Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Entrevista - Mestre Candoca - 8o GRAU DE JIU-JITSU

Recommended Posts

Entrevista bastante superficial, conta apenas por cima como era na época do Mestre Candoca.

Não tem nada pra refletir aí sobre a defesa pessoal. Como eu disse, como o mestre é das antigas, simplesmente reproduzia o método dos Gracie.

Meu mestre que é preta do Carlson também adora defesa pessoal, mas como já foi discutido no outro tópico, a tendência é ser reduzido cada vez mais. O discurso dele é idêntico ao dos Gracie e dos mestres mais velhos. Entretanto, a nova safra de pretas sabe cada vez menos de defesa pessoal e vejo isso como irreversível.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

triste panorama

um cidadao vai a academia em busca de saber se defender, mas se quiser, é obrigado a treinar JJ de competição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei la, acho que se o cara quer aprender a se defender de arma, faca, essas coisas eh melhor ir pro Krav Maga. pelo que eu ja vi me parece mais eficiente para defesa pessoal do que o ensinado no jiujitsu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa luta é uma colcha de retalhos

sim, já presenciei aula dessa luta

o JJ é superior, mais completo, coisa e tal

mas é verdade, do jeito que está, é melhor ir mesmo pruma academia de KM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu. como policial, acho o seguinte: Existem duas situações, a defesa pessoal propriamente dita, que consiste em sequencias pré-estabelecidas de defesa pra situações especificas e depende muito de uma situação ideal e o combate de rua, a defesa pessoal pra briga mesmo agressões.Pra essa, nada melhor que jiu jitsu e muay thai, pq são artes que vc treina exatamente como lutaria num torneio, num mma ou por sua vida.

Eu não acho que a tendencia seja a parte "kata" do jiu jitsu desaparecer não. Acho que a tendencia é que ela acabe se tornando curso especifico, como se ve no Judo, por exemplo. E convenhamos, quem ja conhece os fundamentos da arte marcial,apenas "monta" as tecnicas de defesa pessoal, numa aula especifica. Pegar um leigo pra ensinar bloquear um soco, enrolar, quedar e finalizar é uma coisa; Pegar um azul de jiu que ja te noção de distancia, base, bloqueio, queda e finalização, é outra. Quem vai ter mais eficiente? O que aprendeu direto a defesa pessoal, ou o atleta? Eu voto no atleta. Uma coisa que o pessoal tende a esquecer quando fala de competição e de defesa pessoal é que a competição trabalha o aspecto mais importante pra defesa pessoal: adrenalina, nervosismo, tensão. Fazer uma tecnica no teu parceiro de treino conivente é uma coisa...fazer a ver, amigo, é outra. O exemplo que costumo dar é o de fazer tecnicas de primeiros socorros na gostosinha da tua sala, limpinha e sorridente e pegar o maluco arrebentado, preso nas ferragens, no meio de uma multidão gritando e ter pressionando e correndo contra o relogio, pois ele pode morrer.

Em todo caso, pra quem quer ver a defesa pessoal do Jiu Jitsu, procure o video do Franciso Mansou sobre o tema, o melhor que já vi e baixe o manual do Royce e Charles nessa comunidade de orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx...210&start=1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendo, se a defesa pessoal que está esquecida, porque o Royce , Royler e outros Gracies apanham tanto no vale tudo atual? Não seria o caso de usuar a defesa pessoal? Será que funciona mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sistema de treinos dos Gracie, antigamente, era muito diferente do de JJ de hoje. Ídem para formação de instrutores. As regras para mudança de faixa e o sistema de treinos faixa-a-faixa foi sendo sistematizado dos anos 1970 para cá.

A questão do que treinar é o seguinte: pega daquela época as lutas do George, do Hélio, do Hemetério, do Carlson, do Ivan, do Euclides e citem as técnicas de defesa pessoal em pé empregadas... Na prática, o negócio era:

a) cinturar, baianar, botar para baixo e definir;

b) aprouch, trançar pernas, botar para baixo e definir;

c) boxear, encurtar e fazer ítem a ou b.

KRAV-MAGA, como AIKIDO é uma farsa bem comercializada.

Editado por MANOEL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu. como policial, acho o seguinte: Existem duas situações, a defesa pessoal propriamente dita, que consiste em sequencias pré-estabelecidas de defesa pra situações especificas e depende muito de uma situação ideal e o combate de rua, a defesa pessoal pra briga mesmo agressões.Pra essa, nada melhor que jiu jitsu e muay thai, pq são artes que vc treina exatamente como lutaria num torneio, num mma ou por sua vida.

Eu não acho que a tendencia seja a parte "kata" do jiu jitsu desaparecer não. Acho que a tendencia é que ela acabe se tornando curso especifico, como se ve no Judo, por exemplo. E convenhamos, quem ja conhece os fundamentos da arte marcial,apenas "monta" as tecnicas de defesa pessoal, numa aula especifica. Pegar um leigo pra ensinar bloquear um soco, enrolar, quedar e finalizar é uma coisa; Pegar um azul de jiu que ja te noção de distancia, base, bloqueio, queda e finalização, é outra. Quem vai ter mais eficiente? O que aprendeu direto a defesa pessoal, ou o atleta? Eu voto no atleta. Uma coisa que o pessoal tende a esquecer quando fala de competição e de defesa pessoal é que a competição trabalha o aspecto mais importante pra defesa pessoal: adrenalina, nervosismo, tensão. Fazer uma tecnica no teu parceiro de treino conivente é uma coisa...fazer a ver, amigo, é outra. O exemplo que costumo dar é o de fazer tecnicas de primeiros socorros na gostosinha da tua sala, limpinha e sorridente e pegar o maluco arrebentado, preso nas ferragens, no meio de uma multidão gritando e ter pressionando e correndo contra o relogio, pois ele pode morrer.

Em todo caso, pra quem quer ver a defesa pessoal do Jiu Jitsu, procure o video do Franciso Mansou sobre o tema, o melhor que já vi e baixe o manual do Royce e Charles nessa comunidade de orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx...210&start=1

caramba, perfeito... a parte grifada é a melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo

concordo, mas acho que leva vantagem na porrada o que luta em competição e tem jogo solto, se só sabe amarrar, vai penar na hora da peia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso