Entre para seguir isso  
Convidado BULL.MMA

Shawn Tompkins

Recommended Posts

Convidado BULL.MMA

Shawn Tompkins

Por Marcelo Alonso

1209406407.m.jpg Acumulando funções na academia de Randy Couture, o canadense Shawn Tompkins contou com exclusividade para o site TATAME sobre a rotina de treinamentos da equipe Xtreme Couture, onde o ex-lutador de Thai Boxing – com 43 vitórias em 47 lutas na carreira –, comanda as aulas de MMA e Wrestling de, entre outros atletas, Wanderlei Silva, que se prepara para a luta contra Keith Jardine no UFC. Tompkins falou sobre a expectativa para a luta e ainda comentou a estrutura da equipe do quarentão Couture em Las Vegas. Confira abaixo a entrevista completa com o canadense.

Fale um pouco sobre a sua carreira.

Eu estou nas artes marciais desde os seis anos. Eu nasci no Canadá, me mudei para cá há um ano e meio para trabalho com o Randy Couture e, antes disso, eu era lutador de Thai Boxing. Eu tenho 47 lutas como profissional de Thai Boxing e 43 vitórias na minha carreira, e eu lutava na categoria até 83kg. Com 18 anos (tenho 34 anos), abri minha própria academia no Canadá e ela continua aberta até hoje, então, quando eu fiz isso, eu vi que era muito duro treinar todo mundo e lutar, então eu me aposentei das lutas. Estou treinando lutadores profissionais há seis anos, esse é o meu trabalho.

Como você ficou interessado em MMA?

Acho que o progresso do esporte e também outras coisas. Um grande amigo meu o Bas Rutten, que é como um pai para mim que conheci há dez anos atrás, e quando ele se mudou para a Califórnia ele me trouxe com ele. Dormi muitos anos no chão da Bervely Hills Jiu-Jitsu e ele, Marcus Vinicius, foi muito bom para mim. Ele me ensinou como dar aula porque ele é um excelente professor.

Há quanto tempo você dá aula para o Wanderlei Silva?

Desde a luta dele com o Chuck Liddell. Eu não estava treinando tanto ele para essa luta, mas eu estava de sparring para ele na luta. Depois que ele voltou dessa luta, eu o treino em tempo integral.

O que você acha que o Wanderlei precisa melhorar?

Eu acho que o Wanderlei é bem sucedido porque ele é muito agressivo, mas ele lutou com o Chuck e agora contra o Jardine ele vai encontrar pessoas muito altas, então é muito importante para esse estilo agressivo que ele saia do alcance dos socos longos e potentes, estamos trabalhando ele para encurtar a distância. Eu estou dando mais ângulo a ele e também dando pernas para ele antes dele acertar a cabeça, porque ele tem que jogar a mão ou ajustar, então, eu estou fazendo ele acertar eles e, quando eles vieram acertá-lo, ele aí sim parte para cima. Ele tem um jogo muito excitante e vai para dentro, mas na categoria até 93kg ele é um dos mais baixos.

O que você acha da estrutura do time Xtreme Couture?

Aqui em Las Vegas você tinha sempre grandes lutadores treinando, mas era um em uma escola de Jiu-Jitsu, outro em uma de Boxe, outro em uma de Kickboxing e o Randy (Couture) cansou disso e resolveu botar tudo isso sob um mesmo teto. Então ele me conheceu e viu que eu poderia ajudar não somente com uma parte do MMA, mas sim com o esporte como um todo. Esse é o jeito como ele administra a sua academia, é uma academia de MMA e não uma academia de Boxe ou Jiu-Jitsu. Aqui você vê grande lutadores de Thai Boxing, vê lutadores como o Jacaré lutar no chão e que vem aqui para melhorar em tudo, então, esse é o diferencial do time, você tem tantas pessoas boas no chão que você não tem opção senão melhorar o seu jogo no chão.

Você controla as aulas de MMA?

É, eu estou no controle de todos os lutadores profissionais que treinam aqui, esse é o meu trabalho. Eu sinto o que os lutadores precisam, como no caso do Wanderlei (Silva), e boto para trabalhar a parte. Meu trabalho é de segunda a sexta, de quatro as seis. Eles têm a estrutura e eu comando as aulas. Isso é uma grande honra, uma grande honra para mim.

E o Randy Couture também dá aulas?

Sim, com certeza, ele tem várias aulas. De segunda a sexta ele comanda os treinos de Wrestling comigo, ele tem um Wrestling muito técnico. Nos temos o Robert Drysdale, que acabou de vir do Brasil, é uma vez por semana, nas sextas à noite, ele dá os treinos de Jiu-Jitsu, eu estou junto com ele, mas nós focamos no estilo dele. Aqui nós damos um pouco de todos os estilos.

1209406407.p.jpg

fonte tatame.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que time de wandeco naum ta fraco naum hein... tomara que traga essa vitoria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado vitoria

eu acho que o wand tava era precisando disso mesmo, ou seja, estratégia de luta como o tompkins falou, tem que encurtar a distancia já que ele é baixo mas tem que saber encurtar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso