Entre para seguir isso  
pipo

Como as frustrações dos lutadores trouxeram de volta as velhas luvas do UFC

Recommended Posts

Em abril, o UFC anunciou que estrearia uma nova luva para lutadores que ofereceria mais mobilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo em que reduziria cutucadas nos olhos e ferimentos nas mãos. As novas luvas, cunhadas "3Eight/5Eight" (a luva 3Eight é para lutas de três rounds, e a luva de ouro 5Eight para lutas de campeonato), estrearam no UFC 301 em junho. Foi a primeira vez desde que as luvas sem dedos se tornaram obrigatórias para todos os lutadores em 1997 que a luva de luta evoluiu.

"Este redesenho realmente mudará o jogo para todo o esporte do MMA", disse o CEO e presidente do UFC, Dana White, na declaração de abril. "Estas luvas serão mais leves, se ajustarão melhor às mãos dos lutadores, evitarão lesões e fornecerão flexibilidade máxima durante as lutas."

Mas depois de cinco meses — 21 eventos do UFC (pay-per-views e Fight Nights) e 10 cards do "Dana White's Contender Series" — o UFC decidiu abandonar as novas luvas e retornar às luvas originais sem dedos. 

"As novas luvas agora são as luvas velhas", disse o CEO do UFC, Dana White, em um anúncio surpresa antes do UFC 309 no último final de semana. "Sabe de uma coisa, havia boas intenções com as novas luvas. Gastamos muito tempo, energia e dinheiro nelas. ... Não deu certo e é o que é."

A reviravolta abrupta foi um choque. Curiosamente, a mudança ocorreu poucos dias depois que o pesquisador independente e cientista de dados Nate Latshaw publicou um relatório detalhado demonstrando uma queda significativa nos nocautes desde que as novas luvas foram introduzidas.

Comparando a taxa de nocaute das luvas antigas — agora chamadas de "clássicas" pelo UFC — de 1º de janeiro de 2023 a 31 de maio de 2024, com a época em que as novas luvas estavam em uso, de 1º de junho a 9 de novembro, as descobertas de Latshaw mostraram uma queda de 8,5% nas taxas de nocaute.

Com o relato de Latshaw ganhando força nas redes sociais e o campeão peso-pesado do UFC Jon Jones reclamando do ajuste e da sensação das novas luvas antes de sua luta com Stipe Miocic no UFC 309, o momento do anúncio pareceu mais do que uma coincidência.

"O formato, a curva nas suas mãos, elas são muito desconfortáveis para mim", disse Jones na semana passada em Nova York. "Eu estava realmente muito estressado pensando, 'Como vou entrar na semana da luta usando essas luvas que eu nem quero treinar?'"

Quando a mudança foi anunciada, vários lutadores do UFC deram um suspiro de alívio pela reversão do curso da promoção.

"Quando comprei as luvas novas, não gostei delas", disse o peso leve Renato Moicano à ESPN. "Acho que elas parecem e são baratas. O material não era muito bom, e não gostei do design."

Moicano teve uma de suas melhores performances com as novas luvas, uma vitória decisiva por TKO sobre Benoît Saint Denis em setembro. A luta foi interrompida devido à intervenção de um médico.

"Eu estava pensando comigo mesmo, 'Esta é uma luva ruim', e então eu tive uma performance incrível", disse Moicano. "Talvez tenha sido realmente a luva? Eu não sei. Mas eu não acho que isso afetou minha performance de forma alguma."

A candidata ao peso mosca feminino Erin Blanchfield ecoou a avaliação de Moicano de que as luvas parecem "baratas".

"Eu não me opus às novas luvas quando anunciaram que viriam, mas quando as vi, não gostei de como elas pareciam", disse Blanchfield. "Não gostei do design, e as cores pareciam cafonas e baratas. Pareciam algo que você pode comprar em uma loja de artigos esportivos."

Blanchfield, que depende muito de sua luta livre e grappling, descobriu que as luvas eram restritivas e afetaram sua pegada durante sua vitória por decisão unânime sobre Rose Namajunas no início deste mês.

"Foi mais difícil fechar as mãos porque os dedos estavam muito tensos", disse ela.

Embora Blanchfield tenha acabado usando as luvas novas durante o treinamento, ela ganhou um novo par antes da luta.

"Meus cornermen estavam trabalhando nas luvas o tempo todo no vestiário", disse Blanchfield. "Só puxando-as, esticando-as, realmente tentando afrouxá-las para mim. Eles literalmente tiveram que fazer uma ferramenta que todos no vestiário passaram para afrouxar os dedos." 

A peso-palha Angela Hill , que perdeu uma decisão para Tabatha Ricci com as novas luvas em agosto, disse que elas "eram como ter espuma de memória enrolada no seu punho".

"Eu as odiava no começo", disse Hill. "Mas depois de treinar com elas por um tempo, não me importei tanto. Elas são muito mais finas e não são formadas de forma alguma. As luvas antigas tinham uma curva mais natural."

A sensação restritiva a que Hill e Blanchfield se referem foi originalmente instalada para evitar que os lutadores estendessem os dedos e cometessem faltas de cutucada no olho. Mas ambos disseram que a intenção não condizia com o resultado.

"Não acho que eles fizeram nada para cutucar os olhos", disse Hill. "Até que você os amacie, é mais difícil fazer um punho fechado."

E a diminuição de nocautes?

Latshaw, um cientista de dados com foco em análise quantitativa em MMA, observou que a pesquisa não incluiu a variedade de maneiras de obter um nocaute.

"Continuo a alertar contra tirar conclusões particularmente fortes dos dados", disse Latshaw à ESPN. "Estou olhando para todos os knockdowns e todos os knockouts, o que realmente não é uma boa maneira de estudar o impacto das luvas porque estou incluindo knockouts e knockdowns que vêm de chutes na cabeça, cotoveladas, joelhadas, coisas assim em que as luvas não são impactantes."

Image

Embora as luvas antigas estejam de volta à ativa, isso não significa que as "novas" luvas desapareceram para sempre... ainda.

Um porta-voz do UFC disse à ESPN que "alguns lutadores ainda podem estar usando as novas luvas em eventos futuros enquanto o UFC reabastece seu estoque de luvas clássicas". De acordo com White, os lutadores usarão as luvas "clássicas" no UFC 310 em 7 de dezembro.

"Eles tentaram uma ideia nova, e acabou sendo um erro, então decidiram voltar para as luvas antigas quando viram que elas não estavam funcionando", disse Moicano. "É melhor do que continuar tentando nos empurrar uma luva que todo mundo odeia. Isso é o que foi bom para os negócios.

"Não sei se algum dia conseguiremos a luva perfeita, mas espero que eles continuem tentando."

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso