Entre para seguir isso  
Wesley Moura

Entrevista com Bruno Malfacine

Recommended Posts

bruno-malfacine-0.jpg

Um dos grandes nomes do jiu-jitsu brasileiro, campeão mundial 2007 e brasileiro 2008 pela CBJJ e campeão mundial e pan-americano 2008 pela CBJJE, Bruno Malfacine trocou de equipe recentemente. O faixa preta, conhecido por representar a equipe Gama Filho, agora faz parte da equipe Alliance do general Fabio Gurgel “Sempre fui muito fã do Fábio e de toda equipe” declarou Bruno.

O BSB Combate foi atrás desta fera dos tatames, para saber melhor sobre a mudança de equipe e seus planos para 2009. Conheça algumas particularidades de Bruno Malfacine.

Nome: Bruno Malfacine

Idade: 22 anos

Títulos mais importantes:

Campeão Pan-Americano 2007 (CBJJ)

Campeão Mundial 2007 (CBJJ)

Campeão Copa do mundo 2007 (CBJJO)

Campeão Brasileiro 2008 (CBJJ)

Campeão Mundial 2008 (CBJJE)

Campeão Rio Internacional Open (CBJJ)

Campeão Pan-Americano 2008 (CBJJ)

Campeão Pan-Americano 2008 (CBJJE)

BSB Combate - Quem te graduou faixa preta?

Vinicius Amaral em 2006 pela equipe Game Fight - UGF

BSB Combate - Como surgiu o interesse pelo jiu-jitsu? “Fale sobre sua historia dentro da arte”

Então, comecei a treinar em 1998, através do meu tio Genilson que já treinava.

Ele quem me colocou juntamente com um primo para treinar e acabou que os dois “tio e primo” pararam e eu continuei. Lembro que no inicio eu já queria começar a competir.

BSB Combate - O primeiro título nunca esquece. Comente sobre “competição, contra quem, ano, local e graduação”.

Ganhei um brasileiro de faixa amarela logo no ano seguinte, mas acho que o meu primeiro título de expressão foi na copa do mundo de 2003 que aconteceu em Niterói-RJ.

De faixa azul juvenil, fiz a semi e a final com os irmãos Mendes, dois atletas muito duro que hoje vem se destacando.

BSB Combate - Como surgiu o desejo ou convite de integrar a equipe da Alliance?

Sempre fui muito fã do Fábio e de toda equipe, daí o convite para visitar a equipe surgiu através do Élan Santiago, que ministra aulas em um projeto social na beija flor de Nilópolis, no Rio de Janeiro, que alias está me dando à maior força. Fiz algumas visitas ao projeto e depois fui para São Paulo lutar um campeonato, aproveitei a viagem depois do campeonato e passei alguns dias treinando na equipe.

BSB Combate - Como foi sua recepção na nova equipe?

Foi muito boa. Toda a equipe me recebeu de braços abertos e só tenho a agradecer a todos pela força. A equipe está bem unida e já me sinto em casa.

BSB Combate - O que o Fabio Gurgel, general da Alliance, achou da sua decisão em integrar a equipe?

Achou muito boa.

BSB Combate - Porque a decisão de sair da Gama Filho? “Achou limitado o jiu-jitsu lá ou Teve problemas”.

Não, não teve nada disso. Apenas, por alguns motivos profissionais, tenho muitos amigos ali e estou contando com o apoio de todos eles. Nada vai mudar e fiquei muito feliz por isso.

BSB Combate - Seus ex-professores Vinicius Amaral e Júlio Cesar, o que eles falaram sobre a sua mudança?

Primeiro conversei com meu professor Vinicius Amaral que está comigo desde o inicio, foi tudo bem tranqüilo e pude contar com o apoio dele. Depois conversei com o professor Júlio César que também estava comigo. Os dois disseram que eu deveria fazer o que fosse melhor pra mim. Só tomei minha decisão depois de conversar com os dois e fiquei muito feliz, pois são duas pessoas que eu tenho um enorme carinho, respeito e admiração. Só tenho a agradecê-los por tudo.

BSB Combate - Você atualmente mora no Rio de Janeiro e o QG da Alliance fica em São Paulo, como será esta transição?

É verdade, moro no Rio, mas estou aqui em São Paulo treinando para o brasileiro de equipes. Tenho planos de mudar para SP já no inicio de janeiro.

BSB Combate - Nesses anos de jiu-jitsu, qual você considera o seu melhor momento?

Acho que o sonho de qualquer lutador de jiu jitsu é ser campeão mundial na faixa preta e um dos meus melhores momentos foi quando fui campeão mundial ano passado.

É uma sensação indescritível.

BSB Combate - Qual você considera o seu pior momento?

Já tive vários, como algumas derrotas. Mesmo que seja difícil procuro tirar o lado bom da derrota, acho que aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.

BSB Combate - Como foi utilizar a estrutura da equipe de Marco Alvan e Gabriel Napão, a Team Link na preparação para o pan-americano?

Foi uma experiência incrível onde aprendi muitas coisas que vou levar para sempre. A equipe tem uma ótima estrutura com vários atletas bem duros.

Conheci pessoas extraordinárias como o Marco Alvan e alguns amigos que fiz por lá. O Napão me deu maior força, ele é gente boa de mais, bem divertido e um grande fenômeno.

Foi muito bom.

BSB Combate - A luta mais dura de toda a sua história?

Já tive várias, a como o Pitel foi dura.

BSB Combate - No mundial de faixas pretas da CBJJE deste ano, você fez uma final contra o atleta Bernardo Pitel, esta luta levantou muitas emoções pois vocês se revezaram no placar, mais no final ficou 10x8 para você, sagrando-se campeão. Comente sobre esta luta:

Eu nem ia lutar, deu um problema na inscrição, me inscreveram de pluma e minha categoria é galo, estava batendo o peso da minha categoria, daí não quiseram concertar o erro. Sou profissional e tenho meus compromissos, mesmo sabendo que sairia prejudicado por causa do peso, coloquei meu kimono e resolvi lutar.

Foi uma das minhas melhores lutas, fiquei muito feliz por ter feito uma grande final com um casca grossa que é o Pitel.

BSB Combate - No pan-americano da Bahia pela CBJJE, você fez três (3) lutas e nenhuma chegou a passar de 2 min, todas finalizadas pelas costas. Nos explique o seu desempenho espetacular nesta competição?

Foi muito bom meu rendimento e fiquei muito feliz com o resultado.

Uma semana antes do campeonato eu estava aqui em São Paulo treinando, cheguei ao Rio e dei continuidade ao treinamento, e acho que isso me ajudou bastante.

BSB Combate - Quem é Bruno Malfacine para ele mesmo?

Um pequeno grande guerreiro, determinado a realizar seus sonhos.

BSB Combate - Quais os planos para 2009 de Bruno Malfacine?

Estou com vários, pretendo fazer a seletiva do Abu dabhi em fevereiro, mas estou muito focado no mundial, o resto vem com a conseqüência do treinamento.

BSB Combate - Você ganhou várias competições este ano, mais perdeu no mundial, qual foi a lição que tirou desta derrota? E ano que vem vai levar?!?!?!

Então podemos dizer que esse foi um dos meus piores momentos.

Mas como disse aprendi bastante com essa derrota e adquiri muita experiência com aquela luta. Ano que vem é um novo ano e quero muito aquele titulo de volta. Vou treinar muito para conquistá-lo.

BSB Combate - Temos muitos campeões do jiu-jitsu migrando para o MMA, você pretende lutar MMA algum dia?

Amo muito o jiu jitsu, também gosto bastante do MMA, mas hoje estamos perdendo grandes feras para o MMA por causa das bolsas.

Se o jiu jitsu fosse mais valorizado talvez isso não estivesse acontecendo.

Estou muito focado no pano e quem sabe daqui alguns anos ou se pintar uma boa proposta, porém, ainda tem o meu peso que não é muito valorizado.

BSB Combate - Bate bola, para responder bem rápido:

DEUS – Está em primeiro lugar em tudo.

Família –Meu alicerce.

Jiu-Jitsu – Minha Vida.

Equipe Gama Filho - Eterna Gratidão.

Equipe Alliance – Minha nova casa.

Categoria galo – Infelizmente ainda é uma categoria discriminada, não sei porque se treinamos o mesmo que os pesados treinam e fazemos quase o mesmo número de lutas.

BSB Combate – O portal de todo o lutador que quer ser um grande campeão.

BSB Combate - Bruno é sempre um prazer conversar contigo. Deixe uma mensagem final para a galera que acessa o BSB Combate e acompanha sua carreira, torcendo sempre por você.

Só tenho a agradecer a Deus por tudo, agradecer ao meu professor Vinicius Amaral por todo o carinho e dedicação, ao professor Júlio Cesar, a toda equipe Gama Filho-Game Fight pelo apoio, ao Fábio Gurgel pela oportunidade, a toda equipe Alliance por me receber tão bem, aos meus patrocinadores: Atama,Hope RH,G4 esportes. A minha preparadora física Kátia Amado, todos os meus amigos e toda galera que me acompanha e está sempre comigo. Enfim, a todos vocês que contribuíram para que eu chegue aonde eu cheguei.

E também ao BSB combate pela oportunidade.

Muito obrigado.

Por Wesley Moura - BSB Combate

bsbcombate.com.br/?p=2786

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso