Entre para seguir isso  
Tiago Okamura

2a reunião do Comite Mundial de Grappling da FILA

Recommended Posts

A segunda reunião oficial do World Grappling Committee (WGC) foi realizada no dia 28 de fevereiro na sede da FILA em Corsier-sur-Vevey (Suiça). Os membros do re-estruturado World Grappling Committe se reuniram para discutir e estabelecer novos padrões e metas para o grappling nos próximos 4 anos.

Estavam presentes na reunião: Raphael Martinetti (Presidente da FILA), Jean Francois-Court (Cordenador do WGC), Jason Towsend (Representante do WGC para as Americas), Raphael Perlunger (Representante do WGC para a Europa), Larry Papadopoulos (Representante do WGC para a Oceania), Hideo Kamaga (Representante do WGC para a Asia) and Willem Putter (Representante do WGC para a Africa). Sob a nova estrutura do WGC os representantes continentais deverão dar suporte para o crecimento e desenvolvimento do esporte nos países que fazem parte de seu respectivo continente. Mais informações sobre como contatar os membros do comite poderão ser encontrados em breve no site FILA grappling.

Após analise do Primeiro Mundial de Grappling, o comite decidiu fazer algumas mudanças no regulamento do esporte, as seguintes mudanças entram em vigor no mês de março de 2009:

- Novas categorias de peso masculino: 60kgs, 66kgs, 74kgs, 84kgs, 96kgs, 120kgs e Absoluto (open-weight);

- Novas categorias de peso feminino: 55kgs, 59kgs, 63kgs, 67kgs, e Absoluto (open-weight);

- A regra “Catch” (finalização técnica) não se aplica mais na categoria senior, apenas nas categorias Junior e abaixo;

- A duração das lutas passa a ser de 5 minutos com 1 minuto de prorrogação para seniors e 4 mais 1 de prorrogação para a categorias Escolares, Novatos e Veteranos;

- A posição de Reinício de Guarda Aberta não sera mais usada, e a meia montada não será mais considerada uma posição dominante, assim não valerá mais pontos;

- Quedas passam a ser pontuadas com 1 ponto ( para ser conatabilizada e pontuada o grappler que efetuou a queda deve manter a posição de superioridade após a queda durante 3 segundos);

- O direito de escolha em caso de tempo extra será do grappler que tiver o maior número de penalidades por inatividade, in caso de empate neste criterio o direito de escolha será do que tiver as pontuacoes de menor valor. Caso nenhum dos grappler tenha o direito de escolha após esses dois quesitos o grappler vermelho tem o direito de escolha;

- Raspagens passam a ser consideradas como escapada, assim toda raspagem passa a valer 1 ponto.

O novo regulamento completo está disponivel para download em português no link abaixo:

http://www.fila-wrestling.com/images/docum...appling_por.pdf

Outra decisão de grande importancia feita durante a reunião foi a de que o Segundo Campeonato Mundial de Grappling será realisado nos Estados Unidos, o Comite Nacional Americano anunciará em breve mais detalhes sobre o evento, que acontecerá no segundo semestre de 2009.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As mudanças demonstram o interesse em estabelecer regras justas para tosos os praticantes. Mas me parece que ajustes ainda são necessários. Acredito que mais mudanças virão até que se alcance uma média ideal no que tange as regras.

Na minha opinião, o tempo deluta é muito curto e

não entendi isso

se souber e puder aclarar, agradeço, Goro

Mestre, pelo que entendi seria a finalizacao encaixada, onde o juiz podera interromper sem o atleta desistir... Mas de qq forma é interessante o goro explicar ai!

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As mudanças demonstram o interesse em estabelecer regras justas para tosos os praticantes. Mas me parece que ajustes ainda são necessários. Acredito que mais mudanças virão até que se alcance uma média ideal no que tange as regras.

Na minha opinião, o tempo deluta é muito curto e

não entendi isso

se souber e puder aclarar, agradeço, Goro

Como o Jeronimo disse acima, o juiz antes tinha o direito de interromper a luta se achasse que o atleta corria risco eminente de quebrar um membro ou apagar devido a uma finalização.

Isso levou a pelo menos um erro claro durante o mundial e por essa razão a regra passa a ser valida apenas para as categorias etarias abaixo da adulta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho legal a FILA realmente estar se preocupando com o desenvolvimento do grappling... mas ainda acho que as regras prevalecem muito os lutadores de wrestling e não a técnica de chão. se já existe a luta olímpica e a greco-romana, que basicamente são modalidades de quedas, poderiam deixar o chão rolar mais solto e técnico no grappling...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho legal a FILA realmente estar se preocupando com o desenvolvimento do grappling... mas ainda acho que as regras prevalecem muito os lutadores de wrestling e não a técnica de chão. se já existe a luta olímpica e a greco-romana, que basicamente são modalidades de quedas, poderiam deixar o chão rolar mais solto e técnico no grappling...

O chão até que rola bem solto no regulamento da FILA, como a pontuação de posição é progressiva uma vez que o lutador pega as costas ele não tem mais como pontuar por posições então ele só pode buscar finalizar.

Basicamente vc não pode ganhar pontos por duas passagens de guarda nem duas montadas nem duas pegadas de costas, vc só pode marcar esses pontos uma vez (a menos que a luta volte para uma posição neutra aí vc pode marcar mais uma vez cada posição).

Então esse esquema de nego querer ficar montando e desmontando pra ganhar pontos não rola.

O nivel de finalizações que rolam sob esse regulamento eh surpreendentemente alto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso