Entre para seguir isso  
pipo

Após testar positivo no Pan de Jiu-Jitsu, Fellipe Andrew recebe gancho da USADA

Recommended Posts

 

 

Fellipe Andrew foi suspenso por dois anos pela USADA após testar positivo para a substância clomifeno; saiba mais

Por Carlos Targa • 10 de setembro de 2024 • Jiu-Jitsu
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
 

Após testar positivo no Pan de Jiu-Jitsu, Fellipe Andrew recebe gancho da USADA; veja

 

 

 
O faixa-preta Fellipe Andrew, campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2023, testou positivo para o uso de clomifeno em um exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) durante o Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024, onde foi campeão. Com isso, o lutador recebeu uma suspensão de dois anos sem poder competir nos campeonatos da IBJJF. O atleta acatou a decisão, que passou a valer no dia 16 de abril de 2024 e vai até 16 de abril de 2026.
 
Fellipe Andrew teve o título do Pan de Jiu-Jitsu 2024 retirado, além da perda de quaisquer medalhas, pontos e prêmios conquistados após esse período. O lutador poderá competir em torneios que não são regulamentados pela IBJJF. No entanto, o atleta enfrentaria Davis Asara no card do Polaris 29, que aconteceu no último sábado (7), mas a organização optou por seguir com a suspensão da USADA.
 
O clomifeno e seus metabólitos são substâncias específicas na classe de moduladores hormonais e metabólicos proibidos dentro e fora de competições. Segundo o Dr. Paulo Muzy, o clomifeno é uma substância usada para tratar a deficiência de testosterona. Entretanto, alguns atletas usam o clomifeno para encobrir o uso de esteroides.
 
Aos 29 anos, Fellipe Andrew foi campeão mundial de Jiu-Jitsu pela IBJJF em 2023. No último mês de agosto, o lutador disputou o torneio de Grappling Craig Jones Invitational e esteve perto de conquistar o título, que deu ao campeão o prêmio de US$ 1 milhão. O faixa-preta, todavia, foi derrotado na decisão por Nicky Rod. Antes disso, o atleta finalizou Anderson Munis em uma superluta no BJJ Stars 13.
 
Confira na íntegra o comunicado da USADA sobre a suspensão de Fellipe Andrew

A USADA anunciou que Fellipe Andrew Leandro Silva, de San Diego, Califórnia, atleta de Jiu-Jitsu Brasileiro, aceitou um período de dois anos de  suspensão por uma violação de regra antidoping após testar positivo para uma substância proibida.

Fellipe Andrew, de 29 anos, testou positivo para clomifeno e seus metabólitos como resultado de um teste de drogas em competição conduzido no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu da IBJJF de 2024, em 24 de março de 2024. Embora a IBJJF não seja signatária do Código Mundial Antidoping, a USADA foi contratada pela IBJJF para conduzir testes para o evento, onde coletou e analisou a amostra de Fellipe de acordo com os padrões internacionais da Agência Mundial Antidoping.

O clomifeno e seus metabólitos são substâncias especificadas na classe de moduladores hormonais e metabólicos, que são proibidos em todos os momentos pelo Código e pelo Protocolo da USADA para Testes de Movimento Olímpico e Paralímpico, que se aplicou com pequenas modificações ao Campeonato Pan de Jiu-Jitsu de 2024.

O período de suspensão de dois anos de Silva começou em 16 de abril de 2024, data em que sua suspensão provisória foi imposta. Além disso, Silva foi desqualificado de todos os resultados competitivos obtidos em competições sancionadas pela IBJJF ou por qualquer signatário do Código, e após 24 de março de 2024, data em que sua amostra positiva foi coletada, incluindo a perda de quaisquer medalhas, pontos e prêmios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024 revela teste positivo no antidoping: ‘Sabia dos riscos’

 

Yatan Bueno revelou o uso de substância para tratar uma lesão no ombro e deve ser destituído do título Mundial de Jiu-Jitsu

 

Campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2024 revela teste positivo no antidoping: ‘Sabia dos riscos’

 

 

 

O atual campeão mundial de Jiu-Jitsu no peso-pesadíssimo, Yatan Bueno, usou suas redes sociais para comunicar que testou positivo em um exame antidoping realizado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) durante o Pan-Americano de Jiu-Jitsu 2024. O lutador da Fratres revelou o uso do medicamento “Deca Durabolin” para o tratamento de uma lesão no ombro na competição em que foi campeão.

Em seu pronunciamento, Yatan revelou uma lesão crônica em seu ombro e que, para evitar o procedimento cirúrgico – que o tiraria do Mundial -, o atleta optou pelo tratamento com Deca Durabolin em uma dose pequena, mas o suficiente para ser flagrado no antidoping.

“Venho me pronunciar diante de uma circunstância que aconteceu comigo. Durante o Pan de Jiu-Jitsu 2024, meu ombro saiu três vezes do lugar. Isso não é uma lesão recente, é algo que carrego desde a faixa-roxa. Eu sempre tentei evitar a cirurgia com fortalecimento e coisas do tipo, mas o Mundial estava próximo”, declarou Yatan Bueno, que seguiu:

“Eu tentei fazer ozonioterapia, fisioterapia, várias coisas, mas dão deram certo. Então, eu falei com a minha médica e optamos por fazer uma aplicação de Deca (Durabolin) em uma dosagem pequena. Eu sabia dos riscos que poderiam acontecer, mas era meu sonho ganhar o Mundial. Eu estava bem preparado, mas aconteceu que eu caí no doping e fui suspenso”, finalizou o faixa-preta.

Vale ressaltar que a USADA, agência responsável pelos testes durante o Pan de Jiu-Jitsu 2024, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso e nem sobre o tempo em que Yatan ficará suspenso. Conforme outras punições, o “gancho” do atleta deve ser retroativo a partir da data do Pan. Com isso, o faixa-preta deve ser destituído dos títulos Pan-Americano e Mundial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso