Entre para seguir isso  
luiz.7

Entrevista Rodrigo Artilheiro

Recommended Posts

erça-feira, 25 de janeiro de 2011 - 09:31:51

Por Eduardo Ferreira

12959551203576.m.jpg

Um dos maiores nomes da Luta Olímpica brasileira, Rodrigo Artilheiro foi convocado por Vitor Belfort para trabalhar suas quedas em Las Vegas, nos Estados Unidos, e conversou com a TATAME sobre a preparação do “Fenômeno” para sua luta contra Anderson Silva, no UFC 126. “O Vitor tem tudo para vencer essa luta. A gente não pode adivinhar o futuro, mas acredito que ele seja melhor do que o Anderson em todos os quesitos”, analisa Artilheiro, que se mostrou surpreso com as críticas feitas a Vitor, que recorreu a um brasileiro para treinar Wrestilng nos Estados Unidos. “Eu não entendo porque essas pessoas têm o que a psicologia chama de “complexo de vira-lata” – o que tem lá fora é melhor do que aqui dentro”, disse o hexacampeão brasileiro de Luta Olímpica, que ainda comentou o fato de nenhum dos 15 especialistas entrevistados pela TATAME ter apostado em Belfort na luta.

Como está a parte de queda do Vitor? Ele vai tentar se defender das quedas ou existe a possibilidade de ele tentar partir para a luta de solo com o Anderson?

Há possibilidade de tudo. Isso é a estratégia e eu não posso falar. Estou treinando com o Vitor desde que ele chegou aqui, em julho ou agosto. Ele me ligou quando eu estava indo para a igreja, falou que queria treinar e, a partir de então, a gente começou a treinar juntos na academia que eu treinava. A gente treina tudo: trocação, quedas, parte de chão, mas a minha especialidade são as quedas. Há possibilidade de tudo, a gente treina tudo para a luta, mas a estratégia a gente não pode falar.

Como estão as quedas do Vitor? Ele sempre foi muito elogiado nessa parte...

Eu acho que o Vitor é um cara preparado, tecnicamente bom, sempre foi muito talentoso e que tem as habilidades muito bem desenvolvidas, é muito rápido, então o treinamento está sendo feito. Na minha opinião, ele está pronto. Se você perguntar como o Vitor está, eu acho que está preparado, pronto para lutar, muito bem em todas as partes.

Nós fizemos uma matéria na revista e, entre os 15 especialistas que consultamos, todos apontaram o Anderson como favorito. Você, que está treinando com ele direto, acha que ele tem chance com o Anderson?

Cara, nem sou muito de apostar, mesmo morando em Las Vegas, mas eu apostaria todas as minhas fichas no Vitor. Eu sempre falei isso: na minha cabeça, de um cara que já teve a oportunidade de estar lá no CT do Minotauro e do Minotouro, que é onde o Anderson treina... Sei que ele (Anderson) é um excelente atleta, é um cara fenomenal, mas eu sempre disse que os únicos caras que poderiam vencer o Anderson são o Vitor Belfort e o Paulo Filho estando com a cabeça boa e bem treinados. O Vitor é um cara que pode vencer o Anderson e o Paulão com a cabeça treinada também... O resto, eu acredito que mais ninguém vença o Anderson. Acho que o Vitor tem tudo para vencer essa luta. Ele pode vencer, mas tudo pode acontecer... A gente não pode adivinhar o futuro, mas acredito que ele seja melhor do que o Anderson em todos os quesitos.

O fato de o Vitor estar sem lutar há um ano pode interferir na performance dele, já que o Anderson vem lutando bastante pelo UFC?

Acho que isso não faz diferença nenhuma, o Vitor é um cara muito experiente. Com 19 anos ele foi campeão do UFC. Imagina só: quando o Vitor estava ganhando o cinturão do UFC a maioria desses caras nem estava lutando. O Anderson lutou muito, com muitos lutadores, mas essa moda de MMA está pegando agora aqui na América e quando você entra lá, o que conta é a sua experiência, o que você sempre lutou durante a sua vida inteira. Isso pesa muito na hora. O Vitor é um cara muito experiente e o fato de ele estar há um tempo sem lutar não vai interferir em nada. O que vai pesar na hora vai ser o treinamento que ele tem feito, o quanto ele está preparado. Não só eu, mas toda a equipe sabe que ele está muito bem preparado para fazer uma grande luta, e apostamos na vitória.

Criticaram muito a escolha de você como treinador de Wrestling, uma vez que ele está morando nos Estados Unidos, um celeiro natural de grandes wrestlers. Como você vê isso, já que você já enfrentou muitos lutadores internacionais, treinou na Bulgária e tem uma vasta experiência como técnico?

Para começar, eu não entendo porque essas pessoas têm o que a psicologia chama de “complexo de vira-lata” – o que tem lá fora é melhor do que aqui dentro. Para começar, os brasileiros são os melhores do mundo, tem uma maior habilidade motora, são muito bons. Se você olhar para os cinturões do UFC, você pode ver que têm muitos na mão de brasileiros e é uma pena que os brasileiros pensem assim. O Werdum foi lutar com o Fedor e os brasileiros falavam que o Fedor ia ganhar. Nunca vi uma coisa assim, é uma coisa meio de doido.

Eu luto Judô desde que tenho 5 anos de idade, tenho uma bagagem genética, já que meu pai foi campeão de Judô, lutou pela seleção brasileira, então no Judô eu conquistei grandes títulos. Sou faixa-preta, já ganhei de grandes pesos pesados do Brasil... Do Judô eu fui para o Wrestling, fiquei cinco meses na Bulgária treinando com os caras, que são os melhores do mundo. Já fui campeão de Beach Wrestling na Bulgária, um dos berços da modalidade... Ganhei de búlgaro, de turco, ganhei vaga olímpica para ir para Pequim. Tinha que ter ido para lá, mas não fui por causa de um erro da organização. Já lutei com cubano, com muitos caras... Às vezes os caras não têm muita noção do que estão falando.

Aqui, já treinei com caras de alto nível do Wrestling americano, como Randy Couture, treino muito bem com todos eles, todos eles adoram o meu treino. É engraçado porque os americanos vêm aqui e pedem ajuda e os brasileiros falam que os americanos são os melhores (risos). É o que eu tenho a dizer. Eu fico triste de o Brasil ser assim. Eles tinham que estar felizes de ver um brasileiro em um evento de uma modalidade que, realmente, eu concordo que é esquisita, mas existem grandes talentos. Se você pegar a seleção brasileira de Wrestling você vai achar caras duríssimos, que eu tenho certeza que fariam frente a qualquer um. Eu, graças a Deus, estou aqui ajudando não só o Vitor, mas como alguns americanos. É uma pena o brasileiro pensar dessa maneira.

Agora você está dando aula na academia do Couture... Como está essa vida em Las Vegas?

Eu fiquei oito meses numa academia que treina grande estrelas do UFC, como o Forrest Griffin... Inclusive, eu era o head coach de Wrestling para MMA. Eu acho meio estranho isso porque os americanos me chamaram para ser o técnico principal e os brasileiros não acreditam nisso (risos). Agora eu tive uma mudança com o Vitor aqui, eu me senti melhor lá na academia do Couture. O Randy fechou um contrato comigo para eu dar aula de criança, fazer um trabalho de queda, de Judô, e ele (Randy) é um cara ótimo.

Eu estou também com um projeto aqui na igreja da escola de Wrestling, ou seja, mais um lugar querendo me contratar para dar aulas de Wresling, veja que engraçado (risos)... Uma igreja e uma escola de crianças. Graças a Deus as coisas estão indo aqui. Agora vou pegar a minha carteira (de motorista) aqui, vou voltar para o ritmo de competições e quero voltar a lutar. Em março eu quero voltar a lutar e o Vitor vai me ajudar com isso. Aqui eu tenho mais oportunidade, as portas estão se abrindo.

fonte:tatame.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opiniões de atuais treinadores ou parceiros de treino não contam...

Imagina se ele apostasse no AS?

Seria o mesmo que o Luxemburgo falasse que apostaria no Fluminense para campeão estadual...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia que o Artilheiro tinha todo esse gabarito no wrestling.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Diego Silveira

Se o Vitor derrubar o Anderson ele não tem aquelas mãos de pantufa do Sonnen.

War Vitor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo as lamúrias do artilheiro qto à "falta de credibilidade" q nós temos em relação aos profissionais brasileiros de wrestling, mas a verdade é que há uma distância gigantesca entre aquilo q se pratica no Brasil e nos EUA, por exemplo.

Artilheiro pode ser um técnico mto talentoso etc etc, mas as maiores referências mundiais sobre o assunto são os americanos. E ponto final.

Da mesma forma, vemos inúmeros bons treinadores gringos de bjj, mas quem são os melhores do mundo? Os brasileiros, evidentemente.

Nesse caso, onde estaria o complexo de vira-latas?

Editado por Cezão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se o Vitor derrubar o Anderson ele não tem aquelas mãos de pantufa do Sonnen.

War Vitor...

verdade mano se não me engano foram mais de 250 socos aplicadospelo Sonnen e o Anderson não sofreu um arranhão terminou com a cara limpa se fosse o Vitor com certeza já tinha apagado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O artilheiro ficou marcado pela falta de habilidade dos Nogueiras em aplicar o wrestling, mas é só lembrar que ele que foi o treinador de wrestling do Mirko Crocop

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, os americanos estão contratando ele pra dar aula pra crianças e igrejas, ou seja, deve ter uma boa didática, mas a questão é que ele internacionalmente não citou exemplos de títulos, lutas contra americanos, etc.. O que o pessoal fala é da falta de credenciais do cara em compração aos técnicos disponíveis nos EUA.

É o mesmo que, p. ex, um hexacampeão de jiu-jitsu, do campeonato nacional americano. É bom, pode ser um bom professor, mas não é referência internacionalmente. Também ficaria esquisito um americano vir pra cá e trazer esse professor, sendo que aqui é reconhecidamente um lugar com melhor material pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O artilheiro ficou marcado pela falta de habilidade dos Nogueiras em aplicar o wrestling, mas é só lembrar que ele que foi o treinador de wrestling do Mirko Crocop

Mas quando ele entrou pro time do Crocop, o cara ja era durissimo de defesas de quedas. O Artilheiro entrou em 2005, se não me engano

Na minha visão ele foi pra ser sparring, não treinador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entendo as lamúrias do artilheiro qto à "falta de credibilidade" q nós temos em relação aos profissionais brasileiros de wrestling, mas a verdade é que há uma distância gigantesca entre aquilo q se pratica no Brasil e nos EUA, por exemplo.

Artilheiro pode ser um técnico mto talentoso etc etc, mas as maiores referências mundiais sobre o assunto são os americanos. E ponto final.

Da mesma forma, vemos inúmeros bons treinadores gringos de bjj, mas quem são os melhores do mundo? Os brasileiros, evidentemente.

Nesse caso, onde estaria o complexo de vira-latas?

Oi Cezão, as maiores referências em wrestling são os páises do leste europeu. É só ver os títulos olimpicos. O EUA é muito bom, mas quando chega a nível mundo eles tem que suar pra caralho.

Um dia desses conversei com o Chocolate da RFT e ele falou que os Hungaros, Russos e demais caras do leste europeu são muito mais temidos que os americanos.

Segue um link pra vc ver a dominacia dos caras na olimpiada de 2008 --> http://en.wikipedia.org/wiki/Wrestling_at_...Summer_Olympics

Veja tambem os anos ateriores e voce vai ver que só da russo rsrsrs

[]s

Editado por Rafaelmg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bem prefiro me abster pois nao tenho embasamento sobre Wrestling!!!

foi campeão de judo ainda, e de algumas prova de força

eu acho que o melhor treinador de wrestling do brasil é o HE MAN. ele é o que consegue passar melhor.. tem um didatica excelente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal a entrevista..

mais essa "opinião" dos treinadores ja ta ficando foda em..

o Artilheiro deve ser um bom treinador..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

“complexo de vira-lata” - muitos brasileiros têm isso mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso