Entre para seguir isso  
Convidado Mena I

Stéfane Dias, o novo preparador da ATT

Recommended Posts

Convidado Mena I

Stéfane Dias, o novo preparador da ATT

Sábado, 13 de dezembro de 2008 - 15:15:01

Por Guilherme Cruz

Foto divulgação

1229102104.g.jpg

Após a saída de André Benkei da American Top Team, outro brasileiro assumiu o posto de preparador físico da equipe. Há quatro meses responsável pela preparação dos atletas da equipe nos Estados Unidos, Stéfane Dias comanda os treinos de um forte time de casca-grossas da equipe, como Gleison Tibau, Marcelinho Garcia, Mike Brown, Yves Edwards, Rafael Dias, Steve Bruno, entre muitos outros.

Apesar de alguns atletas da equipe, como Thiago Pitbull, Gesias Cavalcante, Jorge Santiago e Antônio Pezão continuarem trabalhando com Benkei, Stéfane garante que isso não o incomoda. “Pessoalmente não conheço o Benkei, muitas pessoas me falam bem dele, mas a ATT é muito grande e somente um preparador físico não consegue treinar todo mundo, por isso alguns treinam com ele, outros treinam em outros lugares e muitos treinam comigo”, afirmou o preparador, formado em Educação Física no Paraná com doutorado em preparação física de atletas de alto nível na Universidade Estatal da Rússia.

Praticante de Jiu-Jitsu desde pequeno, Stéfane sempre esteve ligado às lutas, e começou cedo na Chute Boxe. “Com 12 anos fui treinar na academia Chute Boxe com o Mestre Fábio Noguchi (primeiro treinador de Anderson Silva), onde fui até a faixa azul-clara ponta azul-escura, depois em 1997 comecei a treinar Jiu-Jitsu com o Alexandre Penão, faixa-preta de Carlson Gracie”, conta, que hoje ostenta a faixa-preta dada pela equipe Arena. E a passagem pela Chute Boxe ainda serviu de inspiração para um apelido que o acompanha até hoje: “O apelido “Mestrão” começou com o Miltinho Vieira, pelo fato de meu sotaque curitibano ser parecido com o do Rudimar Fedrigo, o Mestrão... Depois o Tibau e o resto da galera gostaram e assim foi”, revelou.

Quando o assunto é as incríveis recuperações de peso dos atletas treinados por Benkei, Stéfane elogia, mas alerta. "O método dele com certeza funciona, mas não são recomendados para todos atletas, uns suportam mais outros menos, e justamente isso que estou testando com meus atletas. Estamos fazendo “simulados” em campeonatos menores de Grappling, tipo o Grapplers Quest, onde levei alguns atletas para bater peso e lutar no dia seguinte e ganhamos várias lutas no mês passado em Orlando... Eu tenho meus segredos também (risos)”, brinca o preparador, relembrando a vida ligada ao MMA.

“Em todos esses anos vivenciei muitas coisas do antigo “vale-tudo” até se tornar o MMA de hoje. Sou viciado em luta desde pequeno, vi tudo isso crescer, mas o que está faltando ultimamente é o apoio do público em eventos de pequeno e médio porte, pois somente o UFC está lucrando e isso prejudica e acaba com os eventos menores, o que é muito ruim para o esporte, pois gera monopólio de bons atletas e desemprego para a nova geração de lutadores”, afirma o preparador, autor do livro “Musculação – Nova Concepção Russa de Treinamento”, recém lançado no Brasil pela editora Juruá, que fala sobre seu trabalho de preparação.

"O meu diferencial se baseia no fato de que eu utilizo muitos exercícios físicos específicos de luta em duplas e faço um trabalho de força e resistência de “sprint” que poucos conhecem no Brasil e no mundo. Um pouco deste material pode ser encontrado no meu livro”, finalizou Stéfane, aproveitando para mandar um recado para o pessoal do Brasil: “Gostaria de deixar um abraço para o pessoal de Curitiba e agradecer a TATAME por sempre estar informando o mundo sobre as últimas notícias do MMA”.

Fonte: Tatame

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado sickus

Parece capacitado e tem um background bom em lutas, acho que tem tudo pra dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

brasil tem muito cara fera na parte de preparacao fisica em alto rendimento... veja em lutas e futebol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a att nunca ia contratar um cara sem um excelente curriculo no assunto.e vejamos bem,o cara tem doutorado na russia,uma das experts no assunto,se nao for a melhor.

pelo menos na parte teorica da pra ver q eh uma fera.

na pratica pelo q falou tem tido otimos resultados.

a att eh top e sempre sera.ela investe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante essa questão da preparação física com técnicas russa, se não me engano o próprio Alejarra falou uma vez que vinha da escola russa a formação dele que pelo jeito começa a fazer sucesso dentre os lutadores nos EUA vide a procura que o Alejarra está tendo e o próprio Stéfane Dias indo para a ATT.

Será que esse estilo de técnica de preparação física russa pode ter influência no desempenho de um padeiro que bota terror na categoria pesada do MMA mundial? Afinal de contas a explossão e força física são uns dos pontos forte do gordinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Interessante essa questão da preparação física com técnicas russa, se não me engano o próprio Alejarra falou uma vez que vinha da escola russa a formação dele que pelo jeito começa a fazer sucesso dentre os lutadores nos EUA vide a procura que o Alejarra está tendo e o próprio Stéfane Dias indo para a ATT.

Será que esse estilo de técnica de preparação física russa pode ter influência no desempenho de um padeiro que bota terror na categoria pesada do MMA mundial? Afinal de contas a explossão e força física são uns dos pontos forte do gordinho.

cara pode ter certeza q ajuda.tenho pouca coisa sobre preparaçao fisica russa,eh quase nada pra eu postar aqui.agora tem gente q podia fazer um topico sobre o assunto,trazer informaçoes.

a historia dos russos na preparaçao fisica vem desde muito atras ate mesmo pelo modo de vida q "endurecia" seu povo e genetica favoraveis a resistencia.

sei tbm q na epoca da segunda guerra mundial eles deram um pump na preparaçao e conhecimento sobre o ser humano.foram eles tbm,por exemplo q criaram o powerplate,pra exercitar os astronautas q voltavam com a musculatura comprometida pelo tempo no espaço.nas olimpiadas os caras mandavam bem mesmo com seu povo em dificuldade.

se alguem tiver um conhecimento embasado por favor cria um topico q o assunto eh muito interessante e eu corro atras de informaçao a muito tempo.

esse livro do stefane mesmo vou comprar com certeza.a historia desse povo eh incrivel!

Editado por fikadiboa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso