RNN 0 Postado June 17, 2012 Sabe esses lances de que o atleta é uma marca e deve ser gerido como tal? Pois bem, GSP foi falar sobre isso no Festival de Cannes, que é a premiação máxima da publicidade mundial (quem é publicitário, assim como eu, sabe bem a dimensão da coisa). Isso mostra que: 1) GSP, de fato, é o cara que mais consegue capitalizar em termos de patrocínio e RP no UFC (mais que Anderson e Jon Jones). 2) O comportamento do cara de "bom moço" é autêntico e genuíno. O resultado é dinheiro no bolso (muito dinheiro). 3) O Twitter e Facebook dele são abastecidos por uma equipe profissional (se pá ele nem olha os posts : ) _________________________________________________________________________________________________ A construção de um "atleta marca" Lutador canadense de MMA Georges St-Pierre revela no palco do Palais de Festivals como se tornou campeão nas redes sociais O tema esporte encontra nas redes sociais o ambiente ideal para engajamento. Não é raro fãs se reunirem em torno do time ou atletas favoritos em comunidades criadas muitas vezes espontaneamente. No entanto, identificar a oportunidade de profissionalizar – e capitalizar - esse espaço requer planejamento, defendeu o lutador canadense de MMA Georges St-Pierre, um dos principais nomes do UFC (Ultimate Fighting Championship). Curiosamente, ele foi o atleta escolhido para se apresentar no Festival Internacional de Criatividade de Cannes neste domingo, 17, mesmo sendo a prática do MMA (conjunto de artes marciais mistas) ilegal na França. St-Pierre afirmou que o sucesso no relacionamento com fãs via canais digitais requer uma equipe profissional responsável por fazer a gestão da presença online. “Minha preocupação é fazer o meu melhor quando estou lutando. Preciso de gente experiente cuidando da minha imagem no ambiente online, identificando marcas que podem ser parceiras”, afirmou o atleta, que possui patrocínio da PepsiCO e quase três milhões de fãs no Facebook e 500 mil seguidores no Twitter. Responsável pelo planejamento digital do atleta, Justin Kingsley, sócio da empresa de relações públicas Sid Lee, apresentou passo a passo a construção do “atleta marca” George St-Pierre. “Primeiro, identificamos a imagem do atleta junto a diferentes públicos. Depois, estruturamos diálogos direcionados a essa audiência com o intuito de criar laços e construir relações”, revelou Kingsley. Inspiração dentro e fora dos ringues A pesquisa realizada pela Sid Lee sobre a imagem do lutador revelou que diferentes públicos têm nele uma fonte de inspiração profissional e pessoal. “Não procuro parecer perfeito, até porque não sou, mas sei que minha postura inspira as pessoas. Procuro usar minha voz para fazer o bem. E como atleta sou naturalmente disciplinado”, explicou St-Pierre. Para Kingsley, a postura adotada pelo lutador fora dos ringues também é fundamental para a manutenção dos relacionamentos construídos nas redes sociais. “As pessoas querem saber o que ele faz fora dos ringues. Eu preciso contar histórias. E essas histórias são boas”, acrescentou. Sobre as críticas quase sempre inevitáveis no ambiente online, George St-Pierre confessou que não se importa e procura avalia-las uma a uma para aprender e evoluir com o que for necessário. “Uma vez, um fã escrever no Facebook que eu não estava correndo riscos, que precisava me entregar mais. Eu passei a prestar atenção se isso realmente estava ocorrendo e passei a me arriscar ainda mais”, finalizou. Aqui: http://www.meioemensagem.com.br/cannes/2012/seminarios/A-construcao-de-um-atleta-marca Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tarantino 0 Postado June 17, 2012 2) O comportamento do cara de "bom moço" é autêntico e genuíno. O resultado é dinheiro no bolso (muito dinheiro). Isso é algo importante, mostra que não precisa fazer trash talking para ganhar grana. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
malicia 0 Postado June 18, 2012 Eu sei que existe muito trabalho na questão da imagem, mas o GSP é um idolo nato, é muito mais facil trabalhar com um atleta assim... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rafael Dragone 0 Postado June 18, 2012 Tudo isso ai que vc falou é consequência do quanto o GSP treina, o cara nao tem o talento do AS, do BJ, mas treina muito, e eu aposto q ele treina muito mais que o AS... Ele se esforça muito, da pra ver, ele é o que ele é hoje por causa da disciplina e determinação que ele teve em sua carreira!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RNN 0 Postado June 18, 2012 Tudo isso ai que vc falou é consequência do quanto o GSP treina, o cara nao tem o talento do AS, do BJ, mas treina muito, e eu aposto q ele treina muito mais que o AS... Ele se esforça muito, da pra ver, ele é o que ele é hoje por causa da disciplina e determinação que ele teve em sua carreira!! A isso dá-se o nome de profissionalismo, certo? É normal a gente ver Anderson e BJ engordando muito (tipo na pegada pança de hamburger mesmo!) depois de suas lutas. Depois eles tem que correr atrás pra voltar ao shape. Já o GSP, se mantém sempre em shape, até mesmo agora, que está parada a muito tempo. O cara é foda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Saci na Giratória 0 Postado June 18, 2012 Eu sei que existe muito trabalho na questão da imagem, mas o GSP é um idolo nato, é muito mais facil trabalhar com um atleta assim... Como o Cigano, Nelson, Wanderlei, Fedor... Eles têm uma naturalidade de se portar que realmente cativa as pessoas... O GSP tem uma equipe que trabalha muito bem isso... Imagino o Nelson se tivesse uma equipe assim... Cigano também conquistou o público com uma facilidade impressionante, e tomou atitudes sempre acertadas pra carreira até agora. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
I Viva la Revolucion 0 Postado June 18, 2012 um cara que tinha um carisma absurdo também era o genki sudo, porra o cara trollava geral nas lutas, masa mesmo assim era adorado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
malicia 0 Postado June 18, 2012 Como o Cigano, Nelson, Wanderlei, Fedor... Eles têm uma naturalidade de se portar que realmente cativa as pessoas... O GSP tem uma equipe que trabalha muito bem isso... Imagino o Nelson se tivesse uma equipe assim... Cigano também conquistou o público com uma facilidade impressionante, e tomou atitudes sempre acertadas pra carreira até agora. Exatamente... Eu acho até que o Cigano e GSP tem muito em comum.... E pra vc ver o resultado disso é que no primeiro PPV o Cigano já vendeu qse 600k... imagina daqui uns anos, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo Assis 0 Postado June 18, 2012 A isso dá-se o nome de profissionalismo, certo? É normal a gente ver Anderson e BJ engordando muito (tipo na pegada pança de hamburger mesmo!) depois de suas lutas. Depois eles tem que correr atrás pra voltar ao shape. Já o GSP, se mantém sempre em shape, até mesmo agora, que está parada a muito tempo. O cara é foda. Cara o BJ eu concordo, mas o AS tem fama de apaixonado por treino, o fato dele ficar gordinho em off n quer dizer q ele n ta treinando, ele treina muitoooO! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
RNN 0 Postado June 18, 2012 Cara o BJ eu concordo, mas o AS tem fama de apaixonado por treino, o fato dele ficar gordinho em off n quer dizer q ele n ta treinando, ele treina muitoooO! Verdade. Ele tá sempre atrás de aprender coisas novas. É um apaixonado pelas artes marciais mesmo! Mas é que uma vi ele mostrando a casa num programa do UFC e a geladeira só tinha danoninho, chocolate e haburger. hahahahah Mas tem razão: o cara ama o que faz. Tanto que é o que é :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites