Entre para seguir isso  
Yin-Yang

Ácido Úrico Elevado, Gota. Alguém Possui!?

Recommended Posts

É mais a título de curiosidade mesmo.

Alguém possui Ácido Úrico elevado ou já desenvolveu quadro de Gota? Ou conhece alguém que tenha?

Postei aqui porque esta patologia está bem relacionada com atletas, aumento na ingestão proteica e/ou certos alimentos.

Posta aí galera, daí eu me empolgo e escrevo um resumão bem massa sobre esta patologia.

Falows!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu pai de vez em quando amanhecia com o pé inchado e dizia que era acido urico, gota... Mas acho que era por causa de cana mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae Yin, blz?

Eu já tive problema com ácido urico... a palma das minhas mãos descascavam muito, e um dia q eu fui no dermatologista ele bateu o olho e disse: "Acido úrico elevado". Mas faça um exame pra conferir... fiz o exame, e bingo. Acido úrico o bem mais alto que o normal, não lembro dos valores, mas era algo assim: O valor considerado normal era 10 e o meu tava 30.

O médico disse pra eu evitar todo tipo de coisa artificial, corantes, sucos artificial, temperos tipo sazon, kinor, etc. E aumentar a ingestão de água pra 5 litros por dia.... Fiz isso e melhorou, mas por 1 ano, qq vacilo aparecia de novo.

Faz uns 3 anos que não tenho nenhum sinal de AU elevado. Acredito que foi por eu mudar alguns habitos alimentares e beber mais água.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ae Yin, blz?

Eu já tive problema com ácido urico... a palma das minhas mãos descascavam muito, e um dia q eu fui no dermatologista ele bateu o olho e disse: "Acido úrico elevado". Mas faça um exame pra conferir... fiz o exame, e bingo. Acido úrico o bem mais alto que o normal, não lembro dos valores, mas era algo assim: O valor considerado normal era 10 e o meu tava 30.

O médico disse pra eu evitar todo tipo de coisa artificial, corantes, sucos artificial, temperos tipo sazon, kinor, etc. E aumentar a ingestão de água pra 5 litros por dia.... Fiz isso e melhorou, mas por 1 ano, qq vacilo aparecia de novo.

Faz uns 3 anos que não tenho nenhum sinal de AU elevado. Acredito que foi por eu mudar alguns habitos alimentares e beber mais água.

Abraço

Uma vez tambem tive esse problema, o caso foi tão grave que minhas mãos pareciam que tinha sido queimada... primeiro começou a coças muito e depois formar bolhas de todos os tipos e tamanhos, quando começou a descascar foi terrivel... tinha que usar luvas e passar uma pomada várias vezes ao dia... de vez em quando atacava mas de leve, só sei que depois que fiquei diabetico e comecei a ter uma dieta mais saudavel (faz anos que nao como carne vermelha, apenas branca e ovos) nunca mais tive isso....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu pai teve o problema a muitos anos atrás, no caso ele cortou a ingestão de tomate entre outras comidas e nunca mais teve nada.

Editado por walgoth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Gota é uma doença em que ocorre a deposição de cristais de urato monossódico(provenientes do ácido úrico) nos tecidos devido à hiperuricemia

(concentrações de ácido úrico elevadas), resultando em uma ou mais das seguintes manifestações:

- Artrite Gotosa

- Tofos(Depósitos agregados de cristais de urato monossódico em tecido articular, ósseo, cartilaginoso e em tecidos moles)

- Nefropatia Gotosa

- Nefrolitíase por ácido úrico

O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas, que são as moléculas de adenosina e guanosina presentes nos nucleotídeos constituintes do ATP e GTP, respectivamente e também nas moléculas de DNA e RNA.

Nos homens ocorre a hiperuricemia quando seus níveis séricos de ácido úrico encontram-se acima de 7mg/dL e nas mulheres acima de 6mg/dL.

A hiperprodução de uratos levam aos processos patogênicos, assim como a diminuição da excreção renal de uratos.

Causas da Hiperprodução: Defeitos congênitos ligados ao cromossomo X que afetam algumas enzimas responsáveis pela síntese de uratos; Degradação acelerada de ATP no uso abusivo do álcool; Degradação excessiva das purinas em doenças mieloproliferativas, entre outras.

Causas da Hipoexcreção: Doença renal; Nefropatia por Chumbo; Inibição na secreção tubular de urato(cetoacidose e acidose lática); Hiperparatireoidismo; Hipotireoidismo; Acidose respiratória;

Algumas drogas como: Ciclosporina, álcool, ácido nicotínico, tiazídicos, furosemida(e outros diuréticos de alça), etambutol, spirina(em baixas doses), pirazinamida.

Bem resumido, as razões pelas quais o uso abusivo de álcool acarretam o quadro em questão:

O consumo de álcool leva a produção de ácido lático que reduz a excreção renal de urato; Ocorre um aumento na degradação de ATP ocasionando um aumento na síntese de urato; A cerveja contém uma quantidade substancial de uma das urinas, a guanosina.

Estágios da Artrite Gotosa

Hiperuricemia Assintomática: Níveis séricos de ácido úrico elevados sem artrite gotosa, tofos ou nefrolitíase por ácido úrico;

Artrtite Gotosa Aguda

Período Intercrítico: Intervalo entre as crises agudas de gota.

Gota Tofácea Crônica: Ocorre a formação de depósitos subcutâneos, sinoviais ou em osso subcondral de cristais de urato monossódico.

Manifestações Clínicas:

Os episódios articulares são geralmente articulares; Iniciam-se abruptamentedurante à noite/madrugada; A articulação envolvida torna-se dolorosa, quente, apresentando rubor e edema; pode ocorrer febre baixa; A resolução da inflamação pode levar a descamação da pele na região afetada ou adjacentes.

As articulações mais envolvidas são: Primeira metatarsofalangeana do Hálux; Dorso dos pés; Tornozelos; Joelhos; Punhos; Dedos e cotovelos.

As gotas e os tofos instalam-se preferencialmente em locais frios e em extremidades, onde a solubilidade dos sais de uratomonossódico pode ser diminuída pela baixa temperatura.

Patogenia da Artrite Gotosa:

Precipitaçao dos cristais de urato na articulação; Algumas proteínas que envolvem os cristais desencadeiam uma resposta inflamatória; Os cristais de urato estimulam a produção de fatores quimiotáticos, citocinas, prostaglandinas, leucotrienos e radicais livres de oxigênio pelos neutófilos, monócitos e células sinoviais; Estimulam a ativação do complemento; Induzem a liberação de enzimas lisossômicas

Esse processo entra em remissão em dias ou semanas, mesmo quando não tratada.

Artrite Tofácea Crônica

Evolui a partir da precipitação repetitiva durante as crises agudas.Podem incrustar fortemente nas articulações, formando depósitos visíveis na sinóvia, que fica hiperplásica, fibrótica e espessada pelas presença das células inflamatórias, formando um pannus que pode destruir a cartilagem. Em casos graves pode ocorrer a perda completa da função articular.

Tofos

São formados por grandes agregações de cristais, provocando uma intensa reação inflamatória de macrófagos, linfócitos e células gigantes(tipo um corpo estranho), que podem ter englobado as massas de cristais.

Nefropatia Gotosa:

É um distúrbio renal associado à deposição desses cristais no interstício da medula renal, algumas vezes fomando tofos, precipitações intratubulares ou cristais de ácido úrico livres e a produção de cálculos renais de urato(também existem de cristais de oxalato, mas daí são outros quinhentos).

Tratamento

Aguda: AINHs(antiinflamatórios não hormonais) e colchicina. Pacientes que não responderem ao tratamento pode ser utilizado então corticosteróide para suprimir a resposta inflamatória. Após a crise, terapia com Alopurinol(droga que inibe a produção de ácido úrico, muita usada também por atletas que não querem cair no dopping por certas substâncias, mas morre aqui hahaha..)

Crônico: Drogas anti-hiperuricêmicas(alupurinol, probenecida(esta mais usada ainda nos exames de controle de dopagem).

Cálculos Renais(Urato ou Cálcio)

Gota Tofácea

Artrite Gotosa com Erosões Ósseas

Hiperuricemia assintomática com ácido úrico sérico maior que 12mg/dL para diminuir o risco de nefrolitíase por urato.

Valeu! Se eu lembrar mais alguma coisa eu coloco.

Falows!

OBS: Posso colocar também a parte de diagnóstico laboratorial, que é a parte que eu mais gosto, posso escrever também se alguém quiser..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Meu pai de vez em quando amanhecia com o pé inchado e dizia que era acido urico, gota... Mas acho que era por causa de cana mesmo...

Meu tio tb, mas é muita cerveja e churrasco! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já que falaram sobre inchaço em algumas partes do corpo... energético x bebida alcoolica pode deixar as mãos inchadas? Sempre que consumo energéticos com bebida noto que a minha mão incha bastante no mesmo dia, ao ponto de ficar meio "duro" pra fechar os dedos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso