Entre para seguir isso  
pipo

11 lutas, 11 finalizações: Por dentro da primeira noite perfeita do UFC, 10 anos depois 

Recommended Posts

Nota do editor: A versão original da história identificou o UFC Fight Night: Rockhold vs. Bisping como o único card do UFC a apresentar finalizações em todas as lutas. Houve um segundo card de luta "perfeito" em 2022 no UFC Vegas 59 que apresentou 10 finalizações em 10 lutas. A história foi atualizada para refletir isso.

Até o fim de 2024, haverá 716 eventos nos 31 anos em que o Ultimate Fighting Championship existe. Mas apenas dois cards de luta -- a menos que o UFC Fight Night em Tampa, Flórida, no sábado faça um milagre -- terão a distinção de serem "perfeitos".

Em 8 de novembro de 2014, Luke Rockhold acertou um chute de esquerda na lateral da cabeça de Michael Bisping , perseguiu o vencedor da 3ª temporada do "The Ultimate Fighter" até a lona e o forçou a bater com uma guilhotina montada na frente de 9.904 fãs na Allphones Arena em Sydney, Austrália. Completou um dia impecável de lutas, a única vez na história do UFC que os juízes poderiam ter chamado para trabalhar. Onze lutas, 11 finalizações.

A segunda vez que isso ocorreu foi em 2022 no UFC Vegas 59 (Santos vs. Hill). Esse card do UFC Apex contou com 10 lutas e 10 finalizações.

A noção de perfeição aqui é subjetiva, mas os fãs tendem a lamentar uma luta indo para o placar dos juízes. Uma luta terminando por decisão pode significar que é inconclusivo quem realmente venceu. Ou, mais importante, não houve ação suficiente em um caso de luta de 15 ou 25 minutos.

Uma luta terminando em submissão ou nocaute? Clareza cheia de ação para todas as partes envolvidas. 

Houve quatro finalizações e sete nocautes durante este card do Fight Night há 10 anos. Cinco lutas terminaram no primeiro round, cinco foram finalizadas no segundo e apenas uma luta chegou perto de ir até o fim, terminando 18 segundos no terceiro round. Com um tempo total de luta de 1 hora, 1 minuto e 1 segundo — com uma duração média de luta de 5:48 — continua sendo o card mais curto do UFC, com um mínimo de 11 lutas.

O card de lutas, que começou às 11h, horário local, foi encabeçado por um primeiro encontro violento entre Rockhold e Bisping e também contou com um futuro campeão dos 185 libras, Robert Whittaker , que é o único lutador daquele card ainda no elenco do UFC, fazendo sua estreia no peso médio contra Clint Hester .

Curiosamente, a equipe de comentaristas de John Gooden e Dan Hardy nunca mencionou a taxa de finalização durante a transmissão. Talvez nenhum dos dois quisesse azarar. Se os deuses do MMA quisessem entregar uma noite perfeita, eles não precisariam ser incentivados por um comentarista play-by-play em seu primeiro ano no UFC e um ex-desafiante ao título que tinha acabado de fazer a transição para um show de comentarista colorido depois que uma rara condição cardíaca colocou sua carreira de lutador em risco.

"Aquele evento em Sydney foi tão raro quanto dentes de galinha", disse Gooden. "Ninguém quer expor ao universo que poderíamos ter uma noite cheia de finalizações e ser 'aquele cara' que a amaldiçoou."

"Foi apenas um daqueles dias em que você surfa na energia", disse Hardy, agora comentarista do Bellator e chefe de operações de caça da PFL Europe. "E então, quando você chega ao fim, você olha para trás e pensa: 'Cara, conseguimos uma taxa de conclusão de 100%.' Isso foi uma loucura, e tivemos muita, muita sorte de estar na ligação naquele dia."

Uma pessoa que notou a taxa de finalização logo no início foi "Smilin" Sam Alvey , que conseguiu um nocaute no primeiro round sobre Dylan Andrews na quinta luta do dia. Alvey havia ficado aquém em sua estreia no UFC menos de dois meses antes, com uma derrota por decisão para Tom Watson , e queria provar à promoção que não cometeu um erro ao contratá-lo. Com cada luta antes de seu término dentro da distância, Alvey queria fazer uma declaração quando fosse sua vez de competir.

"Fiquei tão empolgado assistindo pessoas que conheço ou acabei de conhecer nos bastidores", disse Alvey à ESPN. "Fiquei grudado na tela enquanto aquecia."

Ver a alta taxa de finalização em tempo real também incentivou Alvey a perseguir uma finalização própria. Não apenas para seu ego, mas para seus bolsos.

"Você sabe que há quatro bônus de Performance da Noite de US$ 50.000 em jogo e você acabou de ver quatro lutas antes de terminar com um lindo TKO ou finalização", disse Alvey. "Realmente te anima que a minha tenha que fazer melhor."

Embora Alvey não tenha recebido o bônus de Performance da Noite (Rockhold, Whittaker, Hester e Louis Smolka levaram para casa), o lutador do Team Quest lembra que foi um dos nocautes mais singulares de sua carreira de 15 anos no MMA.

"Eu o nocauteei com a minha bunda", lembra Alvey.

Durante uma tentativa de queda de Andrews, Alvey caiu em cima da cabeça do oponente. O resto foi elementar. "Assim que caímos no chão, eu sabia que ele estava fora. Senti que ele soltou a pegada e dei a ele ground and pound o mais rápido que pude até o árbitro perceber que ele estava fora."

Hardy se lembra do card preliminar concluindo com a finalização de Jake Matthews no segundo round de Vagner Rocha e o caminhão de produção lembrando a ele e Gooden que todas as lutas até aquele ponto não tinham ido para a distância. Foi quando a realidade se instalou de que era possível ver cada luta no card inteiro terminar em nocaute ou finalização. Ainda assim, mesmo com dois pesos pesados dando início ao card principal com suas 28 vitórias combinadas no MMA, todas por nocaute ou finalização, Hardy teve o cuidado de não mencionar que o card tinha sido perfeito até aquele ponto.

"Uma coisa que aprendi fazendo comentários é que se há uma luta de pesos pesados no card e você espera um nocaute, você nunca mencionou isso", disse Hardy. "Eu já fiz isso antes, azarou antes e eles vão até o fim." 

Felizmente, depois de um primeiro round lento que levantou preocupações, Soa Palelei finalizaria Walt Harris no segundo round e manteria a noite perfeita intacta. Whittaker seguiu detonando Hester com uma joelhada para garantir uma interrupção no segundo round, e Al Iaquinta golpeou Ross Pearson com uma direita para finalizar o co-evento principal.

Tudo o que restou foi Rockhold e Bisping para consolidar a perfeição.

Indo para a luta, Rockhold prometeu finalizar Bisping em um único round. Rockhold, conhecido como um finalizador prolífico, era um grande favorito nas apostas indo para a luta. Ainda assim, havia preocupações de que as coisas não iriam acontecer como o esperado.

"Havia muita excitação pelo que o evento principal traria", disse Hardy. "Mas moderamos nossas expectativas porque Rockhold continuou prometendo uma finalização no primeiro round e Bisping era conhecido por ser durável. Mas ele fez o trabalho."

Rockhold não conseguiu cumprir sua promessa de finalização no primeiro round, mas conseguiu finalizar Bisping com uma guilhotina no segundo round para garantir a vitória.

"Está no passado", disse Rockhold, quando perguntado sobre a brincadeira pré-luta. "Tenho muito respeito por Michael; ele é um guerreiro e deu tudo o que tinha."

Já se passou uma década desde o evento histórico, e o feito foi repetido apenas uma vez.

Então, por que uma noite perfeita não acontece com mais frequência?

"O talento certamente está aumentando em todas as áreas nas artes marciais mistas, e há muito mais lutas competitivas", disse Hardy. "Acho que agora estamos vendo menos cards onde você sente que pode prever os vencedores das lutas."

Mas, ao entrarmos em 2025, poderemos ver outra carta perfeita?

"Com uma combinação bem pensada e com tanto em jogo para cada atleta", disse Gooden, "simplesmente não vemos eventos de alto nível com uma taxa de conclusão de 100%".

Os eventos do UFC agora têm mais lutas, com um card médio tendo de 12 a 14, o que diminui a possibilidade de ter todos os finalizadores. No entanto, com a promoção continuando a adicionar mais lutadores com conjuntos de habilidades em evolução, Hardy acredita que outra noite perfeita é inevitável.

"Acho que teremos mais um card ou dois nos próximos 10 anos que terão uma taxa de conclusão de 100 por cento", disse Hardy. "Estou baseando isso puramente no nível de amadores e prospectos iniciais que estão surgindo. O nível de habilidade, velocidade e capacidade atlética que veremos nos próximos 10 anos do esporte estará além de qualquer coisa que estamos vendo agora.

"Nas artes marciais mistas, há muitas maneiras de perder, e acho que haverá muito mais lutadores com capacidade de finalização nos próximos 10 anos, em comparação aos que temos agora."

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso