Entre para seguir isso  
Scolfield

O desafio do Jiu-Jitsu contra a Luta-Livre em 1991

Recommended Posts

Nos últimos meses, o “Causos & Histórias” esmiuçou em cinco capítulos toda a complexa história da rivalidade entre Luta-Livre e Jiu-Jitsu. Desde a briga entre membros da família Gracie e Mario Dumar (Cunhado de Flávio Molina) no Carnaval de Teresópolis em 1981, passando pela invasão da Academia Naja, o Vale-Tudo de 1984; o desafio feito por Rickson no templo da Luta-Livre; a briga na praia do Pepê; até chegar a histórica Invasão da Academia Gracie pela Luta-Livre.

Todos estes episódios só contribuíram para o acirramento dos ânimos entre as duas modalidades. Mas antes que a rivalidade terminasse em tragédia, as lideranças acharam por bem resolver a questão de maneira “esportiva”, organizando um Vale-Tudo confrontando os quatro melhores das duas modalidades num evento realizado no Grajaú em 31 de Agosto de 1991 e transmitido ao vivo pela Rede Globo para todo o Brasil.

Neste primeiro episódio sobre o Vale-Tudo do Grajaú, Wallid Ismail, Eugênio Tadeu, Fábio Gurgel, Murilo Bustamante, Hugo Duarte, Marco Ruas, Sylvio Behring, Mario Sperry e João Alberto Barreto (árbitro das lutas) relembram como foi o desafio feito por Wallid num jornal, os detalhes da histórica chegada dos líderes da Luta-Livre na Copa Nastra de Jiu-Jitsu para aceitar o desafio e como foi feita a escolha dos times e o treinamento das duas equipes.

Na semana que vem, traremos o episódio final com os protagonistas descrevendo as lutas e todos os detalhes dos bastidores do evento que consagrou o Jiu-Jitsu nacionalmente.

Relembre a ordem cronológica da Rivalidade entre Jiu-Jitsu e Luta-Livre, da invasão da Academia Naja até o Vale-Tudo de 1991:

– A Invasão da Academia Naja

– Vale- Tudo do Maracanãzinho 1984 – (Parte 1 – O desafio)

– Vale-Tudo de 1984 (Parte 2 – As Lutas)

– Rickson e o desafio no templo da Luta-Livre

– A briga no Pepê e a Invasão da Academia Gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito da hora essas histórias isso ninguém apaga e acho que ninguém saiu perdendo o crescimento do esporte esta ai para todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pena que o Marco Ruas preferiu lutar em Manaus e o Marcelo Behring se machucou. Se tivesse Rickson x Ruas (como o promotor sugeriu) ou Rickson x Bitetti (como o Ruas sugeriu) e se o Behring tivesse lutado com o Hugo, este teria sido um dos melhores eventos já realizados no Brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso