Entre para seguir isso  
TOPfree

Comissão Atlética estuda implantar replays instantâneos

Recommended Posts

Não é de hoje a idéia de implantação de replays instantâneos na análise de momentos controversos nos esportes. Como brasileiros, muito já escutamos sobre a aplicação dessa tecnologia no futebol, para observação de gols impedidos, por exemplo. Na NBA, maior liga de basquete do mundo, o recurso já é utilizado. Também o é na NFL, a liga de Futebol Americano dos Estados Unidos.

Da mesma forma, para o MMA também se faz a mesma reivindicação. Os fãs e profissionais, de maneira geral, também criticam a falta da aplicação desse recurso em resultados controversos, como aconteceu no último UFC, onde Mirko ''Cro Cop'' Filipovic acabou vencendo por nocaute técnico após acertar com o dedo (ao que tudo indica, sem intenção) no olho de Mostapha Al-Turk.

Outros casos recentes também podem ser citados, como a vitória de Kevin Burns sobre Anthony Johnson, também no UFC, onde o primeiro acertou violentamente o olho de Johnson e acabou vencendo por nocaute técnico em controvérsia bem parecida à que envolveu Cro Cop e Al-Turk.

A boa notícia é que parece que esses fatos andaram motivando a NSAC (Comissão Atlética do Estado de Nevada) a estudar a aplicação dos replays nas lutas de MMA, quando houver a aplicação de algum golpe ilegal.

Keith Kizer, Diretor Executivo da NSAC, afirmou que está em estudos a aplicação de replays instantâneos em lutas onde os golpes ilegais determinem o fim da luta, como foi o caso das lutas de Cro Cop/Al-Turk e Burns/Johnson.

Em lutas onde o golpe ilegal não for acusado ou não determinar o fim da luta, o combate deve continuar. O motivo disso se deve ao fato de que, se o lutador é acertado com um golpe ilegal, no meio da luta, não o acusando e não vindo a cair em sua decorrência, não se pode alterar todo o resultado da história que a partir dali se desenvolveu no combate. Imagine-se, por exemplo, se após uma joelhada no chão, que não teve maiores efeitos, a luta fosse parada no intervalo de rounds, para a decretação de um ''no contest''. Em situações assim, haveria inúmeras críticas ao sistema, o que acabaria atrapalhando ao invés de ajudar.

Assim, um golpe ilegal que passasse despercebido pelo árbitro e não determinasse o final da luta não seria atingido pela potencial nova regulamentação.

Kizer explica que '''Uma vez que há continuidade na luta, você não pode voltas atrás'', disse. ''Não há nada que se possa fazer em virtude da continuação'', finalizou.

''Seria apenas naquelas situações onde há uma parada imediata da luta e o árbitro procura saber se foi devido a uma falta intencional ou acidental que determinou a parada da luta. Ainda assim seria uma tarefa para o árbitro. Não seria trabalho da Comissão. Não seria do córner. Não seria do promotor. Seria uma decisão do árbitro da luta, assim como no futebol (americano). Se ele olha pra isso (golpe ilegal) e não consegue identificar, devemos continuar com a interpretação inicial'' afirmou Kizer.

É certo que, se for de fato implementado, o sistema ainda será passível de muitas críticas e poderá (assim como evitar) gerar resultados controversos. Nos outros esportes, entretanto, houve um ganho considerável na detecção de ilegalidades com a aplicação da tecnologia. Esperamos, como fãs do esporte, que a tecnologia venha para ajudar e não para aumentar o número de discussões sobre resultados.

Fonte, Brasil combate

Editado por TOPfree

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O importante e detectando a infracao, que a luta prossiga tao logo o lutador se recupere.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Rambo III

Sou a favor de instrumentos para minimizar os erros humanos em qualquer esporte. A tecnologia está aí para ser usada, pena que a maioria dos dirigentes seja tão nostálgica.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também sou a favor. Várias lutas que acabam com dedada no olho poderiam virar um NC. Um juíz não ver e depois não poder mudar o resultado não é uma boa. Acho excelente idéia. Acompanho a NFL e posso dizer que isso ajuda muito lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que são válidas as tentativas de melhorar o nível do esporte. Uma decisão mais justa dá maior credibilidade ao evento e ajuda o árbitro.

Agora, uma opinião minha, Kevin Burns X Anthony Johnson não entra nessa discussão. Pelo que pude compreender ao assistir a luta, os juizes sabiam que o Burns golpeou o Johnson nos olhos com os dedos.

No fim do round anterior, o Mazzagatti parece ter advertido o Burns: Keep your hands closed on your jabs - ou algo do tipo (desculpem-me o inglês ruim - e desculpem-me se ele disse outra coisa e eu entendi errado).

Aí o Burns deu a tal "dedada" e a luta foi interrompida. Todo mundo pôde constatar o fato. Mesmo que o juiz não tenha visto na hora, logo em seguida ficou claro.

O que não entendi até hoje foi como a vitória foi dada ao Burns. Como alguém ganha uma luta com um golpe ilegal? Se ganha, o golpe não é ilegal: deve ser adotado, pois produz como resultado a vitória. Pra mim deveria ser, no mínimo um NC. Pra piorar as coisas, o Burns estava claramente perdendo a luta.

Se alguém entendeu de maneira diferente, por favor me explique.

Acho que reconheceram o "garfo" e deram uma revanche, e aí Johnson venceu.

Voltando ao assunto do replay, acho bom pois elimina as escusas de que "no calor do combate não se viu este ou aquele lance". Vamos ver na prática se dá certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo melhor noticia dos ultimos tempos

evolução radical, parabens UFC

deveriam ja usar na luta do CC

como teste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Demoro,sempre achei muito injusto os atletas perderem devido a um golpe ilegal,e nem ser considerado NC.

Com esse sistema ja mata o assunto ali no octagon mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sempre complicado essa situação de golpes ilegais... nao sei se concordo com isso...

Oq aconteceria se um lutador, que tivesse tomando atraso, e de repente simulasse ou valorizasse um golpe ilegal, só para o juiz parar a luta e avaliar no vídeo... dando tempo para ele se recuperar?

O lutador q simulou seria punido de alguma forma?

Acho q a situação atual nao está ruim... os casos em que o juiz nao percebe ou q realmente afetam uma luta são raros para realmente necessitar desse tipo de regulamentação....

Eu acho q sempre q alguem diz "Deveria existir uma Lei para isso", é pq provavelmente nao deveria... isso só cria mais confusão, deve imperar somente o bom senso. Como no caso da luta do Burns, depois de constatado o erro, foi feita uma nova luta o mais rapido possivel e pronto.

Editado por Blito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado lipe_iori

Tem que implantar um esquema anti-garfo também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é um bom passo para se evitar que um golpe ilegal decida uma luta... o próprio Rich na luta contra o Henderson teve de operar o olho após a luta... O Napão que teve o nariz quebrado com uma cabeçada do Couture. Nestes dois casos quiseram lutar e perderam as lutas.

Mas no caso da luta do Cro cop o juíz não viu e acabou decretando a vitória do croata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso