Entre para seguir isso  
Teodoro Jr - JJ SE

A ilusão de baixar de categoria

Recommended Posts

Pessoal,

Dados os exemplos de Kenny Florian e do Hazelett.

Vejo que muitos atletas que passam por alguma adversidade na carreira e resolvem baixar de categoria.

Mesmo que claramente seus respectivos biotipos não sejam naturais das categorias de baixo.

Acredito que além de não ser saudavel, seja estrategicamente errado, haja visto que ao invés de rever o treinamento, eles baixam de categoria. Acho que com o objetivo de serem um cara "grande e forte" na de baixo.

O que acham?

Editado por Teodoro Jr - JJ SE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado amonra

segundona jáaaaaaaaaaaaaa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que Rashad Evans e Rich Franklin nao concordam com voce. alem do mais tem que analisar todos o casos separadamente. Imagina um atleta que nao consegue vencer o campeao da categoria dele e fica no limbo servindo de escada pra outros. Melhor mudar de categoria e ter uma sobrevida entre os tops do esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Diego Silveira

Esse lance da categoria é relativo, na maioria quem esta baixando não é por levar vantagem, e sim pq já perdeu as oportunidades que teve na sua categoria.

Ex: kenny florian e nate marquardt baixaram, Rich Franklin subiu, acho que não é para tentar levar alguma vantagem, até pq na pratica essa possível vantagem não está se confirmando, é que na categoria deles quase chegaram e nunca conseguiram.

NO caso do Rich Franklin foi para fugir do Anderson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim um dos maiores exemplos disso foi o ninja, quando desceu pra 84, perdeu completamente a forca, explosao tudo!! Ele na 93 pelo menos tinha uma pegada melhor, fazia lutas parelhas com cascas como Rampage, Arona, Henderson, uma pena gostaria de ve lo novamente na 93 kg.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o próprio ninja ja admitiu que 93 é muito pra ele, ele ficava muito pesado e morria mais rapido no gás.

e 84 era muito pouco pra ele.

ele sempre falou que ideal era 88 nessa faixa.

Ele nunca precisou perder muito pras lutas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundona..

Serio mesmo..

Este é um dos melhores fóruns de artes marciais do mundo principalmente porque a maioria dos seus participantes sabem se colocar, dividir opiniões e discutir notícias do mundo da luta..

O fórum é tão bom que tem o lugar certo pra fazer o que vc quiser, mas faca no lugar certo!

Aprende ai, esse tipo de tópico é segundona!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o próprio ninja ja admitiu que 93 é muito pra ele, ele ficava muito pesado e morria mais rapido no gás.

e 84 era muito pouco pra ele.

ele sempre falou que ideal era 88 nessa faixa.

Ele nunca precisou perder muito pras lutas

Poiis e, mas foi nesse peso que ele enfrentou os maiores adversarios da sua carreira, e diga se de passagem o fez muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma questão delicada, os motivos, dificuldades, etc, variam de atleta para atleta.

Rich Franklin dominava a MW, até que surgiu o Spider e desferiu 2 sovas fenomenais no manolo. Vendo que ali não dava pra ele, subiu de categoria e até hoje não teve destaque, não figura entre os tops da LHW, e o próprio já admitiu se sentir pequeno para a categoria, citando sua luta contra o Griffin.

Já o BJ Penn teve grandes triunfos tanto na LW quanto na WW, apesar de, na minha opinião, ter uma performance melhor na LW. Perdeu "garfado" na primeira luta contra o Edgar. A segunda foi incontestável pro Frankie, mas se o BJ viesse focado, motivado e bem treinado, não daria chances (opinião minha, claro). Ele é um dos lutadores mais talentosos e promissores de todos os tempos, mas acho que não soube aproveitar 100% de seu talento.

Enfim, foram apenas exemplos, de um atleta que perdeu destaque mudando de categoria, e outro que manteve o alto nível, então é como eu disse, depende do lutador! Tem também o Hendo que vive subindo e descendo, e sempre casca-grossa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, isso não é uma matéria, nem entrevista.. então, o lugar certo é a segundona.

Agora, com relação a questão levantada, em alguns casos é melhor pro atleta mudar de categoria.. veja o caso do Brian Stann.. Mas tem outros que mudam de categoria e não adianta nada, as vezes apresentam performances até piores do que vinham apresentando na categoria de peso em que estavam.. por exemplo o Cachorrão..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada caso é um caso. Mas, na maioria das vezes creio que é válido.

Se o próprio lutador pensa que na outra categoria ele vai ter um desempenho melhor, tem que ir mesmo, até porque o psicológio é um fator que pesa muito em qualquer atleta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido.

On Topic: Bom isso é muito relativo, temos exemplos de lutadores bem e mal sucedidos com mudanças de categorias, isso é algo a ser estudado com a equipe. A maioria que faz, muda porque na categoria anterior não tinha mais perspectivas por lá e aí é válido tentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso