Entre para seguir isso  
Caliani

Judo Chop: Aldo usa leg kicks para bater Faber

Recommended Posts

Os chutes de José Aldo

10_Aldo_Florian02.jpg

No evento principal do UFC 142: Aldo vs. Mendes, o campeão dos pesos-penas do UFC, José Aldo, fará a sua terceira defesa de cinturão quando ele enfrentar o invicto Chad Mendes. É uma luta intrigante; Mendes é o lutador de menor perfil e marketing contra quem Aldo já defendeu o título, ao passo que também tendo a melhor tentativa de destronar o campeão, uma vez que Mendes provavelmente tentará usar seu wrestling para controlar Aldo e moê-lo por baixo.

Para Aldo, um dos melhores trocadores hoje no MMA, eu antecipo que uma das suas melhores armas estará de volta em exibição contra Mendes. Estou falando do golpe que ele usou para desmontar completamente o companheiro de treinos de Mendes da Alpha Male, Urijah Faber - o leg kick.

O leg kick é uma ótima técnica para empregar contra um wrestler; à medida que Aldo manda mais e mais chutes na perna, Mendes perderá sua capacidade de explodir em pé, diminuindo suas chances de derrubar Aldo. Mas para isso há o perigoso outro lado da moeda - ao aplicar um leg kick, Aldo dá a Mendes a chance de segurar aquela perna e usá-la para garantir uma queda.

Então o que faz os leg kicks de Aldo serem tão bons? E por que eu acho que ele ainda está seguro para usá-los contra Mendes? Vamos desvendar esses chutes neste Judo Chop, focando especificamente na luta de Faber para os nossos exemplos.

star-divide.v5e9d7f1.jpg

O Básico: Leg Kicks 101

Contra Faber, Aldo mostrou maestria absoluta nos leg kicks, mas essa maestria tem de começar com uma base sólida nos fundamentos. Aqui vai uma olhada em alguns desses chutes de Aldo, começando pelo básico do chute e sobre o que ele está fazendo certo.

2gugyfa_jpg_medium.gif

Acima você vê Aldo mandando um chute que demonstra inteiramente a sua técnica (tem dois chutes no gif - eu estou focalizando no que é mostrado por um ângulo lateral que faz Faber girar em torno dele). Tem três específicos para colocar aqui que chamam a atenção.

1. Rotação do quadril. Ao passo que Aldo atira seu chute de direita, ele curva o seu corpo inteiro, terminando de tal modo que seu umbigo está perpendicular a Faber. Ao jogar o seu corpo tão profundamente para o chute, ele aumenta a força - a força está vindo não apenas da chicotada da perna, mas da curvatura do quadril, dos ombros... tudo.

2. Virando o pé esquerdo. Similar à rotação do quadril, veja a maneira como Aldo roda o seu pé esquerdo quando joga o chute de direita. Essa pequena rotação do pé ajuda com o que discutimos acima, fazendo seu corpo inteiro virar para o lado e aumentando o impacto na perna. Eu também adoro a maneira como ele imediatamente se endireita de volta à posição de onde estava quando ele termina o movimento, permitindo-lhe de rapidamente mover para trás e evitar quaisquer contragolpes.

3. Golpeando com a canela. Essa é a parte mais devastadora desse chute. Aldo acerta perfeitamente, não com a parte superior do seu pé, mas com sua canela. Essa é a arma ideal. Se você acerta com o pé, você corre o risco de quebrar ossos do seu próprio pé, enquanto você também ataca seu oponente com uma área de tecido muito mais macia. A canela é só osso, e o mantém a salvo enquanto maximiza o dano. Acertar com a canela é fácil de falar, mais difícil de fazer porque seu oponente está frequentemente recuando do chute, mas para que um leg kick seja verdadeiramente eficiente, é dali que o ataque precisa sair.

4. Deixando a mão direita baixa. Você pode ver isso mais claramente no segundo chute na verdade - ao passo que Aldo manda o chute, ele abaixa a sua mão direita em movimento cortante, novamente aumentando a sua força cinética, e aumentando o torque por trás do chute. Essa é a maneira comum de muay thai de usar suas mãos em um leg kick, mas é também motivo de alguns debates. Um monte de lutadores preferem manter essa mão alta, uma vez que deixá-la baixa deixa o seu lado direito exposto a contragolpes. Aqui, Aldo opta por sacrificar defesa em nome de força.

Com esses fundamentos em prática, Aldo já se torna um lutador perigoso com leg kicks, e já se coloca em alto nível entre os lutadores de MMA usando esse golpe. Mas Aldo conduz os chutes ainda mais adiante com alguns detalhes extra.

star-divide.v5e9d7f1.jpg

Estudos Avançados

2mziqv6_jpg_medium.gif

Uma das coisas que tornam os leg kicks de Aldo tão perigosos é sua habilidade de acertá-los em um oponente que pode entender que ele está fora do seu alcance. Ele faz isso ao pisar para frente e emendar com o chute, como é mostrado acima. Antes de jogar o golpe, veja como Aldo dá dois passos para encurtar a distância rapidamente, pegando Faber sem equilíbrio. Embora Faber levante sua perna da frente para lançar um push kick, Aldo ainda conecta na perna de trás porque ele se aproximou bastante por dentro. Dois pequenos detalhes à parte determinaram esse movimento. Primeiro, note o pé esquerdo de Aldo. No segundo passo, ele o leva um pouco mais adiante para fora, de tal modo que ele imediatamente se posiciona para o chute - grande economia de movimento ali. Segundo, dessa vez ele mantém o braço direito levantado principalmente na sua frente ao invés de fazer o movimento de corte para baixo. Já que Faber está tentando devolver os golpes, Aldo faz o ajuste para usar aquele braço para defesa, e não força, mantendo-se a salvo de um gancho de esquerda de Faber.

23h10xw_jpg_medium.gif

Aldo também aproveita ao máximo o chute baixo ao repetidamente continuar nele e, ao mesmo tempo, misturando-o em um amplo arsenal. O leg kick não é um tipo de golpe com poder de nocaute duma tacada só - demora um pouco para realmente causar dano (embora, quando aplicado por alguém como Aldo, não muito). Aldo continua nos chutes, acertando no mesmo lugar para realmente enfraquecer as pernas de Faber. Mas ele também não se torna repetitivo e previsível. Algumas vezes ele lança o chute em si, algumas vezes ele o joga para criar um setup e desferir um soco. Aqui, um pouco mais tarde na luta, ele tem Faber pensando sobre o leg kick, então ao invés disso ele parte para cima com um chute alto. Já que Faber começou a abaixar suas mãos antecipando o leg kick, sua cabeça está mais exposta. Isso é um esplêndido uso do leg kick para tanto causar o seu próprio dano, quanto para abrir brechas para outros golpes.

star-divide.v5e9d7f1.jpg

A última grande habilidade para os chutes de Aldo é uma que você atualmente não pode ver nesses gifs em câmera lenta - velocidade. Ele chuta com grande velocidade, atingindo Faber antes que este tenha tempo de se defender. Quando Faber muda a base, colocando a sua perna direita para frente, Aldo rapidamente ataca essa perna. E não somente ele golpeia rapidamente, ele também puxa a perna para trás rapidamente. Isto é talvez o que servirá de melhor para ele diante de Mendes - a capacidade de acertar o golpe, e então rapidamente repor a perna para trás antes de poder tê-la segurada e usada para uma queda.

A defesa de título dos pesos-penas contra Faber foi um dos melhores momentos de José Aldo, e é seguramente um resultado desta prática clínica total nos leg kicks. Para todos os fãs de trocação, foi uma coisa bonita de se ver, e eu não posso fazer nada além de torcer para que vejamos a majestade desses chutes uma vez mais em plena força sábado à noite no Brasil.

http://www.bloodyelbow.com/2012/1/10/2692649/ufc-rio-142-jose-aldo-vs-chad-mendes-leg-kicks-urijah-faber-judo-chop

Editado por Caliani

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a matéria só fala o básico de um leg kick. não é nem uma coisa "espetacular" esses movimentos que o aldo faz ao dar o chute. é só o feijão com arroz, que ele faz muito bem e muito rápido. por isso é tão bom, em um golpe simples. e aldo consegue voltar com a perna pra trás muito rápido tb, se quer chutar um wrestler tem que ser assim, se deixar a perna ali um milésimo a mais já é quedado.

Compartilhar este post

Link para o post

É só sobre o leg kick clássico de MT mesmo. Eu queria que eles fizessem um Chop falando dos leg kicks do Hardonk, que já nocauteou muito pesado dessa forma. Mas eu tinha a impressão que ele chutava numa região diferente da região do joelho, e os caras sentiam na hora...

Enfim, é provável que o Zé vá usá-los contra o Mendes, ele nunca deixa de usar essa arma. Contra o Florian, numa luta que a gentalha chamou de morna e estratégica, bastou ele dar alguns chutes pra deixar a perna do americano ficar ultra vermelha. E o Faber, coitado, levou tanto chute que ficou com a perna atrofiada. No countdown o Mendes admitiu que eles não haviam bolado uma estratégia pensando nos leg kicks naquela luta, então quero ver como ele vai se comportar tendo em mente que os chutes do Zé tiram muita vida. Pode ser que ele consiga derrubar, ele tem timing muito bom pra quedar, mas vai ser interessante de qualquer jeito.

E ele pode revidar com um upper como esse que ele usou contra o Gamburyan:

Aldo+GIF+Gamburyan+2.gif

(o Minota devia ter feito o GnP desse jeito...)

Mais uma daquelas fotos da perna do Faber:

a1jtec.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso