Entre para seguir isso  
JuniorGarra

Manifesto pela Liberdade de Escolha em Suplementos

Recommended Posts

Como todos devem ter conhecimento, estamos em uma cruzada para tentar melhorar e facilitar à regularização e comercialização de suplementos alimentares no Brasil. A tempos, vimos nos reunindo com a ANVISA, negociando uma proposta de atualização normativa e, no dia 12 de novembro passado, eles publicaram uma consulta pública constando uma suposta nova legislação.

Apesar de, a primeira vista, essa nova legislação parecer positiva, infelizmente entendemos que houve uma regressão geral. Para começar, nosso famoso BCAA foi riscado do mapa, ou seja, se essa norma passar, o mercado não terá mais direito de comercializar esse produto. No mais, outros cerceamentos foram determinados, porém, nada pior do que a nova conceituação da matéria. A partir dessa nova norma, os suplementos alimentares que até então eram conceituados de "Alimentos para Praticantes de Atividades Físicas", passarão a ser "Alimentos para Atletas". Em suma, a ANVISA está determinando que somente atletas poderão consumir suplementos. Isso é uma afronta total ao direito de escolha do cidadão e, evidentemente, uma restrição absurda ao nosso mercado.

Por ora, esse novo texto legal está sob consulta pública. Logo, a ANVISA está pedindo a opinião das pessoas. Esse é o momento para opinármos e defendermos nossos direitos.

No site da ABENUTRI (Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais) há um manifesto defendendo os direitos do cidadão. É fundamental a participação de todos. Além disso, nesse próprio site são disponibilizados banners para que todos aqueles que tenham interesse em divulgar essa matéria no seus sites, o façam.

Contamos com a ajuda e colaboração geral. É o nosso segmento que está em jogo.

Site ABENUTRI:

www.abenutri.org

Banners para divulgação (divulgue essa ideia):

http://www.abenutri.org/material.html

Infelizmente corremos o risco de a ANVISA literalmente acabar com o nosso mercado.

Por favor, leia o e-mail e assine também o manifesto em favor do nosso mercado.

Vamos salvar a suplementação no Brasil!

Agradeço imensamente!

Site do manifesto: http://www.abenutri.org/index.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ANVISA esta certa.

Certos suplementos alimentares só devem ser utilizados dentro de uma rotina atletica.

Um simples suplemento proteico pode afetar pessoas com colesterol alto.

Quanto aos BCAAs , se o suplemento nao condiz com o que promete , deve ser suspenso sim.

A maioria dos bcaa nacionais são vendidos de uma forma que nao corresponde com seu real efeito.

Eu uso BCAA , e nao duvido da sua eficacia , mas daí a concordar com empresas nacionais que o vendem de uma forma enganosa , é outra coisa.

Esse texto provavelmente vem de empresas de suplemento com medo de perder mercado. Afinal ao botar "atletas" no rotulo , reduzem consideravelmente o publico alvo. Porém é assim que deve ser feito , suplementação nao é para qualquer um , e vender assim é enganar o cliente. O que as empresas querem é que qualquer pessoa , independente da sua rotina e do seu estado fisico ACREDITE que aquele suplemento ira melhorar o seu estado. O que é um ENGANO.

Do jeito que esta um sujeito de 150kg compra um termogenico que promete emagrecer 10kg em 1 mes. Isso nunca vai acontecer , porque emagrecimento depende de varias outras coisas mais importantes que um termogenico.

Só de adicionar a palavra "atleta" ao rotulo desse termogenico , a esse mesmo sujeito de 150kg ja estará dito que aquele suplemento só cumpre o que promete quando usado por atletas , lendo "atletas" como rotinas de treino e de alimentação.

Atleta nao consiste em PROFISSIONALISMO. Voce pode compor uma rotina para se tornar um atleta amador , alias a maioria que compoe esse forum de suplementação e treino , tem uma rotina de atleta: treinos regulares , restrições alimentares ETC

Em suma , qualquer medida que va em direção à clareza da informação e dignidade com o cliente , é valida.

A transparencia de informação só prejudica essa industria suja de suplementos alimentares. Nao caiam nessa.

Editado por caca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ANVISA = LIXO BUROCRÁTICO SEM NOÇÃO ALGUMA

Nao digo isso só em relação a essa questão, mas a muitas outras.

Já trabalhei muito em paralelo com ANVISA e posso afirmar que é puro jogo de interesses que rola. Políticos no meio, sujeira da braba com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza o Sr. Caca não leu o site da manifestação ABENUTRI e me desculpe, escreveu muita bobeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que tem ser mudado é COMO se oferece o produto e não se ele é oferecido ou não.

Mas que os autores do manifesto estão olhando pro próprio rabo está mais do que evidente no texto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A ANVISA esta certa.

Certos suplementos alimentares só devem ser utilizados dentro de uma rotina atletica.

Um simples suplemento proteico pode afetar pessoas com colesterol alto.

Quanto aos BCAAs , se o suplemento nao condiz com o que promete , deve ser suspenso sim.

A maioria dos bcaa nacionais são vendidos de uma forma que nao corresponde com seu real efeito.

Eu uso BCAA , e nao duvido da sua eficacia , mas daí a concordar com empresas nacionais que o vendem de uma forma enganosa , é outra coisa.

Esse texto provavelmente vem de empresas de suplemento com medo de perder mercado. Afinal ao botar "atletas" no rotulo , reduzem consideravelmente o publico alvo. Porém é assim que deve ser feito , suplementação nao é para qualquer um , e vender assim é enganar o cliente. O que as empresas querem é que qualquer pessoa , independente da sua rotina e do seu estado fisico ACREDITE que aquele suplemento ira melhorar o seu estado. O que é um ENGANO.

Do jeito que esta um sujeito de 150kg compra um termogenico que promete emagrecer 10kg em 1 mes. Isso nunca vai acontecer , porque emagrecimento depende de varias outras coisas mais importantes que um termogenico.

Só de adicionar a palavra "atleta" ao rotulo desse termogenico , a esse mesmo sujeito de 150kg ja estará dito que aquele suplemento só cumpre o que promete quando usado por atletas , lendo "atletas" como rotinas de treino e de alimentação.

Atleta nao consiste em PROFISSIONALISMO. Voce pode compor uma rotina para se tornar um atleta amador , alias a maioria que compoe esse forum de suplementação e treino , tem uma rotina de atleta: treinos regulares , restrições alimentares ETC

Em suma , qualquer medida que va em direção à clareza da informação e dignidade com o cliente , é valida.

A transparencia de informação só prejudica essa industria suja de suplementos alimentares. Nao caiam nessa.

Hoje em dia, suplemento alimentar não é mais só pra praticante de atividade física e sim endivíduos com uma deficiência alimentar.

Têm mil e hum estudos de comprovação da eficácia do BCAA.

Em nenhum momento é enganar...com certeza o suplemento melhora e muito...mais lógico aliado a uma dieta e atividade física.

Sr. Caca não existe milagre.

Suplemento nenhum promete isso ou aquilo...ele têm a ainformação nutricional dele...agora nenhum rótulo fala toma esse produto que vc vai ficar dessa forma...ou vai baixar % de gordura.

Mais cada um pensa de uma forma

Tudo de bom pra vc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só rindo de voce meu amigo

Vamos la entao.

Eu disse em algum momento que BCAA = farinha? Muito pelo contrario disse até que eu faço uso..

"Hoje em dia, suplemento alimentar não é mais só pra praticante de atividade física e sim endivíduos com uma deficiência alimentar

Meu amigo , voce sabe diagnosticar deficiencia alimentar? Porque caso voce nao saiba , e provavelmente nao sabe , cada deficit de certa substancia significa uma doença , e nesse caso o suplemento torna-se TRATAMENTO.

Outra coisa , "endividuo" , suplementos são vendidos com propaganda. Nao é simplesmente informação nutricional , afinal que leigo pode analisar informação nutricional? haha

Muitos suplementos sao vendidos na propaganda de dar mais energia,força,vascularização,massa muscular etc

Suplemento só funciona para quem tem rotina de atleta , essa á a pura verdade.

Pode tomar o diabo a quatro , creatina,whey,bcaa... que se voce nao treina/come/descansa de maneira correta , voce nao sai do lugar eu GARANTO.

Eu consumo muito suplemento , mas as empresas que vendem e muitos vendedores são o lixo da especia humana e enganam muito leigo.

Para mim é simples , ou a pessoa tem deficit de alguma substancia ou ela é atleta. Fora essas 2 , nenhuma pessoa deveria usar suplemento. E nao é pela possibilidade de fazer mal ( que existe ) , mas simplesmente porque vai gastar $$ e nao vai conseguir o desejado com aquele produto.

Mojo eu concordo com voce , mas provavelmente é o que eles estao fazendo , nao estao proibindo BCAA - substancia , mas vetando a venda deles de forma inapropriada. Em muitos wheys tem bcaa e sequer se cogita a possibilidade de proibir whey.

Editado por caca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, mas não tem como defender uma atitude como a que a anvisa quer tomar. Obrigue-se os fabricantes a mudarem a recomendação diária, e não proiba-se a venda.

O que fizeram com a creatina simplesmente é indefensável. Saiu algum estudo novo esses dias mostrando algo diferente do que já está mais do que provado? Pq liberaram agora?

Aonde isso vai parar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só rindo de voce meu amigo

Vamos la entao.

Eu disse em algum momento que BCAA = farinha? Muito pelo contrario disse até que eu faço uso..

"Hoje em dia, suplemento alimentar não é mais só pra praticante de atividade física e sim endivíduos com uma deficiência alimentar

Meu amigo , voce sabe diagnosticar deficiencia alimentar? Porque caso voce nao saiba , e provavelmente nao sabe , cada deficit de certa substancia significa uma doença , e nesse caso o suplemento torna-se TRATAMENTO.

Outra coisa , "endividuo" , suplementos são vendidos com propaganda. Nao é simplesmente informação nutricional , afinal que leigo pode analisar informação nutricional? haha

Muitos suplementos sao vendidos na propaganda de dar mais energia,força,vascularização,massa muscular etc

Suplemento só funciona para quem tem rotina de atleta , essa á a pura verdade.

Pode tomar o diabo a quatro , creatina,whey,bcaa... que se voce nao treina/come/descansa de maneira correta , voce nao sai do lugar eu GARANTO.

Eu consumo muito suplemento , mas as empresas que vendem e muitos vendedores são o lixo da especia humana e enganam muito leigo.

Para mim é simples , ou a pessoa tem deficit de alguma substancia ou ela é atleta. Fora essas 2 , nenhuma pessoa deveria usar suplemento. E nao é pela possibilidade de fazer mal ( que existe ) , mas simplesmente porque vai gastar $$ e nao vai conseguir o desejado com aquele produto.

Mojo eu concordo com voce , mas provavelmente é o que eles estao fazendo , nao estao proibindo BCAA - substancia , mas vetando a venda deles de forma inapropriada. Em muitos wheys tem bcaa e sequer se cogita a possibilidade de proibir whey.

Caca, vamos lá

Pra diagnosticar a deficiência alimentar é só a pessoa procurar uma nutricionista e fazer uma avaliação. Então, se o suplemento torna-se tratamento...quer coisa melhor que isso? Esse é um dos motivos pros suplementos ñão serem só consumidos pro " atletas ".

Lógico, propaganda pra vender e não é só suplemento, pra todo tipo de comércio, agora vai da pessoa se informar, procurar uma nurticionista....senão concordo com vc que toma atraso e o que mais têm em loja de suplemento é neguinho só querendo leigo.

Como vc falou o lixo da espécie humana...saiba que não é só nesse ramo não.

Realmente como falei antes suplemento não é milagre, 70% senão for mais é alimentação, aliada atividade física e descanso.

Mais tudo bem...tamo aí pra trocar idéias e cada hum tira sua conclusão.

Abraços

JúniorGarra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa muito bom

olha é uma ótima campanha

mas essa historia de pedir cpf fode legal...

Editado por Refuse

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No sistema que a gente vivve não existe "lixo da espécie humana".

É todo mundo querendo ganhar o seu, e pra isso não tem outro jeito: tem que atropelar o outro. Sad but true.

Não existe ética em nosso sistema basedo em moeda, apesar das pessoas acreditarem que possa existir.

É aquela história: Você vende um produto, e sabe que na loja ao lado da sua tem um produto bem melhor que o seu pela metade do preço. Você vai ser ético e dizer pro seu cliente: "Não compre aqui não, na outra loja é bem melhor e mais barato!" Duvido.

Como disse aquele velhinho do Zeitgeist: "No nosso sistema, eu não sei se realmente eu preciso fazer uma cirurgia ou se o médico precisa pagar a prestação do barco dele."

Está na cara, como disse o Mojo, que este movimento é pela ampla liberalização dos suplementos alimentares e pelo ampliação do lucro de quem vende tais produtos.

"Bem estar da população" e "direito de escolha" são apenas os argumentos usados, mas não são esses os objetivos da campanha. O objetivo é o LUCRO.

Mais da metade da população brasileira é analfabeta funcional e não tem a mínima condição de analisar a descrição de um produto e concluir se ele é bom ou ruim. A população cai fácil na lábia dos vendedores e na ilusão da propaganda. "MEGA-HYPER-SUPER-MUSCLE-PACK-ULTRA-DEFINITION" com cores berrantes vende muito bem.

Vejam, eu também acho a ANVISA uma merda, mas ela está tentando cumprir o seu papel.

Ninguém é santo nessa história e todos cometemos erros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No sistema que a gente vivve não existe "lixo da espécie humana".

É todo mundo querendo ganhar o seu, e pra isso não tem outro jeito: tem que atropelar o outro. Sad but true.

Não existe ética em nosso sistema basedo em moeda, apesar das pessoas acreditarem que possa existir.

É aquela história: Você vende um produto, e sabe que na loja ao lado da sua tem um produto bem melhor que o seu pela metade do preço. Você vai ser ético e dizer pro seu cliente: "Não compre aqui não, na outra loja é bem melhor e mais barato!" Duvido.

Como disse aquele velhinho do Zeitgeist: "No nosso sistema, eu não sei se realmente eu preciso fazer uma cirurgia ou se o médico precisa pagar a prestação do barco dele."

Está na cara, como disse o Mojo, que este movimento é pela ampla liberalização dos suplementos alimentares e pelo ampliação do lucro de quem vende tais produtos.

"Bem estar da população" e "direito de escolha" são apenas os argumentos usados, mas não são esses os objetivos da campanha. O objetivo é o LUCRO.

Mais da metade da população brasileira é analfabeta funcional e não tem a mínima condição de analisar a descrição de um produto e concluir se ele é bom ou ruim. A população cai fácil na lábia dos vendedores e na ilusão da propaganda. "MEGA-HYPER-SUPER-MUSCLE-PACK-ULTRA-DEFINITION" com cores berrantes vende muito bem.

Vejam, eu também acho a ANVISA uma merda, mas ela está tentando cumprir o seu papel.

Ninguém é santo nessa história e todos cometemos erros.

hoje em dia tudo é visando o lucro.

falou tudo vei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você Sabia?

A partir de 13 de janeiro de 2009, você NÃO vai mais poder:

ü Beber Gatorade depois de jogar futebol com os amigos, andar de bike ou durante a musculação

ü Jantar um Shake saudável em vez de um hambúrguer gorduroso

ü Comer um PowerBar ou tomar Whey para ajudar no seu exercício físico

Isso porque, o Ministério da Saúde do nosso país, através da ANVISA, está quase aprovando uma legislação (http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/CP/CP%5B24416-1-0%5D.PDF) que proíbe a fabricação de alimentos para pessoas que PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA. Eles acham que esses alimentos são só para ATLETAS, que consomem com o objetivo de COMPETIÇÃO. Ou seja, para os 99,50% da população brasileira restante, não irão existir suplementos, mesmo que você pratique atividade física regularmente.

A ANVISA não deveria proibir nada. Afinal, vivemos ou não em um país livre? E o nosso direito à escolha? Com certeza a ANVISA deve garantir que todo alimento seja SEGURO PARA O CONSUMO, mas a escolha de consumir ou não deve ser EXCLUSIVAMENTE do cidadão. E além de tudo isso, a ANVISA ainda está proibindo produtos seguros que são consumidos há anos no mundo todo, como BCAA, aminoácidos isolados (carnitina, arginina, taurina...) e isotônicos com vitaminas.

Se você gostaria:

- de ter liberdade na escolha do que vc consome

- de consumir Gatorade, shakes ou suplementos, mesmo sendo um praticante de atividade física que não objetiva competição

junte-se a nós, entre no site e encaminhe já sua OPINIÃO à ANVISA:

www.abenutri.org

ou envie sua opinião para cp60.alimentos@anvisa.gov.br

Antes de aprovar qualquer legislação, nosso país libera uma consulta PÚBLICA. Ou seja, é PÚBLICO!!

Não deixe de expressar sua opinião!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E como exatamente eles vão me proibir de tomar um gatorade? Vão exigir carteirinha da federação do esporte que eu pratico? Vou ter que mostrar uma medalha? Ou vão pedir receita?

DUVIDO que isso seja assim. Sensacionalismo da indústria. Tou quase ficando ao lado da anvisa nessa pataquada toda apenas pra ver os fabricantes se ferrarem. Nunca me venderam nada a preço justo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso