Entre para seguir isso  
Dubfire

Dicas, principios basicos do Jiu Jitsu

Recommended Posts

Não pratico a muito tempo também, mas o que posso ajudar no tópico, que inclusive o criador está de parabéns, é:

- Repetição leva a perfeição (como já disseram).

- Treine MUITO os exercícios de base, aqueles que usamos pra aquecer. Ajudam a dar flexibilidade e a soltar o quadril.

- Lute com mais graduados, pra ser finalizado mesmo, porque depois de algumas vezes, você não vai mais cair nas finalizações dele, você aprende a se defender delas e acaba usando-as em outros menos experientes, rsrs.

- Aprenda bem o básico: Armlock, Omoplata, Kimura, Triangulo... os movimentos bonitos e diferentes tem de ser apenas opções pra extremos e não pra toda hora.

- Quem ainda não faz e que tenha condições, faça um trabalho com pesos (malhação). Ajuda muito pois o músculo fica mais resistente na

hora de dar uma explosão.

- Sempre tire dúvidas com o mestre, não deixe passar nenhum detalhe. Ele ficará contente em saber que você quer aprender perfeitamente o golpe gunthug

Acho que é só ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas que costumo falar:

- TREINO SÉRIO - Não adianta ir para academia e ficar enrolando, fazer um treino e ficar dois descansando... se foi pra lá, deixa teu espirito no tatame;

- RESPEITE SEU CORPO - Tão importante quanto treinar é descansar, não adiantar passar 3,4hs por dia treinando sem o repouso necessário;

-TATAME É UM LUGAR SAGRADO - Não acho que deva todo mundo ter cara de mau, mas uma vez no tatame, haja da forma mais séria possível, fazendo o minimo de brincadeira e concentrando-se o máximo nas tecnicas e nos treinamentos;

- JIU JITSU É QUADRIL - Seja passando ou fazendo guarda, seu quadril vai fazer toda a diferença. TRabalhe movimentos especificos para adaptar seu corpo aoque o jiu jitsu exige;

- A LUTA COMEÇA EM PÉ- Nao adianta saber raspar da guarda X, Y OU Z e quando aluta começar em pé vc n saber nem segurar o quimono do adversario ou companheiro de treino. Treine judo e/ou Wrestler e tenha um jiu jitsu completo.

- POSIÇÃO MILAGROSA NÃO EXISTE - DE tempos em tempos surgem posicoes que fazem a cabeça da galera, nego so fala nisso... mas esquecem de dizer que o cara que "inventou" treinou exaustivamente ate incorpora aquela posicao ao jogo dele e executar em alto nivel. DEscubra o que se adapta ao seu jogo e treine ate que aquilo seja natural para voce, independente de ser uma posicao basica ou uma avançada.

OSSSSS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Treine o básico, sempre e muito.

Alguns dos melhores lutadores do mundo foram super-campeões fazendo MUITO bem o básico.

Claro que isso não pode servir de limitação , impedir de aprender coisas novas. Aprenda o novo, mas lembre-se: o básico bem feito funciona em 90% das vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado lipe_iori
Treine o básico, sempre e muito.

Alguns dos melhores lutadores do mundo foram super-campeões fazendo MUITO bem o básico.

Claro que isso não pode servir de limitação , impedir de aprender coisas novas. Aprenda o novo, mas lembre-se: o básico bem feito funciona em 90% das vezes.

Roger Gracie que o diga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando um up neste relevante tópico para quem pratica jiu-jitsu, segue um resumo do que li na Graciemagazine que fala do que se deve saber na faixa azul (alguns já foram mencionados aqui no tópico):

GERAIS:

1. Praticar jiu-jitsu tendo um bom preparo físico e boa flexibilidade já é uma boa base; comece trabalhando nisso;

2. Não use a força em detrimento da técnica, use a força moderadamente e nos momentos corretos;

3. Saiba controlar e variar as posições;

4. Conheça as regras do jogo e da pontuação (IBJJF);

5. Saiba observar o jogo e captar os erros do seu oponente;

6. Antes de finalizar, estabilize a posição. Hierarquia de Relson Gracie: defesa, posição, finalização;

TÉCNICOS:

1. Na guarda do oponente ou ao iniciar a passagem, mantenha sempre a postura correta;

2. Ao fazer a pegada pelas costas, coloque um gancho de cada vez;

3. Quando estiver por baixo na montada, não estique o braço ou dê as costas; mantenha a cabeça no chão e os cotovelos colados no corpo;

4. Ao iniciar a passagem de guarda, a pegada na gola deve ser feita com a palma da mão para baixo, a fim de impossibilitar ao oponente subir com você;

5. Quando estiver por baixo, antes de tentar raspar ou finalizar, quebre a postura do adversário;

6. Em pé, faça a pegada firme mas não agarre com força a gola do adversário;

7. Quando o adversário estiver passando a sua guarda, mantenha os braços fechados;

8. Ao aplicar o single leg, mantenha a cabeça na parte interna da perna capturada;

9. Quando estiver passando a guarda, mantenha os cotovelos colados no corpo, evitando ataques e raspagens;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sou faixa branca, mas tenho quase 2 anos de treino, acho que posso dar algumas dicas que me ajudaram a evoluir muito.

- Melhor fazer o básico bem feito do que o complicado mal feito. Não adianta ficar treinando posições bonitas e complicadas logo de início, elas são pra gente que já tem muito tempo de tatame e que fazem as coisas acontecerem mais fácil. Vide Roger Gracie no mundial, vencendo todos seus oponentes com um golpe 'simples'.

- Não ir treinar com sono, algum tipo de preocupação ou cansaço mental; Simplesmente porque o treino não rende.

- Não adianta ver 10 posições por dia, melhor aprender 1 bem feita do que 10 mais ou menos. Cansei de treinar com alguns caras que eu sou melhor e as vezes eles me pegam com alguma posição que eles fazem bem feito.

- Não adianta treinar as posições fazendo muito rápido, a não ser que você já faça com perfeição todos os detalhes. Faça devagar, mas faça certo.

-Não estrangule a boca/queixo do seu parceiro de treino, fico puto da vida com isso.

- Sempre imponha seu jogo e nunca desista de nenhuma posição, acredite!

- Novamente, preste atenção aos detalhes!!! Jiujitsu é feito de detalhes, como já citaram ai, uma cruzada em um armlock, uma mão virada pro lado errado, um quadril mal saído podem te tirar uma finalização.

- Não se preocupe em bater para alguém no treino ou perder posições, treino é pra isso mesmo, quanto mais movimentado for o seu rola, mais posições novas e experiência você vai ter. Mais você vai descobrir seus erros.

- Role sempre com os mais graduados, mesmo que você leve aquele amasso, você sempre tem alguma coisa a aprender. Você não tá no treino pra ganhar de ninguém, você tá la pra aprender, quer ganhar lutas, vai lutar um campeonato.

- Controle a respiração e não faça muita força o tempo todo, tem que saber a hora de explodir.

treino mais de 5 anos, e eu concordo inteiramente com vc, mas ultimamente estou começando a achar que tem muito nego abusando desta, tipo vc ganha as costas e tals, dai o cara cola o queixo... e fica por ai... fica uma coisa pre estabelecida.se forçar um pouquinho e tachado de grosso. lamocomp

Fica parecendo aquela brincadeira de criança (jins ou pique) nao lembro, nao vale pegar enquanto estiver no poste, trave etc.

De qualquer forma nao estrangulo. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a minha colaboração e:

-uma das coisas mais importantes da meia guarda (se nao for a mais) e o jogo de esgrima.

-arrogancia fecha portas.

-0% de arrogancia = perdedor nato.

-teoricamente, nao vale a pena dar o sangue, muito menos o braço, o joelho ou ombro nos treinos, e quer saber da grande verdade, nem nos campeonatos. Existe vida fora dos tatames.

-se tiver um filho novo, leve para fazer jj, judo, ou qualquer outro esporte de competicao. Hj percebo que e tao importante quanto um curso tecnico (se nao for mais importante), pois o cara aprende a perder. ganhar e legal, perder e foda, perder e se levantar/continuar e o que vc ganha de mais importante, na vida e mesma coisa, tudo e competicao. Olhe em volta e perceba que a maioria desiste, nao tem condicionamento emocional e intelectual.

rockyv1.jpg

.

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, agora sou obrigado a citar o velho Balboa:

Deixe-me te dizer uma coisa que você já sabe.

O mundo não é um grande arco-íris.

É um lugar sujo, é um lugar cruel, e não importa quão durão você é...

...ele te colocará de joelhos e manterá você assim para sempre se você deixar.

Nem você, nem eu, nem ninguém bate tão forte quanto a vida.

Mas não se trata de bater forte.

Se trata do quanto você aguenta apanhar,

e continuar seguindo em frente.

De quantas vezes você consegue cair e se levantar.

É assim que se consegue vencer.

Se você sabe do seu valor, vá atrás do que você merece.

Mas você deve estar preparado para cair e se levantar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
POSIÇÃO MILAGROSA NÃO EXISTE - [/b]DE tempos em tempos surgem posicoes que fazem a cabeça da galera, nego so fala nisso... mas esquecem de dizer que o cara que "inventou" treinou exaustivamente ate incorpora aquela posicao ao jogo dele e executar em alto nivel. DEscubra o que se adapta ao seu jogo e treine ate que aquilo seja natural para voce, independente de ser uma posicao basica ou uma avançada.

Ah, creio que isso é o mais importante.

Realmente existe o básico, que são aquelas técnicas mais eficientes e que se adequam à maioria das pessoas.

No entanto, tem algumas técnicas básicas que não se encaixam bem com nosso modo de lutar ou com nosso biotipo.

E existem algumas técnicas menos comuns que funcionam como uma luva no nosso jogo.

Quero dizer, existe o "básico do jiu-jitsu" e existe o "básico pra nós mesmos". Que são coisas bem parecidas, mas que têm lá suas diferenças.

E é dever de cada um descobrir o que é o "básico pra nós mesmos", e martelar mais nisso.

AGB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso