Entre para seguir isso  
Wesley Moura

Entrevista com Ana Laura

Recommended Posts

Por Wesley Moura – BSB Combate

ana-laura01.jpg

O BSB Combate quis saber por ande andava a faixa marrom da Gracie Barra Brasília Ana Laura, três vezes campeão Mundial de Jiu-Jitsu, Campeã Pan-americana de Jiu-Jitsu e Campeã do Mundial No-Gi 2008. Esta fera dos tatames de apenas vinte e dois anos fez sua estréia em competições sem kimono “No-Gi“, a estréia não poderia ter sido melhor do que ser campeã.

Ana Laura mostra como tudo começou e o que se passa... Ela que não esquece seus princípios aprendidos na arte suave desenvolvidos na cidade de Unaí-GO, lembra com saudades dos amigos da Gracie Barra Brasília. Confira a entrevista desta fera na integra.

Títulos mais importantes:

3x Campeã Mundial

1x Campeã Pan-americano

1x Campeã Mundial No-Gi

Qual graduação: Faixa Marrom

Quem te graduou: Eliezer Dultra (Piezi)

Qual equipe esta: Gracie Barra

Quando saiu do Brasil: Março 2008

BSB Combate - Como surgiu o interesse pelo jiu-jitsu?

Quando tinha 17 anos eu era um pouco gordinha, meu primo que fazia jiu-jitsu perdeu bastante peso treinando, então, resolvi começar a treinar somente com o interesse de perder alguns quilinhos. Tomei gosto, participei do primeiro campeonato e nunca mais parei.

Seus familiares, o que disseram quando te viram de kimono pela 1ª vez? E hoje o que eles dizem por ter uma campeã na família?

Foi tranqüilo para todos menos para minha mãe. Quando tinha um mês de jiu-jitsu apareci com um roxo enorme na coxa, minha mãe ficou furiosa e me proibiu de ir à academia, mas não adiantava eu sempre dava um jeitinho de ir, até que um dia fui procurar meu kimono e não o achei, pensei que tinham roubado e mais tarde descobrir que minha mãe tinha escondido o kimono dentro do forno do fogão para que eu não fosse mais treinar mais como vocês estão vendo não adiantou muito.

BSB Combate -O primeiro título nunca esquece, comente sobre "competição, contra quem, ano, local e, graduação"?

Meu primeiro titulo foi em Brasília em 2004, se não me engano, no campeonato Copa Guará de jiu jitsu. E eu ainda era faixa branca e foi um campeonato muito interessante, pois, fiz a final contra uma garota que era faixa verde e já tinha ganhado o Campeonato Brasileiro da Liga ''LBJJ'' e quando fui lutar com ela todos me falaram que ela era muito boa, entrei no tatame, quedei, passei e montei, continuei dominando a luta e fui campeã.

BSB Combate -Como surgiu o convite para ir aos EUA?

Neste ano ao retornar aos EUA para lutar o pan-americano, fiz um bom campeonato, ganhando a final contra a Hannett Quadros e o professor Marcio Feitosa juntamente com o mestre Carlos Gracie Jr, observaram meu desempenho e convidaram para iniciar um programa direcionado para mulheres na Gracie Barra América. Em 2007, no primeiro mundial em que participei nos EUA, conheci o professor Fabio Costa da Gracie Barra BSB. Ele que mora a alguns anos nos EUA, me ajudou muito no começo.

BSB Combate -Você encarou o desafio de se mudar para os EUA. Quais foram as maiores dificuldades encontradas na época?

Acho que a maior dificuldade era sair do Brasil mesmo, deixar a família, os amigos e os alunos para trás. Tentar começar uma nova vida longe de todas as pessoas que mais amamos. A outra grande dificuldade foi quando cheguei aqui, para aprender a língua e a cultura dos americanos, completamente diferente da nossa, mas agora estou aprendendo inglês e me acostumando com a cultura daqui.

BSB Combate -Comente sobre a sua equipe atual.

Eu tenho muito orgulho de representar a Gracie Barra nos campeonatos em que participo. É uma equipe repleta de grandes campeões e que tem dois grandes comandantes que é o mestre Carlos Gracie Jr. e o Marcio Feitosa. Se hoje tenho a oportunidade de trabalhar com o que mais amo, que é o jiu-jitsu, devo isso à equipe Gracie Barra e a essas duas pessoas que admiro tanto.

BSB Combate -Nesses anos de jiu-jitsu, qual você considera o seu melhor momento?

Ainda não tenho tantos anos de jiu-jitsu, irei completar cinco anos de carreira e acho que ainda não tive meu melhor momento, tenho muitos títulos a conquistar e muita experiência a ser adquirida ainda. Mas posso citar um bom momento, que foi no mundial 2008 quando ganhei a final contra Penny Thomas e fechei o absoluto com a Kyra Gracie.

BSB Combate -Qual você considera o seu pior momento?

Ainda não tive pior momento, pois, tenho 100% de aproveitamento em campeonatos. Sei que a derrota pode vir a qualquer hora. Quem entra no tatame pode perder ou ganhar e quando a derrota chegar vou tentar ver os pontos positivos e tentar melhorar. Mas enquanto não chega vou, treinando duro para que demore o máximo possível.

BSB Combate - No pan-americano de jiu-jitsu 2008, a Hannette te pegou em uma chave de pé, do qual te impossibilitou de participar do absoluto, conte nos sobre este episodio?

Esta foi uma luta muito interessante. Pela primeira vez entrei no tatame com a oponente sendo uma pessoa que admirava. Ela é uma grande lutadora, já estava invicta a mais de dois anos e a atual campeã do ADCC. Então, encarei este desafio como a oportunidade da minha carreira, eu estava ganhando de 4x0 quando ela tentou uma chave de perna, onde consegui escapar, administrei até o final e fui campeã. Fui um pouco prejudicada, fiquei impossibilitada de disputar o absoluto, mas no próximo estarei na disputa novamente com forca total.

BSB Combate -Ana Laura, nós estávamos acostumados a ver você lutando sempre de pano, e neste ano estreou no sem kimono "Mundial No-Gi 2008" do qual dominou o feminino, ganhando absoluto e categoria, nos conte como foi essa experiência?

Foi uma experiência muito legal, foi a primeira vez que entrei em um tatame sem kimono, acho que isso pode ter me atrapalhado. Estava um pouco nervosa, mais o Marcinho (Marcio Feitosa) me passou muita confiança e disse que eu era capaz de ganhar de qualquer uma. Ganhei e fui citada na revista Gracie Magazine como revelação do ano de 2008.

BSB Combate -Pretende sempre participar dos campeonatos No-Gi, "sem kimono", ou foi só uma eventualidade?

Pretendo continuar participar de todos os campeonatos sem kimono que a confederação promover. Estou aguardando o convite para participar do adcc em maio de 2009, e com certeza estarei bem preparada para lutar pelo primeiro lugar no peso e no absoluto.

BSB Combate -Como é treinar, fechar campeonatos e ainda ser amiga de Kyra Graice?

A kyra foi uma grande inspiração para que eu continuasse a praticar jiu jitsu, ela é uma excelente lutadora e uma ótima pessoa. Tivemos oportunidade de nos conhecer uma semana antes do mundial, trocamos algumas idéias, discutimos posições e tudo ocorreu como imaginávamos. Ela foi campeã do peso e eu também. Encontramos-nos na final do absoluto onde fechamos e ela ficou em primeiro lugar. Continuamos mantendo contato por MSN, pois, ela está morando no Brasil novamente.

BSB Combate -Gracie Barra Brasília, o que te trás saudade ao lembrar desta equipe?

Tenho saudade dos treinos de competição com o comando do meu eterno professor Pieze, da galera que sempre me apoiou e que sempre acreditaram no meu jiu-jitsu. Sem dúvida nenhuma isso foi o grande suporte, que me ajudou a estar aqui onde estou hoje.

BSB Combate -Quem é Ana Laura para você?

Uma mulher guerreira, determinada e que sabe o que quer. Mas, acima de tudo, que respeita o próximo e a todos.

BSB Combate -Quais os planos para 2009 de Ana Laura?

Lutar todos os campeonatos da confederação e o adcc, continuar focada para o crescimento do programa feminino da Gracie Barra América para que possamos ver cada vez mais mulheres no jiu jitsu.

BSB Combate - Algo faltou ser realizado neste ano de 2008?

Acho que 2008 foi o meu melhor ano, tanto no lado profissional e no pessoal. Também aconteceram várias mudanças em minha vida, fui campeã dos campeonatos mais importantes do jiu-jitsu, me casei com meu noivo e companheiro de treino, Rafael Novais, e estou conseguindo minha independência através do trabalho que mais amo que é ensinar jiu-jitsu.

Bate bola, para responder bem rápido:

DEUS – Tudo.

Família – Meu pilar mais forte, meu porto seguro sempre.

Jiu-Jitsu – Minha vida.

Gracie Barra Brasília - Aprendizado maior.

Unaí-GO – Saudade que não tem fim.

Categoria absoluto – Prioridade, o topo.

BSB Combate – Valorização das artes marciais de Brasília para o mundo.

BSB Combate -Ana Laura foi um enorme prazer fazer esta entrevista contigo. Deixe uma mensagem final pra galera que acessa o BSB Combate e acompanha sua carreira, torcendo sempre por você.

Em primeiro lugar agradeço a todos que acompanham meu trabalho e que torcem por mim. Tenho certeza que isso me dá forças para continuar lutar e mostrar um belo jiu jitsu. O prazer foi todo meu em falar com vocês e saber que vocês estão por dentro de tudo que está acontecendo com os atletas de Brasília que estão fora. A mensagem que gostaria de passar aos atletas, é: eu sei que às vezes não é fácil continuar, parece que nada vai dar certo, mas continuem treinando, porque vocês, precisam estar preparados para as oportunidades quando elas chegarem, e quem sempre insiste, obtêm a vitória.

Muito obrigada BSB Combate e um grande abraço a todos.

Por Wesley Moura – BSB Combate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso