Entre para seguir isso  
MV8

Quem foi o maior LHW do UFC? Por que?

Recommended Posts

E aí? QUem é o maior campeão da história da LHW?

Tito defendeu a cinta 5 vezes, mas só se manteve campeão enquanto fugiu do Chuck Liddell, além disso, vencer o Ken Shamrock (aposentado em atividade) não devia contar...

Chuck defendeu 4 vezes, contra adversários mais duros, inclusive o próprio Ortiz...

Frank Shamrock, meu voto (apesar que eu quase votava no Chuck), também defendeu 4 vezes, contra adversários duros para os padrões da época:

- Tirou a invencibilidade do Kevin Jackson.

- Acabou (literalmente) com invencibilidade e a carreira do Igor Zinoviev, cara duro, ganhou inclusive do Zé Mário.

- Jeremy Horn dispensa apresentações, inclusive voltou a se credenciar pro TS, contra o Liddell.

- Lober sempre achei fraco, mas a luta fazia sentido porque era revanche.

- Bateu o Tito numa luta que pra mim é excelente!

Correndo por fora temos o Jones, que tem 'apenas 3 defesas' mas já passou o rodo em praticamente toda a categoria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí? QUem é o maior campeão da história da LHW?

Tito defendeu a cinta 5 vezes, mas só se manteve campeão enquanto fugiu do Chuck Liddell, além disso, vencer o Ken Shamrock (aposentado em atividade) não devia contar...

Chuck defendeu 4 vezes, contra adversários mais duros, inclusive o próprio Ortiz...

Frank Shamrock, meu voto (apesar que eu quase votava no Chuck), também defendeu 4 vezes, contra adversários duros para os padrões da época:

- Tirou a invencibilidade do Kevin Jackson.

- Acabou (literalmente) com invencibilidade e a carreira do Igor Zinoviev, cara duro, ganhou inclusive do Zé Mário.

- Jeremy Horn dispensa apresentações, inclusive voltou a se credenciar pro TS, contra o Liddell.

- Lober sempre achei fraco, mas a luta fazia sentido porque era revanche.

- Bateu o Tito numa luta que pra mim é excelente!

Correndo por fora temos o Jones, que tem 'apenas 3 defesas' mas já passou o rodo em praticamente toda a categoria...

Pra mim o Bones já fica na frente de todos, nem tem como comparar o nível dos caras que o Bones venceu do que os que o Tito e o Liddell lutaram. Bones chegou em uma época que a categoria nunca teve tantos bons lutadores e passou por todos de uma forma incontestável. Só falta o Hendo e o Gustafsson pra ele fechar com chave de ouro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim já é o Jones e se o Cormier não descer logo, será questão de tempo pra isso ser unanimidade. Depois dele, destacaria o Lidell, o Frank Shamrock e o Tito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente essa é uma difícil indagação, pois o histórico da LHW demonstra que essa sempre foi uma categoria muito nivelada. Diferente dos pesados (Fedor), médios (Anderson), meio médio (GSP), e Pena (Aldo), os meio pesados nunca tiveram um atleta tão predominante em comparação aos citados. Dos possíveis nomes a essa condição, vejo pelo menos 5 bons nomes que poderiam ser citados (Tito Ortiz, Lidell, Wanderlei, Shogun, Dan Henderson, e Jon Jones). No entanto, cada um há determinadas brechas em suas carreira que inviabilizem esse reconhecimento de modo mais amplo, vejamos:

Tito Ortiz - Esse é sem dúvida o maior em termos de resultado, no UFC. Contudo, após ter sido fuzilado pela segunda vez por Lidell, nunca mais foi o mesmo e ele caiu tangencialmente. Talvez se tivesse parado, teriamos um olhar mais soberano em relação ao seu domínio na categoria.

Chuck Lidell - Um dos maiores strikers da categoria no UFC, mas sofreu com o mesmo problema de Ortiz: não soube parar no momento correto. Liddel, após perder o titulo para Rampage, chegou a servir de escada para Jardine dar seus últimos suspiros no UFC, mas ainda sim o considero à frente de Ortiz pelo menos em termos performáticos.

Wanderlei Silva - Considero um trajeto muito parecido com o do Tito em termos de resultados, só que com um detalhe: o americano pegou mais tops se comparado ao brasileiro. Por esse fato, muita gente acusa o brasileiro de ter inchado seu cartel depenando frangos no Japão. Wand é o recordista de nocautes do Pride, mas ao chegar no UFC percebeu que os tempos eram outros e o buraco era mais embaixo, o que o levou a descer de categoria, abandonando os meio-pesados.

Mauricio "Shogun" Rua - Esse teria potencial para ser um fenômeno (principalmente em virtude da capacidade de absorção e punch monstruosos), mas acho que não conseguiu desfrutar como devia para chegar a esse nível. Os fãs boys - também conhecidos como "Shogunzetes" - dizem aos quatro ventos que ele é o maior meio-pesado de todos os tempos, mas essa afirmativa cada vez mais se demonstrada exagerada... Seu início foi realmente arrasador, chegando a vencer o Grand Prix do Pride 2005, aliás sua fase áurea, assim como Wanderlei Silva, foi o Pride (por isso especulam que usavam "artifícios" para ficarem mais fortes, o que é proibido no UFC). Desde sua ida ao UFC vem demonstrando uma irregularidade imensa (5-4). Shogun chegou inclusive a deter o cinturão, mas a verdade é que cada vez, mais ele vem se demonstrando uma incógnita. Por isso, não acho que mereça ser reconhecido como o maior da categoria em todos os tempos, pois se continuar nesse itinerário inconstante talvez possa se tornar outro Ortiz ou Lidell em fins de carreira.

Jon Jones - Outro fenômeno que, diferente de Shogun, mostra saber usar todo o seu potencial de maneira produtiva e impecável até o momento. Jones tem uma genética privilegiada para a categoria dos meio-pesados. Alto e esguio, ele tem a maior envergadura da história do UFC, controla bem a distância, uma ótima movimentação e luta bem pé, mas seu jogo de quedas, tanto na parte ofensiva quando na parte ofensiva é de muito acima da média. Todas essas armas são usadas com muita criatividade, por esse fato as comparações com Anderson Silva são frequentes. Jones é o campeão do meio-pesados do UFC, e tem um cartel praticamente perfeito, com 16 vitórias e apenas 1 derrota, por desclassificação. Porém, há de se pensar se ele pode ser considerado o maior meio-pesado de todos os tempos, pois toda essa áurea de invencível foi configurada em apenas um ano - 2011 - quando bateu os principais tops da categoria (Bader, Shogun, Rampage, Machida e Rashad esse ano). A verdade é que Jones já estabeleceu feitos equivalentes aos nomes supracitados. Se continuar desse modo, sem dúvida, vai por fim a esse debate. A questão é se ele vai ter estrutura física e psicológica a qual para suportar a pressão que vem sofrendo constantemente dentro e fora do cara. Veremos.

Dan Henderson - Esse também pode ser conhecido como "a lenda" por seus incríveis feitos. Hendo é simplesmente considerado por muitos, inclusive eu, o maior casca-grossa da história do MMA. Ao longo de sua trajetória Hendo conseguiu conquistas excepcionais no esporte (o GP do UFC 17, Cinturão do Rings, Unificou os títulos do Pride entre médios e meio-pesados, e conquistou o título dos meio-pesados do Strikeforce). Hendo é um monstro que representa com grande estilo a linhagem gloriosa da Old Scholl. Aos 41 anos se mantém entre os principais lutadores da categoria, e até recentemente era o nome escalado para enfrentar o prodígio Jon Jones. Como se tudo isso não bastasse, uma das coisas que mais fascina os fãs trata-se do fato de Henderson se demonstrar um atleta movido a desafios. Encarou Rodrigo Minotauro nos pesados, baixou de peso para enfrentar Anderson Silva e subiu novamente aos pesados para encarar aquela que, para o próprio, foi um combate que valeu como um título mundial: sua luta com o lendário Fedor Emelianenko, a qual Hendo venceu por KO. Enfim, pelo conjunto da obra. considero Dan Henderson o maior nome da história dos meio-pesados, pelos títulos que conquistou e os atletas que enfrentou em sua categoria e fora dela.

É uma pena que não tenha ocorrida a luta entre Henderson X Jones em virtude da lesão do coroa. Talvez se tivesse ocorrido, as afirmações para esse debate teria um rumo mais claro.

Abs

Editado por Lenny Hower

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ops amigos, pensei ter lido "O maior LHW da história", foi mal de qualquer modo vou deixar meu post aí acima,em virtude do tempo que gastei para escrevê-lo, mas reconheço que o conteudo dele não é exatamente o que o colega pediu, o qual especificou só os nomes do UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Jones já superou todos eles, mas das antigas o campeão de maior expressão com certeza é o Liddell.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Bones já fica na frente de todos, nem tem como comparar o nível dos caras que o Bones venceu do que os que o Tito e o Liddell lutaram. Bones chegou em uma época que a categoria nunca teve tantos bons lutadores e passou por todos de uma forma incontestável. Só falta o Hendo e o Gustafsson pra ele fechar com chave de ouro.

Pra mim já é o Jones e se o Cormier não descer logo, será questão de tempo pra isso ser unanimidade. Depois dele, destacaria o Lidell, o Frank Shamrock e o Tito.

Pra mim o Jones já superou todos eles, mas das antigas o campeão de maior expressão com certeza é o Liddell.

Vou discordar de vocês, acho que ainda não é o Jones...

Vejam, em suas épocas, Shamrock, Liddell e em menor escala o Ortiz também pareceram (e foram) imbatíveis. Jones está no auge agora, mas não dá pra saber como ele estará daqui a um ano.

Vejam, não quero desdenhar do Jones! Tirando o Gustaffson, o Davis e o Glover, não falta ninguém pra ele bater na categoria! E nenhum deles parece ter potencial pra fazer frente ao Bones. Eu acredito que ele será o maior LHW, apenas não quero botar o carro na frente dos bois dizendo que ele é agora... Ninguém sabe o dia do amanhça, quem viu o Shogun no GP do Pride jamais imaginaria que ele acabaria assim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curto e acompanho o vt/mma a um bom tempo e aprendi quebrando a cara q esse negocio de fulano é foda, beltrano e invencivel é muito ... sei la, "variavel". Acho q todos os meus herois foram desbancados e entendi conceito de: zebra, idade, golpe fulminante, o jogo nao casa, fase, nao era o dia, casualidades em geral. Dai parei de acreditar em "ricksons", ate ...(respondendo o topico)...aparecer esse negão.

Posso e quero queimar a lingua (no bom sentido é claro) mas esse JJ ta agarrado na cinta como se fosse ultimo pedaço de isopor no mar. Manolo se nao é, vai ser o maior Lhw de todos os tempos.

Ps: tava tao legal ate ele entrar na brincadeira :lol:, enfim ele merece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou discordar de vocês, acho que ainda não é o Jones...

Vejam, em suas épocas, Shamrock, Liddell e em menor escala o Ortiz também pareceram (e foram) imbatíveis. Jones está no auge agora, mas não dá pra saber como ele estará daqui a um ano.

Vejam, não quero desdenhar do Jones! Tirando o Gustaffson, o Davis e o Glover, não falta ninguém pra ele bater na categoria! E nenhum deles parece ter potencial pra fazer frente ao Bones. Eu acredito que ele será o maior LHW, apenas não quero botar o carro na frente dos bois dizendo que ele é agora... Ninguém sabe o dia do amanhça, quem viu o Shogun no GP do Pride jamais imaginaria que ele acabaria assim...

Mas tem um detalhe. O nível da LHW do UFC estava altíssimo E super equilibrado, dado que o cinturão desta categoria estava trocando de mão "quase" a cada disputa. Então ficava sempre uma categoria com vários contenders, não existia um favoritismo real.

Agora, o JJ acabou com isso, ele defendeu o cinturão várias vezes, e é amplo favorito contra qualquer outro lutador da categoria. Antes existia um equilibrio, hoje ele é o único ponto de desequilibro. Se ele morresse hoje, o cenário voltaria ao anterior, todo mundo brigando pau a pau, sem muito favorisitmo (num nível bem alto, diga-se de passagem).

Resumindo, a entrada dele no "jogo" mudou toda a cara da categoria LHW do ufc, que antes era a mais disputada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou discordar de vocês, acho que ainda não é o Jones...

Vejam, em suas épocas, Shamrock, liddell e em menor escala o Ortiz também pareceram (e foram) imbatíveis. Jones está no auge agora, mas não dá pra saber como ele estará daqui a um ano.

Vejam, não quero desdenhar do Jones! Tirando o Gustaffson, o Davis e o Glover, não falta ninguém pra ele bater na categoria! E nenhum deles parece ter potencial pra fazer frente ao Bones. Eu acredito que ele será o maior LHW, apenas não quero botar o carro na frente dos bois dizendo que ele é agora... Ninguém sabe o dia do amanhça, quem viu o Shogun no GP do Pride jamais imaginaria que ele acabaria assim...

Olha, acho que não importa como ele vai esta daqui a um ano, o importante foi oq ele já fez. Em 2 anos bateu cara muito mais duros do que os antigos campeões. Depois dele acho Liddell foi o maior. Falam no Shamrock, mas pra mim esse cara só enfrentava lutadores mediano, níveis baixos.

Editado por badboy_ko

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso