Entre para seguir isso  
pipo

Entrevista Bráulio Estima

Recommended Posts

TATAME

Tricampeão mundial de Jiu-Jitsu, Bráulio Estima conquistou o bicampeonato do ADCC, no ano passado, ao bater Ronaldo Jacaré, na superluta do evento, que foi realizado na Inglaterra. O foco atual de “Carcará” está no MMA, prova disso é que o atleta já acertou sua ida para a academia Blackzilians. O pernambucano já deixou o seu legado quando o assunto é Grappling, mas como o lutador é movido a desafios, pretende deixar sua marca também no MMA. Mas isso não impede que Bráulio faça lutas casadas de Jiu-Jitsu ou Submission, prova disso é que o casca-grossa foi escalado para fazer uma super luta de Jiu-Jitsu com quimono contra Nick Diaz, no World Jiu-Jitsu Expo, que será realizado em 12 de maio, na Califórnia. Confira abaixo a entrevista completa com o ícone do Jiu-Jitsu, que analisou o combate com Diaz, falou sobre a estreia no MMA e os planos para 2012.

Como surgiu essa oportunidade de ir treinar na Blackzilians?

Já conheço o Rashad Evans há algum tempo e ele é um dos fundadores do time junto com o Glenn Robinson, que é proprietário da empresa Athletic Sports Menagments. Tudo começou quando um dia o Glenn entrou em contato comigo via Marko Leisten, que é um dos cabeças do ADCC na Europa. Chegou às minhas mãos um projeto bastante sólido e interessante para ambas as partes, então não tive como recusar.

Quando vai deixar a Inglaterra para morar na Flórida e treinar na Blackzilians?

Na verdade, não penso em morar definitivamente na Flórida, não, pois tenho a minha academia e várias filiais no Reino Unido, mas pretendo passar alguns meses treinando forte lá, pois o time é muito forte e unido.

Qual a expectativa para enfrentar um ícone do MMA como Nick Diaz em uma super luta de Jiu-Jitsu?

A expectativa é muito grande, o Nick Diaz é um dos melhores lutadores de MMA do mundo e tem um chão bastante respeitado. Estarei com 80kg pra essa luta (o limite para o combate será de 81,6kg), então espero uma luta bem dura.

Ele tem uma guarda enjoada e já finalizou inclusive o faixa-preta Jorge Patino Macaco. Como vislumbra esse combate?

O Jiu-Jitsu dele é muito bom e efetivo. Acredito que, pelo fato do estilo de o Nick principalmente lutar não focando pontos, mas na finalização, será uma luta boa de assistir. Estou treinando bem por cima e por baixo, então aonde eu cair, vou dar giro. Vai ser um lutão, é só o que eu posso garantir.

Quando deve sair sua estreia no MMA?

Não passa desse ano, com certeza. Passei um tempo treinando na Blackzilians e deu para ver em que nível eu realmente estou nesse esporte novo para mim. Só preciso me focar para entrar bem no MMA. Acredito que entre agosto e novembro devo esta lutando.

Você já vem treinando a parte de trocação há algum tempo? Se adaptou em tomar umas 'moquecas' na cara?

Na verdade, já venho brincando de MMA há algum tempo, mas treino forte, algo mais profissional, fazem uns cinco meses apenas. Não é uma transição tão simples, vejo que o buraco é mais embaixo quando treino com os profissionais de MMA, mas em termos de levar porrada na cara, isso nunca me incomodou, não, então me adaptei bem...

Ainda tem aspirações no pano ou pretende se focar totalmente no MMA?

Eu adoro o pano, o Jiu-Jitsu é onde me sinto bem sempre, assim como no sem quimono também. Não pretendo abandonar de vez o Jiu-Jitsu, só estou numa fase de transição. O pano vai ter sempre o lugar dele reservado.

O que podemos esperar de você para 2012?

Estou nessa fase de ajuste de detalhes para minha estreia no MMA, mas devo lutar umas competições de Jiu-Jitsu e Submission. Tenho uns projetos que com certeza vão contribuir muito para o mundo do Jiu-Jitsu, como o lançamento de livros, DVDs, um website institucional com o meu irmão Victor, além de vários outros planos. Ideia é o que não falta (risos).

O Braulio tem tudo pra se dar muito bem no MMA.. JJ Top, derruba bem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso