Entre para seguir isso  
RNN

A Construção de um "Atleta Marca".

Recommended Posts

Sabe esses lances de que o atleta é uma marca e deve ser gerido como tal?

Pois bem, GSP foi falar sobre isso no Festival de Cannes, que é a premiação máxima da publicidade mundial (quem é publicitário, assim como eu, sabe bem a dimensão da coisa).

Isso mostra que:

1) GSP, de fato, é o cara que mais consegue capitalizar em termos de patrocínio e RP no UFC (mais que Anderson e Jon Jones).

2) O comportamento do cara de "bom moço" é autêntico e genuíno. O resultado é dinheiro no bolso (muito dinheiro).

3) O Twitter e Facebook dele são abastecidos por uma equipe profissional (se pá ele nem olha os posts : )

_________________________________________________________________________________________________

A construção de um "atleta marca" Lutador canadense de MMA Georges St-Pierre revela no palco do Palais de Festivals como se tornou campeão nas redes sociais

O tema esporte encontra nas redes sociais o ambiente ideal para engajamento. Não é raro fãs se reunirem em torno do time ou atletas favoritos em comunidades criadas muitas vezes espontaneamente. No entanto, identificar a oportunidade de profissionalizar – e capitalizar - esse espaço requer planejamento, defendeu o lutador canadense de MMA Georges St-Pierre, um dos principais nomes do UFC (Ultimate Fighting Championship). Curiosamente, ele foi o atleta escolhido para se apresentar no Festival Internacional de Criatividade de Cannes neste domingo, 17, mesmo sendo a prática do MMA (conjunto de artes marciais mistas) ilegal na França.

St-Pierre afirmou que o sucesso no relacionamento com fãs via canais digitais requer uma equipe profissional responsável por fazer a gestão da presença online. “Minha preocupação é fazer o meu melhor quando estou lutando. Preciso de gente experiente cuidando da minha imagem no ambiente online, identificando marcas que podem ser parceiras”, afirmou o atleta, que possui patrocínio da PepsiCO e quase três milhões de fãs no Facebook e 500 mil seguidores no Twitter.

Responsável pelo planejamento digital do atleta, Justin Kingsley, sócio da empresa de relações públicas Sid Lee, apresentou passo a passo a construção do “atleta marca” George St-Pierre. “Primeiro, identificamos a imagem do atleta junto a diferentes públicos. Depois, estruturamos diálogos direcionados a essa audiência com o intuito de criar laços e construir relações”, revelou Kingsley.

Inspiração dentro e fora dos ringues

A pesquisa realizada pela Sid Lee sobre a imagem do lutador revelou que diferentes públicos têm nele uma fonte de inspiração profissional e pessoal. “Não procuro parecer perfeito, até porque não sou, mas sei que minha postura inspira as pessoas. Procuro usar minha voz para fazer o bem. E como atleta sou naturalmente disciplinado”, explicou St-Pierre.

Para Kingsley, a postura adotada pelo lutador fora dos ringues também é fundamental para a manutenção dos relacionamentos construídos nas redes sociais. “As pessoas querem saber o que ele faz fora dos ringues. Eu preciso contar histórias. E essas histórias são boas”, acrescentou.

Sobre as críticas quase sempre inevitáveis no ambiente online, George St-Pierre confessou que não se importa e procura avalia-las uma a uma para aprender e evoluir com o que for necessário. “Uma vez, um fã escrever no Facebook que eu não estava correndo riscos, que precisava me entregar mais. Eu passei a prestar atenção se isso realmente estava ocorrendo e passei a me arriscar ainda mais”, finalizou.

Aqui: http://www.meioemensagem.com.br/cannes/2012/seminarios/A-construcao-de-um-atleta-marca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2) O comportamento do cara de "bom moço" é autêntico e genuíno. O resultado é dinheiro no bolso (muito dinheiro).

Isso é algo importante, mostra que não precisa fazer trash talking para ganhar grana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que existe muito trabalho na questão da imagem, mas o GSP é um idolo nato, é muito mais facil trabalhar com um atleta assim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo isso ai que vc falou é consequência do quanto o GSP treina, o cara nao tem o talento do AS, do BJ, mas treina muito, e eu aposto q ele treina muito mais que o AS... Ele se esforça muito, da pra ver, ele é o que ele é hoje por causa da disciplina e determinação que ele teve em sua carreira!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo isso ai que vc falou é consequência do quanto o GSP treina, o cara nao tem o talento do AS, do BJ, mas treina muito, e eu aposto q ele treina muito mais que o AS... Ele se esforça muito, da pra ver, ele é o que ele é hoje por causa da disciplina e determinação que ele teve em sua carreira!!

A isso dá-se o nome de profissionalismo, certo?

É normal a gente ver Anderson e BJ engordando muito (tipo na pegada pança de hamburger mesmo!) depois de suas lutas.

Depois eles tem que correr atrás pra voltar ao shape.

Já o GSP, se mantém sempre em shape, até mesmo agora, que está parada a muito tempo.

O cara é foda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que existe muito trabalho na questão da imagem, mas o GSP é um idolo nato, é muito mais facil trabalhar com um atleta assim...

Como o Cigano, Nelson, Wanderlei, Fedor...

Eles têm uma naturalidade de se portar que realmente cativa as pessoas...

O GSP tem uma equipe que trabalha muito bem isso...

Imagino o Nelson se tivesse uma equipe assim...

Cigano também conquistou o público com uma facilidade impressionante, e tomou atitudes sempre acertadas pra carreira até agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Cigano, Nelson, Wanderlei, Fedor...

Eles têm uma naturalidade de se portar que realmente cativa as pessoas...

O GSP tem uma equipe que trabalha muito bem isso...

Imagino o Nelson se tivesse uma equipe assim...

Cigano também conquistou o público com uma facilidade impressionante, e tomou atitudes sempre acertadas pra carreira até agora.

Exatamente...

Eu acho até que o Cigano e GSP tem muito em comum....

E pra vc ver o resultado disso é que no primeiro PPV o Cigano já vendeu qse 600k... imagina daqui uns anos,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A isso dá-se o nome de profissionalismo, certo?

É normal a gente ver Anderson e BJ engordando muito (tipo na pegada pança de hamburger mesmo!) depois de suas lutas.

Depois eles tem que correr atrás pra voltar ao shape.

Já o GSP, se mantém sempre em shape, até mesmo agora, que está parada a muito tempo.

O cara é foda.

Cara o BJ eu concordo, mas o AS tem fama de apaixonado por treino, o fato dele ficar gordinho em off n quer dizer q ele n ta treinando, ele treina muitoooO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara o BJ eu concordo, mas o AS tem fama de apaixonado por treino, o fato dele ficar gordinho em off n quer dizer q ele n ta treinando, ele treina muitoooO!

Verdade.

Ele tá sempre atrás de aprender coisas novas.

É um apaixonado pelas artes marciais mesmo!

Mas é que uma vi ele mostrando a casa num programa do UFC e a geladeira só tinha danoninho, chocolate e haburger. hahahahah

Mas tem razão: o cara ama o que faz. Tanto que é o que é :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso