Péres

Anterior ao MMA, qual era o estilo mais completo?

Recommended Posts

Ta bem, isso se chama MMA. Estamos votando nas lutas que trocavam, quedavam e finalizavam antes disso. (Mesmo sabendo q o cara não voava, não andava, não nadava com mesma perfeição de quem procura desenvolver uma unica diciplina).

Ia te chamar de brother, mas vc ralhou com o guri que te chamou de "meu caro", então deixa quieto.

Assim: O jiu jitsu da época do vale tudo trocava um pouco - atemi,como eu falei- mas mesmo assim a galera sempre buscou um boxe pra melhorar, desde o mestre Hélio. Trocavam quedas também,inclusive melhor que agora - falando da maioria focada em competição - e desde o Osvaldo Alves, já tinha cara indo lá pro Kodokan, se aperfeiçoar. O povo do BJJ sempre foi meio que interdisciplinar, corrigindo com outras paradas as suas deficiências.

Ainda assim, com aquela guarda com braço esticado, um pisão, uma baiana e umas porradas da montada, faturavam geral nos desafios e no vale tudo. Assim, pra mim o jiu era a mais eficiente, pelo minimalismo e pelo empirismo. Se completude for quantidade de técnicas, tem ai o Hapkido, que mistura tudo mais ou menos, o Daido Juku, uma porrada de coisa.

E se for completo, independente de se treinados ou não, mas de pertencer ao currículo técnico, volto a ficar com o jiu jitsu que sempre teve atemi, nage e ne...só ver um vídeo chamado Gracie Jiu Jitsu Episode One, onde o mestre Hélio mostra o jiu completo.

Parafraseando você, na MINHA opinião o jiu jitsu é o mais completo e o que mais provou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que é indiscutivel? E sim, o que é que o leva a afirmar isso?

royce-gracie-vs-yoshida23.jpg

royce-getty-images2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parafraseando você, na MINHA opinião o jiu jitsu é o mais completo e o que mais provou.

Beleza Nietzsche, sua opinião foi bem aceita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jiu Jitsu provou isso varias e varias vzs.

Verdade, mas hoje eu vejo que temos que contextualizar.

Eu cheguei a crer que o Jiu Jitsu era a única arte "de verdade" e o resto era encenação, mas hoje enxergo diferente.

O JJ brasileiro era uma arte em que os caras treinavam "a vera", seus praticantes saiam no tapa ou pelo menos treinavam em modo "full", o que é bem dificil de se fazer em artes marciais de trocação, por exemplo.

As outras artes estavam infestadas de professores que perderam a essencia do negocio, era muito balé ou estavam muito focadas nos proprios campeonatos o que disvirtuava o que deveria ser o foco principal da coisa, a defesa pessoal.

Outra coisa é que as (99%) das outras modalidades perderam a noção de que em uma briga, mesmo entre artistas marciais, mesmo não sendo 1x1, a coisa tende a embolar e ir para o chão, e nos lugares onde as modalidades tinham um pouco de noção de quedas e de chão não havia o treino "a vera" ou focado na porrada de rua. Exemplo disso é o wrestling americano.

As regras (sim, sempre houveram regras) davam uma certa vantagem aos lutadores de JJ. Se os primeiros UFC's fossem disputados em chão de concreto, como é a realidade dos pisos da maioria dos lugares em que as pessoas vivem de verdade, muitas quedas seriam nocautes.

Por último a genialidade dos mestres do JJ brasileiro, a familia Gracie.

Vejam, nada disso tiram os méritos dos nossos pioneiros e a eficiência do Jiu Jitsu que mesmo com tudo isso creio que continua sendo a arte marcial (JJ focado em defesa pessoal) mais foda, mas acho que temos que reconhecer as coisas dentro de um panorama maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Votos até o momento:

Jiu Jitsu 9

Combat Sambo 2

Muay tai 2

Hapkido 2

Sistema "Ruas VT" 2

Krav Maga 1

Wrestling Olimpico 1

Sambo 1

Morganti 1

Kando 1

Boxe 1

Editado por Péres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boxe. smmooke

O boxe e o muay thai em algumas academias(arte citada por outros foristas) eram praticados a vera mesmo na época (anos 80 e 90) em que 99,9% das pessoas do mundo não tinham noção do que era uma briga de verdade.

O boxe, que você citou, era praticado por verdadeiros cascas grossas. Pega os malucos dos estados unidos da época, nego que veio do fundo de poço, criado na miséria, mais duro que prego de aço, treinavam saindo na porrada sem dó nem piedade, o que levava essa arte a um patamar acima de outras.

Mesmo assim o boxe já era focado pros seus próprios campeonatos, não pra defesa pessoal.

Antes do UFC geral não tinha noção nenhuma da dinâmica de uma luta (quase) sem regras entre dois homens. Tanto é que nas pesagens era comum ver dois boxers se estranhando e se pegando na porrada e caindo no chão. E no chão não tinham noção nenhuma.

Aliais quase ninguém tinha. Pessoal caia no chão e virava de costas dando o pescoço pro mata leão.

Eu penso que pra ser bom de porrada, mais importante até que a arte marcial é o treino, ou seja, sair no "pau pereira". Tanto é que no rio de janeiro dos anos 80 e 90 algumas galeras do JJ saiam na porrada nas areias das praias contra galeras de arrastão vindas dos morros da cidade em verdadeiros lado A x lado B e levavam vantagem só trocando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que pensar em arte completa é andar na contramão da evolução. Fazendo um paralelo com a evolução do conhecimento, antes tinhamos a filosofia, que se desdobrou em filosofia e ciencia, a ciencia foi se desdobrando, humanas, exatas e biologicas, as exatas se desdobraram,geometria, fisica,etc, a fisica se desdobrou e por ai vai...Esse é o caminho da especialização..vc pega o cara da biologia,nego ta especialista em celula-tronco.

Na arte marcial o caminho foi o mesmo:Quem pensa em coisa completa, de uma unica fonte, acaba como o pato - nada, anda e voa, mas não faz nada muito bem. O próprio jiu jitsu antes tinha atemi, quedas, defesa pessoal e solo...chegou um tempo que o que destacou foi o ne waza, dai nego em vez de treinar o atemi datado do jiu, foi buscar muay thai, em vez de treinar as quedas mais basicas do jiu, foi buscar wrestling e algo de judô.

Chegou num ponto que o cara tem um treinador de boxe e um de muay thai. Vai chegar num ponto que o camarada vai ter treinador de defesa de quedas,de guarda e por ai vai...quem sabe o Sonnen arrume um treinador só pra defesa de triangulo.

Sobre o Jiu Jitsu, que é a arte que eu mais me adaptei, o legal é que ele não para, ta o tempo todo em mutação. Hj ja tem academias voltadas só a competição, com cara que só faz guarda e nunca treinou uma queda; tem academias com jogo só no-gi, ja bem adaptados pra quedas de wrestling, tem academias voltadas só pra defesa pessoal e academias voltadas pra um jiu mais completo, que treinam sem pano, quedas, defesa pessoal e competem.No caso das ultimas, vc ve a desvantagem que tomam nas competições. Já pra um uso profissional, são as melhores...

Quem pensa que o Fedor só treina Sambo, que o Couture só treina wrestling, que o Wand só treina muay thai ou que o Minotauro só treina jiu jitsu, foi abduzido e voltou agora.

No fim tem campo pra tudo e o genial da parada é justamente desdobrar e evoluir, em constante mutação pra não ficar datado...

Acho que isso é o grande pecado da familia Gracie e de vários praticantes de JJ.

Já li vários comentários aqui criticando "professores" que tentam mesclar várias modalidades e até criar uma nova arte marcial, a arte marcial MMA, por exemplo.

Mesmo que essas iniciativas sejam de 171's e pura engambelação, a ideia em si não me parece equivocada, pelo contrario. Afinal pra uma arte marcial ser respeitada ela tem que ser antiga?

O que há de errado em juntar o mais eficiente de todas elas e colocar em uma só? Não foi assim que várias modalidades surgiram? Pega a movimentação e a guarda do do boxe na distancia, o clinch do MT, o chão do JJ, as quedas do Wres. Pega o melhor de cada, o mais eficiente e ensina isso, ué...

E vou te falar uma coisa, parametro de chão pra ser levado em consideração em defesa pessoal nas ruas você tem que olhar pro começo do UFC. Hoje não é exemplo pra nada, na minha opinião.

Nos primeiros UFC's rolava até golpe no saco, calcanhar nos rins, cabeçada, a porra toda...O mais próximo da realidade possível que as pessoas teriam estomago de disputar e assistir.

Vale tudo de hoje só serve como experiencia pra "vida real" nas quedas e na trocação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião:

Depende.

Mais completo pra que?

Luta com facas? Kali

Defesa contra mais de um atacante e você sozinho? Sei lá. O Jiu ajuda, mas não faz milagres.

Mano a mano = Jiu Jitsu.

Digo como minha opinião.

Gostaria de ver um pessoal bom no Sambo se inscrevendo nos ADCC's da vida.

Prometo que este será meu ultimo post neste tópico, pelo menos por enquanto. rs É que acho esse assunto muito interessante.

Não da pra saber a real eficiencias dessas técnicas pq não da pra treinar a valer. Ou pelo menos não eram treinadas com um minimo de veracidade há muito e muito tempo.

Talvez algumas até fossem, como citaram em alguns exercitos, mas eram de acordo com a realidade das batalhas das épocas. De acordo com a vestimenta usada em combate, das armas e com certeza passadas por instrutores que não eram pilantras, mas duvido que já não se tivesse perdido há muito tempo a noção da realidade ou eram focadas a realidade que seria um combate entre dois soldados que se vissem em uma situação corpo a corpo.

Tirando alguns espaços na historia, com certeza o UFC foi o primeiro laboratorio em que um consideravel grupo de pessoas pode ver e estudar tecnicas de combate sem instrumentos com um minimo de condições propicias a se tirar conclusões para o real.

Talvez desde as arenas da idade média ou como mostrou o filme Django nas lutas de escravos, caso seja verdade.

Por isso já li relatos de alguns lutadores que ficaram completamente hipnotizados quando viram o UFC.

Pra nos lembramos do que foi a importancia do UFC nas artes marciais eu cito uma coisa que vi duas vezes em briga de rua...Quando pouca gente tinha noção de porrada e os galos de brigas tinham como exemplo os filmes de Van Damme e o WWE era considerado uma posição de dominio, apos trocar alguns socos, agarrar alguém pelo pescoso, em pé, de lado...

Assim...Tipo isso, mas em pé...

135312post_foto.jpg

O que é agarrado ficava meio ajoelhado e impassível levando socos seguidos até desmaiar do oponente com o braço que não estava envolta do pescoço.

Vi na época em que quase ninguém tinha noção de nada o cara com o pescoço agarrado colocar uma perna atras do agressor, uma mão no ombro e outras na pernas e levantar o maluco como um bebê recém nascido, amassar na parede, esmagar no chão e golpear o cara no minimo semi-desacordado no chão ao seu bel prazer.

Eu duvido que muita gente que não treinasse JJ brasileiro nos anos 80 e 90 tivesse a técnica pra virar o jogo nessa posição o que é algo que com uma aula você aprende e depois faz instintivamente. Duvido, mesmo em qualquer exercito do mundo ou em 99,9% das academias casca grossas da época.

Era um abismo de experiencia e técnica dos lutadores de JJ pro resto.

Enfim, é isso. rs Desculpa qq coisa aê se falei de mais e tal. Espero ter contribuido. T+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prometo que este será meu ultimo post neste tópico, pelo menos por enquanto. rs É que acho esse assunto muito interessante.

Não da pra saber a real eficiencias dessas técnicas pq não da pra treinar a valer. Ou pelo menos não eram treinadas com um minimo de veracidade há muito e muito tempo.

Talvez algumas até fossem, como citaram em alguns exercitos, mas eram de acordo com a realidade das batalhas das épocas. De acordo com a vestimenta usada em combate, das armas e com certeza passadas por instrutores que não eram pilantras, mas duvido que já não se tivesse perdido há muito tempo a noção da realidade ou eram focadas a realidade que seria um combate entre dois soldados que se vissem em uma situação corpo a corpo.

Tirando alguns espaços na historia, com certeza o UFC foi o primeiro laboratorio em que um consideravel grupo de pessoas pode ver e estudar tecnicas de combate sem instrumentos com um minimo de condições propicias a se tirar conclusões para o real.

Talvez desde as arenas da idade média ou como mostrou o filme Django nas lutas de escravos, caso seja verdade.

Por isso já li relatos de alguns lutadores que ficaram completamente hipnotizados quando viram o UFC.

Pra nos lembramos do que foi a importancia do UFC nas artes marciais eu cito uma coisa que vi duas vezes em briga de rua...Quando pouca gente tinha noção de porrada e os galos de brigas tinham como exemplo os filmes de Van Damme e o WWE era considerado uma posição de dominio, apos trocar alguns socos, agarrar alguém pelo pescoso, em pé, de lado...

Assim...Tipo isso, mas em pé...

135312post_foto.jpg

O que é agarrado ficava meio ajoelhado e impassível levando socos seguidos até desmaiar do oponente com o braço que não estava envolta do pescoço.

Vi na época em que quase ninguém tinha noção de nada o cara com o pescoço agarrado colocar uma perna atras do agressor, uma mão no ombro e outras na pernas e levantar o maluco como um bebê recém nascido, amassar na parede, esmagar no chão e golpear o cara no minimo semi-desacordado no chão ao seu bel prazer.

Eu duvido que muita gente que não treinasse JJ brasileiro nos anos 80 e 90 tivesse a técnica pra virar o jogo nessa posição o que é algo que com uma aula você aprende e depois faz instintivamente. Duvido, mesmo em qualquer exercito do mundo ou em 99,9% das academias casca grossas da época.

Era um abismo de experiencia e técnica dos lutadores de JJ pro resto.

Enfim, é isso. rs Desculpa qq coisa aê se falei de mais e tal. Espero ter contribuido. T+

Interessante, lembro de ter visto uma entrevista do Joe Rogan no youtube em que ele fala que o Jiu-jitsu foi a primeira arte marcial que começou a desvendar de fato qual seria a maneira ideal de se lutar, antes do vale-tudo haviam muitas especulações e muitas ilusões. Eu acho que com o "vale-tudo", primeiro se descobriu que para vencer uma luta era preciso saber jiu-jitsu, depois foram descobrindo outras coisas, por exemplo: que um striker só pode ser bem sucedido se evitar as quedas... que existiam técnicas para se defender de finalizações...que existia um esporte muito eficiente para se manter em pé contra um jiujiteiro chamado wrestling hehehe...o ground and pound etc... o entendimento do que funcionava foi bem gradual e tudo que se seguiu até se formar o atual arsenal de técnicas de um lutador de MMA se desencadeou a partir do jiu-jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

royce-gracie-vs-yoshida23.jpg

royce-getty-images2.jpg

img3069e.jpg

Bem se é para postar fotos por postar, vou postar também uma :)

A pergunta que aqui foi feita não foi "quem ganhou diversos UFC's com o trabalho de casa feito, adereços, director de casting e adversários 'correctamente' escolhidos".

O Royce ganhou, e bem, mostrou ao mundo que um "grappler" puro tem vantagem sob um "striker" puro, mas por favor, não coloquem fotos como resposta, porque há muito mais por detrás delas que vocês desconhecem e que ajudaram a construir algo que não é um mito (pois o JJB mostrou a sua eficiência), mas que também não é "a última coca-cola no fim do deserto".

A forma como se treina regularmente e na esmagadora maioria das academias, demonstra claramente que o JJB não é o estilo mais completo. Era como eu dizer que por existirem chaves de pernas e atemis no Judo (sim, existem, estão nas Katas e as chaves às pernas até certa altura eram permitidas) que o Judo é a arte marcial mais completa. Não, o Judo não é a mais completa e com as alterações agora impostas pela IJF, mais incompleta fica pois tudo o que é técnica de projecção que envolva agarrar as pernas vai ser deixada de ser ensinada (na sua esmagadora maioria)!

O JJB na esmagadora maioria das academias (pelo que eu aqui vou lendo ao longo dos anos e pela experiência que tive ao treinar com atletas de JJB) é exclusivamente trabalho de solo! Os anos 80 já foram há 20 anos atrás, a época em que os Gracie precisavam de vender o seu produto, acabar com a concorrência e em que os Pitboys (para o bem e para o mal) acabaram por ser um "bom" veiculo de propaganda, já terminaram.

Esta é a minha opinião, vale o que vale.

O Sambo, então se falarmos em Combat Sambo, é o estilo/arte marcial mais completo!

Abraço

Editado por Judo Pitbull

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem se é para postar fotos por postar, vou postar também uma

A pergunta que aqui foi feita não foi "quem ganhou diversos UFC's com o trabalho de casa feito, adereços, director de casting e adversários 'correctamente' escolhidos".

O Royce ganhou, e bem, mostrou ao mundo que um "grappler" puro tem vantagem sob um "striker" puro, mas por favor, não coloquem fotos como resposta, porque há muito mais por detrás delas que vocês desconhecem e que ajudaram a construir algo que não é um mito (pois o JJB mostrou a sua eficiência), mas que também não é "a última coca-cola no fim do deserto".

A forma como se treina regularmente e na esmagadora maioria das academias, demonstra claramente que o JJB não é o estilo mais completo. Era como eu dizer que por existirem chaves de pernas e atemis no Judo (sim, existem, estão nas Katas e as chaves às pernas até certa altura eram permitidas) que o Judo é a arte marcial mais completa. Não, o Judo não é a mais completa e com as alterações agora impostas pela IJF, mais incompleta fica pois tudo o que é técnica de projecção que envolva agarrar as pernas vai ser deixada de ser ensinada (na sua esmagadora maioria)!

O JJB na esmagadora maioria das academias (pelo que eu aqui vou lendo ao longo dos anos e pela experiência que tive ao treinar com atletas de JJB) é exclusivamente trabalho de solo! Os anos 80 já foram há 20 anos atrás, a época em que os Gracie precisavam de vender o seu produto, acabar com a concorrência e em que os Pitboys (para o bem e para o mal) acabaram por ser um "bom" veiculo de propaganda, já terminaram.

Esta é a minha opinião, vale o que vale.

O Sambo, então se falarmos em Combat Sambo, é o estilo/arte marcial mais completo!

Abraço

Valeu Pitbull, post interessante.

Votos até o momento:

Jiu Jitsu 11

Combat Sambo 4

Muay tai 2

Hapkido 2

Sistema "Ruas VT" 2

Krav Maga 1

Wrestling Olimpico 1

Sambo 1

Morganti 1

Kando 1

Boxe 1

Editado por Péres

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais completo antes do mma:

Eu voto no hapkido e se valesse mais um votaria no morganti.

So lembrando q o primeiro grupo teve aquelas modestas aparições no cenário do "vt moderno", mas foi sumariamente rechaçado. Porem, diferentemente do segundo grupo, eles tem o meu respeito por meter as caras, alias como odeio esses caras q vendem ainda hoje essas paradas de arte mortal, eficiente, não competem e ate mesmo esnobam as outras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora