Entre para seguir isso  
Scolfield

Buchecha campeão mundial absoluto pela quinta vez

Recommended Posts

bucha.jpg

 

Fim de papo em Long Beach, na Califórnia. Após quatro dias de ação, com o que há de melhor na arte suave no planeta, a 22° edição do Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, realizada em 2017, chegou ao fim no domingo, 4 de junho, com a cereja do bolo: as finais de peso e absoluto entre os faixas-pretas.

GRACIEMAG acompanhou todos os detalhes do torneio, que coroou Marcus Buchecha (Checkmat) e Tayane Porfírio (Alliance) como os maiores campeões do dia, na conquista de peso e absoluto em suas respectivas categorias, além da primeira vitória da Atos Jiu-Jitsu na pontuação por equipes, desbancando a muitas vezes vencedora Alliance, que ficou em segundo lugar no adulto masculino. A Alliance venceu na disputa do feminino.

A final do absoluto: Buchecha x Lo para a história

Uma pergunta que ficou no ar na Pirâmide: teria sido o pior Mundial de Leandro Lo, ou o melhor Mundial de Leandro Lo?

Sim, pois o craque da Ns Brotherhood, pela primeira vez em anos, voltou sem uma medalha de ouro. Pensando assim, talvez tenha sido um Mundial abaixo da expectativa para o paulista. Ao mesmo tempo, pode bem ter sido o melhor de sua carreira, afinal Lo foi pela primeira para a final do absoluto faixa-preta, e num lutaço, por pouco não conseguiu concretizar a queda em cima de Marcus Buchecha e vencer a final do absoluto, no último lance do duelo.

Tudo começou com Lo puxando para a guarda. Buchecha impunha muita pressão, até que a luta se embolou e ambos caíram na guarda 50/50. Leandro abriu a contagem em 2 a 0, ao subir depois de sem embolar com o grandalhão na 50/50. Buchecha, por sua vez, devolveu a raspagem em outro lance que levantou a galera. O duelo só foi decidido na pontuação porque Lo, para se desvencilhar de uma pegada quase fatal de Buchecha, saiu escorregando para fora da área de luta, e levou uma punição. No fim das contas, a guerra final foi eletrizante até os últimos segundos, e venceu o melhor. Buchecha agora é cinco vezes campeão mundial absoluto, com dez títulos no total, igualando os dez ouros de Roger Gracie (três absolutos e sete no peso). Mais uma marca para o imbatível Buchecha.

Meregali e a nova geração do Jiu-Jitsu

No peso pesadíssimo, Marcus Buchecha brilhou novamente. Venceu Igor Tigrão, estrangulou um perigosíssimo João Gabriel Rocha e goleou Gustavo Dias. Já Lo, muito focado no absoluto, talvez não tenha sido tão brilhante no peso. Já havia vencido Matheus Diniz na decisão dos árbitros, em luta muito parelha neste domingo, e na final acabou caindo na armadilha traçada pela excelente guarda de Nicholas Meregali. O aluno de Mário Reis na Alliance em Porto Alegre começou a luta puxando para a guarda De la Riva e acabou invertendo Lo. Leandro ainda tentou raspar de volta duas vezes, variou para as costas, mas Nicholas se equilibrou como pôde e arrancou a vitória sobre o sobrenatural Lo.

Tayane, a nova rainha da Alliance

tay.jpg

 

Curioso o domínio da equipe de Romero Jacaré e Fabio Gurgel no feminino. Antes era Gabi Garcia. Depois, Dominyka, a loura treinada por Marcelo Garcia. Agora, no absoluto feminino, o domínio é de Tayane Porfírio, aluna de Alexandre Paiva na Alliance carioca.

Após ganhar peso e absoluto em todos os grandes torneios do Grand Slam, Tay queria completar o feito na Pirâmide do Mundial. E fez bonito: na final do superpesado, deu uma chave de joelho na finlandesa Venla. No absoluto, começou tentando achar um caminho para passar a guarda da duríssima Nathiely Jesus, sua velha conhecida desde a faixa-roxa.

Tayane custou a domar a guarda da aluna de Cicero Costha, mas enfim montou e pegou Nathi numa chave americana, e assim ganhou seu primeiro título absoluto na faixa-preta.

Tayane foi mais uma representante da nova safra do Jiu-Jitsu a chegar ao pódio mais desejado da modalidade. Basta ver que, no masculino faixa-preta, a nova safra dividiu passo a passo o terreno com os veteranos. Tivemos entre os campeões alguns velhos conhecidos dos fãs, como Bruno Malfacine, Rubens Cobrinha, Lucas Lepri, André Galvão e o já citado Buchecha; Entre as novidades, Michael Musumeci, que superou João Miyao, Gabriel Arges e Nicholas Meregali. Mikey Musumeci, por sinal, com o feito sagrou-se o terceiro lutador não-brasileiro a ser campeão mundial na faixa-preta. Antes dele, BJ Penn em 2000 e Rafael Lovato em 2007 haviam conquistado tal façanha. (Robert Drysdale e João Roque também tinham cidadania americana quando chegaram lá, mas eram também brasileiros.)

No feminino, a renovação também aconteceu, como na vitória de Talita sobre Gezary e em outros grande combates.

RESULTADOS - FAIXA-PRETA

FEMININO

Galo
Rikako Yuasa finalizou Rayanne dos Santos no estrangulamento pelas costas

Pluma
Talita Alencar venceu Gezary Matuda por 2 a 0 no pontos (queda)

Pena
Maxine Thylin e Ana Carolina Schmitt fecharam para a Gracie Humaitá

Leve
Luiza Monteiro venceu Beatriz Mesquita por desqualificação (cruzou o joelho)

Médio
Ana Carolina Vieira venceu Monique Elias por 12 a 0 nos pontos

Meio-Pesado
Nathiely de Jesus finalizou Andresa Correa no estrangulamento da montada

Pesado
Cláudia Doval venceu Talita Treta por 4 a 0 nas vantagens após 2 a 2 nos pontos

Super Pesado
Tayane Porfírio finalizou Venla Luukkonen no leglock

Absoluto
Tayane Porfírio finalizou Nathiely de Jesus na americana

MASCULINO

Galo
Bruno Malfacine venceu Caio Terra por 2 a 0 nas vantagens, após 4 a 4 nos pontos

Pluma
Michael Musumeci venceu João Miyao por 4 a 2 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Pena
Rubens Cobrinha venceu Leonardo Cascão por 1 a 0 nas vantagens após 2 a 2 nos pontos

Leve
Lucas Lepri venceu Roberto Satoshi por contusão (queda e deslocamento de ombro)

Médio
Gabriel Arges finalizou Marcos Tinoco no estrangulamento pelas costas

Meio-Pesado
André Galvão venceu Patrick Gaudio na decisão dos árbitros após 2 a 2 nos pontos

Pesado
Nicholas Meregali venceu Leandro Lo por 2 a 0 nos pontos (raspagem)

Super Pesado
Erberth Santos venceu Bernardo Faria por 9 a 0 nos pontos

Pesadíssimo
Marcus Buchecha finalizou Gustavo Elias no estrangulamento por cima

Absoluto
Marcus Buchecha venceu Leandro Lo por 1 a 0 nas vantagens após 2 a 2 nos pontos

http://www.graciemag.com/2017/06/05/mundial-de-jiu-jitsu-2017-marcus-buchecha-vence-leandro-lo-e-tayane-porfirio-bate-nathiely-de-jesus/

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso