Entre para seguir isso  
Convidado Robinho Loureiro ES

Mentor de Popó vira 'mago do boxe' para estrelas do UFC

Recommended Posts

Convidado Robinho Loureiro ES

Luiz Dórea divide seu tempo. Logo no início da tarde, parte para seu emprego oficial, como um respeitado investigador de polícia. Mas é pela manhã que faz o que realmente gosta. Em cerca de três horas, grita, sua e apanha de marmanjos suados e garotas musculosas. Mas tudo bem. É só a rotina de um técnico de boxe que ficou famoso por levar Acelino Freitas, o Popó, ao título mundial, e que tem aproveitado o crescimento do MMA para retomar seu melhor momento e dar nova direção à carreira.

O ex-pugilista baiano teve em suas mãos não só Popó, mas também Sertão, Pedro Lima e os irmãos Rodrigo e Rogério Nogueira, que começaram no boxe. Foram justamente estes dois últimos que há cerca de sete anos colocaram o mestre de boxe no caminho do vale-tudo, como forma de melhorarem a luta em pé, com os punhos. Em setembro, eles protagonizam o UFC 119.

DO BOXE AO MMA

O boxe costumava ser melhor (financeiramente), afinal, o Popó era um campeão do mundo. Mas já faz tempo que ganho mais no MMA

“O MMA chegou para mim em 2003, com o Minotauro. Ele treinou boxe comigo desde os 15 anos, antes de entrar no jiu-jitsu. Depois, deslanchou, foi para os EUA, foi campeão no Pride. E então me ligou. Não esqueceu suas raízes e ligou para eu voltar a treiná-lo e dar uma base maior de boxe”, explica ele, em conversa na academia Champion, na Ladeira do Ypiranga, em Salvador.

Dórea já assistia à luta dos antigos pupilos, mas não imaginava na mudança que teria. Hoje, viaja quase todo mês, trabalha na maioria as edições do UFC e consegue dar condições aos treinos em sua academia de dois andares com o que ganha no vale-tudo e que já não lhe chegava pelo boxe.

“Foi uma nova fase, de muito aprendizado. Viajava para o Japão e, vendo os melhores do mundo, passava o que eu sabia e recebia o conhecimento dos outros. Alguns de clinch, outros da característica de como lutar em cima, no chão”, conta o investigador.

“Como sou um estudioso de lutas, sei que com o boxe posso ajudar muito no MMA, porque a luta começa em cima. O boxe ensina a se deslocar, ensina a entrar no raio de ação é sair A base é o jiu-jitsu, mas hoje todos sabem lutar. Como os atletas hoje priorizam a trocação, o boxe e o muay-thay ganharam força”, analisa, sobre sua especialidade.

Os irmãos Nogueira chamaram atenção para uma série de outros lutadores, levando Dórea a ficar conhecido pelo talento no trato com o vale-tudo. O primeiro foi Gilberto Crocotá, que rendeu a estreia do técnico no UFC. Depois, passaram pela Champion Vitor Belfort, Anderson Silva, Demian Maia. “Todos que chegam ajudamos, porque a ideia é contribuir com o esporte brasileiro”, explica.

Agora, seu pupilo exclusivo que mais promete é Júnior Cigano, peso pesado com cinco lutas e cinco vitórias no UFC. “Não tenho dúvida de que o Cigano será campeão brasileiro. No passado, ele era esperança, mas hoje é uma realidade”, elogia, Dórea. O catarinense enfrenta o norte-americano Roy Nelson no UFC 117.

“O Dórea e o Minotauro sempre falam coisas que motivam. Isso me mostrou como é estar em cima de um ringue contra um top”, diz Cigano, sobre a confiança ganha na academia. O campeão do Pan do Rio Pedro Lima completa os elogios: “Ele é o tipo da pessoa que não faz por dinheiro. Aqui é uma família, com suas diferenças, como em qualquer outra, mas onde um ajuda o outro. É assim que trazemos os resultados.”

Fonte:http://esporte.uol.com.br/lutas/boxe/ultimas-noticias/2010/07/29/mentor-de-popo-vira-mago-do-boxe-para-estrelas-do-mma.jhtm

Reportagem sobre o Dórea. muito boa....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho o Dórea um cara fantástico como treinador.

Só acho que ele(s) pecaram nas estratégias das últimas lutas do Minotauro em especial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dórea é sim um grande treinador, mas não dá para fazer milagres com quem não tem talento para boxe, um exemplo bom é o minotauro, ele pode treinar sem parar mas nunca vai chegar ao nivel do Cigano por exemplo, é uma questão de talento, minota é bom no chão, jiu jitsu, Cigano é bom na trocação, boxe, então quando Dórea treina alguem com talento para o boxe ele é um grande treinador, mas quando treina alguem sem talento, para o boxe, dá noque dá!

Editado por killer instinct

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dórea é sim um grande treinador, mas não dá para fazer milagres com quem não tem talento para boxe, um exemplo bom é o minotauro, ele pode treinar sem parar mas nunca vai chegar ao nivel do Cigano por exemplo, é uma questão de talento, minota é bom no chão, jiu jitsu, sigano é bom na trocação, boxe, então quando Dórea treina alguem com talento para o boxe ele é um grande treinador, mas quando treina alguem sem talento, para o boxe, dá noque dá!

è o sigano é bom no boxe... :lol:

zueira cara...

O Dórea é um dos melhores treinadores brasileiros de boxe... eu lembro que ele levou o Sertão a ser campeão mundial... infelizmente ele contraiu hepatite e nunca mais pode lutar, uma pena...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Abrahim

O cara manda muito.

Agora é torcer pro Sigano amassar a lataria do Nelson.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
è o sigano é bom no boxe... :lol:

zueira cara...

O Dórea é um dos melhores treinadores brasileiros de boxe... eu lembro que ele levou o Sertão a ser campeão mundial... infelizmente ele contraiu hepatite e nunca mais pode lutar, uma pena...

kkkkkkkkkkkk

Putz! Eu tinha corrigido, achei que tinha corrigido, mas ainda saiu errado, foda! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Dórea é sim um grande treinador, mas não dá para fazer milagres com quem não tem talento para boxe, um exemplo bom é o minotauro, ele pode treinar sem parar mas nunca vai chegar ao nivel do Cigano por exemplo, é uma questão de talento, minota é bom no chão, jiu jitsu, sigano é bom na trocação, boxe, então quando Dórea treina alguem com talento para o boxe ele é um grande treinador, mas quando treina alguem sem talento, para o boxe, dá noque dá!

Discordo. O Minota tem um ótimo boxe...porém não tem punch. Já o Sigano tem um punch violentíssimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado rodolfo aron

ele tem que ensinar os lutadores a mexer a cabeca e se movimentar..

na ultima luta o rogerio, indo pra cima do jason briz, todo aberto, sem movimento de pe nenhum..

serio. achei que era um frankstein.. ai ele tomo dois diretassos .. se o jason briz nao tivesse se intimidado logo no primeiro round.. nosssa.. minotouro teria sido nocauteado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sei de uma coisa , o popó era bom qndo partia pra cima do adversario , depois q ele começou com a tatica de estudar o adversario so se afundou.

O Popo largou o Dorea por causa da empresa que cuidava dos negócios dele. Se eu não me engano o nome era Oficina de Idéias, o Popó só ficava com 25% das bolsas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá, não vejo essa maravilha toda nele, não. O Minotauro treina há anos e mesmo assim não fica bom, Minotouro é mediano, já o Cigano treina muito e tem pegada, por isso está fazendo sucesso. Mas técnicamente, não vejo isso tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo. O Minota tem um ótimo boxe...porém não tem punch. Já o Sigano tem um punch violentíssimo.

Ficar parado levando atraso, sem movimentação, sem nenhum jogo de pernas e de guarda baixa não pode ser considerado um ótimo boxe!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado alexandrepmr
Sei lá, não vejo essa maravilha toda nele, não. O Minotauro treina há anos e mesmo assim não fica bom, Minotouro é mediano, já o Cigano treina muito e tem pegada, por isso está fazendo sucesso. Mas técnicamente, não vejo isso tudo.
Ficar parado levando atraso, sem movimentação, sem nenhum jogo de pernas e de guarda baixa não pode ser considerado um ótimo boxe!

aplausos1.jpg

Editado por alexandrepmr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sei lá, não vejo essa maravilha toda nele, não. O Minotauro treina há anos e mesmo assim não fica bom, Minotouro é mediano, já o Cigano treina muito e tem pegada, por isso está fazendo sucesso. Mas técnicamente, não vejo isso tudo.

Concordo em partes. A galera do Dórea é muito boa nos ataques, mas peca demais nas técnicas de defesa. Minota, Minoto, Cigano e Maldonado movimentam pouco a cabeça e lutam com a guarda muito baixa. Não tem queixo que aguente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso