Entre para seguir isso  
Zé Gonçalves

Selvageria não é esporte

Recommended Posts

costumo ignorar textos assim, até pq o cara tem um ponto de vista diferente de nós fãs de mma: ele tem aversão a violência. e não tem nada de errado nisso, é apenas um cara que pensa diferente. o errado é querer falar de uma coisa que ele nunca vai conhecer direito, por sua aversão. melhor seria ele simplesmente não comentar sobre isso, assim como os fãs de mma não obrigam ninguém a gostar de mma. gosta quem gosta e pronto.

O texto apresenta um discussão interessante. Para ele, o mma é um selvageria sem sentido. Sob esta optica, não há o que discutir, realmente é uma selvageria, e moralmente o objetivo do lucro não é dos mais nobres, logo é sem sentido.

O argumento de que milhões de pessoas apreciam não muda este fato. O discusso de que é só porque é apreciado por muita gente é necessariamente bom é falso logicamente, a guerra, a morte, a violencia são apreciados (basta ver os bilhões faturados por filmes americanos) e praticado (os bilhões gastos em guerras) por milhões, nem por isto, alguem conseguirá defender que esta ações são moralmente "boas". O mma revela uma obscura faceta humana, o da agressividade, muitas vezes sem sentido, o do extase com a destruição.

Socialmente é dificil defender o mma. Não falo do treinamento diario, a prática das artes marciais e da atividade fisica, isto é esporte pois favorece o corpo e apresenta a promoção da sociabilidade e da civilidade, além de representar um escape para agressividade humana. Falo da luta em si. Não tem nada "bom" ver duas pessoas querendo "destruir" um ao outro, não é um valor que deveria ser promovido socialmente.

Os discursos das organizações e dos atletas são viesados pelo lucro e vantagem pessoal, logo têm pouca credibilidade.

Considerando que o esporte é "bom", vou ainda além, nenhuma luta em competição é esporte. Na verdade, a competição afasta a atividade fisica do conceito de esporte, pois a competição prima por um sentido que não é o da convivencia e sociabilização.

Por fim, eu considero o mma um não-esporte, entretando defendo a liberdade das pessoas de quererem arriscar suas vidas por dinheiro, mas não considero uma coisa "boa", apesar de ser divertido. Para mim, mma é igual a pular de paraquedas, completamente idiota, mas divertido de ver.

muito interessante seu texto. e tudo que vc falou não deixa de ser verdade, com exceção do mma não ser esporte. claro que é, se for seguir essa lógica, boxe, kickboxing, e outros esportes envolvendo striking não são esportes. não há uma regra dizendo que esporte não pode ser algo que vise machucar o oponente. só com isso que não concordo. de resto mandou bem a real, mma é um esporte com um objetivo nada nobre, por isso fica difícil de querer que todos aceitem.

falando bem o básico da coisa, quem gosta de mma = pessoas que gostam de violência (tem que admitir, deixem de hipocrisia, obviamente sei que mma envolve muito de técnica e etc, mas no fim das contas todos que admirem essas técnicas tb tem que gostar um pouco de violência, pois são técnicas violentas) pessoas que não gostam de mma = pessoas que tem aversão a violência. fim de papo, cada um acompanha o que gosta. agora, acho errado o cara que não gosta vir criticar e aumentar os fatos pra defender sua opinião. nada a ver isso. assim como é errado fãs de mma quererem que seja um esporte aceitado por todos. nunca será, pois, repito, há pessoas que não gostam de violência, o que não é nada fora do normal. o melhor é cada um acompanhar o que gosta e não encher o saco por algo que não gosta, até pq mma não tem absolutamente nada de ilegal, por isso não há motivo pra criticar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais um crítico brasileiro.

Enquanto o mma não era nada aqui, mas já existia, nenhum desses críticos aparecia pra despejar essa filosofia hipócrita sobre o esporte.

Antes do UFC vir pra cá, rolavam (e rolam até hoje) vários eventos nacionais como Jungle, Clube da Luta, Bitteti Combat, IVC, Meca, Storm e tantos outros e não se lia nada a respeito, pois a grande mídia estava fora.

Agora que a Globo adquiriu os direitos do UFC, ficou bonito e inteligente criticar.

Obvio, só se pode criticar o que se conhece. Como eu vou criticar o ritual de acasalamento dos pigmeus da papua nova guiné, se é que existem, se eu nao os conheço e nem sei da sua existência? Só pq vc conhece estes eventos, não significa que o resto conhece, na verdade os meios filosoficos e os de mma são bem diferentes, sendo que o contato só pode ocorrer com a promoção da grande mídia. Este tipo de critica não tem fundamento, é ver pelo em ovo. Não se pode exigir uma critica previa se vc desconhece a existencia do fato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já disse Zagalo:" Vocês vão ter que me engolir." :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém chuta cachorro morto. O MMA mais ou menos do jeito que é hoje está aí desde o primeiro UFC. Por que o "brilhante filósofo" resolveu escrever agora? Porque é o assunto do momento e dá ibope.

Melhor manter esse sujeitinho no limbo dos pseudo intelecutais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele respondeu pra alguém??? Ia mandar um e-mail pra ele agora mas não estou com saco e diante do desconhecimento dele não vou perder meu tempo pois não passa de um fdp preconceituoso, falso moralista e deve ser uma puta de uma bichona! Não costumo escrever palavrões aqui, mas me irrita essa postura de merda do cara, um absurdo vc escrever esse monte de baboseira sobre algo que vemos nitidamente que ele não conhece! Peço desculpas pelo desabafo galera, mas sou fanático por MMA e acho que ninguém é obrigado a gostar mas no mínimo respeitar! E espero não ser punido pelos moderas tb, pois não sou de desrespeitar ninguém e nem apelar pra discutir com os colegas do forum, porém não consegui ler tanta bosta junto e ficar em silêncio! No mais acho interessante quem tiver com saco e com condições de argumentar com esse ignorante fazê-lo, acho que aos poucos ele pode ter pelo menos uma impressão menos ruim do nosso querido esporte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele respondeu pra alguém??? Ia mandar um e-mail pra ele agora mas não estou com saco e diante do desconhecimento dele não vou perder meu tempo pois não passa de um fdp preconceituoso, falso moralista e deve ser uma puta de uma bichona! Não costumo escrever palavrões aqui, mas me irrita essa postura de merda do cara, um absurdo vc escrever esse monte de baboseira sobre algo que vemos nitidamente que ele não conhece! Peço desculpas pelo desabafo galera, mas sou fanático por MMA e acho que ninguém é obrigado a gostar mas no mínimo respeitar! E espero não ser punido pelos moderas tb, pois não sou de desrespeitar ninguém e nem apelar pra discutir com os colegas do forum, porém não consegui ler tanta bosta junto e ficar em silêncio! No mais acho interessante quem tiver com saco e com condições de argumentar com esse ignorante fazê-lo, acho que aos poucos ele pode ter pelo menos uma impressão menos ruim do nosso querido esporte!

"...deve ser uma puta de um bichona!" Realmente de respeito voce entende bem!? Ao inves de rebater os argumentos é bem mais fácil partir para as ofensas pessoais e sexuais para tentar desqualificar o crítico. Na verdade, este tipo de postura da fã da modalidade só confirma o argumento empregado pelo autor do texto de que o mma é selvageria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dejong11.jpg

dejongalonso316399.jpg

futebol-david-busst.jpg

376791.perna_quebrada_futebol_246_455.jpg

O fato de haver outros esportes violentos não é contra argumento para a tese de que o mma é violento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato de haver outros esportes violentos não é contra argumento para a tese de que o mma é violento.

730051.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

730051.jpg

O fato do mma ser violento não significa que não tenha homosexuais que o praticam. Na verdade outros detalhes do mma, tipo corpos bombados, luta de solo, ambiente quase que exclusivamente masculino, poderiam até ser entendidos como homosexualidade enrustida. Mas o que eu sei, não sou psicologo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MMA é violento?? Claro! Se não fosse, eu não assistiria. :D

A violência está na essência de todas as artes marciais e até na do próprio homem. Foquem em dizer no porquê do MMA ser um esporte e não na parte da violência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...deve ser uma puta de um bichona!" Realmente de respeito voce entende bem!? Ao inves de rebater os argumentos é bem mais fácil partir para as ofensas pessoais e sexuais para tentar desqualificar o crítico. Na verdade, este tipo de postura da fã da modalidade só confirma o argumento empregado pelo autor do texto de que o mma é selvageria.

Vc nem me conhece vacilão, vc leu td que eu escrevi? Eu respeito quem se dá ao respeito! Sua opção sexual ou do cara não me interessam, cada um na sua! Esse papinho pra boi dormir eh mto bonitinho, o cara no texto dele desrespeita atletas, fãs e aih td blz? Não tolero essa palhaçada não! No mais não escrevi pro autor do texto, foi apenas um desabafo como bem escrevi anteriormente! Não fui lah e escrevi um monte de baboseira pro cara como ele fez no texto ridículo dele! No mais vc com esses seus comentários não parece ser fã de MMA, acho que seria melhor vc ir para um portal de ballet!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso