Entre para seguir isso  
white_belt

BJJ - Faixa branca - problema em controlar lutadores mais leves

Recommended Posts

Olá,

Já pratico jiu-jitsu a um bom tempo (nem conto a quanto!), mas só este ano é que consegui manter uma sequência desde janeiro, portanto quase 7 meses

já treinando, praticando e evoluindo.

Me cadastrei no fórum, primeiramente, para fazer uma pergunta, mas acredito, pelo que fui lendo até um moderador aprovar minha inscrição, que vou aprender bastante, mais do que imaginava no início.

Bom, minha pergunta (mais um pedido de ajuda!) é, como eu, um cara de 1,87cm de altura e 110kg de peso posso melhorar o controle quando rolo com companheiros/oponentes mais leves?

O que mais me dificulta é a velocidade deles em comparação com a minha.

Geralmente, nos treinos, quando vou rolar com um colega mais leve, puxo pra guarda, primeiramente, pois quando vou para cima, se são muito leves, acaba ficando meio desleal e a luta fica amarradona.

Se eu não consigo manter uma pegada firme na lapela e manga, por exemplo, os mais eleves começam a girar em torno de mim e acabo por me cansar e

sendo travado, e se não consigo me liberar, acabo finalizado por um braço, por exemplo.

Peço a opinião dos colegas em como controlar isso.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho problemas parecidos (tenho mais ou menos o mesmo tempo treinando em sequencia que vc)... Mas não tenho tanto "fair play" quanto vc, prefiro jogar por cima, ainda mais depois que descobri que levo algum jeito pra passador.

De qualquer forma, cara, dá uma lida boa no tópico "Diário de um faixa branca".

Não li todo ainda, mas acho bem provável que tenha alguma coisa lá que pode ajudar!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta.

Nem é muito fair play, mas é mais para treinar em cima e em baixo.

Eu já li o diário, mas não encontrei nada sobre isso, sobre essa dificuldade entre pesos.

Posso ser um praticante, mas, por exemplo, além da dificuldade com o pessoal da própria equipe,

e se sobre um campeonatinho no absoluto pra mim? Complicado...

E como treino em cima e em baixo, está virando "questão de honra" saber me virar em baixo contra oponentes mais leves.

O que comecei a fazer é, quando puxo pra guarda, travo a lapela, junto alguma perna bem firme até no meu bíceps,

e sigo tentando encaixar alguma finalização, as vezes fazendo guarda de tríceps ou aranha, mas travando mesmo,

não dando espaços para os leves correrem em volta, e ai vou trabalhando.

É o que tenho tentado fazer, as vezes dá certo, mas se um leve escapa disso, tenho que ficar seguindo seu giro até onde der...

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se vou ajudar muito, mas sou bem leve e me considero guardeiro.

Uma das coisas que percebo quando fazem guarda contra mim é a questão do quadril que a maioria mantém no chão e isso facilita muito o controle do passador, tenta escalar a guarda mantendo seu quadril com um espaço do chão, pode usar o adversário como apoio.

Esse espaço te dá possibilidade de fugir o quadril quando necessário e atrapalha a postura do oponente.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se passam a tua guarda, a luta não acabou, vc pode repor, treina reposição de guarda, pq eventualmente vc vai acabar nesta posição com a guarda passada. Um bom treino é pegar um companheiro para passar a sua guarda enquanto vc não faz nenhuma pegada e tenta evitar e repor somente com as pernas e girando o quadril.

Acho q vc tb pode estar muito longe do adversário, além de finalizar vc tb pode raspar, e para isto geralmente é bom ficar mais perto do centro de gravidade do oponente. Se o cara se preocupar com a raspagem vai abrir muito mais brecha para a finalização. Além de q vc pode ir para as costas ou ainda para a guarda fechada, ou até se levantar para trocar queda ou ir empurrando e catando uma perna e ficando por cima.

Num absoluto a grande maioria dos leves vão puxar guarda então vc tem q impor o seu jogo, ganhar os pontos da queda e ir amassando, se ficar por baixo até se levantar numa brecha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se vou ajudar muito, mas sou bem leve e me considero guardeiro.

Uma das coisas que percebo quando fazem guarda contra mim é a questão do quadril que a maioria mantém no chão e isso facilita muito o controle do passador, tenta escalar a guarda mantendo seu quadril com um espaço do chão, pode usar o adversário como apoio.

Esse espaço te dá possibilidade de fugir o quadril quando necessário e atrapalha a postura do oponente.

Abraços.

Esse lance do quadril meu professor - que me convenceu a tentar jogar sempre por cima, especialmente pelo meu peso - sempre ressalta bastante quando fazemos treino de passagem. Realmente faz uma diferença cabulosa!

E, ultimamente, tenho melhorado por baixo "no sacrifício" (não acho que seja digna a expressão mas foi o que me ocorreu). Na hora dos rolas, em vez de começar "do zero", sempre peço pra começar por baixo, saindo do 100kg ou da montada... pra ver se começo a trabalhar com mais tranquilidade quando me botam de costas e passam minha guarda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesma coisa aqui, em geral acho mais tranquilo rolar com cara do meu peso ou um pouco mais do que com a molecada muito leve e flexível. Parece que o jogo não casa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso.Malaria, eu qdo posso faço como você, pois sou pesado e quero saber jogar em cima e em baixo.

malemaoz, obrigado pela dica do quadril.

Gus77, você clareou minhas ideias. Eu treino reposição de guarda, o meu problema é mesmo acompanhar os leves quando eles "fogem", como também gás pra isso, questão que estou começando a saber controlar a respiração enquanto me defendo e raciocínio o que e como atacar.

Bacana isso (só deixando um comentário): é bom ir escrevendo, colocando no "papel", porque daí você vê o tanto de volução que vai tendo, quantas áreas do seu corpo agem quando se está praticando jiu-jitsu.

Valeu pessoal.

Vou testar as dicas e posto a minha percepção dos resultados.

(ok, eu sei que não é do dia pra noite que um treino de saída de quadril vai mudar meu jogo, mas só de pensar em como fazer já causa uma mudança no jogo)

Editado por white_belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu aconselharia, sempre que vc jogar por baixo não perder contato com as pegadas, e uma coisa básica que aprendi quando estava no comecinho de faixa branca e vem funcionando até hoje.

Esta jogando por cima, esqueça o resto, faça pegada nas calças.

Esta jogando por baixo, esqueça o resto, faça pegada nas mangas.

Claro que isso não é uma regra absoluta, é apenas um norte para quem é totalmente leigo de chão, no entanto, usando esses fundamentos, forçam vc inconscientemente a trabalhar mais o quadril.

Mais uma dica, não tente acompanhar o giro dos mais leves, dificilmente vc vai conseguir, e caso consiga ficara sem gás, tente prever o ponto final do giro dele, é naquele momento que vc vai repor!

O Jiu jitsu a grosso modo, nada mais é um jogo de táticas, previsão e criatividade (pelo menos no meu ponto de vista)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu aconselharia, sempre que vc jogar por baixo não perder contato com as pegadas, e uma coisa básica que aprendi quando estava no comecinho de faixa branca e vem funcionando até hoje.

Esta jogando por cima, esqueça o resto, faça pegada nas calças.

Esta jogando por baixo, esqueça o resto, faça pegada nas mangas.

Claro que isso não é uma regra absoluta, é apenas um norte para quem é totalmente leigo de chão, no entanto, usando esses fundamentos, forçam vc inconscientemente a trabalhar mais o quadril.

Mais uma dica, não tente acompanhar o giro dos mais leves, dificilmente vc vai conseguir, e caso consiga ficara sem gás, tente prever o ponto final do giro dele, é naquele momento que vc vai repor!

O Jiu jitsu a grosso modo, nada mais é um jogo de táticas, previsão e criatividade (pelo menos no meu ponto de vista)

Faz sentido, por cima tentar travar o quadril do guardeiro e limitar seu jogo, e por baixo prevenir passagens fazendo as pegadas dominantes.

Coisa básica que fui aprender depois de dois anos de treino, besteira querer passar a guarda sem fazer as pegadas certas antes. Parece bobagem, mas até ficar em pé na guarda fechada começou a funcionar depois que ajustei as pegadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico para mandar a minha dúvida:

Alguma dica para evitar a guilhotina quando se entra nas pernas para derrubar (baiana)? Para além das básicas: postura da cabeça, cabeça junto ao corpo do adversário...

Tenho pescoço grande, e guilhotina é dos golpes que mais sofro (principalmente sem kimono).

Editado por Grappler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho pouquíssima experiência pra aconselhar, mas uma das formas que me ensinaram para aplicar a baiana, além da "finta" de cima para baixo, é ir chegando ao contato com o oponente se abaixando e ao mesmo tempo que se pega as pernas, desloca-se o oponente com o ombro, com bastante rapidez e força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho pouquíssima experiência pra aconselhar, mas uma das formas que me ensinaram para aplicar a baiana, além da "finta" de cima para baixo, é ir chegando ao contato com o oponente se abaixando e ao mesmo tempo que se pega as pernas, desloca-se o oponente com o ombro, com bastante rapidez e força.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aprendeu uma boa técnica, pois a baiana sem golpear o quadril do adversário com o ombro, desestabilizando sua base, facilita o movimento de spraw, assim como

as possilibidades de contra-ataques, guilhotina por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho pouco tempo de jiu jitsu, mas ou menos umas duas semanas, e quando eu vou rolar, a maioria das minhas reposições ainda são na base da improvisação, isso pq minha memória é muito ruim pra pegar os movimentos e em várias situações eu não sei ao certo o que fazer, mas é impressionante que quando eu sei o que fazer, dá certo e eu consigo repor. Quando eu jogo com alguém mais leve, eu acabo tendo mais facilidade, mas só quando eu jogo por cima, porém no começo eu fui jogando por baixo e eu achei mais difícil, pq exige mais técnica de reposição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso