria um confrontro entre eles,não?

Esse questionamento tem tanto sentido quanto sugerir que o Aldo deva enfrentar o Jones pelo posto de melhor P4P... Impressionante como o pessoal tem dificuldade de entender essa questão (embora seja uma discussão inútil da porra, então tanto faz rs).

Lendo o tópico aprendi q:

Não gostar das lutas do GSP ( de um modo geral) = ser leigo e n entender de luta de solo :blink: :blink:

Existe uma diferença muito grande entre não gostar das lutas e dizer que ele "amarra". Em especial nesse combate contra o Condit, só existe duas formas de classificar quem diz essa besteira:

1° Não sabe o que está falando, por falta de conhecimento no que diz respeito a combate de MMA mesmo. Sugiro que esse grupo discuta menos e se informe mais, ou então passe a assistir Boxe ou K-1.

2° Haterismo. Tipico sujeito com má vontade, que irá sempre ficar trollando o cara. Acho que muitos que falam sequer devem ter assistido a luta, mas olham no cartel GSP + win + decision e vem no fórum contaminar as discussões com bobagens...

Pois é, Jorginic, não tem mesmo como eliminar um forte grau de subjetividade e por isso o melhor mesmo, pro fã, é se divertir com a discussão, em vez de ficar procurando a verdade onde ela não existe. Mas o meu ponto tem menos a ver com o meu gosto do que com algumas características do nosso modo contemporâneo de ver as coisas: 1) os highlights. Você lembra disto do futebol, por exemplo: os caras montam uma série com 15 golaços do cara e ele passa a ser gênio. Neste ponto, creio que o GSP deixa menos highlights do que os demais. 2) a captação de um certo "espírito" do esporte, que no caso do MMA aparece muito mais na busca pelo K.O./finalização do que na simples vitória. De novo vou fazer uma analogia com o futebol: apesar da vitória, ao menos a geração que presenciou (como a minha) tem mais amor pela seleção de 82 do que pela de 94. Acho que, de novo, o GSP fica mais atrás do que os outros.

Isso invalida o seu ponto de vista? Não, claro que não. Alguém pode até achar, vamos supor, forçando muito, que o Edgar é o maior da história por ter conseguido ser campeão mesmo sendo bem menos que os adversários. Depende, então, de qual critério você julga o mais importante, e isso é difícil ou impossível de resolver. Critério de gosto não pode ser decidido, já lembrava o velho Hume (o Filósofo, não o antigo lutador :-)

abraço

Mas isso é uma coisa que eu sempre achei. É muito mais fácil fazer um HL do Anderson, Cro Cop ou Wanderlei Silva do que de um GSP, Hughes ou Couture (grapplers em geral). O que não implica que sejam melhores lutadores de MMA, embora seja fácil de entender o porque da preferencia do publico por esse tipo atleta.

A grande verdade é que não existe (pelo menos ainda) um claro melhor lutador da história. Anderson, GSP, Fedor e mais recentemente Jon Jones estão brigando por esse posto. Vai de ponto de vista e gosto pessoal mesmo, não há unanimidade.

Editado por Jorginic

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc ler minha replica ao Hotwire vai ver que não acho isso.Apenas coloquei o questionamento como um argumento de debate.E a questão aqui é entre AS x GSP que são de categorias proximas.

Mas deixa quieto...E que cada um escolha o seu maior de todos os tempos. ;)

A questão é exatamente essa: não interessa que sejam de categorias próximas. Uma comparação "P4P" ou em outras palavras de quem é o melhor lutador visa analisar o que cada atleta tem de melhor, no seu peso habitual. Se são de categorias diferentes um confronto direto perde o sentido.

Esse negócio de super luta vem da curiosidade dos fãs + vontade do Mr. Dana de encher os bolsos, mas não seria uma resposta pra essa questão. No máximo podemos dizer que se o mais leve vencer ele "se prova" como melhor, pois o lutador mais pesado em tese está levando vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora