Entre para seguir isso  
Guga Noblat

Boxe vs MMA, uma briga pela audiência

Recommended Posts

coluna de hoje do Terra Magazine: http://terramagazine.terra.com.br/interna/...+audiencia.html

Por Guga Noblat

Tombado no ringue com o rosto voltado para a lona e vendo o sangue jorrar de sua face depois de ser surrado por nove rounds, o mexicano David Diaz (34-2-1, 17 KOs) ainda aparentava ter alguma consciência do que se passava com ele, mas apenas sua força de vontade já não bastava para fazê-lo se erguer e voltar a lutar.

Seu tombo, depois de levar uma seqüência de socos do filipino Manny Pacquiao (47-3-2, 35 KOs), foi tão avassalador que o juiz terminou a luta sem abrir contagem de tempo. Diaz caiu literalmente de cara na lona, seguido de sonoros aplausos vindos de uma platéia extasiada pelo nocaute.

A derrota de Diaz lhe custou o cinturão peso-leve de uma das principais organizações de boxe, a World Boxing Council (WBC). E aumentou ainda mais a fama de Pacquiao, o Pacman, como é chamado pelos seus fãs. Hoje, o filipino é visto como a principal estrela do boxe mundial.

A luta entre Diaz e Pacquiao foi uma das mais emocionantes de 2008, mas também uma das mais sangrentas. Entre o oitavo e nono round, Diaz teve que se submeter a uma cola especial usada para grudar um corte imenso sobre suas pálpebras. Apesar do rosto ensangüentado e com inchaços que pareciam do tamanho de bolas de golfe, Diaz só parou de lutar quando já não conseguia mais ficar de pé.

O combate pelo cinturão da WBC ocorreu há pouco menos de cinco meses no majestoso Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, Estados Unidos. Mas parece que um dos principais promotores de boxe do momento, Todd duBoef , dono da empresa promotora de lutas Top Rank, não viu o confronto entre Pacquiao e Diaz ou se esqueceu de como é violenta e traumática uma luta de boxe.

Em campanha contra o esporte que mais cresce nos Estados Unidos, a Mistura de Artes Marciais (em inglês MMA, também conhecido como Vale-Tudo), Todd pôs em dúvida a segurança dos atletas de MMA.

Parece piada, mas durante uma entrevista ao jornal Los Angeles Times esta semana para promover justamente a próxima luta de Pacquiao, Todd criticou o MMA por ser um esporte violento. Ele soltou a seguinte pérola a respeito do nocaute sofrido por Randy Couture, que levou um direto atrás da orelha e mais alguns socos lançados por Brock Lasner em luta ocorrida há duas semanas e válida pelo cinturão do UFC (maior evento de MMA do mundo):

- Quando eu vejo uma coisa como essa, parece uma briga de rua para ver quem agüenta mais. Não tem como isso ser mais seguro que o Boxe.

Todd não disse isso por estar preocupado com a saúde dos lutadores de MMA e muito menos baseado em algum artigo ou pesquisa científica a respeito dos traumas provocados nesses combates. A preocupação dele é meramente financeira. O boxe tem um público diferente do MMA, mas sua audiência não se renova e se restringe cada vez mais a pessoas de uma faixa etária mais alta. Uma frase que está se tornado comum nos Estados Unidos diz que o "boxe é assistido pelos pais enquanto o MMA é visto pelos filhos".

Dana White, presidente do UFC, não cansa de dizer que a audiência do boxe se restringe a um público antigo e a lutadores que fizeram fama antes de o MMA estourar nos Estados Unidos, o que aconteceu a partir de 2005. Naquele ano foi lançado o reality show The Ultimate Fighter (TUF) onde 16 lutadores se enfrentaram na busca por um contrato com o UFC - evento que existe desde 1993 e que inaugurou a era moderna do MMA.

Enquanto em 2008 o UFC teve uma média de 500 mil vendas por evento pelo sistema pay-per-view (PPV), o boxe não chegou nem a 200 mil, segundo o jornal New York Daily News. Ainda não foi revelado o número de ppvs vendidos no último UFC, mas a expectativa é que tenha alcançado um milhão de vendas mesmo com a crise econômica que assola o mundo.

Apesar de ser um esporte que surgiu numa época em que a TV a cabo transmitia as lutas de graça, pega mal para Todd ver clássicos do boxe atual, como os combates entre Bernard Hopkins vs Kelly Pavlik e Joe Calzaghe vs Roy Jones Jr, não passarem das 200 mil vendas. O único alento para os fãs do boxe é relembrar da marca histórica atingida na luta do ano passado entre Floyd Mayweather e Oscar de la Hoya que ultrapassou os 2 milhões de ppvs.

Quanto aos traumas provocados em lutas de MMA, o principal trabalho científico feito até hoje para analisar os riscos desse esporte o classificou como menos traumático para o cérebro do que boxe. Gregory H. Bledsoe, Edbert B. Hsu, Jurek Grabownski, Guohua Li e Justin D. Brill produziram um estudo para a The Johns Hopkins University School of Medicine's na qual pesquisaram os traumas provocados em lutas de MMA entre março de 2002 e setembro de 2007.

Eles observaram que em 635 lutas de MMA sancionadas por comissões atléticas, 300 dos 1.270 lutadores acabaram com algum tipo de lesão, o que dá uma média de 23,6 atletas lesionados a cada 100. Traumas severos foram constatados apenas em 15,4 de cada mil lutadores pesquisados, o que significa que apenas 3% das lutas terminaram em contusões graves. Nenhuma luta regulamentada acabou em morte durante o período abrangido pelo estudo.

Desde 1993, quando o MMA fincou raízes nos Estados Unidos e passou a ser um esporte reconhecido no mundo, apenas dois lutadores morreram em combates de MMA. Douglas Dedge acabou morto em 18/03/1998 numa luta sem regras e não regulamentado ocorrida na Ucrânia. Em novembro do ano passado, dois meses depois de concluído o estudo da equipe do The Johns Hopkins University School, Sam Vasquez morreu alguns dias depois de lutar em Houston, Estados Unidos.

Contra o boxe pesa ao menos 71 mortes provocadas desde 93 e documentadas pelo The Journal of Combative Sport. Um estudo publicado na British Journal of Sports Medicine, realizado com lutadores de boxe australianos entre agosto de 1986 e agosto de 2001, concluiu que de 427 atletas pesquisados, 107 apresentaram alguma tipo de lesão, sendo que em 89,8% dos casos as contusões eram na região do pescoço ou na cabeça. 15,9% das lesões foram consideradas graves.

Não vale, portanto, dizer, como fez Todd, que o MMA é um esporte perigoso. Não mais do que o boxe, ou do que outros esportes tão populares nos EUA, como o futebol americano, por exemplo. Entre 1931 e 2006 o Centro Nacional de Investigação Catastrófica Sport Injury registrou 1002 mortes provocadas em partidas de futebol americano. Uma média de mais de 13 mortes por ano, apesar da última delas ter ocorrido em 2006.

O MMA é um esporte violento, mas o fato de a luta correr tanto em pé quanto no solo evita que um lutador receba muitas pancadas na cabeça e o protege de contusões mais severas. Inúmeros combates terminam com golpes de solo, como torções no braço ou no pé, e algumas delas não passam de um minuto, o que também é benéfico para lutador.

Entendo a preocupação de Todd com o aumento do prestígio do MMA, que pode significar o fim dos dias de glória do boxe como o esporte de luta mais popular do mundo. Mas ele deveria aprender que golpe baixo não vale. Se quiser fazer críticas que pelo menos passe a se valer de argumentos sólidos e coerentes e não do simples achismo e da má fé.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei tanto do artigo, que vou salvar no meu computador.

Para um dia eu precisar me fundamentar sobre esses fatos, ainda mais com muitos idiotas que falam merdas sem saber pelo menos o B-A- BA do esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto Dana White comentar sobre esse estudo. Tem luta que nem ocorre soco ou chute, clinchou, derrubou, finalizou. Realmente o boxe tá ultrapassado e quem vive dele quer se defender. Dizem que a melhor defesa é o ataque, mas esse tá sem efeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pacquiao vs Diaz foi uma luta FOOOOODA, no começo de dezembro dia 6 Pacman vai pegar o De La Roya !!!!!!!!!! Prevejo mais um Brutal KO !!!!!

Acho q no boxe acontece mais mortes pq os golpes na cabeça sao mais constantes q no MMA !!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado josefhbahauss

o que é boxe ?

nao, nao , agora serio

eu respeito boxing a rodo, e gosto de assistir, inclusive acho que eles deveriam diminuir o tamanho das luvas, É A UNICA MANEIRA DE SALVAR O BOXE, torna-lo mais agil, acabar com excessos de clinch (criar regras, do tipo, 2 clinchs por assalto)

a gente poderia citar milhoes de fatores que mataram o boxe, mas todo mundo ja sabe, entao vou me reter ao que eu acho que pode SALVAR o boxe

- novas regras (clinch em principal)

- luvas menores

- transparencia das lutas e promotores

com isso, eles nao precisarao tomar essas medidas pateticas do tipo "evander hollyfield saira da aposentadoria para defender ... "

porra cara, nao fode, nego daqui a pouco ressucita ate cassius clay pra defender titulo, tudo em troca do "velho glamour"

so que promotor tem que entender, que isso é fogo de palha.. muita atencao no dia.. morte certa no outro, pronto acabou.

nao da pra sobreviver de passado. RENOVACAO!

é isso ai.

=]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já tinha visto Dana White comentar sobre esse estudo. Tem luta que nem ocorre soco ou chute, clinchou, derrubou, finalizou. Realmente o boxe tá ultrapassado e quem vive dele quer se defender. Dizem que a melhor defesa é o ataque, mas esse tá sem efeito.

tah ate tendo efeito(contrario + tah ) rssrs

famoso "tiro saindo pela colatra" ou "atirando no proprio pe " rsrs

Entendo a preocupação de Todd com o aumento do prestígio do MMA, que pode significar o fim dos dias de glória do boxe como o esporte de luta mais popular do mundo. Mas ele deveria aprender que golpe baixo não vale. Se quiser fazer críticas que pelo menos passe a se valer de argumentos sólidos e coerentes e não do simples achismo e da má fé.

Passa a regua !!! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que é boxe ?

nao, nao , agora serio

eu respeito boxing a rodo, e gosto de assistir, inclusive acho que eles deveriam diminuir o tamanho das luvas, É A UNICA MANEIRA DE SALVAR O BOXE, torna-lo mais agil, acabar com excessos de clinch (criar regras, do tipo, 2 clinchs por assalto)

a gente poderia citar milhoes de fatores que mataram o boxe, mas todo mundo ja sabe, entao vou me reter ao que eu acho que pode SALVAR o boxe

- novas regras (clinch em principal)

- luvas menores

- transparencia das lutas e promotores

com isso, eles nao precisarao tomar essas medidas pateticas do tipo "evander hollyfield saira da aposentadoria para defender ... "

porra cara, nao fode, nego daqui a pouco ressucita ate cassius clay pra defender titulo, tudo em troca do "velho glamour"

so que promotor tem que entender, que isso é fogo de palha.. muita atencao no dia.. morte certa no outro, pronto acabou.

nao da pra sobreviver de passado. RENOVACAO!

é isso ai.

=]

Outro dia eu tava pensando nesse assunto e pensei q se tivesse uma luva mais parecida com a de MMA o Boxe ateh poderia dar uma revitalisada. Entretanto analisando melhor, se com a luva cabeca de cotonete, do jeito q eh jah se tem tanto dano, imaginem se colocarem uma luva menor por 10 rds o q aconteceria com a cara do sujeito???

O q nao acontece no MMA tamanha a variacao de possibilidades na luta. Finalizacaoes,Chutes ,quedas e tudo mais...

Acho q cheguei a conclusao de q o Boxe realmente nao tem muito o q fzr...

Da uma olhada no topico q eu abri faz + ou - 1 ano e 1/2:

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index...murai&st=45

Editado por The Last Samurai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Hapkido_Taekwondo
Outro dia eu tava pensando nesse assunto e pensei q se tivesse uma luva mais parecida com a de MMA o Boxe ateh poderia dar uma revitalisada. Entretanto analisando melhor, se com a luva cabeca de cotonete, do jeito q eh jah se tem tanto dano, imaginem se colocarem uma luva menor por 10 rds o q aconteceria com a cara do sujeito???

O q nao acontece no MMA tamanha a variacao de possibilidades na luta. Finalizacaoes,Chutes ,quedas e tudo mais...

Acho q cheguei a conclusao de q o Boxe realmente nao tem muito o q fzr...

Da uma olhada no topico q eu abri faz 1 1/2 ano:

http://forum.portaldovt.com.br/forum/index...murai&st=45

viu...mas tem o seguinte...se diminuissem as luvas teria mais KOs, e nao duraria tantos round...mas acho dificil mudarem isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
viu...mas tem o seguinte...se diminuissem as luvas teria mais KOs, e nao duraria tantos round...mas acho dificil mudarem isso!

Mas foi exatamente a conclusao q eu cheguei...

Teoricaente seria mais excitante e interessante entretanto seria uma carneficina uma vez q Boxe eh soh Boxe, e seria pancada na cabeca e cara com uma luva q proporciona mais danos ...

Seria como vc falou tao forte q as lutas naochegariam aos ultimos rds a ponto de diminuir o numero de rds....

Talvez funcionasse se fossem no MAXIMO 5 rds, mesmo assim acho q nao passariam de 3, a media...

Editado por The Last Samurai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q o problema sao as cat de peso !!!!!!!!!!!! Deveria haver 5 apenas como no MMA, hj em dia todo mundo tem um cinturao ¬¬

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A única coisa que prejudica hoje o Boxe é a falta de lutadores realmente famosos, os caras que fazem as pessoas comprar o PPV. De resto...

O Boxe está morto? Não. Está morrendo? Não. Apenas uma safra não tão boa de lutadores (falo mais dos pesados). As pessoas se precipitam demais pra falar algumas coisas antes de avaliarem bem os fatos.

Outra coisa: mudanças drásticas nas regras (e mudar o tamanho das luvas é algo BEM drástico) são completamente desnecessárias. O esporte funciona perfeitamente hoje da maneira como está. Não faz sentido querer que ele adote regras que o aproximem do MMA: são animais muito diferentes e deviam continuar assim.

O Boxe não precisa ser "salvo" ou "ressucitado".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Zarbon Tubarão
Contra o boxe pesa ao menos 71 mortes provocadas desde 93...

...o futebol americano, por exemplo. Entre 1931 e 2006... 1002 mortes provocadas em partidas de futebol americano. Uma média de mais de 13 mortes por ano, apesar da última delas ter ocorrido em 2006.

O MMA é um esporte violento, mas o fato de a luta correr tanto em pé quanto no solo evita que um lutador receba muitas pancadas na cabeça e o protege de contusões mais severas. Inúmeros combates terminam com golpes de solo, como torções no braço ou no pé, e algumas delas não passam de um minuto, o que também é benéfico para lutador.

MMA é arte. É a mistura de tudo. É 1 contra 1 onde tudo acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso