Entre para seguir isso  
Marcos Lamenha

Flávio Canto

Recommended Posts

Pessoal, esse fim de semana teve seminario do Flavio Canto aqui em Maceió, e só posso dizer que o cara é um exemplo a ser seguido!

Quanto à atuação dele como atleta acho que nem precisa comentar, o cara já teve vários titulos importantes, vários resultados internacionais expressivos, portanto nem precisa eu falar a respeito disso.

Ele veio pra cá fazer esse seminário com o intuito de ajudar um judoca chamado Hugo, que se acidentou há algum tempo atrás e teve uma grave lesão na coluna, que o deixou numa cadeira de rodas. No ano passado a familia do Hugo entrou em contato com ele e pediu uma camisa autografada pra fazer um rifa e tal... aí o Flávio mandou a camisa e mandou tambem uma carta pro Hugo. Só que ele disse que achou que aquilo era muito pouco, e entrou em contato com a familia do garoto, passou a trocar e-mails, telefonemas, e acabaram organizado esse seminario, em que toda a renda seria revertida para o tratamento do Hugo.

Na sexta-feira a noite teve uma palestra em que ele falou da vida dele, da trajetoria dele como judoca e tal... e falou muito do Instituto Reação, que é uma ONG organizada por ele que hoje oferece aulas de judô gratuitas pra cerca de 1 mil crianças carentes no Rio, divididas em 4 polos, se não me engano todos os pólos em favelas.

Uma coisa muito interessante que ele disse é que, ao contrario da maioria das cidades do Brasil, no Rio as favelas ficam muito proximas aos bairros nobres, portanto a população acaba naturalmente se acostumando a ver toda aquela miseria, mas pelo fato dele viajar muito pelo mundo, mesmo antes de ser judoca de alto nivel ele viajou pra fora quando adolescente e tal, e quando ele voltava ele via aquela miseria toda bem perto dele, e nunca conseguiu se acostumar com isso... aí quando foi em 2000 ele criou o Instituto Reação, que em 2003 realmente "decolou" após a vitoria dele no PAN de Santo Domingo.

Hoje em dia, alem das aulas de judô, o Instituto Reação oferece tambem aulas de reforço e aulas de informatica pras crianças participantes do projeto, e os que mais se destacam ele consegue bolsas em escolas e faculdades particulares.

Além disso, na parte competitiva, já existem atletas que são campeões brasileiros e sul-americanos nas catgegorias juvenil e junior (nao lembro bem) e já estão sendo formados atletas que num futuro proximo poderão ser judocas top no cenario internacional.

O cara falou muito sobre a vida dele, não só como atleta mas tambem como ser humano, se mostrou totalmente disponivel pra perguntas e tratou todo mundo super bem.

No sábado teve o seminario tecnico, que infelizmente só pude ir na parte da manhã. Nessa parte que eu participei ele mesmo antecipou que nao seria muito interessante e tal, pois era mais coisa basica... e realmente foi. Teve muito exercicio de base, coisas que voce aprende quando é faixa branca pra movimentação, mas que são bem importantes pro inicio da formação como atleta. Ele por diversas vezes se justificou perante os faixas preta presentes (tinha uns 5 pretas de jiu-jitsu e uns 15 de judô) que sabia que aquilo que ele tava passando era bem básico e tal... porém fiquei muito bem impressionado com os exercicios que ele mostrou, nao pela complexidade (eram coisas simples), mas pelo fato dele valorizar muito a base do atleta... ele disse uma coisa muito certa, que tem atleta que vai aprender uma posição já com sua variação mais avançada, aí o que acontece? O cara aprende a posição errado, acaba pegando vício errado, e nunca mais aprende a fazer o básico corretamente.

Na parte da tarde eu nao fui, porem soube que ele passou muita coisa boa de estrangulamento, posições simples porem muito eficientes.

Bom, em resumo o seminario foi show de bola! Deu pra ver porque o cara é tão respeitado no meio do judô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flavio atropelaria a maior parte dos atletas de JJ brasileiros de ponta EM COMPETIÇÕES DE JJ se colocassem-no lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, o Flavio nao treinou aqui, pois tava com o braço ainda em recuperação, porém acho que as coisas não são bem assim não... ele tem um chão excelente, e treina de igual pra igual com muito faixa preta de jiu-jitsu bom, só que as posições dele são mais de explosão, daquelas que em 5 ou 10 segundos no maximo ele parte pra cima do adversário, pra tentar finalizar, já que na regra do judô não se pode ficar muito tempo no chão sem atacar o adversário. Porém se ele entrasse num campeonato de jiu-jitsu, claro que teria um bom desempenho, mas quando pegasse os tops provavelmente seria derrotado... não vejo nunca o Flavio vencendo os tops da categoria médio e meio-pesado, tipo Jacare, Margarida, Demian Maia, Marcelinho, Andre Galvão, Romulo Barral, dentre outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem mais!

excelente pessoa e atleta!

como todos deveriam ser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou

Não conheço pessoalmente, mas por entrevistas e diversos depoimentos como o seu, dá pra ver que é um cara diferenciado. Educado, inteligente, muito bem articulado, enfim, dá pra ver que veio de uma família boa e que teve ótima base pra chegar onde chegou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele foi campeão brasileiro de jiu acho que em 1997...

Não sei se foi nesse campenato que ele atropelou o macaco e finalizou com um armlock. Nessa época o Macaco já tinha uns vt e estava ficando conhecido (foi aquela época do Circuito Free Style e tal), então perguntaram pro Canto como ele se sentia tendo finalizado o macaco, ele respondeu: "Macaco quem?"

hahahaha

Mas ele não tirou o Macaco não, ele não conhecia mesmo.

Ele é preta de jiu pela Gama Filho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele comentou que foi campeao brasileiro e carioca de jiu-jitsu, só nao disse em que faixa, mas creio que tenha sido na marrom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado RoboJitsu

Da uma olhada nessa matéria que saiu na UOL tempos atrás e você vai entender.

-----

10/05/2006 - 14h42

Japão usa jiu-jitsu para aprender técnica de solo brasileira

Lello Lopes

Em São Paulo

O jiu-jitsu brasileiro é a nova arma da equipe japonesa de judô. Em treinos realizados na Arena Olímpica de Judô no Complexo do Ibirapuera, em São Paulo, a equipe principal do Japão assume que quer melhorar a técnica de luta no solo (newaza). Para isso, conta com a colaboração dos judocas brasileiros, considerados especialistas no assunto, e com atletas de jiu-jitsu.

No Brasil o jiu-jitsu é muito forte, e nós queremos aprender melhor essa técnica no chão. Toda noite tem treino de newaza", disse o técnico japonês, Hitoshi Saito

"Ainda não conseguir pegar a técnica, mas está sendo bom porque o judô brasileiro é muito forte", analisou Nomura, único judoca na história a conquistar três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Os outros atletas da delegação seguem a mesma linha de pensamento. "Tenho aprendido muito com os lutadores de jiu-jitsu. Já tomei várias chaves e estrangulamentos, mas estou aprendendo", disse Suzuki, bicampeão mundial e campeão olímpico na categoria até 100 kg.

FONTE - UOL Notícias

Link - http://esporte.uol.com.br/outros/ultimas/2.../ult75u700.jhtm

Po até os japoneses viram isso e vc não quér ver Ippon ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso