Entre para seguir isso  
Rafa CM

Entrevista com Marcial Serrano

Recommended Posts

Nocaute na Rede entrevista Marcial Serrano, o escritor do polêmico “O Livro Proibido do Jiu-Jitsu – A história que os Gracies não contaram”. Confira!

Em alguns fóruns de debate sobre a Arte Suave, o livro citado anteriormente tem chamado bastante atenção, e porque não dizer “Polêmico”. Para alguns, como este que escreve esta matéria e que fez a entrevista, a importância da Família Gracie não será diminuída, mas precisamos levar em consideração outros mestres do passado, esquecidos nos acervos da Biblioteca Nacional. Para quem não conhece, Marcial Serrano iniciou praticando Judô em 1961 e em 1976 começou a praticar Jiu Jitsu, sendo graduado Faixa Preta em 1982.

Nocaute na Rede: Poderia nos contar como foi seu início nas artes marciais? (O que o levou a praticá-las)

Marcial Serrano: Na adolescência eu pratiquei Judô com o Grande Mestre Messias Rondarte Correia e seu irmão Sebastião (saudosas memórias). no início de 1976 o Taekwondo estava em moda, e eu estava motivado a ir aprender com o Mestre Kim. Lendo o Jornal Diario Popular (jornal que junto com o Estadão anunciavam empregos, e eu como pequeno empresário anunciava no referido jornal a procura de colaboradores). No Diário Popular daquele domingo, havia uma reportagem de colunista Trud Landô, entrevistando o Grande Mestre Carnivalle, e na reportagem tinha o telefone da Academia Carnivalle. Eu nunca havia ouvido falar em Jiu-Jítsu, como a reportagem dava uma pequena explicação sobre a arte, telefonei ao Mestre Carnivalle que prontamente me atendeu e deu as explicações sobre a arte. Como o Mestre Carnivalle é também um judoca formado pelos irmão Ono, era fácil para ele explicar as diferenças entre as artes nos anos 70, já que são a mesma arte que hoje caminham sobre diferentes regras.

No link abaixo a entrevista completa com o escritor e lutador Marcial Serrano, autor de diversos livros sobre a Arte Suave

http://www.nocautenarede.com.br/nocaute-na-rede-entrevista-marcial-serrano-o-escritor-do-polemico-o-livro-proibido-do-jiu-jitsu-a-historia-que-os-gracies-nao-contaram-confira/

Sei que é chato link, não postei a entrevista toda pq é muito grande

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso