Entre para seguir isso  
pipo

Origem de 'One Shot': Mauricio Ruffy explica quem ele é e por que o rótulo de 'Conor McGregor brasileiro' não é totalmente errado

Recommended Posts

PLAISTOW, NH – Mauricio Ruffy apreciou a ação enquanto os socos iam e vinham. Mas, desta vez, ele não estava na luta. Ele era um espectador enquanto Jeffrey Viel e Dylan McIllrath tiravam as luvas.

Ruffy não entendeu muito bem as regras, embora seu amigo de longa data Yann Oliveira e seu colega lutador do UFC Connor Matthews tenham conseguido ajudar a preencher as lacunas de conhecimento.

A mais de 6.400 quilômetros da cidade brasileira de Coruripe, Alagoas, onde cresceu, Ruffy (12-1 no MMA, 3-0 no UFC) assistiu ao seu primeiro jogo de hóquei, quando o Boston Bruins enfrentou o Washington Capitals. Ruffy foi convidado pessoalmente para o jogo pelo ala-pivô do Bruins, Jakub Lauko, um grande fã do UFC da República Tcheca, que viu nas redes sociais que Ruffy estava na cidade.

Ser reconhecido e respeitado internacionalmente não era uma exclusividade da situação. Rapidamente se tornou o estilo de vida de Ruffy nos últimos 11 meses, desde sua estreia no UFC.

“Para vocês, Mauricio Ruffy é novo, mas isso já vem acontecendo há muito tempo”, disse Ruffy recentemente ao MMA Junkie por meio do intérprete e também lutador Olivieira. “Essa construção vem acontecendo há muito tempo, construindo quem Mauricio Ruffy é.”

Ruffy está alcançando novos patamares a cada semana. Ele planeja abrir sua própria filial do Fighting Nerds com Oliveira em New Hampshire nas próximas semanas – algo que seria impossível apenas alguns meses atrás.

Mauricio-Ruffy-def.-James-Llontop-UFC-30

16 de novembro de 2024; Nova York, NY, EUA; Mauricio Ruffy (luvas vermelhas) enfrenta James Llontop (luvas azuis) na luta peso-casado do UFC 309 no Madison Square Garden. Crédito obrigatório: Brad Penner-Imagn Images

Quem é Mauricio Ruffy?

Embora a verdadeira história de Ruffy já tenha 28 anos e continue contando, os fãs de luta ainda estão se familiarizando com um quase desafiante que fez apenas três lutas no UFC.

Na última luta, Ruffy contou ao mundo que seu sobrenome nem é Ruffy. É Mauricio de Lima Santos.

O nome Ruffy é baseado no personagem de anime Monkey D. Luffy.

"Sou relativamente novo aqui", disse Ruffy. "Mas, como eu disse a vocês antes, ainda há muita coisa por vir. Muita coisa vai acontecer. Vocês ainda têm muita coisa para ver. Vocês ainda não viram nada."

Ruffy é um membro-chave do crescente time Fighting Nerds , liderado pelos treinadores Pablo Sucupira e Vlavio Alvaro, e também contando com Caio Borralho, Jean Silva e Carlos Prates, entre outros.

Ruffy se lembra da primeira vez que vestiu uma camisa do Fighting Nerds – logo antes de ouvir imediatamente que não seria tão fácil assim.

“Entrei e vi o Caio Borralho treinando com o Pablo”, disse Ruffy. “Eles estavam treinando. Adorei tudo o que vi e assisti. Olhei para o Pablo e disse: 'Ei, vou vestir a camisa. De agora em diante, sou um Nerd da Luta. Faço parte do time.' O Pablo simplesmente o parou e disse: 'Espere aí. Espere um segundo. Não queremos nenhuma fruta podre no nosso pomar aqui. Agora vamos com calma. Vamos ver se você aguenta. Você tem que aparecer e não perder um único treino por 30 dias. Se você perder um único treino em 30 dias, você está fora daqui. Você não vai treinar com a gente.'”

“Adorei o desafio. Adorei o que estava vendo. Provei meu valor como disse que faria. O resto é história. Fiz a minha parte e me tornei parte dos Fighting Nerds. Pablo me disse: 'Sou muito seu fã. Admiro você. Mas, para você fazer parte, você precisa se encaixar. Você precisa fazer parte desse motor e fazer com que tudo funcione perfeitamente. Mas se você conseguir fazer isso acontecer, você faz parte do time.'”

Ao contrário de seus colegas Nerds Lutadores, a personalidade de Ruffy é muito mais contida. Ele não fuma cigarros compulsivamente nem late como um cachorro. Seu comportamento tranquilo e educado não é seu principal atrativo, não. Ele é tranquilo e educado, sem demonstrar nenhum sinal de interesse próprio.

Ele gerou um burburinho enorme e conquistou quase 400.000 seguidores no Instagram , quase exclusivamente por causa de seu estilo de luta e destaques — muitos dos quais são nocautes, fazendo jus ao nome "One Shot".

"O que vocês viram lá não chega nem perto de tudo o que eu tenho", disse Ruffy. "Tenho outros 30 truques guardados que mal posso esperar para mostrar a vocês. Eu disse desde o começo, antes de entrar no UFC, que traria algo novo, algo diferente para o UFC, algo que vocês nunca viram antes. Tenho muito mais para mostrar a vocês."

Sua vitória sobre Jamie Mullarkey foi uma ótima primeira impressão. Sua surra em James Llontop, um zumbi, foi algo à parte. Seu nocaute brilhante com um chute giratório sobre King Green no UFC 313, em março, é um candidato ao prêmio de Nocaute do Ano.

A natureza desses nocautes, combinada com seu estilo de capoeira-karatê, tatuagens no peito, barba e rápida ascensão aos holofotes do UFC, fez com que Ruffy fosse comparado a uma certa lenda dos esportes de combate irlandeses.

Embora a narrativa exista em grande parte online, Ruffy disse que há alguma credibilidade nela — e um relacionamento com Conor McGregor pode se tornar tangível.

“Na construção de Mauricio Ruffy, sempre houve um pouco de Conor McGregor”, disse Ruffy. “Eu consigo ver isso. Sou um grande fã de Conor McGregor. Adoro o estilo de McGregor. Há um pouco de McGregor ali.”

Uma coisa que eu quero é que, quando eu estiver pronto para lutar contra Islam Makhachev, quando eu for lutar com ele, eu quero convidar Conor McGregor para estar no meu corner, para que sejamos nós contra os russos. Eu quero Conor McGregor lá. Eu quero Conor McGregor lá, para estar perto e saborear a vitória quando eu vencer os russos. Khabib estará lá, é claro, então eu quero Conor McGregor lá como parte do meu corner também para quando eu derrotar os russos e acabar com Islam Makhachev.

mauricio-ruffy-ufc-309-ceremonial-weigh-

A Semana Internacional da Luta está a caminho?

Imediatamente após a vitória em março, Ruffy desafiou o eterno desafiante Beneil Dariush. Segundo ele, o UFC está interessado e cabe a Dariush (22-6-1 MMA, 16-6-1 UFC) aceitar.

"Se Dariush aceitar a luta, estarei pronto para a Semana Internacional da Luta", disse Ruffy. "... O UFC demonstrou algum interesse. O UFC parece gostar muito desse confronto. Acho que agora tudo se resume a Dariush aceitar a luta. Se ele aceitar a luta, acho que é algo que o UFC vai querer que aconteça. Vamos ver. Ele está esperando para saber se vai acontecer. Da parte do UFC, eles gostam da luta. Estamos apenas esperando por Dariush. Acredito que mostrar um bom desempenho e mostrar o que estou fazendo e continuar fazendo o que estou fazendo mostra muito mais do que apenas o que o ranking diz. Quando você joga assim, o ranking não importa. Da minha parte, estou pronto para ir, esperando Dariush aceitar. Vamos lá, Dariush."

Com o calibre do oponente de Dariush, a questão que fica é: três ou cinco rounds? Embora seja apenas sua quarta luta no UFC, Ruffy se sente mais do que pronto.

No papel, muitos podem ver isso como um striker versus um grappler; Ruffy tem 11 de 12 vitórias por nocaute e Dariush tem oito finalizações, com nove decisões em 22 vitórias.

Ruffy adora essa interpretação generalizada, encontrando conforto em supostas armas secretas, como ele ainda não demonstrou dentro do octógono. Talvez o apelido "One Shot" não se refira apenas a um strike.

“Os fãs ainda não tiveram a oportunidade de me ver lutar grappling e mostrar minhas habilidades para eles, corpo a corpo, tentando derrubá-lo”, disse Ruffy. “Estou trabalhando em muitas coisas para saber o que posso fazer quando alguém tenta subir na minha perna e tentar me derrubar. Estou trabalhando em maneiras de mostrar às pessoas e surpreendê-las que não é fácil me derrubar. Estou trabalhando em algumas coisas. Eu sei lutar grappling. Tenho muitos truques na manga. Sei o que preciso fazer. Mas acredito que, no quesito grappling, serei capaz de surpreender a todos.”

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso