Caliani 0 Postado December 6, 2011 (editado) Diego Brandão e o armbar da guarda Reviravoltas são o que fazem o esporte fantástico, assistir um atleta deixar escapar uma luta ganha cria uma agitação incomparável em outras formas de entretenimento. Na final dos pesos penas do The Ultimate Fighter - temporada 14, Diego Brandão do Team Bisping era o claro favorito diante de Dennis Bermudez do Team Mayhem. O estilo violento, carniceiro, impiedoso de Brandão o tornou o favorito dos fãs durante o show e no começo do primeiro round aquele estilo trouxe sérios problemas para Bermudez. Então Bermudez acertou um curto soco de direita que mudou o panorama da luta inteira. De repente Brandão estava grogue, de costas, tentando sobreviver. E quando menos se esperava, quando parecia que Bermudez levaria o round e possivelmente a luta, o brasileiro encaixou um tremendo armlock da guarda. O armlock da guarda é uma dessas técnicas que é ensinada aos iniciantes em MMA e BJJ é uma habilidade que todo lutador treinou em certo ponto. O princípio básico do armlock é isolar um braço usando as pernas e então usar o corpo inteiro para hiperestender o cotovelo. Mas tal técnica básica é muito difícil de executar contra competidores de alto nível. Grande parte dos armlock no MMA são frequentemente vistos quando o lutador está por cima e isso se dá por ser muito difícil de encaixar um armlock da guarda em lutas de no gi. Vamos começar com o que comumente dá errado num armlock: Armlock da guarda: os três erros mais comuns (via StephanKesting)Aqui está possivelmente o mais famoso e um dos mais desleixados armlocks da guarda na história do UFC, o de Frank Mir quebrando o braço do então campeão dos pesos pesados do UFC, Tim Sylvia, disputando ambos cinturão do UFC e uma faixa preta de BJJ.Mas olhando para o armlock você percebe que ele na verdade comete todos os três erros citados no vídeo acima. Suas pernas estão afastadas, e nenhuma das pernas está atualmente colocando muito peso em Sylvia, que consegue manter postura e escorregar o seu cotovelo para fora. O que salva a luta para Mir é ele ser tão forte a ponto de efetivamente conseguir quebrar o antebraço de Sylvia, fazendo com que Herb Dean interrompa a luta. Como indicado acima, o armlock da guarda é uma técnica muito difícil de usar em competição experimentada, um lutador precisa sair da sua posição e correr o risco num armlock, e a maioria dos lutadores consegue se recuperar caso tenha exposto um braço depressa. Isso significa que um armlock da guarda deve ser rápido. O armlock de Wilson Gouveia em Ryan Jensen é um excelente exemplo de como finalizar num armlock nos altos escalões do MMA. Ele explode para o armlock com velocidade impressionante e ao passo que ele não finaliza no armlock instantaneamente, ele realiza uma coisa muito importante - ele mina sua postura. No começo do gif, quando o contador da luta aponta 3:15, Gouveia atira as pernas para cima para isolar o braço, afunda uma perna na axila de Jensen e fecha o gancho sobre as omoplatas. Este é o detalhe mais importante para conseguir um armlock por baixo, porque sem esta perna o oponente simplesmente ficará em pé, deslizará o braço para fora e passará a guarda. Mesmo enquanto Jensen se levanta, ele permanece curvado porque esse gancho em suas costas está lhe fazendo carregar todo o peso de Gouveia.Esse gancho também permite a Gouveia manter seu quadril apertado ao corpo de Jensen, mantendo o braço preso e o cotovelo em perigo. Quando Gouveia está pronto para finalizar, ele ajusta o encaixe da outra perna na nuca de Jensen e dobra seu quadril forçando os três tapinhas.Agora que cobrimos os princípios básicos nos podemos avaliar o magistral armlock de Diego Brandão no TUF 14 Finale.A princípio quando Brandão está trabalhando a guarda aberta, seu pé esquerdo está apoiado no quadril de Bermudez, ele está segurando o braço direito de Bermudez e procurando um armlock neste lado. Bermudez reconhece isso, coloca seu braço esquerdo sobre o peito de Brandão para afastá-lo, desliza seu braço direito para fora e procura jogar um soco. Mas Brandão troca para um armlock no braço esquerdo tão rápido que Bermudez não tem tempo para reagir.Bermudez havia acabado de dar um soco e estava sem equilíbrio quando as pernas do brasileiro se encaixaram nas suas costas e cabeça. Outro detalhe é que Brandão está criando um ângulo para o empurrar, o que provoca Bermudez a rolar é o tenebroso giro de 90 graus que o brasileiro executa embaixo dele. Isto dá a Brandão o controle total do braço e o permite estender o seu corpo inteiro, e o uso deste faz com que Bermudez role enquanto encaixa a finalização antes que as suas costas sequer toquem o solo. Essa é uma das melhores finalizações que eu já vi em um evento TUF e é uma aplicação maravilhosa de uma técnica simples porém subutilizada por um lutador jovem e faminto. ***http://www.bloodyelbow.com/2011/12/5/2611684/tuf-14-finale-diego-brandao-armbar-judo-chop#storyjump - T.P. Grant JJfags que conhecem o jargão em inglês, podem corrigir os termos que eu porcamente traduzi, assim eu posso editar depois.Sensacional o armlock do Siará! Editado January 12, 2013 por Caliani Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thomaz.andrade 0 Postado December 6, 2011 Esse armlock do Diego foi impressionante mesmo. O Bermudez chega a bater uma vez antes mesmo do giro.. no giro já tava pegando forte, quando caiu então.. muito encachado. O que achei interessante na técnica dele é que ele está com o pé esquerdo também no quadril do cara, aparentemente isso seria desnecessário. Ocorre que o Bermudez está no gnp e no momento exato em que ele vai aplicar um soco, o Diego tira o pé esquerdo que estava na verdade dando sustentação na altura do oponente; quando ele tira e faz a fuga de quadril com o pé direito, automaticamente o Bermudez cai pra frente, o que não ocorreria se ele estivesse fazendo postura. Se esse movimento específico foi pensado pelo Diego isso torna o armlock ainda mais brilhante. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gus77 0 Postado December 6, 2011 (editado) Só traduz armbar para armlock Melhor chave de braço e o português tá bom. Editado December 6, 2011 por Gus77 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Caliani 0 Postado December 6, 2011 Só traduz armbar para armlock Melhor chave de braço e o português tá bom. Valeu, vou fazer isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
malicia 0 Postado December 6, 2011 pra mim foi a melhor luta do TUF, melhor que Bonnar X Griffin Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Strikeforce Postado December 7, 2011 me expliquem uma coisa... esse giro que ele faz, pra terminar lá em baixo... ele mesmo escolhe, ou depende da postura do adversario? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thomaz.andrade 0 Postado December 7, 2011 (editado) me expliquem uma coisa... esse giro que ele faz, pra terminar lá em baixo... ele mesmo escolhe, ou depende da postura do adversario? Uma das saídas do armlock é colocar o peso do corpo pra cima do adversário e assim fazer o braço dobrar, daí segurar o outro braço e trabalhar na defesa. Se o adversário não faz isso é complicado partir direto pro giro (por falta de espaço), a lógica é fazer o normal. A partir do momento que o cara coloca o peso pra cima cria o espaço pra quem está em baixo, fazendo guarda, girar, geralmente com o auxílio de um dos braços pegando na perna do adversário (vide Fedor x Coleman). Mas o Diego fez o giro inclusive sem esse auxílio, só com o corpo mesmo; assim ele conseguir fazer pressão total com as duas mãos ainda no giro. Editado December 7, 2011 por thomaz.andrade Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Gardenal_JJ 0 Postado December 7, 2011 Esse armlock foi SENSACIONAL! E a materia nota10, parabens pra qm fez e pra qm traduziu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Strikeforce Postado December 7, 2011 Uma das saídas do armlock é colocar o peso do corpo pra cima do adversário e assim fazer o braço dobrar, daí segurar o outro braço e trabalhar na defesa. Se o adversário não faz isso é complicado partir direto pro giro (por falta de espaço), a lógica é fazer o normal. A partir do momento que o cara coloca o peso pra cima cria o espaço pra quem está em baixo, fazendo guarda, girar, geralmente com o auxílio de um dos braços pegando na perna do adversário (vide Fedor x Coleman). Mas o Diego fez o giro inclusive sem esse auxílio, só com o corpo mesmo; assim ele conseguir fazer pressão total com as duas mãos ainda no giro. bem isso queria saber meu amigo... Fedor vs Coleman 1, o Fedor escolheu cair daqueel jeito desde o ínicio ou cai assim por causa que o Coleman fez algum tipo de postura? meu sonho é dar um amrbar daquele kkkkkkkk desde ja agradeço a resposta!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thomaz.andrade 0 Postado December 7, 2011 bem isso queria saber meu amigo... Fedor vs Coleman 1, o Fedor escolheu cair daqueel jeito desde o ínicio ou cai assim por causa que o Coleman fez algum tipo de postura? meu sonho é dar um amrbar daquele kkkkkkkk desde ja agradeço a resposta!! Fedor provavelmente já tinha estudado o jogo do Colemam e sabia que ele caia pra dentro com o tronco inclinado no gnp... acho que foi coisa de oportunidade mesmo, pois não lembro do Fedor criando a situação, quebrando a postura do adversário com o auxílio das pernas, p. ex. Se o adversário mantém a coluna reta (fazendo postura), acho difícil executar o golpe dessa maneira. Mas esse foi outro golpe brilhante tb; não é fácil travar o braço do adversário como ele fez, suado; sem contar na velocidade do golpe (fora que ele é um peso pesado). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Convidado Strikeforce Postado December 7, 2011 Fedor provavelmente já tinha estudado o jogo do Colemam e sabia que ele caia pra dentro com o tronco inclinado no gnp... acho que foi coisa de oportunidade mesmo, pois não lembro do Fedor criando a situação, quebrando a postura do adversário com o auxílio das pernas, p. ex. Se o adversário mantém a coluna reta (fazendo postura), acho difícil executar o golpe dessa maneira. Mas esse foi outro golpe brilhante tb; não é fácil travar o braço do adversário como ele fez, suado; sem contar na velocidade do golpe (fora que ele é um peso pesado). deixa eu ver se entendi se o cara querer levantar sem base, ou desiquilibrado, posso eu mesmo ir direto e girar já? (Fedor vs Coleman) se ele tiver com uma postura boa, eu faço o armlock tradicional? abraços T.A Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thomaz.andrade 0 Postado December 10, 2011 deixa eu ver se entendi se o cara querer levantar sem base, ou desiquilibrado, posso eu mesmo ir direto e girar já? (Fedor vs Coleman) O mais indicado é se ele colocar o peso do corpo pra frente (ou no gnp ou pesando pra defender o armlock). se ele tiver com uma postura boa, eu faço o armlock tradicional? uma vez que pegou o braço sim (Fedor x Choi), pois se a postura for realmente boa fica difícil pega-lo. abraços T.A Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
jcmora 0 Postado January 15, 2013 Opa Muito legal a matéria... Obrigado por traduzir... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites