Entre para seguir isso  
marcosleite

Buscapé "finaliza" Dober com erro do árbitro no UFC Rio 6

Recommended Posts

Buscapé finaliza Drew Dober "no grito" e com erro do árbitro no UFC Rio 6

Eduardo Herdy avalia que o americano estaria "apagado" e encerra a luta com o lutador totalmente consciente. Americano reclama e pede revanche imediata no Rio

21/03/2015 23h08 - Atualizado em 22/03/2015 02h42 - Por Combate.com

Em uma luta com resultado polêmico, o peso-leve Leandro Buscapé finalizou o americano Drew Dober aos 2m45s do segundo round com uma guilhotina que aparentemente não fez o seu adversário bater ou perder os sentidos. O árbitro Eduardo Herdy julgou que Dober teria "apagado" e encerrou a luta para desespero do americano, que reclamou muito. Até mesmo o público demorou para entender o que havia acontecido, e evitou aplaudir o resultado do combate.

leandrobuscapexdrewdober_andredurao-2.jpg

Leandro Buscapé encaixa a guilhotina em Drew Dober, que se mostrava consciente (Foto: André Durão)

- Primeiro gostaria de agradecer o Rio de Janeiro por me receber tão bem. Vocês têm uma grande história no jiu-jítsu e sabem que eu não bati. Eu consigo resistir a uma guilhotina na meia-guarda. Eu não bati e todos viram isso. Só peço uma revanche. Se me chamarem, eu volto ao Rio de Janeiro - disse Dober após a luta.

Já Buscapé preferiu eximir-se de culpa pelo ocorrido.

- A minha guilhotina estava encaixada, e percebi que ele estava com a cabeça um pouco para o lado, e achei que tinha apagado. Não conseguia ver se ele estava apagado ou não, mas quem manda na luta é o juiz. Eu sou apenas um lutador, e estava ali fazendo o meu trabalho. Se ele decidiu, está decidido - disse.

leandrobuscapexdrewdober_andredurao-1.jpg

O árbitro Eduardo Herdy encerra prematuramente a luta entre Leandro Buscapé e Drew Dober (Foto: André Durão)

A luta começou com Dober buscando os chutes baixos, e Buscapé acertou um bom contra-ataque de direita, fazendo o americano perder o equilíbrio. O brasileiro buscou a queda em seguida, mas Dober defendeu-se bem, levando a luta novamente para o centro do octógono. O americano buscava encurralar Buscapé na grade, e conseguiu aplicar alguns golpes, mas a esquiva do brasileiro estava perfeita, e a maioria dos socos passou no vazio. Com a estratégia claramente voltada para o contra-ataque, Buscapé aguardava as ações de Dober, que dominava a luta e tomava toda a iniciativa da luta.

No segundo round, após sofrer alguns golpes, Buscapé tentou levar a luta para o chão duas vezes, e na segunda conseguiu finalmente deixar Drew Dober com as costas no chão. Com habilidade, o brasileiro primeiro buscou as costas e depois encaixou uma guilhotina. Dober parecia tranquilo no golpe, mas o árbitro Eduardo Herdy decidiu segurar o braço do americano após Buscapé tê-lo alertado que ele havia e, achando que o lutador havia perdido os sentidos, decretou o fim da luta, para desespero de Dober, que em nenhum momento "apagou" ou sequer fez menção de desistir do combate. A decisão do árbitro revoltou Drew Dober, que reclamou muito da decisão.

Após a luta, em depoimento ao Combate.com, o chairman da CABMMA, Rafael Favetti, informou que cabe recurso da equipe do Dober, e que ele tem um prazo de cerca de 15 dias para solicitá-lo. Favetti também afirmou que a decisão do árbitro deve ser discutida na reunião da comissão pós-evento.

Kevin Souza nocauteia japonês com apenas um golpe

Bastou um golpe. Kevin Souza não teve trabalho para liquidar Katusnori Kikuno, em combate válido pelo peso-pena (até 66 kg). O brasileiro venceu pela 10ª vez seguida na carreira (a terceira pelo Ultimate) ao nocautear o japonês com apenas 1m31s de luta. Depois de começar dominando o centro do octógono, Kevin acertou um direto de direita, que levou o rival à lona. Ele ainda conectou mais um soco com o adversário caído, antes da interrupção do árbitro. Agora o lutador tem 16 vitórias e três derrotas no cartel, enquanto Kikuno perdeu pela sétima vez, a segunda no UFC, ficando com retrospecto na carreira de 22 triunfos, sete derrotas e dois empates.

kevinsouzaxkatsumikikuno_andredurao-3.jpg

Kevin Souza festeja a vitória por nocaute contra o japonês Katsunori Kikuno no UFC Rio 6 (Foto: André Durão)

- Estou emocionado. Eu acabei estudando muito o Kikuno, é um grande atleta e um dos caras que admirava na minha infância. Estou feliz pelo nocaute no UFC. Rio de Janeiro, muito obrigado - afirmou Kevin, após sua vitória.

Massaranduba vence Akbarh Arreola em luta morna

Em uma luta morna e sem muita emoção, o popular peso-leve Francisco Massaranduba venceu o mexicano Akbarh Arreola por decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). esta foi a quinta vitória do brasileiro em oito lutas no UFC, e a 16ª em 20 combates como profissional. Já Arreola sofreu a segunda derrota em três duelos no UFC.

massarandubaxakbarharreola_andredurao-3.jpg

Massaranduba aplica golpe na vitória por unanimidade sobre o mexicano Akbarh Arreola no UFC Rio 6 (Foto: André Durão)

Massaranduba começou a luta imprensando Arreola na grade. Mais baixo o brasileiro buscava a luta na curta distância, e na primeira chance que teve, levantou o mexicano e cravou-o no chão, ficando por cima, na guarda. O brasileiro mantinha Arreola sob domínio no solo, evitando as tentativas de fugida de quadril e aplicando algumas cotoveladas no rosto do rival até o intervalo.

No segundo round, mesmo orientado a usar mais a luta em pé, Massaranduba mais uma vez derrubou Arreola, ainda que após trocar alguns golpes com o mexicano. Novamente na guarda do adversário, o brasileiro mantinha o domínio da luta, que era pouco empolgante e arrancava algumas vaias do público. No fim do round, o mexicano recebeu um duro golpe no chão, mas resistiu até o fim.

No terceiro e último round Massaranduba partiu para a luta totalmente em pé, e mesmo à distância, conseguiu manter o domínio sobre Arreola. A um minuto do fim, muito cansado, o brasileiro levou a luta para o chão e manteve o adversário sob domínio até o fim do combate.

*Essa interrupção do árbitro na luta do Buscapé foi um erro grotesco e inaceitável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso