Entre para seguir isso  
juniM

Movimentos do Jiu Jitsu

Recommended Posts

Ae pessoal,

Sempre tive curiosidade de saber quais os movimentos que foram verdadeiramente originados no JJ, criados em nossa arte. Por exemplo, o lutador Kimura finalizou Helio Gracie utilizando um 'Kimura', ou Americana invertida. Isso é ensinado no JJ hoje, mas veio de um judoca, então não é um golpe que eu considero criado pelo JJ.

Então minha dúvida é saber quais os golpes/movimentos que foram 'inventados' pelos criadores do JJ e que nós utilizamos hoje.

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez, as guardas novas? 50-50, rubber, etc...

Apesar que até o gogoplata já existia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho dificil fazer essa definição em qualquer arte marcial, pois muitos golpes são comuns a todas, as vezes mudam apenas o nome...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica dificil dizer o que é JJ é o que é Judô.

O JJ é a parte de chão do Judô, o newaza.

E são técnicas antigas, muito antes do Hélio Gracie, só que foram meio que abandonadas pelo Judô tradicional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Golpes de finalização devem haver poucos, mas são inumeras passagens e raspagens, e alguns tipos de guarda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo questionamento amigo, como os assíduos foristas já sabem e colocaram aqui, os golpes ditos inventados por Hélio e Carlos na verdade já faziam parte de uma parte do judô já não tão popular no Japão. Se o Conde Koma ensinou a eles o arm-lock e o triângulo (grande símbolo do gracie jiu-jitsu) ou eles descobriram sozinhos, eu não sei, e nem quero saber. Os fatos apontam para a vertente de que estes golpes já existiam no judô sobre o nome de juji-gatame e sankaku-jime. Agora a verdadeira contribuição deste homens para o mundo da luta foi o resgate da filosofia da luta corpo a corpo no solo, algo que havia se perdido. A luta no solo faz parte de qualquer combate natural e o mundo já havia esquecido disso em função dos 'feitos' e filmes dos grandes artistas das artes em pé, que também já começavam a ignorar o combate, digamos, "real". O resgate da filosofia é a grande contribuição dos Gracies, mas do que qualquer golpe.

Acrescento ainda a parte de solo por baixo(guarda), onde partindo de uma posição defensiva mestre Hélio desenvolveu opções de ataque, na verdade os ataques já existiam, os mesmos triângulos e arm-locks e Hélio só os priorizou em função de sua fraqueza física criando assim uma nova cultura dentro da luta. Sabe aquele lance de chão, chão e chão, tipo sempre tem um jeito, acreditar na finalização, ter paciência para 'pegar', essa é a cultura deixada por Hélio. O trabalho de guarda, independente de golpes inventados, pode ser atribuído a Hélio Gracie.

E a partir deste resgate, dessa nova cultura, que provavelmente não era aplicada no Judô, vieram diversas variações de posições, muitas variações de finalizações também, mas é preciso que tenhamos a certeza de que todos os golpes básicos já existiam.

Outro ponto alto nas invenções da luta de solo, digo luta de solo por que tudo isso é muito maior do que o próprio jiu-jitsu, que hoje em dia cede cada vez mais espaço para a luta sem kimono e sinto informar aos praticantes (sem querer causar polêmica) que jiu-jitsu sem kimono, como arte marcial, não existe. Jiu-jitsu sempre foi de kimono, quando alguém se refere a jiu-jitsu sem kimono eu entendo como uma luta de submission sobre as regras de pontuação do BJJ, o que é muito comum hoje em dia.

Voltando, outro ponto que não poderia deixar de citar é a descoberta da meia-guarda pelo Mestre Roberto 'Gordo', isso sim foi uma grande revolução para o esporte jiu-jitsu. Basta assistir lutas de hoje e de tempos antes da meia-guarda. Criou-se um leque de possibilidades muito maior dentro da luta.

Tentei ser o mas justo possível e respeitar as grandes lendas do mundo das lutas.

Comentem, discordem, estamos aqui para isso.

Editado por fernando_gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que a maior parte das posições até já se existia, porém todas elas foram trabalhadas e porque não, evoluíram. Acho que alguns estrangulamentos de gola e tudo mais provavelmente foram inventados agora, muitas posições de meia guarda... Mas o tradicional com certeza já existia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu conheço da historia do jiu-jitsu, Historia contada desde as primeiras Gracie Magazine, Tatame, Kiai e Vale-Tudo, além de conversa com professores e mestres antigos... O jiu-jitsu é uma das mais antigas artes marciais existentes, tendo relatos q era utilizada pelos monges budistas e depois utilizada como luta corpo a corpo dos samurais do Japao feudal. Depois com a chegada dos Ocidentais, os japoneses se viram obrigados a proteger sua arte marcial e foi incubido ao Mestre de jiu-jitsu Jigoro Kano a ensinar parte do jiu-jitsu tradicional, que viria a ser batizado como Judo. Tempos depois o Konde Koma veio ao Brasil, conheceu os Gracies e o resto da historia é o que conhecemos, com o Mestre Helio adaptando(não inventando) alguns movimentos á sua estrutura fisica(franzino) para não apanhar (como ele mesmo sempre disso, a arte de não apanhar) nos combates com adversarios mais robustos.

Bom, essa é a historia que conheço, que o Judo seria oriundo do Jiu-jitsu....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso