Nov 27 2009, 08:06 PM
|
|
![]() Grupo: Membros Posts: 983 Registrado: 26-November 05 De: niteroi RIO DE JANEIRO Membro nº: 5770 |
Sérgio Moraes
sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 18:00:01 Por Erik Engelhart Depois de ser nocauteado pelo californiano Brett Coopers, no último Jungle Fight, o campeão mundial de Jiu-Jitsu, Sérgio Moraes, conversou com a TATAME e mostrou que está com a cabeça no lugar. O faixa-preta garantiu que não subestimou seu adversário, falou sobre os seus planos para o futuro, do projeto que inaugurou na Cohab, comentou a expectativa de sua volta às competições de pano, no começo de dezembro, e disse ainda que, mesmo nos dias atuais, o Jiu-Jitsu pode prevalecer sobre as outras lutas no MMA. Confira esses e outros assuntos no bate-papo abaixo. Quais fatores você acha que determinaram sua derrota no Jungle Fight? Foi uma série de fatores... Passado um tempo, tomei coragem para assistir a luta e pude ver que foi uma série de fatores que ocasionaram a minha derrota, como treinamento errado, aceitar uma luta atrás da outra. Eu nunca havia feito isso e o meu corpo sentiu bastante esse sobe e desce de peso. Eu estava treinando para lutar até 75kg com o Mendigo (Tony de Souza) e, na semana da luta, fiquei sabendo que ia lutar até 79kg. Acabei sentindo esse sobe e desce de peso. Eu estava preparado para lutar com um adversário e de repente trocam, eu perdi minha estratégia, e o detalhe é que o meu adversário é da mesma academia do Mendigo, eles estavam acostumados com o meu jogo, mas eu não estava acostumado com o jogo deles. E se você parar para pensar, aquele foi o único soco que ele acabou conseguindo e encaixou. Eu cansei demais, sou um atleta com um bom preparo físico, mas não estava me sentindo bem e aconteceu o que aconteceu. Quais foram os erros dos seus treinamentos? Meus treinos foram errados porque na maioria deles eu procurei treinar aqui na Cohab, não foquei no lugar certo, não fui buscar treino de sparring. Treinei bastante aqui, mas não com muita qualidade. Acho que errei nesse detalhe, de não procurar sparrings, mas isso já está sendo corrigido. Estou com a cabeça no lugar, e é nas derrotas que a gente consegue evoluir. Eu consigo evoluir muito nas derrotas. Qual aprendizado você tirou dessa derrota? Acho que o maior aprendizado foi que agora não vou mais aceitar uma luta atrás da outra como eu fiz, esse foi o meu maior erro. Meu erro foi achar que eu posso tudo, que podia lutar na categoria até 79kg, sendo que eu ia lutar até 75kg. Meu corpo sentiu muito, apesar de eu ter me sentido bem, estava melhor tanto em pé quanto no chão, mas meu rendimento caiu muito rápido e não consegui me recuperar. Dominei o primeiro round e voltei muito cansado no segundo, esse foi meu maior aprendizado. Ao final da luta, o Brett Cooper comentou que achava que você tinha subestimado ele. O que achou dessa declaração? Não procede. Não tiro nenhum mérito dele, eu estava pronto e, se ganhasse, estava tudo certo, mas como eu perdi não posso falar que está tudo errado. Foi total mérito dele mesmo, parabéns para ele, mas eu sei que eu perdi para mim mesmo, não fui derrotado por ele. Gostaria que a gente se encontrasse para lutar de novo. Eu não o subestimei, jamais abaixaria a guarda para provocar. Eu abaixei a guarda por que estava cansado, jamais querendo botar marra em ninguém, sempre respeito meus adversários. E depois dessa luta, como andam os treinamentos, tem alguma novidade? Estamos aguardando, estou treinando muito, focado e estou super feliz com outra parte da minha vida que está acontecendo. Estou inaugurando o Centro Esportivo da Cohab, estou realizando um grande sonho de um projeto que eu sempre tive, vou poder dar uma oportunidade para a molecada aqui. Graças a Deus, com essas lutas que eu venho fazendo, com as parcerias que eu venho fechando, vou poder ajudar a galera. Temos um tatame grandão para a molecada. Pretendo comprar uma aparelhagem melhor para o projeto, estamos só dependendo de uma parceria para poder trazer os equipamentos da parte em pé que a gente ainda não tem. Se alguém quiser ajudar a rapaziada da Cohab 2, eu ficaria grato, a molecada está amarradona. Quais são as expectativas para esse final de ano? Vai competir no pano? Vou lutar no pano no campeonato da WLPJJ, vou afiar o Jiu-Jitsu, fazer uma força, me testar e vamos ver no que vai dar. Espero continuar com o pé direito no Jiu-Jitsu. Eu jamais vou largar o Jiu-Jitsu, eu amo demais o que eu faço, mas infelizmente a remuneração no MMA faz com que os atletas priorizem esse esporte, mas eu sempre que tiver um espaço vou lutar no Jiu-Jitsu, não abandono nunca. Podem esperar muito giro na luta, nessa minha volta no pano, vou fazer lutas movimentadas e com determinação. Sempre entro para ganhar, vamos lá lutar o Jiu-Jitsu, brincar, para sentir aquela alegria de estar no tatame. O que achou do seu ano de 2009 e o que espera para 2010? Vai focar mais no Jiu-Jitsu ou no MMA? O ano de 2009 foi excelente para mim, pois adoro estar lutando sem nenhuma contusão grave, para mim foi tudo “okâ€. Podem esperar um 2010 muito bom, eu e o Coringão vamos vir super fortes, o Coringão com a Libertadores e eu com os demais campeonatos (risos). Vou focar nos dois, Jiu-Jitsu e MMA, que caminham juntos, e ainda vou provar para muita gente que o Jiu-Jitsu vence no MMA. Mesmo o esporte estando atualizado e moderno como está, onde todos sabem um pouco de tudo, o Jiu-Jitsu pode prevalecer. Fonte:TATAME Este post foi editado por Fasak"Teixeirinha jj": Nov 27 2009, 08:07 PM -------------------- minotauro ja passou do tempo de tomar juizo + vc prefere tomar porrada...fazer oq neh??
|
|
|
|
Fasak"Teixeirinha jj" entrevista com Sergio Moraes Nov 27 2009, 08:06 PM
gogoplata voador foi o tony de souza (mendigo) que ele ia lutar, e... Nov 27 2009, 09:04 PM
pipo acho que o Sergio tem futuro.. agora tem que ter u... Nov 27 2009, 09:37 PM
M.TIGER Isso ae Serginho, luta o campeonato do Fepa em DEZ... Nov 27 2009, 09:37 PM
thomaz.andrade "Meus treinos foram errados porque na maioria... Nov 27 2009, 10:09 PM
RODRIGO FARIA qual cohab que ele está com esse projeto? taipas o... Nov 28 2009, 08:52 AM
SubfighterBR Adiciono mais um erro dele: achar que MMA é submis... Nov 28 2009, 06:51 PM![]() ![]() |