Entre para seguir isso  
Fabri

Fernando Yamasaki dá sua versão de UFC Brasil

Recommended Posts

Mario Yamasaki é o principal árbitro brasileiro de MMA do mundo, mas isso se deve também ao seu irmão, Fernando Yamasaki, que além de lhe convencer, diz ainda que ajudou a trazer o primeiro evento do UFC no Brasil, que aconteceu em São Paulo no ano de 1998. O PVT conversou com o instrutor de artes marciais, que ajuda na preparação de agentes do serviço secreto responsável pela segurança presidencial norte-americana. Na entrevista, o paulista, que arbitrará o UFC 145, fala da Comissão Atlética que seu irmão está criando em nosso país.

No próximo mês de junho podemos ter aqui no Brasil uma das revanches mais aguardadas de todos os tempos no MMA. Wanderlei Silva e Vitor Belfort lutam após 14 anos do primeiro confronto, no qual o carioca levou a melhor. De acordo com Fernando Yamasaki, ele é um dos responsáveis pela primeira vinda do Ultimate ao país.

"Na época eu trabalhava na Fórmula Academia, e os donos da academia, família Carrano, me perguntaram se eu conhecia alguém que pudesse ajudá-los a trazer o UFC para o Brasil. Liguei para o Mario nos EUA e contei a ideia. Ele tinha o contato do Bob Meizowitz, o criador do UFC com o Rorion Gracie. O Mario e o Bob amadureceram a ideia e vieram a São Paulo. Fizemos algumas reuniões na Fórmula. A família Carrano acabou não fechando o negócio, mas o Bob se interessou pela oportunidade. Fez com que eu o levasse a diversos ginásios em São Paulo, Ibirapuera, Hípica Paulista e na Portuguesa de Desportos, onde o evento foi realizado", conta Fernando Yamasaki.

Hoje em dia, seu irmão, Mario, é um dos principais árbitros do mundo, e é muito conhecido por suas arbitragens na principal organização de MMA do mundo, o UFC. Fernando contou como Mario Yamasaki começou na profissão. "Na época, apesar de visionários e com espírito empreendedor, éramos muito jovens! Foi aí que eu arbitrei o UFC pela primeira vez, as duas lutas preliminares. Quando todos retornaram aos EUA, comecei a incentivar meu irmão a arbitrar no UFC, então novamente ele contatou e assim iniciou sua carreira tendo como mentor John McCarthy".

Fernando Yamasaki comentou a polêmica decisão de Mario Yamasaki em relação à luta de Erick Silva contra Carlo Prater no UFC 142. "Não só em relação à luta do Erick, mas em qualquer luta podem acontecer erros. Acredite, treinamos bastante, estudamos as regras de arbitragem para evitar ao máximo, mas somos humanos! O Mario após a luta falou com o lutador e explicou sua posição e por que havia tomado aquela decisão. A atitude que o Mario teve em fazer valer seu julgamento, as regras, mostra o caráter dele, pois ele poderia se "encolher", não ir contra 15 mil espectadores ao vivo, mais milhares pela TV e internet. Poderia levantar a mão do Erick e estava tudo certo, todo mundo feliz. Mas o caráter e a honestidade falaram mais alto e assim o fez".

Assim como o UFC, os eventos brasileiros também estão crescendo, salve devidas proporções, e isso implica na criação de uma entidade que regule as regras para evitar confusões comuns. O projeto mais conhecido é de Mario Yamasaki, que junto com Carlão Barreto, está criando uma Comissão Atlética no Brasil. "O MMA está crescendo e esse crescimento precisa ser ordenado. já tivemos a chance de emplacar com o vale tudo no passado e não soubemos nos organizar, era 'Terra de Ninguém'. A ideia da Comissão Atlética é organizar, padronizar e levar os acertos que estão acontecendo aqui nos EUA para o Brasil. O mais importante foi a parceria que o Mario fez com a ABC. (Association of Boxing Commission)", explicou Fernando Yamasaki.

Fernando Yamasaki mora nos Estados Unidos e está escalado para arbitrar no UFC 145, que tem como luta principal a disputa de cinturão dos meio-pesados, entre Jon Jones e Rashad Evans. Antes disso, no próximo dia 31, Mario também arbitra o Amazon Forest Combat, que acontece em Manaus. O brasileiro dá instruções de artes marciais à agentes do FBI e do Serviço Secreto dos EUA, além de ajudar soldados mutilados de guerras do país.

"Tenho um aluno, Luís Pantoja, faixa preta que trabalha no Hospital Walter Reed há 2 anos e fez o convite para que eu fosse conhecer o hospital, o dia-a-dia dos combatentes feridos em guerra e para ministrar uma aula. No Walter Reed Hospital, o Jiu-Jitsu é parte da fisioterapia e apoio psicológico para tratamento de distúrbios pós guerra dos militares. Então, além da aplicação das movimentações, finalizações do Jiu-Jitsu, eu procurei ensinar técnicas rolamento do Judô, ukemis (técnicas de rolamento), pois, coincidentemente, um dos soldados tinha acabado de cair e se ferir quando saía do carro para a cadeira de rodas!", explicou Fernando Yamasaki.

A experiência de Fernando Yamasaki em ajudar quem precisa com aulas de artes marciais vem da época em que ele morava aqui no Brasil. "Minha experiência passada ocorreu na AACD de São Paulo quando morava no Brasil. Fui a convite do meu amigo Felipe Micalli, que estava e fazia fisioterapia lá. Ele me fez um convite para fazer uma demonstração para a classe dele, acabou que várias crianças vieram e participaram da aula!”

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/2148-de-volta-ao-ufc-fernando-yamasaki-d%C3%A1-sua-vers%C3%A3o-do-primeiro-evento-no-brasil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Surpresa ter voltado depois da cagada q fez

Nunca vai sair, pode fazer quantas cagadas quiser, essas comissões são grandes máfias...

É só ver o Mazzagatti que ainda ta por ai arbitrando...

Agora não sei o que aconteceu com o Yamazaki, mas está virando um dos piores arbitros da atualidade... cagada atrás de cagada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso