Entre para seguir isso  
Duff

Textinho sobre o Cro Cop

Recommended Posts

Para quem é fâ de MMA e de lutas em geral, o dia 22 de setembro de 2009 será lembrado por um fato triste: Mirko "Cro Cop" Filipovic anunciou sua retirada dos ringues, alegando desgaste físico e falta de motivação para continuar lutando. Considerado um dos strikers mais temidos do mundo, o ex-policial começou sua fama no K-1, evento japonês apenas de lutas em pé, com vitórias expressivas sobre Mike Bernardo, Remy Bonjasky, Jerome Le Banner, Peter Aerts, Bob Sapp, entre outros. Mas foi no MMA (sigla para Mixed Martial Arts, o chamado vale-tudo), mas especificamente no também japonês Pride, que Cro Cop assombrou o mundo, colecionando vitórias e derrotas, mas sempre fazendo o mais importante: dar show ao público.

Já em suas primeiras lutas em seu novo evento, contra o brasileiro Wanderlei Silva, Cro Cop anunciou que seria um forte candidato a cinturôes. A disputa terminou num honroso empate, mas os potentes chutes de esquerda desferidos pelo croata ficaram na mente de seus futuros adversários.

E não demorou para a sua devastadora perna esquerda fazer vítimas: Igor Vovchanchyn, Heath Herring e Dos Caras Junior foram alguns dos que sentiram na pele o poder de nocaute de Mirko. Vitórias que o credenciaram ao até então maior desafio de sua vida: o brasileiro e rei das finalizaçoes, Antonio Rodrigo Nogueira.

Após massacrar o brasileiro com socos e chutes, Cro Cop, numa bobeada, acabou entregando de bandeja seu braço para Nogueira finalizar. Seria uma fase tribulada para o lutador. Uma nova derrota, dessa vez um estrondoso nocaute sofrido para Kevin Randleman, deixou em dúvidas seu futuro no evento.

Mas os dirigentes do Pride queriam que Cro Cop fosse o novo desafiante de Fedor Emelianenko, então detentor do cinturão. O croata não desperdiçou a chance. Numa recuperação explêndida, ele bate Mark Coleman, Alexander Emelianenko, Ibrahim Magomedov, além de uma revanche contra Randleman, colocando o mundo do MMA numa forte expectativa para seu combate contra Fedor.

Num emocionante duelo, para muitos a melhor luta de MMA de todos os tempos, Cro Cop acaba derrotado. Em busca da revanche, ele vence o torneio Open Weight de 2006, com impressionantes nocautes sobre Wanderlei Silva e Josh Barnett, e mais uma vez o mundo fica na expectativa do embate entre os dois titâs, até que explode a bomba: o Pride seria vendido ao americano UFC. Foi o fim de uma era.

No octagon do UFC, muito diferente do ringue do Pride, Mirko não se encontrou. Foram apenas duas vitórias, contra os fracos Eddie Sanchez e Mustapha Al Turk. Porém, três contundentes derrotas para Gabriel Napão, Cheick Kongo e Junior dos Santos, fizeram com que o atleta perdesse sua motivação de continuar lutando.

Strikers sempre foram os favoritos do público. Nesse quesito, assistir as lutas de Mirko Filipovic era garantia certa de diversão. Seu potente chute de esquerda colocou vários lutadores para dormir, isso sem contar sua forte defesa de quedas. Alguns apontam a dificuldade de adaptação ao octagon o motivo de sua decadência. Outros acreditam que foi uma aposentadoria precoce, citando Randy Couture, com seus 46 anos, como exemplo. Mas peça para qualquer fâ de MMA uma lista de seus lutadores favoritos: tenha certeza que o nome Mirko "Cro Cop" Filipovic estará presente na grande maioria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O bom é não estragar a ótima carreira e deixar a imagem de mito imortalizada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que ele não foi o melhor, mas sempre foi o meu lutador preferido e vou guardar na minha memória as finais do gpow, onde considero ter visto a melhor apresentação de todos os tempos de um lutador de mma, naquela noite nem o Fedor seria páreo para ele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que eu, como muitas pessoas, começaram a acompanhar MMA vendo lutas do Cro Cop. Acompanho o esporte a pouco tempo, e lembro como se fosse ontem a primeira luta do Pride que eu vi. A luta era justamente entre o Cro Cop VS Wanderley. Infelizmente ele ganhou de forma brutal contra uma lenda brasileira do esporte, mas uma coisa é certa, nunca vou esquecer aquele chute na lata do Wand. Acho que eu nem preciso citar a luta dele contra o Fedor. Uma das melhores (senão a melhor) luta que eu já vi na minha vida. Essa eu vou mostrar pros meus netos hehe.

Quanto ao texto, parabéns cara. Eu gostei bastante.

Até.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou

O texto tá legal, mas o "pequeno" detalhe é que não, ele não anunciou sua aposentadoria de forma oficial, aquela notícia é fake, na notícia verdadeira ele diz justamente que ainda tem vontade de lutar e que as declarações sobre aposentadoria foram precipitadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso