Shogun.Emelianenko.Spider

Sergio Babu:projeto no Gabão e desavenças na saída da Blackzilians

Recommended Posts

Alan Oliveira

Ex-treinador da Brazilian Top Team nos áureos tepos de PRIDE, e tendo recentemente trabalhado com Blackzilians como Gesias Cavalcante, Jorge Santiago, Antônio Pezão e Rashad Evans, Sérgio “Babu” Gasparelli pode se orgulhar por tantas feras terem passado pelas suas mãos. Após anos trabalhando com figurões, o projeto agora é formar campeões, e na África.

Babu foi para o Gabão para dar aulas pessoais de jiu-jitsu para Frederic Bongo, responsável pela Segurança Nacional. Levou Diógenes Assahyda, ex-treinador de muay thai de Anderson Silva, após a saída de ambos da Imperial Athletics. Paralelamente, desejam desenvolver um trabalho de crescimento de MMA no Gabão. Só esperam apoio.

“Lá eles não tem a menor estrutura, mas vamos tentar ampliar esse trabalho e atingir a população. A galera lá gosta de esporte, de luta, mas não tem onde treinar. Já conversamos com governantes, começando por Bongo. Eles tem vontade de levar o UFC para lá, querem um centro de treinamento de MMA, descobrir um grande lutador africano”, explicou Gasparelli.

Em conversa com o PVT ao fim do MMA contra a Dengue do último domingo, Babu falou mais sobre o projeto, e contou que ficou conhecido pelo chefe de segurança e pelo presidente do paí através de um DVD. O faixa preta de Sérgio Penha também relembrou a BTT da época do PRIDE, e comentou a situação atual da lendária academia. Babu ainda revelou que desasvenças forçaram sua saída da Blackzilians.

“Não foi saída normal, mas também não houve briga. Apenas pensamentos opostos, água e óleo não se misturam. Já estou numa fase da vida em que não tenho que me submeter a certas coisas”, contou.

Confira muito mais no bate-papo abaixo.

Fale sobre seu projeto na África. Está se mudando para lá?

Não, vou me revezar entre Gabão e Brasil. Esse projeto é no Gabão, país entre Angola e Camarões. Fui convidado para dar aulas para o irmão do presidente, Frederic Bongo, responsável pela segurança do país. Convidei o Diógenes Assahyda para ir comigo, e estamos há um mês lá. Nossa ideia é implantar uma filosofia de luta no país, pois lá não há nenhuma. É um país grande, mas de população pequena, e extremamente organizado. Diferente daquela ideia que temos da África. Começamos a dar aulas para as Forças Especiais de lá, e queremos montar uma academia. Eu estou com o jiu-jitsu e o Diógenes, com o muay thai. Mas tudo ainda é um estudo, um projeto, não tem contrato nem nada. Pretendo ficar um mês Gabão e um no Brasil. Fui para lá em janeiro, fiquei aqui em fevereiro e agora em março volto pra lá. Meu trabalho hoje é das aulas particulares para Frederic, e treinar algumas pessoas de confiança dele, na Guarda do Presidente e nas Forças Especiais.

Como o conheceram no Gabão?

Através de um DVD que está à venda no site Bam Bam Martial Arts (http://bambammartialarts.com/shop/brazilian-jiu-jitsu/the-babu-bjj-mastermind-series/). O presidente do Gabão e o Frederic viram o DVD com amigos, um deles o Bernardo Lopes, que me chamou dizendo que os caras tinham gostado de mim, das minhas aulas nos vídeos. Me chamaram para um seminário e acabei ficando.

E a quantas andam as vendas do DVD?

Não acompanho muito, mas ouvi dizer que vende bem. Estamos com propostas de fazer um site com aulas online, primeiro lá nos EUA e depois aqui. Mas não sei muito sobre isso, tem um amigo meu de confiança vendo isso, só vou gravando e mandando. Tem 12 DVD’s, comecei a gravá-los em 2010.

Como é a situação do MMA, das lutas em geral, no Gabão?

Eles tem vontade de levar o UFC para lá, querem um centro de treinamento de MMA, descobrir um grande lutador africano. Frederic tem acesso a outros países, e quer levar lutadores desses países para treinar no Gabão. Mas hoje eles não tem estrutura nenhuma, vimos os locais e, para os treinos particulares, está ótimo. Mas não dá para trabalhar com grupo grande. Vamos tentar achar um lugar, comprar material e estabelecer prazos para montagem de academia, contratação de pessoal para montar equipe. Se conseguirmos ampliar esse trabalho e atingir a população, será ótimo. A galera lá gosta de esporte, de luta, mas não tem onde treinar.

E quando está no Brasil, onde dá aulas?

Aqui não estou dando aulas ainda, só treinando jiu-jitsu de pano na academia do meu amigo Rodrigo Totti, em Copacabana. Na BTT vou quando quiser, tenho as portas abertas. Se Murilo quiser, sabe que contar comigo. Aliás, fui à BTT e vi que está tudo indo de vento em popa. Apesar da morte do Eraldo Paes, que é insubstituível, a galera está com o gás todo, e esse evento aqui, organizado pelo Murilo, foi ótimo.

E como foi a saída da Imperial Athletics, onde treinava os Blackzilians?

Não foi saída normal, mas também não houve briga. Apenas pensamentos opostos, água e óleo não se misturam. Já estou numa fase da vida em que não tenho que me submeter a certas coisas. O Diogenes saiu de lá antes, não gostou da filosofia também. Já tinha amigos lá, e fiz outros. Tem o Marco Aurélio, Fábio Mello... Lá conheci o Cosmo Alexandre, tinha o Pezão também. O Rashad Evans é nota mil, sempre me ouviu. O dono tem um pensamento, o head coach tem outro, algumas pessoas também não trouxeram energia boa. Então, em comum acordo, saí

Então o problema não foi com atletas, foi mais com o Robert Canova (dono da Imperial Athletics)?

Sempre tem problemas com atletas também, mas isso aí ... deixa isso pra lá, passou.

Lembre de seu começo na BTT.

Sou fã da BTT. Vim do Sérgio Penha, sempre treinei sem kimono e aí comecei logo a treinar MMA aqui. Treinava com o Murilo em 99 numa academia dele no Leblon e em 2000, quando a BTT começou, peguei todo mundo no auge, aprendi muito. Alan Góes, Minotauro e Minotouro, Paulão e Carlão, Zé Mário Sperry, e o próprio Murilo. Aprendi com eles, só tenho a agradecer, é minha casa, quando posso venho e visito. E tem chegado cada vez mais gente para treinar lá.

Fale um pouco dos maiores nomes da BTT hoje:

Murilo vai voltar agora contra o Menne e vai vencer de novo, e esse evento organizado por ele está de parabéns. Murilo é exemplo pra molecada, não se droga, não sem mete em confusão.

O Pedrinho Nobre estava lá no TUF, não sabemos o que rolou, tem o sigilo, mas para mim é um dos melhores 60 kg do mundo. O Toquinho tem que ter calma porque a categoria dele é complicada, tem o Anderson Silva. Porém, para mim o Toco é favorito sempre, apesar das derrotas, que vieram talvez pela inexperiência, por ter perdido o foco. Toquinho é um dos melhores lutadores de chão do mundo. E olha que sou da época do auge da BTT! Mas nunca vi ninguém como ele no chão. Destaco também o Toninho Fúria, que não lutou aqui hoje, porque o adversário se machucou, mas ele é muito bom, tem futuro.

Já o Miltinho arrebentou no Strikeforce, e está na categoria certa no UFC, a de 66kg. Vai fazer barulho, apesar de ser uma categoria complicada. Acredito muito nele, está no auge técnico e psicológico, não vai sentir pressão, é experiente.

http://www.portaldovt.com.br/br/noticias/item/2068-sergio-babu-fala-sobre-projeto-na-%C3%A1frica-e-revela-diverg%C3%AAncias-na-sa%C3%ADda-da-blackzilians

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja ouvi falar muito bem do diogenes.. me falaram ser um cara calmo, com uma filosofia de vida muito boa.

achava que ele tava em CTBA, na Killer Bees, ate hoje.

fico curioso com o que ocorreu lá.

Mas gringo, que vem do wrestling e boxe, não tem essa percepção que temos, de "MESTRE", de professor.. ai geralmente da conflito mesmo.. um querendo saber mais que outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Babu é aquele mesmo que era técnico do Ewerton Teixeira no k-1??? Qdo reclamou da joelhada ilegal do overeem no ewerton?

se puderem me esclarescer agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora