Entre para seguir isso  
Roger Floyd

A estratégia para vencer o J. Jones

Recommended Posts

Ola Galera,

O J. Jones é um grande desafio para os lutadores atuais. Ninguém ainda conseguiu descobrir como vencê-lo.

No entanto, apesar de reconhecer o grande talento que ele tem, acho que com um estratégia bem feita, e com um lutador correto, é possivel conseguir tirar o cinturão do Bones.

O Lyoto, neste momento, me parece ser o cara que tem uma grande possibilidade de fazê-lo.

Passei um tempo refletindo sobre isso. Acho que ele deveria tentar passar 2 rounds mantendo a distância e chutando a perna do Jones. Chutes rapidos e fortes.

O Jones é grande e acho que não conseguiria agarrar a perna do Lyoto para derrubar. (Isso se for um chute rápido).

Tentar durante esse periodo sair da luta agarrada, apenas chutar o máximo possível para causar um grave incomodo no Bones. Mesmo que o JJ chutasse, já se viu, em lutas anteriores que os chutes deles são pouco eficientes. Nem machucam. Então, nesta troca, a vantagem seria do Lyoto.

Aí, lá pro 3 round, o Jones com a perna avariada seria uma presa mais fácil para um ataque de socos. Todos sabemos que sem jogo de pernas fica dificil a esquiva.

Obvio que, para isso, o Lyoto deveria ter tido um treino especifico. Para dar Low kicks fortes. Tipo os do P Rizzo, Cro Cop, etc.

O que acham?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dois fatores eu acredito que ainda não foram totalmente testados no Jones. A capacidade de aguentar 5 rounds ou gás e o queixo. A chave seria minar esses dois, à grosso modo é uma estratégia que serviria para a maioria dos atletas, porém Jon Jones tem obstáculos que dificultam tais ações.

O grande desafio é encurtar a distância e manter o ritmo, uma vez que sempre o negão começa apertando sempre com eficácia. Poderia sim, cansar o Jones com golpes na perna e linha de cintura, uma vez que o Jones por ter o biotipo alto e magro não tem lá tanta ''massa'' na linha de cintura. Isso pode ser visto em lutas de pesos galos, penas no boxe. Muitos deles procuram muito a linha de cintura neste intuito. Voltando à estratégia de acertar pernas e abdômen do negão, pode falhar no momento em que o negão tentar derrubar no momento que o cara desfere o golpe. O risco dessa estratégia é alto, logo sua execução exige muita eficiência/velocidade. Lyoto talvez faça isso, mas o negão logo vai capitalizar isso. Ele joga no jogo do oponente.

Bom... falando em Jones 'jogar no jogo do oponente', seria interessante algum lutador surpreender o negão. Jones surpreender o Bader ao levá-lo para o chão e finalizá-lo. Surpreendeu o Shogun ao mandar aquela joelhada voadora num lutador que tem o muay thai o seu forte. O interessante mesmo aí, seria fazer algo que engane e ao mesmo tempo surpreenda o Jones. É o tipo da coisa: 'Bader vai levar pro chão' - Aí o negão levou o Bader para o chão no começo da luta. 'Shogun vai usar o striking' - Aí o negão começou na porrada contra o Shogun. Contra o Matyushenko e o Vera, ele derrubou e GnP e acabou, passou o trator. Ou o JJ tratoriza logo de cara ou ele faz um jogo que o lutador tem certeza que ele não vai fazer e o cara vai lá e faz (Shogun e Bader), aí deixa o oponente naquela: "Porra... o cara tá se dando bem onde eu sou bom, vou fazer o que?". JJ fez isso com caras que são bons em suas maiores forças em termos de ataque porém não são tão bons na parte de defesa. Nesse caso, a chave seria mudar drasticamente o jogo de modo que o negão caia na armadilha e o cara esteja preparadíssimo para lutar onde o negão jura que o cara não vá esperar. Dar umas brechas de propósito para o negão cair aí sim, capitalizar no erro do JJ. "Dar um passo p trás para depois dar dois a frente". O risco aí seria altíssimo, dado que os atributos técnicos do rapaz são ótimos, porém o americano nunca sofreu sufoco de verdade, e certamente não estará tão preparado quando cair em uma armadilha, podendo até perder o controle da luta e a própria luta.

Outro campo que eu não tenho certeza se o JJ se dá tão bem é de costas para o chão. O difícil é derrubá-lo. Mas como ele acha que ninguém vá fazer isto, talvez quando um cara tentar possa surpreendê-lo. O sprawl do bicho é muito bom, pode ser difícil isso acontecer.

Mas aí é que tá. Vai chegar uma hora que o JJ vai estar tão confiante de suas habilidades e estratégia que vai partir pra cima e soltar o arsenal sem dó a lá GSP vs. Matt Serra I. Aí alguém pode alcançar um bom momento contra o cara, uma vez que como eu já digitei: nunca vi o cara sob tanta pressão e sufoco, logo não sei como ele vai se comportar.

Galera, escrevi demais... certeza eu viajei em alguns pontos pq não soube realmente traduzir em palavras o que pensei, depois eu vejo melhor isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu axo que ele deveria lutar a distancia batendo e saindo, até cansar o Jon Jones que vai tentar queda-lo qd isso acontecer. Depois la pelo 3° round se ele tiver levando vnatagem nessa de bater e sair, aí axo q ele tem q ir pra nocautear.

O foda eh que o Jon Jones ainda n foi exigido 100% em luta alguma, nao da pra saber o q ele vai tirar da manga na proxima luta dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2 coisas que o lyoto deve consertar em seu jogo o qual ficaram bem nitidas contra o shogun.

1)Aprender a defender caneladas de muay thai na altura da coxa

2)Aprender a girar pros 2 lados.

Se ele conssertar isso complica pro JJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dois fatores eu acredito que ainda não foram totalmente testados no Jones. A capacidade de aguentar 5 rounds ou gás e o queixo. A chave seria minar esses dois, à grosso modo é uma estratégia que serviria para a maioria dos atletas, porém Jon Jones tem obstáculos que dificultam tais ações.

O grande desafio é encurtar a distância e manter o ritmo, uma vez que sempre o negão começa apertando sempre com eficácia. Poderia sim, cansar o Jones com golpes na perna e linha de cintura, uma vez que o Jones por ter o biotipo alto e magro não tem lá tanta ''massa'' na linha de cintura. Isso pode ser visto em lutas de pesos galos, penas no boxe. Muitos deles procuram muito a linha de cintura neste intuito. Voltando à estratégia de acertar pernas e abdômen do negão, pode falhar no momento em que o negão tentar derrubar no momento que o cara desfere o golpe. O risco dessa estratégia é alto, logo sua execução exige muita eficiência/velocidade. Lyoto talvez faça isso, mas o negão logo vai capitalizar isso. Ele joga no jogo do oponente.

Bom... falando em Jones 'jogar no jogo do oponente', seria interessante algum lutador surpreender o negão. Jones surpreender o Bader ao levá-lo para o chão e finalizá-lo. Surpreendeu o Shogun ao mandar aquela joelhada voadora num lutador que tem o muay thai o seu forte. O interessante mesmo aí, seria fazer algo que engane e ao mesmo tempo surpreenda o Jones. É o tipo da coisa: 'Bader vai levar pro chão' - Aí o negão levou o Bader para o chão no começo da luta. 'Shogun vai usar o striking' - Aí o negão começou na porrada contra o Shogun. Contra o Matyushenko e o Vera, ele derrubou e GnP e acabou, passou o trator. Ou o JJ tratoriza logo de cara ou ele faz um jogo que o lutador tem certeza que ele não vai fazer e o cara vai lá e faz (Shogun e Bader), aí deixa o oponente naquela: "Porra... o cara tá se dando bem onde eu sou bom, vou fazer o que?". JJ fez isso com caras que são bons em suas maiores forças em termos de ataque porém não são tão bons na parte de defesa. Nesse caso, a chave seria mudar drasticamente o jogo de modo que o negão caia na armadilha e o cara esteja preparadíssimo para lutar onde o negão jura que o cara não vá esperar. Dar umas brechas de propósito para o negão cair aí sim, capitalizar no erro do JJ. "Dar um passo p trás para depois dar dois a frente". O risco aí seria altíssimo, dado que os atributos técnicos do rapaz são ótimos, porém o americano nunca sofreu sufoco de verdade, e certamente não estará tão preparado quando cair em uma armadilha, podendo até perder o controle da luta e a própria luta.

Outro campo que eu não tenho certeza se o JJ se dá tão bem é de costas para o chão. O difícil é derrubá-lo. Mas como ele acha que ninguém vá fazer isto, talvez quando um cara tentar possa surpreendê-lo. O sprawl do bicho é muito bom, pode ser difícil isso acontecer.

Mas aí é que tá. Vai chegar uma hora que o JJ vai estar tão confiante de suas habilidades e estratégia que vai partir pra cima e soltar o arsenal sem dó a lá GSP vs. Matt Serra I. Aí alguém pode alcançar um bom momento contra o cara, uma vez que como eu já digitei: nunca vi o cara sob tanta pressão e sufoco, logo não sei como ele vai se comportar.

Galera, escrevi demais... certeza eu viajei em alguns pontos pq não soube realmente traduzir em palavras o que pensei, depois eu vejo melhor isso.

Gostei da análise.

Penso bem parecido... mas quanto ao lance do Bones jogar no jogo do cara, pode ser um problema pro campeão.

O Lyoto passou a vida lutando karate, ele tem um nível de trocação que a gente nem percebe às vezes, quem no MMA consegue aparar soco com uma mão e já socar o cara derrubando com o pé da frente, sem fazer força? A velocidade do Machida é impressionante, ele é muito consciente na trocação, além do timing dele ser de alto nível, ele tem instinto de trocação que o Jones não possui...

Tô confiante na trocação do Lyoto...

Por outro lado, derrubar o Lyoto até hoje pareceu tarefa ingrata, ele tem uma base muito forte, além dos treinamentos com o King Mo.

Lembro ainda que derrubar um lutador pela perna quando chuta não é tão simples assim, quando o lutador é rápido e forte, pois é preciso se defender do chute a aí segurar a perna, ou apenas deixar o golpe entrar um pouco pra segurar a perna...

Tenho como exemplo o Mirko, quando lutou com o Fedor, ele obrigou o russo a aprender a defender chutes com a canela, porque o croata batia forte e muito rápido. Já na luta contra o Napão, o chute na linha do fígado que o Cro Cop soltou, foi ineficiente e o Napão conseguiu derrubar, levando a luta pro final que conhecemos... é essa velocidade e precisão que pode fazer diferença e ser bastante eficiente sim na luta.

O nível de wrestling pra isso o Jones tem, mas pra captalizar um golpe rápido do Lyoto, quando treinado pra essa finalidade, é bem complicado.

Quanto a colocar o Bones de costas, aí sim acho difícil, ele é muito longelíneo, e colocando uma base de pernas mais atrás é preciso ter uma profundida de entrada de queda que não condiz com a postura do Lyoto...

Lembro também que o Jones se mostrou impaciente com o Rampage, por ter tido suas tentativas de quedas nos primeiros rounds frustradas, sendo assim, frustrando as quedas e as entradas de golpes, o Lyoto força o Jones a errar mais ainda... (pois já vimos muitos buracos na trocação dele ainda não exploradas pelos oponentes anteriores)

Bom, só sei que tô ansioso demais pra essa luta, e acho que dá pro Lyoto levar tranquilo...

Editado por Saci na Giratória

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais importante, não acreditar na mitologia que se cria em torno dele. Se Jones merece ou não é outro papo.

Adversários do AS já entram preocupado, alguns adversários do GSP parecem lutar 10% do que lutavam contra qualquer outro.

A primeira coisa é entrar no octagon e ver que Jones é apenas um excelente lutador como eu sou (no caso Lyoto)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mais importante, não acreditar na mitologia que se cria em torno dele. Se Jones merece ou não é outro papo.Adversários do AS já entram preocupado, alguns adversários do GSP parecem lutar 10% do que lutavam contra qualquer outro.A primeira coisa é entrar no octagon e ver que Jones é apenas um excelente lutador como eu sou (no caso Lyoto)

É verdade bicho... Eu achei que Rampage entrou cagado na luta. Okami também entrou cagado e não soltou nem um pouco do jogo. Claro que Anderson tem seus méritos por ser superior no striking, mas o cara nem sequer teve aquele ímpeto de ir pra cima e tentar algo. O primeiro passo é realmente ir consciente que pode vencer, senão o gameplan todo não vai funfar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a estratégia de passar dois ou três rounds chutando meio furada, pois daria tempo pro Jones mostrar as armas dele também.

Acho que o Lyoto tem que ir é no entra e sai golpeando forte com as mãos, e impor volume de jogo contra o Jones, coisa que ninguém fez até agora, até pq o Jones se mostrou superior no quesito. Talvez só o Shogun tivesse condições de fazer isso até então, mas entrou plantado, com a estratégia errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade bicho... Eu achei que Rampage entrou cagado na luta. Okami também entrou cagado e não soltou nem um pouco do jogo. Claro que Anderson tem seus méritos por ser superior no striking, mas o cara nem sequer teve aquele ímpeto de ir pra cima e tentar algo. O primeiro passo é realmente ir consciente que pode vencer, senão o gameplan todo não vai funfar.

É por isso que o mestre SONNEN é diferenciado, ele foi pra cima do Anderson e tacou o foda-se.

Quanto ao Lyoto, a chance dele é um pombo sem asa... e só isso. Não pense que o Bones é bobo e vai ficar 2 rounds aceitando uma estrategia tão simples de ficar minando com Low Kicks.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso que o mestre SONNEN é diferenciado, ele foi pra cima do Anderson e tacou o foda-se.Quanto ao Lyoto, a chance dele é um pombo sem asa... e só isso. Não pense que o Bones é bobo e vai ficar 2 rounds aceitando uma estrategia tão simples de ficar minando com Low Kicks.

Poisé, o negão com certeza vem com um gameplan pra evitar isso, que é uma estratégia um tanto trivial da parte do Lyoto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que depois do segundo low kick Jon Jones já ficaria atento pra pegar o terceiro!

Jon jones não tem punch, isso é fato, eu sendo o Lyoto iria pra cima com tudo no início da luta, tomando cuidado pra não ser derrubado, mas iria pra trocação franca, além de assustar o Bones poderia terminar a luta ali.

O Jon Jones jamais esperaria que Lyoto fosse pra cima com tudo logo no início da luta, poderia surpreender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado TOBMIA

a forma de ganhar eh igual o lyoto sempre faz... corre, corre, corre e corre mais um pouco.. ai entra com um direto.. enquanto corre soltar uns chutes pra pontuar..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que depois do segundo low kick Jon Jones já ficaria atento pra pegar o terceiro!

Jon jones não tem punch, isso é fato, eu sendo o Lyoto iria pra cima com tudo no início da luta, tomando cuidado pra não ser derrubado, mas iria pra trocação franca, além de assustar o Bones poderia terminar a luta ali.

O Jon Jones jamais esperaria que Lyoto fosse pra cima com tudo logo no início da luta, poderia surpreender.

É vdd, ou até ir pra cima e tentar surpreender ele com uma queda....

Mas pra mim essa luta, vai ser a luta dos erros, quem errar primeiro perde....

Nao acredito em KO, nem Sub...

Pra mim é claro que o Jones sente mto os LK, porém é muito arriscado,

E' a melhor luta da LHW pra mim, Lyoto e' um lutador muito chato de lutar.... existe a possibilidade do Jones nem ver o Machida na luta, como existe a possibilidade do Machida perder de forma avassaladora...

Uma das lutas mais dificeis de fazer previsao desses ultimos tempos, eu fico assustado com as cotacoes na casa de aposta em que o Jones e' franco favorito.. nao consigo ver dessa forma...

Vejo um 55-45 pro Jones

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado armlock

Na minha visao, nao eh hora do Lyoto tentar nada novo... Jones eh muito perigoso, e nao tem muitos buracos no jogo. O melhor eh Lyoto se manter dentro do que faz com seguranca, ou seja, seu jogo de distancia, entra e sai do Shotokan.

Mas devido ao alcance fenomenal do Jones, Lyoto precisa entrar sempre em diagonal. Se entrar de frente ele encontrara um pisao na coxa/joelho que vai para-lo dentro do alcance do soco de Jones, enquanto esse ainda vai estar fora do seu alcance. Para circular e atacar sempre em diagonal vai precisar ter um timing excepcional, mas essa felizmente eh uma caracteristica inata do Lyoto.

Mesmo entrando em diagonal, vai ter que tomar cuidado para nao criar nenhum ritmo marcado, ou Jones podera medir o tempo e rodar o cotovelo de forma fatal quando Lyoto entrar...

Imagino que a estrategia do Jones vai ser levar o machida para o chao e pontuar.

Tem tudo para ser uma luta onde um esta tentando o fazer o outro perder a paciencia e se afobar.

E o primeiro que se afobar... sifu.

Editado por armlock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha visao, nao eh hora do Lyoto tentar nada novo... Jones eh muito perigoso, e nao tem muitos buracos no jogo. O melhor eh Lyoto se manter dentro do que faz com seguranca, ou seja, seu jogo de distancia, entra e sai do Shotokan.

Mas devido ao alcance fenomenal do Jones, Lyoto precisa entrar sempre em diagonal. Se entrar de frente ele encontrara um pisao na coxa/joelho que vai para-lo dentro do alcance do soco de Jones, enquanto esse ainda vai estar fora do seu alcance. Para circular e atacar sempre em diagonal vai precisar ter um timing excepcional, mas essa felizmente eh uma caracteristica inata do Lyoto.

Mesmo entrando em diagonal, vai ter que tomar cuidado para nao criar nenhum ritmo marcado, ou Jones podera medir o tempo e rodar o cotovelo de forma fatal quando Lyoto entrar...

Imagino que se a estrategia do Jones vai ser levar o machida para o chao e pontuar.

Tem tudo para ser uma luta onde um esta tentando o fazer o outro perder a paciencia e se afobar.

Concordo com o shihan. Tenho poucas dúvidas de que o Lyoto vai trabalhar angulação, muito sabaki, ele não tem outra opção (inteligente). Linha reta vai engatilhar o clinche e/ou queda, que são a segunda linha de defesa do Jones. E o problema mesmo é passar do grappling do Jones. Se ele sente calor ou você entra na distância do clinche, cai. O wrestling do Lyoto é excelente, mas eu tenho a sensação de que o Jones vai entrar muito mais afiado nessa parte depois da performance contra o Rampage. Se ele conseguir isso (defender as quedas do Jones) ou conseguir impôr um wrestling ofensivo... Enfim, muitas variáveis, mas acho difícil que essa luta vá pra decisão. Eu espero do Lyoto o que eu esperei em outras lutas e não vi, mae geri, hangetsu/uke, mikazuki, a m* que for, na linha de cintura. Não pra minar, pra nocautear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso