Convidado Estêvão_MMA Postado January 13, 2009 (editado) >> Publicado em 12/01/09 no site www.ufc.com << Mauricio "Shogun" Rua: a reconstrução Aproximadamente 16 meses, 483 dias, 11,592 horas ou 695,520 minutos terão se passado quando Mauricio "Shogun" Rua retornar ao octagon para enfrentar Mark Coleman na O2 arena, em Dublin. Tem sido um longo tempo para um homem considerado um dos melhores lutadores da categoria light heavyweight. Para Shogun, a espera é ainda mais longa. "Foi muito difícil, é claro," disse Shogun ao UFC através de seu manager/tradutor Eduardo Alonso. "Ter que fazer duas cirurgias em seguida é péssimo para a sua moral. Eu acho que a pior parte foi quanto eu rompi o ligamento do joelho enquanto treinava para a luta contra Chuck Liddell, após a minha primeira cirurgia. Aquele foi um momento assustador que me trouxe muita frustração." Shogun, que havia machucado seu joelho esquerdo antes da sua estréia no UFC contra Forrest Griffin em setembro de 2007, fez uma cirurgia no ACL em outubro de 2007. Após se recuperar da cirurgia, uma luta com Chuck Liddell havia sido marcada para junho de 2008 em Londres, mas ele rompeu o ACL novamente em março, o forçando a fazer nova cirurgia. Ele também teve um cotovelo deslocado em sua primeira luta contra Mark Coleman em 2006, e está claro que o oponente mais duro de Shogun em 6 anos de carreira tem sido o seu corpo. Opiniões de que Shogun teria uma aposentaria prematura por causa das contusões foram descartadas pelo lutador de 27 anos. "Bem, se machucar nunca é bom, e sempre dá algum medo, mas eu acredito em Deus, em meus médicos e em mim mesmo, então eu só penso em fazer o que eu devo fazer para voltar," disse Shogun, que voltou bem rápido para os treinos após ter o sinal verde de seu médico. "Eu acho que a coisa que eu mais senti falta foi a minha rotina, treinar na academia todos os dias, fazer o que eu sempre fiz," ele disse. "Agora meu joelho está ótimo, tudo foi feito corretamente após a cirurgia, e a recuperação foi muito bem acompanhada. Eu até fiquei no Canadá durante 1 mês para fazer um tratamento especial com médicos de lá, e levou algum tempo pois precisei fazer muitos exercícios com pesos para fortalecer os músculos ao redor do joelho. Meu joelho está como novo." E como Shogun tem treinado arduamente em seu centro de treinamento em Curitiba, se algo estivesse errado já teria quebrado ou rompido novamente. "Eu tenho treinado arduamente com o meu time, a UDL, e meus treinadores, Cristiano Carioca, Danilo Dourado, Fernando Falkenbach, e todos os meus parceiros de treino, como meu irmão Murilo Ninja, João Paulo Tuba, Fernando Vieira, Imerson e Saulo. São muitos para listar todos. Nós trabalhamos muito duro e temos levado essa luta muito a sério, então eu quero fazer uma boa luta para todos na Irlanda e para todos que verão o evento pela TV." Como se voltar aos caminhos do cinturão não fosse motivo suficiente para o campeão do Pride GP 2005, ele também disse estar incentivado por ter a chance de derrotar Mark Coleman, um UFC Hall Of Fammer que está voltando para o octagon após estar parado há 2 anos e meio. A primeira luta entre eles em 2006 acabou aos 46 segundos, quando Shogun deslocou seu cotovelo direito em um takedown de Coleman. Depois da paralisação da luta houve uma grande confusão, onde as duas academias subiram ao ringue e trocaram farpas mais tarde. E embora Shogun considere ter negócios inacabados, ele não leva para o lado pessoal. "Acredite em mim ou não, eu não guardo mágoas dele," disse Shogun sobre Coleman. "Nós nos falamos algum tempo depois da luta e nos esclarecemos. No entanto, o que eu mais penso sobre a primeira luta é que ela não acabou ainda, então nós temos que resolver isso lutando novamente para ver quem é o melhor. Isso é algo que eu venho querendo desde a primeira luta.", disse Shogun. É claro que muita coisa mudou desde a primeira luta - Shogun fez três cirurgias e Mark Coleman ganhou mais 3 anos de idade, e está agora com 44 anos. Você acredita que isso mudará o ritmo da luta? "Eu realmente não penso sobre isso," disse Shogun. "Ele é um grande lutador, muito experiente, e nós estamos andando lado a lado. Quem sabe o que vai acontecer? Tudo o que eu sei é que eu devo estar preparado, e eu espero que ele esteja preparado também." Shogun está se preparando para um Mark Coleman em forma. "Você sempre deve estar preparado para o melhor Mark Coleman possível," disse Shogun. "Se você está preparado para enfrentá-lo em seu auge, então você pode enfrentá-lo em qualquer situação. Eu não imagino que ele virá fora de forma ou algo assim. Eu espero que ele venha para uma guerra, e minha equipe e eu presumimos quais são as suas opções, então nós temos que impor o nosso plano de luta e fazer ele errar." Apenas um erro e você pode perder uma luta, e se Coleman cometer um e Shogun se aproveitar, Shogun poderá ter sua primeira vitória desde o knockout sobre Overeem em 2007. Então as coisas ficariam ainda mais interessantes em uma categoria cheia de estrelas do MMA. "Eu acho que a minha categoria tem muitos bons lutadores," disse Shogun. "Lyoto Machida, (Luiz) Cane, Chuck Liddell, Wanderlei Silva, Quinton (Jackson), Rashad (Evans), Forrest (Griffin), (Brandon) Vera e muitos outros, então tudo pode mudar a qualquer momento. Mas eu confio nas minhas habilidades e na minha equipe, e vamos trabalhar duro para descobrir onde eu me encaixo nesta categoria." As lutas naturais para Shogun seriam contra Chuck Liddell, cancelada após sua nova contusão no jelho, e novas lutas com Forrest Griffin e Quinton Jackson. Teria Shogun ficado chateado com a derrota de Forrest para Rashad ter tirado o brilho de uma possível revanche e disputa de cinturão? "Eu não fiquei chateado," disse Shogun. "Os dois são grandes lutadores, e em uma luta como aquela tudo pode acontecer. Eu acho que a categoria light heavyweight está cheia de talentos, e Forrest estava indo bem, mas Rashad estava aguardando sua oportunidade, e quando ele encontra uma oportunidade ele tira vantagem dela - essa é a dinâmica do MMA. E sobre Rashad, ele é um grande lutador, e se tivermos que nos enfrentar algum dia, nós veremos." Apenas o fato de estarmos especulando o futuro de Shogun em 2009 já é um feito dada a situação pela qual ele tem passado. Mas não se engane, Shogun está de volta e pronto para lutar. Isso é o suficiente para ele. Ele deixará o casamento das lutas para o UFC. "Eles fizeram um grande trabalho, e eu tenho que fazer o meu, que é treinar duro, fazer grandes lutas e vencê-las," disse Shogun. "Agora eu tenho que pensar em cada luta de uma vez, então vamos lutar essa primeiro." Fonte da tradução: www.mmanews.com.br Fonte original em inglês: www.ufc.com Editado January 13, 2009 por Estêvão_MMA Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Spinel Postado January 13, 2009 Só esperar agora para ver o resultado dos treinamentos... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Dark Avenger 0 Postado January 13, 2009 Torço para o Shogun voltar a sua boa forma ele era um lutador que dava gosto de assistir, o moleque lutava bonito sempre parecia muito superior ao seu adversário. Espero que o Shogun volte voando. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marceloL 0 Postado January 13, 2009 Veremos....vi um video aí do shogun onde ele díz q só ta treinando MT e JJ..... espero q resolva pq talento esse cara tem... War Shogun q de a volta por cima!!!!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kirten 0 Postado January 13, 2009 Boa sorte ao Shogun ! Nas entrvistas parece ser um cara bastante humilde... Tomara que volte a velha forma e de uma surra no Coleman... Esse coroa merece apanhar bastante depois do que fez. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Lepecid Choke Postado January 13, 2009 esse cara ganha do Fedor Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Neodcx 0 Postado January 13, 2009 Isso ai Shogun , lembra de nós aki cara vence essa pro Brasil , se ta com a torcida de todos , Ganhando essa ai ele faz mais uma e ai vai pro cinturao contra quem estiver com ele . Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Invasor! 0 Postado January 13, 2009 Treinando forte e ta 100% mano!!!! SEM DUVIDAS ele vai trilhar um caminho sagaz pelo UFC!!! SHOGUN VAI MATA TODOS OS TOPS AINDA!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kirten 0 Postado January 13, 2009 Lepecid Choke disse: esse cara ganha do Fedor Polêmico !!!! uhauhauhua É a sua opinião, apesar de eu discordar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ADAO.JULIANO 0 Postado January 13, 2009 Se levar em consideração um cotovelo estourado, recuperado sem cirurgia e duas lesões no joelho, pressupões se que a carreira do Shogun fica comprometida quando a idade dos trinta e poucos chegar. Outro fato é que prefiro não comentar quanto ao desempenho dele até o final de sua luta com o Colleman, pois não quero criar uma espectativa falta sobre ele nesta categoria do UFC. Outro fato é que apos esta luta mesmo que vencendo bem (oque pra muitos é obrigação) ele não terá moleza alguma, deviso ao nível da mesma. Tenho muitas dúvidas quanto a real situação dele no momento, os métodos de treinos, tenho dúvidas quanto a evolução dele tecnicamente. Outro dia eu vi ele de longe e nem parecia aquele lutador que conheci. Estava meio fora de forma e imagino como andas o gás dele, a força e principalmente o psicológico depois de tanto tempo parado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marceloL 0 Postado January 13, 2009 Shogun tinha q ter aproveitado esse tempo parado e se matriculado em uma escola de inglês.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tequila_ 0 Postado January 13, 2009 Shogun é o lutador mais desrespeitado que eu ja vi em foruns gringos por sua unica luta no UFC. Não vejo a hora de ele começar a calar a boca da galera... não mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcel Magno 0 Postado January 13, 2009 Lepecid Choke disse: esse cara ganha do Fedor COM CERTEZA , DA MESMA FORMA QUE O MURILO NINJA GANHOU DO KARITONOV,RSRSRSRS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cavernoso_man 0 Postado January 13, 2009 acho que depois dessas cirurgias ele deve ta meio inseguro.. sei la... deve dar medo de romper de novo.. mas enfim... tou torcendo muito por ele e que ele volte com tudo... as lutas dele eram show... dava gosto de ver.... espero que ele volte a dar show novamente Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bruTTus 0 Postado January 13, 2009 O Shogun ainda e mto novo,tem muita carreira pela frente,tem que treinar fisico e Muay Thai se quiser voltar a ser top.Acredito que ele vai massacrar o Coleman,alem de eu ta ansioso pra ver a luta tbm to ansioso pra ver o Coleman,sera que ele ainda ta grande igual na luta contra o Fedor? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites