Recommended Posts

Estou te respondendo tarde, mas enfim: pega leve nas criticas NoFun, o cara é um mito e vivenciou a porra toda nas décadas de 60-70-80-90. Não é correto simplesmente analisar o comentário de alguém das antigas do JJ pela ótica do MMA moderno (ou mesmo do Jiu Jitsu de competição). Pois assim estará assumindo que todos que herdaram a filosofia do grande Mestre Hélio Gracie (inclusive o próprio), "só falam merda".

E a propósito respondendo a sua pergunta, se não estou enganado o Relson foi o principal responsável pelos treinamentos do próprio Royce "o Gracie mais casca do MMA", quando este fez sua fama lutando nos primeiros UFCs. Então é alguém que tem moral de sobra pra criticar o irmão mais novo/pupilo.

Particularmente sou entusiasta do Jiu Jitsu Old School, pra mim seria a realização de um sonho ser treinado por caras como Relson e Rickson. E inclusive, se modificarmos algumas regras do MMA atual tornando algo mais próximo do que eram os antigos embates do Vale Tudo (por exemplo: com a luta sem limite de tempo ou divisões por rounds, e sem interferência do arbitro quando o combate se desenvolver no solo), eu acredito que os representantes do estilo Gracie Jiu Jitsu defendido por ele estariam entre os atletas de maior sucesso e evidência mesmo hoje em dia.

Pra finalizar: na minha humilde opinião qualquer praticante de Brazilian Jiu Jitsu deveria abaixar a cabeça e ouvir com atenção o que um cara que bebeu da fonte como o Relson Gracie fala. Mas essa é só a minha opinião, cada um faz o que bem entender, desde que respeite a figura de um Mestre (mesmo não concordando com ele).

Abraço.

Concordo com voce sobre tudo o que você disse do Relson, apesar de ser um mero faixa branca, eu procuro ao máximo acompanhar tudo o que esse caras já fizeram, porque eles são a origem de tudo.

Acho também que o Relson vai fazer um grande favor ao Jiu Jitsu, voltando ao Brasil e ensinando o Jiu Jitsu raiz do Mestre Hélio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera tem que levar em consideração que antigamente não haviam eventos como hoje, o teste era na rua mesmo, no mano a mano, sem regras, era a única forma de botar em prática o que se aprendia com o pai e com o tio.

Nos dias de Hoje, dificilmente a família Gracie teria se criado, acho que 60% não teria passado dos 20 anos, hoje o camarada tem que ter muito mais coragem e valentia pra bater na cara de um pai de família... Tem muita gente morrendo por causa de uma buzinada no transito, uma discussão de bar, cara feia, a vida nos dias atuais está muito banalizada, nego tem que andar pianinho pedindo desculpas toda hora, licença, por favor, se não corre o risco de morrer, vão dizer que estou exagerando, mas aqui no Nordeste nego morre todo dia, por motivos banais, sem chance nem de trocar porrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora