Recommended Posts

Po cara, uma academia SÓ d Boxe eu acho que é falência na certa.

Primeiro pq é um esporte que "saiu de moda", segundo pq seria um desperdício de espaço e investimento.

Com os equipamentos e boxe, vc pode meter uma aula de Thai quase sem custos aqdicionais, de TKD, Kickboxing, etc.

Com um tatamezinho, dá pra meter um JJ e um Judô.

Como citaram aí em cima, fazer uma academia de artes marciais.

E olha que mesmo assim, é um negócio meio complicado. Hoje toda academia de esquina tem um tatamezinho com um professor meia boca dando aula, o que acaba pulverizando os alunos.

Uma sugestão que eu te daria, pelo menos em SP, seria colocar bandeiras "fortes" na sua academia. Se vc abre uma academia de JJ é uma coisa. Mas se você abre uma academia de JJ Alliance ou Checkmat é outra. E nem precisa ser dessas duas, tem academias menores hoje que estão crescendo, e seria uma oportunidade pra eles e pra vc expandirem os negócios.

Tenha profissionais gabaritados, foque em um nicho bom de alunos (não adianta, quem gosta de pobre é micose, vc tem que ter aluno com uma condição legal) e muito cuidado antes de colocar dinheiro em um sonhho pra ele não virar pesadelo. Acho que todo mundo que pratica uma luta sonha em ter sua academiazinha. Mas precisa ter muito cuidado para fazer isso do jeito certo.

Boa sorte, e se abrir memso, chama o PVT pra um treinão.

Valeu pelas dicas e pelo realismo.

Sei que não será fácil e sei que a concorrência é enorme.

Mas realmente acredito que, se o serviço foi bem prestado e as pessoas saírem satisfeitas, o negócio pode dar certo.

Vejo que existem milhares de academias, mas vejo também que poucas delas oferecem uma experiência plenamente satisfatória a todos os diferentes perfis de alunos (do leigo gordinho ao competidor).

Enfim, vou tentar! O que não pode é perder sem tentar, né?

Editado por RNN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha dica ...

se isso se realizar .

faça um treino separado pra galera que quer lutar

um horario so pra eles ...

e como o pessoal disse . de bolsa pra quem merecer

e procure lutar tudo que de (campeonatos) , pra sua academia ganhar credibilidade :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

minha dica ...

se isso se realizar .

faça um treino separado pra galera que quer lutar

um horario so pra eles ...

e como o pessoal disse . de bolsa pra quem merecer

e procure lutar tudo que de (campeonatos) , pra sua academia ganhar credibilidade :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
minha dica ...

se isso se realizar .

faça um treino separado pra galera que quer lutar

um horario so pra eles ...

e como o pessoal disse . de bolsa pra quem merecer

e procure lutar tudo que de (campeonatos) , pra sua academia ganhar credibilidade :P

Boa ideia!

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts, isso é mto foda!

É foda viver de academia.

Mas tá, vou opinar ae.

Pelo que eu vejo, o lance é APARENCIA.

Tem 2 vertentes, ou você faz o lance pra aparência ou vc faz a parada foda. Eu acho isso.

É complicado, sabe? MAs é asism que é.

Mas cara. O lance é o que o Pedro falou.

Vc tem que fazer uma coisa comercial, focada pro público rico da tua cidade.

Tem que ser, MUITO BEM LOCALIZADA TAMBÉM.

Acho que isso é o principal!

Atleta não sustenta academia.

Vc precisa de mto aluno.

Isso não é tão difícil, ja que no começo mta gente gosta de fazer parte desse mundo. Principalmente meninos.

Se eles puderem desfilar o Adesivo, a jaqueta, camiseta da academia, eles vão se sentir bem, e isso é lucro pra vc.

Eu sempre tive a idéia de que se eu "contratasse" um desses boys populares dos colégios ou faculdades pra promover a academia, isso daria certo.

Dar treino pro cara em troca de alunos que ele traga. hahahahahahaha

Po RNN, desculpa. é que esse assunto é mto complicado memso.

É um negócio como um restaurante, vc n pode ir atrás do cliente, vc tem que contar que ele venha até vc, e venha sempre, e traga mais gente, e fale bem ainda por cima.

Tbem acho que vc tem, bem ou mal, que fazer uma boa reputação em vista das outras academias da cidade. N pode colocar um qualquer pra dar aula la. Tem que ser alguem gabaritado. Tem que ser alguem de nome, que tenha técnica e principalmente didática.

CARA! ja perdi a conta de meninas pra quem eu falei: Po, eu treino boxe, vc devia treinar, é o melhor esporte, o que mais "queima" :unsure: . E recebi a resposta: Ja treinei, mas n gostei, era mto chato, era mto puxado, o professor n dava atenção, o professor dava atenção DE MAIS vammpire, eles meio que me obrigaram a comprar o training gear da academia, etc. etc. etc.

Vc tem que ter alguém com didática pra ensinar o púbico feminino e boy.

Mas como provavelmente vc vai pegar mais uma galera começando nova, vc ( ou o professor em questão) podem moldar isso)

Eu vejo muito isso na Cia athletica ( vc deve conhecer).

La pessoas rhycas, com algumas fresscuras dividem muito alegremente o espaço com pessoas que treinam sério, pesado, e até mesmo competem!

Vc pode atingir os dois, agradar aos dois públicos. E é isso que vc vai precisar.

Pq esse é um público difícil de mantes. Uma pessoa mais mimada que UM DIA em uma movimentação levar um ATRASO (pode ser um atrasinho, até mesmo um só soco mais forte) de um outro aluno e que não esteja esperando por isso, NÃO VOLTA MAIS! Ja vi isso acontecer, e não foi apenas uma vez.

Vc tem que saber medir isso, ver quem vai fazer com quem, quem SABE LIDAR, QUEM TEM A MANHA DE LIDAR COM O MAIS NOVATO, COM AS MENINAS, COM QUEM NÃO QUER SAIR NA PORRADA.

Isso vc vai ter que analisar e vai cobrar "um bom tempo de vc dentro da academia" por isso. ( frase confusa, eu sei).

MAs a parte boa é que o lance do MERCH é VERDADEIRO.

Vc n vai acreditar o tanto de PIÁS (sou de ctba, flw? :lol: ) que vai PAGAR pra fazer propaganda da sua academia. É comum, é óbvio. Os caras querem parecer fodas, porradeiros, e muito mais que isso, FAZEREM PARTE DE UM TIME. UM TIME CASCA GROSSA DE GENTE QUE LUTA.

Isso é sério! nenhum menino tem orgulho de ser da turma da Cultura Inglesa, mas tem de usar a camiseta/jaqueta/adesivo/boné da RNN BOXING. É como um atestado de masculinidade pra alguns jovens.

Pelo menos eu acho isso. E isso mexe mto com a pessoa. Ainda mais se ela se divertir no treino, e se sentir parte integrante do grupo. Parte da equipe e não só um pagador de mensalidade.

Voltando ao tema que deixei passar. Meninas não querem fazer 4 rounds de sombra. Não querem dar marretada em pneus ou usar luvas comunitárias. Meninas que tem dinheiro, são dificeis de lidar. Mas (se tudo der certo) muitas aparecerão na sua academia. Muito poucas vão ficar por longos períodos. MAs vc ja pode vender Ataduras, bandagens, luvas. Dar umas camisetas, ou talvez adesivos pra elas colarem no C3...

Vc vai se deparar com pessoas que NÃO QUEREM FAZER MOVIMENTAÇÃO. E pessoas que ja querem subir no ring na 1a aula. Vc vai conhecer mta gente diferente e aprender que as pessoas GOSTAM DE PROFESSORES DE ARTES MARCIAIS.

Essa é uma tese que eu tenho. SABE! As pessoas gostam de fazer favores, tornarem-se amigas, próximas de seus professores e luta. É como ter um amigo que sai na porrada por profissão.

To cansado de ver donos de boates que convidam pra camarote etc. etc. Infinitos casos. As pessoas GOSTAM dos seus professores. Elas não fazem isso pros dentistas delas, pros porteiros delas, pra nenhum outro prestador de serviço, como fazem pro professores de luta. hahahahahahaha

Ta, foi mal. To viajando demais DEMAIS aqui,. MAs passei um pouco do que eu penso. Um pouco do que eu sei e etc.

ë difícil escrever tudo. E Concatenar a s idéias e ser objetivo.

MAs espero que algo do que eu falei possa agregar na sua visão à frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara uma coisa muito boa e que foi citada aqui são os horarios flexiveis,é muito bom o cara saber que podera treinar a noite se perder o treino da manhã,na academia aonde eu treino thai por exemplo os horarios de boxe são das 07hs as 10hs das 12hs as 14hs e das 19hs as 22hs e não é aula em conjunto como no thai por exemplo,o cara pode chegar a qqr horario e treinar porq geralmente os treinos são feitos em circuito.

outra coisa,estipule um preço na mensalidade aonde o atleta possa pagar um valor X e treinar quantas vzs ele quizer em qqr horario.um valor que seja bom pra vc e que não seja tão caro para o aluno.

e conforme a coisa for engajando e começar a aparecer os competidores/lutadores ceda uma horario na grade da academia para que eles possam dar aulas,fazer o nome deles e te ajudar a ter mais e mais horarios disponiveis.

e outra coisa! tente se filiar a todas as federações e confederações possiveis(eu não sei como funciona esses procedimentos)e se inscreva em todos os campeonatos que puder.

enfim....

eu tbm sonho muito em um dia abrir a minha academia de lutas e espero que vc consiga e tenha muita prosperidade e não se preocupe com esse negocio de concorrencia por aqui em SP tem espaço pra todo mundo,basta fazer o trabalho direito com amor e seriedade.conheço muitas pessoas que largaram tudo(trabalho /faculdade) para viver de luta.

[EDIT]

ha! ja ia me esquecendo....não esqueça de alugar um ponto bom,aonde tenha movimentação de porta e boa visibilidade(pedestres),de preferencia que seja perto de metrô e afins.

Editado por brutality

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Puts, isso é mto foda!

É foda viver de academia.

Mas tá, vou opinar ae.

Pelo que eu vejo, o lance é APARENCIA.

Tem 2 vertentes, ou você faz o lance pra aparência ou vc faz a parada foda. Eu acho isso.

É complicado, sabe? MAs é asism que é.

Mas cara. O lance é o que o Pedro falou.

Vc tem que fazer uma coisa comercial, focada pro público rico da tua cidade.

Tem que ser, MUITO BEM LOCALIZADA TAMBÉM.

Acho que isso é o principal!

Atleta não sustenta academia.

Vc precisa de mto aluno.

Isso não é tão difícil, ja que no começo mta gente gosta de fazer parte desse mundo. Principalmente meninos.

Se eles puderem desfilar o Adesivo, a jaqueta, camiseta da academia, eles vão se sentir bem, e isso é lucro pra vc.

Eu sempre tive a idéia de que se eu "contratasse" um desses boys populares dos colégios ou faculdades pra promover a academia, isso daria certo.

Dar treino pro cara em troca de alunos que ele traga. hahahahahahaha

Po RNN, desculpa. é que esse assunto é mto complicado memso.

É um negócio como um restaurante, vc n pode ir atrás do cliente, vc tem que contar que ele venha até vc, e venha sempre, e traga mais gente, e fale bem ainda por cima.

Tbem acho que vc tem, bem ou mal, que fazer uma boa reputação em vista das outras academias da cidade. N pode colocar um qualquer pra dar aula la. Tem que ser alguem gabaritado. Tem que ser alguem de nome, que tenha técnica e principalmente didática.

CARA! ja perdi a conta de meninas pra quem eu falei: Po, eu treino boxe, vc devia treinar, é o melhor esporte, o que mais "queima" . E recebi a resposta: Ja treinei, mas n gostei, era mto chato, era mto puxado, o professor n dava atenção, o professor dava atenção DE MAIS , eles meio que me obrigaram a comprar o training gear da academia, etc. etc. etc.

Vc tem que ter alguém com didática pra ensinar o púbico feminino e boy.

Mas como provavelmente vc vai pegar mais uma galera começando nova, vc ( ou o professor em questão) podem moldar isso)

Eu vejo muito isso na Cia athletica ( vc deve conhecer).

La pessoas rhycas, com algumas fresscuras dividem muito alegremente o espaço com pessoas que treinam sério, pesado, e até mesmo competem!

Vc pode atingir os dois, agradar aos dois públicos. E é isso que vc vai precisar.

Pq esse é um público difícil de mantes. Uma pessoa mais mimada que UM DIA em uma movimentação levar um ATRASO (pode ser um atrasinho, até mesmo um só soco mais forte) de um outro aluno e que não esteja esperando por isso, NÃO VOLTA MAIS! Ja vi isso acontecer, e não foi apenas uma vez.

Vc tem que saber medir isso, ver quem vai fazer com quem, quem SABE LIDAR, QUEM TEM A MANHA DE LIDAR COM O MAIS NOVATO, COM AS MENINAS, COM QUEM NÃO QUER SAIR NA PORRADA.

Isso vc vai ter que analisar e vai cobrar "um bom tempo de vc dentro da academia" por isso. ( frase confusa, eu sei).

MAs a parte boa é que o lance do MERCH é VERDADEIRO.

Vc n vai acreditar o tanto de PIÁS (sou de ctba, flw? ) que vai PAGAR pra fazer propaganda da sua academia. É comum, é óbvio. Os caras querem parecer fodas, porradeiros, e muito mais que isso, FAZEREM PARTE DE UM TIME. UM TIME CASCA GROSSA DE GENTE QUE LUTA.

Isso é sério! nenhum menino tem orgulho de ser da turma da Cultura Inglesa, mas tem de usar a camiseta/jaqueta/adesivo/boné da RNN BOXING. É como um atestado de masculinidade pra alguns jovens.

Pelo menos eu acho isso. E isso mexe mto com a pessoa. Ainda mais se ela se divertir no treino, e se sentir parte integrante do grupo. Parte da equipe e não só um pagador de mensalidade.

Voltando ao tema que deixei passar. Meninas não querem fazer 4 rounds de sombra. Não querem dar marretada em pneus ou usar luvas comunitárias. Meninas que tem dinheiro, são dificeis de lidar. Mas (se tudo der certo) muitas aparecerão na sua academia. Muito poucas vão ficar por longos períodos. MAs vc ja pode vender Ataduras, bandagens, luvas. Dar umas camisetas, ou talvez adesivos pra elas colarem no C3...

Vc vai se deparar com pessoas que NÃO QUEREM FAZER MOVIMENTAÇÃO. E pessoas que ja querem subir no ring na 1a aula. Vc vai conhecer mta gente diferente e aprender que as pessoas GOSTAM DE PROFESSORES DE ARTES MARCIAIS.

Essa é uma tese que eu tenho. SABE! As pessoas gostam de fazer favores, tornarem-se amigas, próximas de seus professores e luta. É como ter um amigo que sai na porrada por profissão.

To cansado de ver donos de boates que convidam pra camarote etc. etc. Infinitos casos. As pessoas GOSTAM dos seus professores. Elas não fazem isso pros dentistas delas, pros porteiros delas, pra nenhum outro prestador de serviço, como fazem pro professores de luta. hahahahahahaha

Ta, foi mal. To viajando demais DEMAIS aqui,. MAs passei um pouco do que eu penso. Um pouco do que eu sei e etc.

ë difícil escrever tudo. E Concatenar a s idéias e ser objetivo.

MAs espero que algo do que eu falei possa agregar na sua visão à frente.

Porra, Dexter, agradeço muito, mas muito as suas considerações. Foi muito valioso ler isso tudo. Abriu meus olhos para coisas que não me haviam ocorrido, além de inspirar várias ideias.

Já era fã dos seus comentários sobre boxe aqui (mesmo discordando de alguns :D )

Mas agora virei seu fã oficialmente! hahahaha

Cara, sério, muito bom seu comentário!

Valeu e abração!

cara uma coisa muito boa e que foi citada aqui são os horarios flexiveis,é muito bom o cara saber que podera treinar a noite se perder o treino da manhã,na academia aonde eu treino thai por exemplo os horarios de boxe são das 07hs as 10hs das 12hs as 14hs e das 19hs as 22hs e não é aula em conjunto como no thai por exemplo,o cara pode chegar a qqr horario e treinar porq geralmente os treinos são feitos em circuito.

outra coisa,estipule um preço na mensalidade aonde o atleta possa pagar um valor X e treinar quantas vzs ele quizer em qqr horario.um valor que seja bom pra vc e que não seja tão caro para o aluno.

e conforme a coisa for engajando e começar a aparecer os competidores/lutadores ceda uma horario na grade da academia para que eles possam dar aulas,fazer o nome deles e te ajudar a ter mais e mais horarios disponiveis.

e outra coisa! tente se filiar a todas as federações e confederações possiveis(eu não sei como funciona esses procedimentos)e se inscreva em todos os campeonatos que puder.

enfim....

eu tbm sonho muito em um dia abrir a minha academia de lutas e espero que vc consiga e tenha muita prosperidade e não se preocupe com esse negocio de concorrencia por aqui em SP tem espaço pra todo mundo,basta fazer o trabalho direito com amor e seriedade.conheço muitas pessoas que largaram tudo(trabalho /faculdade) para viver de luta.

[EDIT]

ha! ja ia me esquecendo....não esqueça de alugar um ponto bom,aonde tenha movimentação de porta e boa visibilidade(pedestres),de preferencia que seja perto de metrô e afins.

Brutality, obrigado pela dica e pelo incentivo!

Você tem toda razão com relação ao lance dos horários e mensalidades. Vou considerar!

Abraço e valeu!

Editado por RNN

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa !

Nunca treinei boxe, então não posso te ajudar com dicas de equipamentos e tudo mais.

Treino JJ e gosto mto. Posso te dizer que o que me levou a escolher todas as academias onde ja treinei foi isso: NOME.

Muitas que vi tinham espaço amplo, carrões parados na frente, um monte de guria boazuda na porta com calças ultra apertadas, rs, mas o que me fez escolher o lugar foi o nome. Eu não sou profissional, gosto de competir pelo prazer, pela adrenalina, mas estou longe de ser alguem top de linha.

Em todos os lugares que eu treinava eu procurava:

- Um bom professor, que soubesse do que estava falando

- Um professor que corrija meus erros, que me oriente (ou seja, que dê atenção ao aluno)

- Um ambiente de respeito mutuo

- Uma academia que entenda que nem todo mundo vive em função do JJ

- Um lugar sem mto cara babaca !

- Um lugar onde vc se sinta em uma familia

Outra coisa importante, como mta gente ja disse, é o horario.

Eu tenho esposa e filhos... então não posso ficar treinando em qualquer horario...

Exemplo: Eu procurei mtas academias boas que ofereçam treino as 18:30... não achei nenhuma que me interessasse. Entao saio do serviço as 18 e fico até as 19:30 esperando o treino, isso as vezes enche mto. Esperar um dia ainda vai, mas todos os dias acaba desanimando...

Então acho que horario eh bem importante. Hj em dia as pessoas tem os horarios mais diferenciados de trabalho, então a academia tem que se adaptar com o publico.

Acho que é isso. As instalações têm que ser limpas... o local seguro...

Vc sempre vai ter alunos fiéis se for fiel aos objetivos de cada aluno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tocaram num ponto importante....esse do cara que leva um atraso e nao volta jamais....

na epoca em que eu treinava boxe, tinha a galera que tinha vontade de competir(eu e mais uns outros, mas eu competia no kickboxing), playzada maromba"robocop" e eventualmente pessoal do grappling(jj,,judo luta livre)

com o pessoal das outras artes, era tranquilo...um treino puxado vez ou outra, com a playzada, o professor colocava limites, por exemplo: eu, apenas golpes em linha e o outro boxe livre, sempre na "meia pressão"

era tudo muito bem separado e se alguem quisesse ir pra parte mais casca grossa do treino, chegava pro professor ou o professor via quem dos leigos estava se destacando e PERGUNTAVA SE QUERIA FAZER UM TREINO MAIS PUXADO NA PRÓXIMA AULA e mesmo assim,tinha gente que saía

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, uma academia SÓ d Boxe eu acho que é falência na certa.

Primeiro pq é um esporte que "saiu de moda", segundo pq seria um desperdício de espaço e investimento.

Depende do local Not.

Aqui na Bahia é celeiro de boxe nacional e tem muita academia só de boxe. Depende muito do público.

Concordo que ele deva abrir algo mais amplo, mas se meter em algo que não domina, não é muito bom. Se ele conhece apenas boxe, que comece com boxe e depois va subindo os degraus, conhecendo outros professores, outros públicos e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa !

Nunca treinei boxe, então não posso te ajudar com dicas de equipamentos e tudo mais.

Treino JJ e gosto mto. Posso te dizer que o que me levou a escolher todas as academias onde ja treinei foi isso: NOME.

Muitas que vi tinham espaço amplo, carrões parados na frente, um monte de guria boazuda na porta com calças ultra apertadas, rs, mas o que me fez escolher o lugar foi o nome. Eu não sou profissional, gosto de competir pelo prazer, pela adrenalina, mas estou longe de ser alguem top de linha.

Em todos os lugares que eu treinava eu procurava:

- Um bom professor, que soubesse do que estava falando

- Um professor que corrija meus erros, que me oriente (ou seja, que dê atenção ao aluno)

- Um ambiente de respeito mutuo

- Uma academia que entenda que nem todo mundo vive em função do JJ

- Um lugar sem mto cara babaca !

- Um lugar onde vc se sinta em uma familia

Outra coisa importante, como mta gente ja disse, é o horario.

Eu tenho esposa e filhos... então não posso ficar treinando em qualquer horario...

Exemplo: Eu procurei mtas academias boas que ofereçam treino as 18:30... não achei nenhuma que me interessasse. Entao saio do serviço as 18 e fico até as 19:30 esperando o treino, isso as vezes enche mto. Esperar um dia ainda vai, mas todos os dias acaba desanimando...

Então acho que horario eh bem importante. Hj em dia as pessoas tem os horarios mais diferenciados de trabalho, então a academia tem que se adaptar com o publico.

Acho que é isso. As instalações têm que ser limpas... o local seguro...

Vc sempre vai ter alunos fiéis se for fiel aos objetivos de cada aluno.

Valeu pelas dicas!!!

tocaram num ponto importante....esse do cara que leva um atraso e nao volta jamais....

na epoca em que eu treinava boxe, tinha a galera que tinha vontade de competir(eu e mais uns outros, mas eu competia no kickboxing), playzada maromba"robocop" e eventualmente pessoal do grappling(jj,,judo luta livre)

com o pessoal das outras artes, era tranquilo...um treino puxado vez ou outra, com a playzada, o professor colocava limites, por exemplo: eu, apenas golpes em linha e o outro boxe livre, sempre na "meia pressão"

era tudo muito bem separado e se alguem quisesse ir pra parte mais casca grossa do treino, chegava pro professor ou o professor via quem dos leigos estava se destacando e PERGUNTAVA SE QUERIA FAZER UM TREINO MAIS PUXADO NA PRÓXIMA AULA e mesmo assim,tinha gente que saía

Cara, penso que uma saída pode ser um treino customizável, sabe?

Quando o aluno chegar, eu monto um espécie de um questionário: "o que vc quer aqui?"

Se ele quiser treinar pra competir ou treinar sério, vai ser um método de treino X, se quiser só dar uma suadinha e tal, vai ser um método Y.

Acho importante agradar as diferentes expectativas. Preciso achar uma fórmula para conseguir implementar isso. Quem sabe até professores diferentes...

Valeu pelas dicas!!!

Depende do local Not.

Aqui na Bahia é celeiro de boxe nacional e tem muita academia só de boxe. Depende muito do público.

Concordo que ele deva abrir algo mais amplo, mas se meter em algo que não domina, não é muito bom. Se ele conhece apenas boxe, que comece com boxe e depois va subindo os degraus, conhecendo outros professores, outros públicos e etc.

Também penso assim.

Muitos me alertam para os perigos de não diversificar. Podem até ter razão.

Mas acredito que o foco pode ser uma virtude.

Vamos ver no que vai dar, né :D

Valeu, abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora