Caliani

Alistair Overeem e a falta de disciplina na trocação

Recommended Posts

Esse texto explica como e por que o Overeem foi nocauteado por um sujeito tão inferior tecnicamente. Vale a leitura, mas pra resumir, diz que o nocaute aconteceu devido à defesa precária do Overeem POR CAUSA do desleixo dele. Lembrando que contra o Werdum matacobreiro ele também entrou subestimando totalmente a trocação dele e engoliu um monte de soco à toa. Só que contra o Pezão isso foi fatal e ele acabou pagando o preço por ser tão arrogante.

***

Alistair Overeem e a falta de disciplina na trocação

082_alistair_overeem_vs_antonio_silva_gallery_post_display_image.0_standard_500.0.jpg

A derrota de Alistair Overeem por nocaute para Antônio Pezão destacou a importância da disciplina na trocação. Até os melhores trocadores no mundo podem ser nocauteados quando eles se comportam com fanfarronice. Nós veremos neste artigo como Overeem jogou a luta no lixo.

Esqueça o que você escutou sobre esportes de combate se basearem em empolgação, paixão e durabilidade - está errado. Lutar é um jogo de gato e rato, e a luta inteira deveria ser aproveitada para enganar e machucar o oponente quando este acredita tê-lo feito. Esperteza conecta golpes, e não mãos rápidas ou queixos de aço.

Eu quero tomar alguns segundos para falar de algo que eu frequentemente menciono fora de mão, mas que diz respeito a grande diferença entre conhecer o jogo e ser ótimo nele. Um lutador é mais do que um indivíduo, nos grandes eventos de esportes de combate ele é uma manifestação de seus treinadores e da estratégia e métodos de treinamento de sua equipe. Trata-se, é claro, de uma pessoa contra a outra, uma vez que a porta da jaula se fecha e os segundos passam, mas há toda uma equipe por trás de tudo isso, apoiando o sucesso daquele lutador. Isto posto, um lutador nada mais é do que um bom representante das estratégias e ideias de uma equipe - porque eles são um indivíduo e sofrem com todos os percalços que acompanham o processo. O único aspecto que dita a qualidade do pincel que desenha a estratégia coletiva no tablado da jaula é a disciplina.

Disciplina é a verdadeira commodity no mundo das lutas: treinar por alguns anos com um técnico bem informado pode ensinar a qualquer cara esperto um bom conhecimento de ciência de trocação, mas isto é quase sempre descartado no cage quando a disciplina desaparece. Toda tentativa de investida deveria começar com um movimento bom e seguro (como fazer o oponente virar com movimento de pernas, trabalhar um jab firme e movimento de cabeça com antecipação, uma finta de mão) e culminar com uma saída da linha de ataque anterior ou um clinch. Este é o padrão básico de ofensiva. Se um lutador executa isto ele será muito difícil de ser acertado ao entrar ou sair do raio de ação e ditará o rumo destas trocas. Infelizmente é quase impossível fazer isso constantemente durante um round de três minutos, quiçá em três rounds de cinco minutos. Uma das razões que explicam por que o grande Manny Pacquiao tem sido tão sucedido é a de que ele constantemente utiliza os ângulos e mexe sua cabeça em momentos em que outros caras já teriam se cansado de fazer isso.

Trocentas coisas podem fazer um lutador perder a disciplina - parar de sair do raio após golpear ou deixar a guarda abaixar. A mais comum é cansaço, que explica por que gás é tão importante para um lutador. Mas talvez a mais assustadora para um técnico seja o excesso de confiança. A carreira de Alistair Overeem têm se mostrado em vários highlights nos momentos em que ele abandona a luta e permite que seu oponente vença, mas o seu confronto com Antônio Pezão deve ter sido a sua pior demonstração disto até hoje. Overeem desta vez não pareceu cansar tanto, mas suas persistentes tentativas de cometer decisões táticas absurdas o levaram a ser nocauteado por um adversário sem quase nenhuma ciência de trocação da sua parte.

AO_1_medium.png

Desde os primeiros instantes da luta Overeem se mostrou demasiadamente confiante na sua trocação. Overeem nunca foi um bom boxeador - ele é um lutador de clinch com um grande contragolpe e alguns setups astutos - mas diante de Pezão ele estava totalmente pretensioso de que tinha o melhor boxe da categoria. Toda vez que Overeem jogou seu clássico overhand (poucas vezes num timing tão bom como nas vezes contra Ben Edwards ou Tyrone Spong) ele abaixou a sua mão esquerda na altura da coxa, expondo todo o seu lado direito do queixo a socos.

Essa foi a maior falha visível da performance de Overeem desde o começo - ele tentou tudo desguarnecido, sem uma guarda no lugar. Mesmo os melhores strikers no mundo cometem erros e não calculam corretamente a distância ou timing, e as guardas estão lá para prevenir que estes erros revertam lutas. Vamos dar uma olhada no shoulder roll seguido por um uppercut de direita de contragolpe que Overeem executou no primeiro round.

AO_2_medium.png

Parece muito bom, não parece? Vamos ver por outro ângulo.

AO_3_medium.png

A mão direita de Pezão passa a centrímetros do queixo de Overeem. Contra qualquer lutador verdadeiramente adaptado a defesa com shoulder roll, o soco deveria ter acertado o ombro esquerdo, que deveria estar prensado no lado esquerdo do queixo. Em vez disso, Overeem não estava olhando o soco e não tinha guarda no lugar caso desse errado. O shoulder roll é primariamente uma evasiva mas é uma técnica híbrida - o ombro se coloca na frente do queixo para minimizar o impacto de quaisquer golpes que persigam o lutador. Defender com o ombro deve ser feito contra golpes fortes, já tentar se esquivar de um direto de direita de um cara de 130 quilos ao se inclinar para trás é uma ideia muito, muito horrorosa. Veja como o ombro da frente de James Toney segue o seu queixo pelo corpo:

Pezão teve dificuldades contra lutadores rápidos e mais leves anteriormente. Oponentes que não mostrarem a ele de onde os socos vêm e voltam o colocarão em grande perigo como Cormier fez. Mike Kyle conseguiu derrubá-lo enquanto o grande Fedor Emelianenko não conseguiu. A diferença é que Fedor naquela altura estava sempre começando os ataques com um overhand de direita - em vez de usar a variedade brilhante do seu auge - enquanto Mike Kyle surpreendeu Pezão completamente desprevenido. Toda vez que Overeem suingou a sua mão direita, tudo o que Pezão teve de fazer foi se proteger e devolver os socos. Como Overeem sempre se deixou exposto após suingar, Pezão começou a ter êxito logo nos primeiros instantes do segundo round.

AO_4_medium.png

Aqui Overeem ataca com um gancho de direita mas deixa seu lado esquerdo exposto, Pezão devolve e conecta uma mão direita no queixo exposto de Overeem.

AO_5_medium.png

A mesma coisa acontece aqui - Overeem joga um gancho de direita, Pezão se protege e ataca de volta.

Algo que Overeem também tentou fazer durante a luta foi se abaixar sem qualquer tipo de guarda para se proteger.

AO_7_medium.png

No segundo round, Pezão também estava tentando capitalizar em cima disso - jogando uppercuts quando percebia que Overeem abaixava a cabeça.

AO_6_medium.png

Ao_8_medium.png

O primeiro golpe realmente significante que Pezão encaixou veio no fim do segundo round quando Overeem jogou um uppercut de direita selvagem, expondo o lado esquerdo do seu queixo de novo. Pezão devolveu com seu próprio uppercut.

O terceiro round começou com uma colisão de cabeça dos gigantes e depois teve um "empurrão" para a grade. Quando Pezão se livrou, Overeem tentou reestabelecer o clinch e comeu um jab firme e um uppercut que o deixou em apuros.

AO_9_medium.png

Overeem se protegeu bem contra a saraivada de Pezão e já estava sentindo, mas foi na sua mudança de nível desprotegida que ele realmente perdeu a luta. Quando Pezão fechou a distância, Overeem tentou a mesma esquiva para baixo que havia usado durante a luta, com as suas mãos balançando na altura dos joelhos. Foi nesse momento em que Pezão emendou um direto de direita monstruoso. Daí, Pezão prosseguiu a saraivada para finalizar a luta - este é um dos piores momentos possíveis para ser acertado. Overeem estava olhando para baixo, sem guarda no lugar para defletir um pouco da força do direto, e sem meios de contragolpear.

AO_10_medium.png

Muitos de nós suspeitamos que Overeem jogaria a luta pela janela e ele certamente o fez. Overeem tem as melhores joelhadas misturadas com passo no ramo, fortes contragolpes, fortes chutes, e um jogo de clinch brutal. Pezão tem um baita soco mas pouca técnica em pé, um jogo de chão (por cima) devastador mas takedowns sem brilho. A única maneira que Pezão poderia vencer essa luta seria colocando Overeem de costas pro chão ou se Overeem o permitisse utilizar a sua puncher's chance.

O lado triste de verdade disto tudo é que não foi a primeira vez que Overeem perdeu a sua disciplina e jogou fora uma luta. Há de se lembrar que exatamente a mesma coisa aconteceu na sua luta com Sergei Kharitonov. Overeem confundiu o russo com seu estilo cheio de macetes - jogando grandes joelhadas e socos de bases diferentes - e então quando começou a se cansar soltou combinações preguiçosas e foi brutalmente nocauteado enquanto tentava se afastar de Kharitonov. Kharitonov, aliás, não é um ótimo boxeador nem trocador - ele simplesmente tem um queixo de aço e uma mão direita poderosa - mas Overeem lhe entregou a luta.

Estou certo de que o debate já tomou conta sobre Alistair Overeem ter ou não um queixo de vidro - mas a verdade é que qualquer um que permite um gigante como Antônio Pezão acertá-lo limpo na cara sem qualquer tipo de defesa estará sujeito a ser desnorteado por ele. O problema não é o de Overeem não aguentar levar socos, é o de Overeem se colocar em posição de ser infalivelmente acertado por eles.

***

http://www.bloodyelbow.com/2013/2/6/3955792/ufc-156-alistair-overeem-discipline-striking-mma-analysis-judo-chop

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, como sempre. ppunkk

Essa "arrogância" do Overeem na luta foi a gota d'água para que eu torcesse de vez para o Pezão.

Editado por Gkizi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com posicionamento e tudo mais, como sempre muito bem argumentado. Mas não dá pra dizer inclusive pelo histórico, que o Overeem não peida na farofa quando a coisa aperta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem li ainda, so vim agradecer antes, pq pedi no outro topico pra vc traduzir alguma coisa sobre a trocaçao do over, vou ler agora hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou fã do Overeem, mas torci muito pro Pezão.

Da pra ver a diferença do Overeem que lutou contra o Pezão do Overeem que lutava o K-1, realmente, ele menosprezou a pedrada do Pezão e se fudeu nessa.

Edit: Muito obrigado pela tradução. Como sempre, foi show.

Editado por Rodrigo Yokoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem li ainda, so vim agradecer antes, pq pedi no outro topico pra vc traduzir alguma coisa sobre a trocaçao do over, vou ler agora hehe

ja teve judo chop sobre o spider? se tiver traduz pra nois

Tranquilo. Ainda to devendo aquele do Pettis e outro do GSP.

Cara, do AS já tem um monte... mas do Jack Slack mesmo, só um ou dois. Qdo se aproximar o dia da luta dele eu coloco sim, sem problema.

Enquanto isso dá uma lida no do Belfort, pq tem um pedacinho que explica a luta dele com o AS:

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index.php?showtopic=149426&view=findpost&p=4239282

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com posicionamento e tudo mais, como sempre muito bem argumentado. Mas não dá pra dizer inclusive pelo histórico, que o Overeem não peida na farofa quando a coisa aperta.

Pois é Ale, nisso ele lembra o Belfort. Se ele é quebrado mentalmente entrega a luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só queria acrescentar que o Overeem precisa de guarda alta porque ele não tem movimentação, caso não tenha ficado claro no texto.

O estilo K1 dele não se transpôs bem no MMA. No K1 ele luta com uma guarda alta e fechada (o nome da guarda é peek-a-boo segundo o Aparício), jogando no contragolpe, e com luvas bem maiores. Já no MMA ele não pode lutar nesse estilo e ainda fica despreocupado com a defesa, por isso tende a não obter resultados tão brilhantes.

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre falo pros meus amigos.

Ve o Overeem lutando.. ele abaixa MTO a cabeça sempre na hora que tão socando.. já é manjado.

E outra, pode ver a aproximação que ele faz pro clinch.

Na luta contra o Brock Lixo ele ia mto aberto ja estendendo os braços pra clinchar e o Brock cagou pra isso..

se fosse o cigano ele ia levar varias bombas na cara

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela tradução desse excelente texto.

Vamos ver se depois desse nocaute Overeem leva mais a sério seus adversários, qualidade ele tem só falta disciplina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ia falar que as mãos do Overrated não são nada de grandioso, porém resolvi não falar... mas é bom ver uma opinião corroborada por esse cara

Eu sempre falo pros meus amigos.

Ve o Overeem lutando.. ele abaixa MTO a cabeça sempre na hora que tão socando.. já é manjado.

E outra, pode ver a aproximação que ele faz pro clinch.

Na luta contra o Brock Lixo ele ia mto aberto ja estendendo os braços pra clinchar e o Brock cagou pra isso..

se fosse o cigano ele ia levar varias bombas na cara

Pois é, todo lentão e aberto, ele se aproximava pra meter joelhada. Uma merda total e muitos aplaudindo isso, achando aquilo parâmetro pra alguma coisa... Ah porra...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele pode mandar testosterona, trembolona, rexona, óleo de mamona, acetona, a porra toda pra dentro. Nada disso faz ter mais sangue nos olhos e determinação pra passar por adversidades. Isso ou nascem com, ou não tem e fim de papo. Pode injetar até césio na veia se quiser, quando a primeira bomba entrar na cara e ele balançar, vai acontecer a mesma merda.

Já viu lutador com bom nível de trocação VIRAR DE COSTAS E CORRER QUANDO TÁ APANHANDO?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora