Entre para seguir isso  
Wesley Moura

Entrevista com Marcelo Godoy ex-presidente FJJDF

Recommended Posts

Por: Wesley Moura

Fonte: bsbcombate.com.br

marcelogodoy.jpg

Há muito tempo muitos queriam saber o porquê do desaparecimento da extinta FJJDF, que era regida por Marcelo Godoy. Esse desaparecimento deixou o Jiu-Jitsu defasado em Brasília, assim abriu as portas para que a desordem e desorganização tomassem conta “na época” da Capital Federal.

Hoje a Capital Federal trilha por novos rumos e idéias, com o surgimento da Federação Brasiliense de Jiu-Jitsu, os atletas e amantes da arte suave, conseguem ver uma luz no fim do túnel. Túnel esse aonde se encontrava muitos charlatões e mercenários. Agora a Federação Brasiliense tem que mostrar para o Jiu-Jitsu Nacional que aqui também se faz boas organizações em termos de competição.

Calejados da situação passada, esperamos que os interesses dos atletas sejam respeitados, assim como a nobre arte e seus condecorados.

O faixa preta Marcelo Godoy formado por Ricardo Reis “tanque”, ex-presidente da FJJDF, abre as portas para o BSB Combate e fala sobre a antiga Federação, e o motivo do fim da Federação “na época”. Confira abaixo a entrevista completa.

Godoy, a extinta Federação de Jiu-Jitsu do DF, do qual tinha também vários nomes conhecidos do cenário Jiu-Jitsu, exemplo disso o mestre de honra, Sensei Sergio Barreto. A federação fechou as portas “acabou”. Explique-nos o porquê do termino da federação?

Amante do esporte e sem interesse algum em me beneficiar com isso, me reuni com alguns faixas pretas de várias academias que se encontravam na mesma situação e resolvemos TENTAR unificar o Jiu-Jitsu de Brasília. Dentre as pessoas, estavam: Mestre Sérgio Barreto, eu e Marco Paulo (Tanque), Benjamim e Soltinho (Ataíde), Paulo Mauricio e Bruno Triangulo (Gracie Barra), Juquinha, dentre outros. Pegamos a Federação do antigo presidente, Julião (João Roque). Na verdade, Brasília tem duas Federações, uma mais antiga fundada pelo Mestre Armando e a outra que assumimos que não fechou. Não houve foi à continuidade após o término do mandato, por falta de interesse dos membros. Tive um problema muito sério de saúde na minha família que me impossibilitou de continuar a frente. O primeiro vice, que era o Bruno, tinha se mudado da cidade e assim por diante.

Na verdade, alguém tinha que dar o primeiro passo e era só isso que eu queria. Despertar novamente o interesse do Jiu-Jitsu na cidade. Nunca tive idéia de ficar muito tempo ou virar um cartola.

Eu gosto mesmo é de treinar, treinar forte. Isso eu não abro mão.

Quantos filiados tinham, quantos campeonatos foram realizados?

Se não me engano chegamos ter em torno de mil filiados, isso não quer dizer mil pagantes! Quanto aos campeonatos foram se não me engano quatro (4) em um ano e mais quatro (4) no outro.

Quais eram os ideais/objetivos da FJJDF, na época?

Única e exclusivamente UNIR E PROMOVER TORNEIOS PARA OS ATLETAS.

Muitos especulam que você tomou um prejuízo financeiro através da federação, este fato se confirma nos explique?

Não só eu, mas todo o primeiro escalão da diretoria, mas me orgulho de termos cumprido os compromissos com os atletas. Quanto aos prejuízos, já esperávamos isso, pois não tínhamos intenção de ganhar dinheiro com o esporte. Uma história engraçada, foi no primeiro campeonato, que fizemos todo o planejamento e na última hora, abrimos para as categorias infantis e mais de 300 crianças carentes se inscreveram de graça. Faltaram medalhas, camisetas, etc. Mas compramos tudo depois e entregamos aos atletas mais velhos que não receberam. Falta de experiência (Risos).

Surgiu uma nova Federação dentro do Centro Oeste a FBJJDF, o que você achou desta iniciativa, já tentada por você e outros ícones do esporte de Brasília?

Sei muito pouco sobre ela. Vamos torcer para dar certo. Com certeza a criação de uma nova Federação é muito mais fácil...

O que diria para a nova direção da Federação?

Conheço o Cláudio que é faixa preta do Cássio Werneck (aluno do Tanque, que é muito amigo meu, pois éramos colegas de treinos). Há tempos já tinha dito para o Cláudio assumir a Federação, pois ele como atleta e a frente dos projetos sociais tinha todas as qualidades para assumir o cargo. O que eu diria é o seguinte: a federação tem que cuidar dos interesses dos atletas. Só isso.

Aos ex-associados da extinta Federação e amantes do Jiu-Jitsu do Centro Oeste, quais seriam suas palavras de motivação?

Jiu-Jitsu é para vida toda, competições não.

Hoje se você fosse convidado para integrar a diretoria da FBJJDF, aceitaria o convite ou só ficaria na arquibancada “Torcida”?

Não aceitaria, pois tenho certeza que existem outras pessoas mais competentes para isso. Pessoas que vivem do esporte. A torcida para mim estaria ótimo!

Godoy, muito obrigado pela entrevista, deixe um recado para todos que acessam o BSB Combate e admiram o seu trabalho?

Respeito aos mais graduados e principalmente aos mais velhos.

Treinem forte e projete isso na vida.

Grande abraço...

Por: Wesley Moura

Fonte: bsbcombate.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso