Entre para seguir isso  
Jaraqui

A Profissão de Lutador não-TOP de MMA

Recommended Posts

Prezados senhores,

revendo a definição de "profissão", deparei-me com o trecho negritado a seguir:

1. Atividade especializada que requer formação e pode ou não servir de meio de vida;

2. Trabalho para obtenção dos meios de subsistência; OCUPAÇÃO; OFÍCIO: a profissão de balconista.

3. outros

Recentemente li que um evento, considerado de magnitude máxima para cenário brasileiro, remunera com valores em torno de R$ 4.000,00 um lutador classificado como profissional de MMA.

O atleta deve receber, creio eu, provavelmente outros rendimentos provenientes de patrocinadores ou outras fontes.

Com base nas definições e fatos acima apresentados, há no Brasil lutadores profissionais de MMA onde tal atividade a única que os mesmos tenham e sustentem suas famílias, eduquem os filhos, proporcione-lhes moradia, saúde e outras necessidades? Alguém do meio poderia contribuir com algum esclarecimento?

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei detalhes "internos". Mas acredito que no cenário que você comentou (brasil) é muito difícil viver disso, pois a frequência que um lutador luta é baixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A impressão que me dá é a seguinte: o lutador é uma espécie de "produto para entretenimento". É "utilizável" até onde possa ter seu talento explorado e depois é substituído. Se isso confere, o próprio ciclo de vida - profissional (?) - é infectado.

Por outro lado, o jovem pode usar isso ao seu favor: chega lá pela azul ponta preta no MT, marrom no JJ e dá a cara pra bater e entra no circuito de MMA. Vai lá e monta um currículo de umas 10 a 15 lutas, preferivelmente bem escolhidas afim de que consiga exibir um currículo com desempenho superior a, digamos 70% de vitórias quando comparadas com derrotas. Reza para que não seja gravemente lesionado e, depois disso cursa à noite uma Licenciatura em Ed. Física de três anos.

Daí, com o kruang preto, a faixa preta e o diploma, talvez uns 25 anos na "lataria", vai ao SEBRAE, abre uma pequena academia em uma localidade onde constate a demanda e começa a vida. Segue arbitrando pra ficar conectado com os colegas de profissão.

Com um certo otimismo eu gostaria de acreditar que uma pessoa que seguisse essa trajetória possa ter um sucesso na vida e uma vida moderadamente confortável.

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito do lutador em si, em nem digo que ter talento é igual a ter dinheiro.

O maior exemplo disso é o UFC e Sonnen disputando cinturão em duas categorias.

Enfim, o MMA se tornou um mercado que exige muito e remunera pouco em geral.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem cara no UFC ganhando U$ 2.000 pra lutar.

É mais negócio trabalhar como atendente do McDonald's (nos EUA) do que depender das bolsas dos eventos.

Patrocínio pra quem não tá nas cabeças também não é lá essas coisas, é uma roupa, um suplemento, uma ajuda simbólica.

Acho que um cara mediano pra baixo pode se promover e ir dar aulas em boas academias, além de ter alunos particulares. Ae ele vive de dar aulas e não de lutar realmente , mas quando surge a oportunidade, vai lá e faz uma lutinha ou outra.

Editado por Tartaruga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso