Entre para seguir isso  
Horus

Dana White fala sobre a recente morte no MMA

Recommended Posts

A morte de Michael Kirkham em 26 de junho, a segunda do MMA na história dos EUA em um evento sancionado, foi um alerta aos perigos da regulamentação insuficiente. Os desdobramentos dos lutadores não estarem sendo sinceros nos pedidos de licença, do esporte conseguir aprovação em novos estados e dos promotores de eventos cortarem custos podem ser trágicos.

Mas Dana White, presidente do UFC, insiste que o MMA não é somente seguro, sendo o esporte mais seguro do mundo quando regulado corretamente.

"Esse é esporte mais seguro do mundo, quando feito adequadamente," White disse quando perguntado da infeliz morte de Kirkham.

Michael Kirkham morreu após sua estreia profissional no MMA, dia 26 de junho, quando o Dash Entertainment e o King MMA co-promoveram o "Confrontation at the Convocation Center”, evento acontecido no USC Aiken Convocation Center, em Aiken, Carolina do Sul. Uma autópsia determinou que a morte ocorreu devido a uma hemorragia subaracnóidea no cérebro.

White reconheceu a fórmula potencial para o desastre quando empresários menores se aventuram na organização de eventos de MMA, sem a segurança financeira para assegurar exames médicos preliminares nos atletas.

"Quando vamos lá e fazemos a sanção do esporte em todos esses estados diferentes, aparece o problema. Preciso que essas promoções menores existam, mas aí é que está. Se você não pode custear os exames adequados antes das lutas, você não pertence a esse negócio."

Uma morte é o pior pesadelo para uma promoção. A regulamentação dos exames padrões e o policiamento das promoções cabem somente às comissões de cada estado.

Para lutar na Carolina do Sul, não é necessário ao lutador passar por um exame clínico completo.

Perguntado sobre a responsabilidade do corpo regulamentar, White disse: "Sim. Esses são os exames exigidos em todos os estados. Deveriam ter sido feitos. Deveriam ter sido feitos."

"No final das contas não ligo qual é o estado, qual é a comissão. Se a companhia não tem dinheiro suficiente para fazer os exames médicos adequados nos lutadores antes da luta, que vá abrir uma loja de doces. Vá fazer outra coisa. Abra uma lavanderia. Esse não é o negocio em que você deveria estar."

White acredita que Kirkham entrou em sua última luta com um problema pré-existente, que não foi detectado.

"Aquela luta durou 22 segundos. Não foi uma batalha de 3 rounds na qual esse jovem levou muitas pancadas na cabeça. Não sou médico, mas acredito em uma lesão pré-existente que não foi achada nos exames pré-luta. E se você não tem o dinheiro para fazer os exames adequados, vá para outro negócio. Esse não é o negócio para você."

White pode estar certo. Kirkham lutou apenas 63 dias antes da fatídica noite de 26 de junho, perdendo por nocaute técnico no dia 24 de abril em uma luta amadora. Ele recebeu uma suspensão médica padrão de 30 dias sem contato, significando ficar sem sparring com golpes na cabeça.

Na papelada da luta, Kirkham deixou em branco a questão que perguntava se ele já havia sido suspenso em algum estado.

O UFC é a promoção de MMA que mais lutas organizou no mundo e jamais sofreu uma única morte. White atribui essa estatística aos exames médicos pré e pós-luta apropriados e também à regulamentação adequada, adicionando que medidas preventivas salvam vidas.

"O UFC já salvou vidas. Caras vieram para o 'The Ultimate Fighter' com lesões no cérebro, todos esses tipos de problema, e eles foram detectados. Você pode fazer uma tomografia computadorizada, uma ressonância magnética, um eletrocardiograma. Uma bateria de exames completa antes de competir. Quando isso é feito você acha o que está errado. Thiago Alves (que não foi liberado para a revanche contra Jon Fitch - no UFC 111 - devido a uma anormalidade no cérebro) lutou por muito tempo no UFC. Alguma coisa estranha e misteriosa aconteceu no cérebro dele. Se ele estivesse lutando naquele evento da Carolina do Sul, provavelmente eles nunca se dariam conta. Nunca houve uma morte no UFC."

Se o destino de Kirkham seria diferente com exames pré-luta mais severos, nunca saberemos. Mas as indicações de que o ocorrido poderia ter sido evitado devem alertar os que comandam o esporte, ou pelo menos esperamos por isso.

http://www.mmaweekly.com/absolutenm/templa...2&zoneid=13

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente ele está certo. Tem que ter estrutura!!

Sem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há riscos inerentes à prática das artes marciais, e a única maneira de minimizar estes riscos realmente é com exames. Porém como um evento menor pode arcar com uma bateria de 16 exames, admitindo que teremos 8 lutas pelo menos? No Brasil não recordo de ter sequer ouvido falar de um evento, seja Bitetti, Jungle, ou qualquer outro que tenha realizados exames prévios minuciosos nos atletas. Pra piorar a situação, na ânsia de se tornarem cascas muitas academias até famosas o povo é nocauteado e nada acontece, e a maioria dos atletas não tem nenhuma orientação sobre o perigo de pancadas na cabeça. É uma coisa que sempre me preocupa como promotor, e apesar de disponibilizar o socorro o ideal realmente seria agir como o UFC, mas aí haja $$$.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"O UFC já salvou vidas.

rsrsrsrs... Esse Dana White eh uma figura... para ele o UFC eh a salvacao do planeta....

mas ele ta certo.

apesar de que, principalmente no comeco, duvido que o UFC tivesse tanto cuidado assim... tem sua parcela de sorte de nunca ter ocorrido nada grave no 8.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dana tá certíssimo, a prova disso foi Tiago Alves que ficou impedido de lutar por um período de tempo, e só foi libereado depois que fez uma cirurgia para contornar o problema!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho o UFC muito correto neste aspecto, vejo alguns eventos bem menores que nem médico tem, os atletas terminam as lutas machucados e tem que ir p pronto de socorro ainda esperar ser atendido, é complicada a vida destes atletas que não são de ponta, tem que gostar muito e ser meio maluco pra encarar essas situações por R$300,00 as vezes quando recebem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cipó, é só exigir dos lutadores que tragam os resultados dos exames por si próprios. Qualquer plano de saúde de 200 reais por mês cobre a maioria dos exames.

Muitos lutadores não tem grana nem para o ônibus direito, imagina pagar plano de saúde.

Mas há outros meios de se contornar isso. Uma delas é ter uma clínica ou hospital como patrocinador/parceiro do evento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CORRETO DANA BRANCO!!!

MAS DA UMA DE SALVADOR DE VIDAS É DEMAIS

KKKKKKKKKKKKKKKK

WAR DANA BRANCO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Diego Silveira

Dana White está 100% certo.

O pessoal as vezes fala mal dele(eu tbm), mas o cara é muito profissional e leva muito, mas muito a sério o que faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o Dana White e' muito esperto,por isso ele investe muito nisso, ele sabe que se morrer 1 lutador do UFC no octagono a organizacao dele simplesmente vai acabar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é certa: Dana tem pavor que aconteça uma desgraça dessa no UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara pode ser odiado por milhões, mas é extremamente competente e responsavel no que faz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso