Entre para seguir isso  
BRO HYMN

Vítor Belfort e o sonho Olímpico....

Recommended Posts

Segue matéria publicada na Folha de São Paulo dois meses após o episódio ocorrido, em 1999.

Matéria da Folha de São Paulo

site da Materia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pordent...x_2000jun02.htm

site do Marcelo:

http://www.marcelinonovaes.hpg.ig.com.br/reportagens.htm

Incrivelmente, uma das lutas esperadas com mais expectativa pelos fãs de vale-tudo, envolvendo o brasileiro Vitor Belfort, não esteve disponível em nenhum canal de TV a cabo ou em pay-per-view _e até o resultado de tal apresentação vinha sendo mantido em segredo... até agora.

Lembram-se como Belfort

vinha afirmando nos últimos anos que seu grande desejo era defender o Brasil em Sydney e o espaço que tal fato conquistou na mídia?

Pois é, por mais incrível que possa parecer, o desfecho, a tentativa frustrada da estrela do vale- tudo de obter vaga na equipe olímpica brasileira de boxe, só foi testemunhado por alguns amadores e técnicos durante uma seletiva ‘‘secreta’’ disputada em Cuba, há pouco mais de dois meses.

O acordo era claro. Se conseguisse bater Marcelino Novaes, pesado titular (limite de 91 kg) do time brasileiro, Belfort ganharia o direito de disputar o segundo Pré, no México, no lugar de Novaes. Independentemente do resultado, Novaes disputaria o primeiro Pré, em Tampa, nos EUA.

Inicialmente, a seletiva foi marcada para dezembro, adiada para janeiro, e acabou acontecendo em março, quando os brasileiros faziam um estágio em Cuba. Novaes teria sido avisado com só três dias de antecedência que estaria enfrentando Belfort (como a confederação permitiu que alguém caísse de pára-quedas para desafiar o titular é um mistério).

Segundo atletas que acompanharam o encontro, disputado em quatro assaltos de dois minutos cada (nos moldes olímpicos) e monitorado por integrantes da Confederação Brasileira de Boxe, Novaes venceu por 6 a 2.

Belfort teria sofrido duas quedas, após trocas de golpes. Posteriormente culpou ‘‘problemas no joelho’’ pela performance. De qualquer modo, como demorou cerca de um minuto para se levantar após cada queda, teria sido considerado perdedor por nocaute técnico se fosse ‘‘pra valer’’.

Depois, Belfort pediu nova chance. Tentaria, no México, pouco antes do segundo Pré (em Tijuana), vencer Novaes. Mas acabou não aparecendo.

O estranho é que o episódio passou despercebido por toda a imprensa, inclusive por aqueles setores que faziam um baita oba-oba quando o assunto era ter o lutador de vale-tudo representando o Brasil em Sydney. Curioso... (e se o resultado tivesse sido outro?)

Anteriormente, Belfort havia desperdiçado outra chance de ser incluído na seleção olímpica, em 1998. Durante o Festival Olímpico de Verão, no Rio, que contava com somente quatro superpesados, Belfort e Claudio Aires, o titular, derrotaram seus fracos oponentes e se encontrariam na esperada final. Alegando problemas no estômago, Belfort desistiu.

Se os rumores eram verdadeiros, teria havido até o interesse de uma rede de TV em assinar com Belfort (que não foi localizado por esta coluna para comentários, pois estaria no Japão lutando), caso tivesse obtido sucesso como boxeador. Mas não foi o caso.

Enquanto isso, Novaes, que não se classificou para os Jogos de Sydney (foi vice nos Prés), ainda corre atrás de patrocínios para passar a profissional, mesmo tendo batido o ídolo do vale-tudo.

Novamente, curioso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou fão do Vitor, sei que as vezes ele "dá umas pisadas".`é natural. já que todos erramos. Outra coisa, talvez seja coisa de fã, mas nessa época o Vitor tinha 20 anos...com a rede globo e todas suas deliciosas artistas e figurantes aos seus pés. Foi fácil perder o foco.

Sou fã do Vitor, sei que as vezes ele "dá umas pisadas".`é natural. já que todos erramos. Outra coisa, talvez seja coisa de fã, mas nessa época o Vitor tinha 20 anos...com a rede globo e todas suas deliciosas artistas e figurantes aos seus pés. Foi fácil perder o foco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Segue matéria publicada na Folha de São Paulo dois meses após o episódio ocorrido, em 1999.

Matéria da Folha de São Paulo

site da Materia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pordent...x_2000jun02.htm

O estranho é que o episódio passou despercebido por toda a imprensa, inclusive por aqueles setores que faziam um baita oba-oba quando o assunto era ter o lutador de vale-tudo representando o Brasil em Sydney. Curioso... (e se o resultado tivesse sido outro?)

Enquanto isso, Novaes, que não se classificou para os Jogos de Sydney (foi vice nos Prés), ainda corre atrás de patrocínios para passar a profissional, mesmo tendo batido o ídolo do vale-tudo.

Novamente, curioso...

o link da folha não funciona.

Contradição:e não passou o desapercebido da imprensa, como citado no post já que a FOLHA DE SÃO PAULO, dos maiores jornais do país, repercutiu o caso na época. como tbm foi citado no post

Vitor não tem (nunca teve) essa moral p abafar notícias na imprensa... buscando pelo em ovo.

não entendi a parte final.

por que é curioso q o Novaes, q não conseguiu se classificar p Sydney, ainda corre atrás de patrocínios p passar p pro? não q ele não mereça, mas ganhar do Vitor (lutador de mma) é obrigação, não tem grandes méritos nisso.

quer criticar o Vitor, tudo bem, mas buscar essa foi demais.

segunda divisão

Editado por Loucutor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nas regras do profissa talvez tivesse mais chance

uma pena ele n ter tido mais foco no mma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o link da folha não funciona.

Contradição:e não passou o desapercebido da imprensa, como citado no post já que a FOLHA DE SÃO PAULO, dos maiores jornais do país, repercutiu o caso na época. como tbm foi citado no post

Vitor não tem (nunca teve) essa moral p abafar notícias na imprensa... buscando pelo em ovo.

não entendi a parte final.

por que é curioso q o Novaes, q não conseguiu se classificar p Sydney, ainda corre atrás de patrocínios p passar p pro? não q ele não mereça, mas ganhar do Vitor (lutador de mma) é obrigação, não tem grandes méritos nisso.

quer criticar o Vitor, tudo bem, mas buscar essa foi demais.

segunda divisão

Quando mencionei imprensa, referi-me aespecializada em lutas, aque tanto fez alarde sobre o potencial Olímpico do Vítor. E tal fato só foi liberado para a imprensa dois meses depois do ocorrido.

Resumindo, quem fez o maior alarde , omitiu-se na hora de divulgar a notícia. como bem frisa o autor da matéria da Folha.

o link da folha não funciona.

Contradição:e não passou o desapercebido da imprensa, como citado no post já que a FOLHA DE SÃO PAULO, dos maiores jornais do país, repercutiu o caso na época. como tbm foi citado no post

Vitor não tem (nunca teve) essa moral p abafar notícias na imprensa... buscando pelo em ovo.

não entendi a parte final.

por que é curioso q o Novaes, q não conseguiu se classificar p Sydney, ainda corre atrás de patrocínios p passar p pro? não q ele não mereça, mas ganhar do Vitor (lutador de mma) é obrigação, não tem grandes méritos nisso.

quer criticar o Vitor, tudo bem, mas buscar essa foi demais.

segunda divisão

É interessante que não tenha este poder de abafar notícia, e a mesma em 10 anos, só foi mencionada em um órgão não especilaizado, tanto que há vários mebro do fórum que desconheciam o ocorrido. Se o amigo quer manter o episódio na obscuriddae, aí são outros quinhentos.

Trecho de netrevista do Marcelino falando sobre o episódio:

R13: Bom, agora a questão que não podemos deixar de falar. Você era o titular da seleção brasileira há vários anos quando estávamos perto dos Jogos de Sidney, em 2000. Porém, uma grande pressão da mídia para que o país fosse representado pelo campeão de MMA Vitor Belfort começou a ser feita. Mesmo com outras pessoas “na fila” por uma chance de disputar com você a vaga de representante do Brasil no Pré-Olímpico, o Belfort teve uma chance. A luta era para ter acontecido no Brasil, mas acabou sendo realizada em abril de 2000, em Cuba, durante uma preparação da seleção. O que você tem a contar sobre essa história? Como você se sentiu com essa situação?

Marcelino: Se falava muito sobre o Vitor Belfort. Como eu sempre estava treinando em muitas academias em São Paulo, toda vez que encontrava um lutador de jiu-jitsu eles falavam que o Vitor iria para os Olimpíadas. E eu dizia: “Espera aí, ele vai vírgula. Primeiro ele tem que passar uma pedra chamada Marcelino Novaes, e depois disso ele terá uma montanha chamada Pré-Olímpico. Só depois disso vocês poderão afirmar isso aí”. Dizia isso pois o boxe é muito diferente do MMA, pois no MMA, se você for um bom lutador e tiver boas vitórias, chega a disputar um título mundial rapidinho. No boxe amador, o caminho é muito mais duro. Armaram para mim, disseram que lutaríamos no final de 99, e quando eu estava em Cuba, em 2000, me preparando para o Pré-Olímpico, adivinha quem estava lá? O Vitor Belfort. Ele fez todo um treinamento especial, tinham coisas que ele só treinava escondido, e eu não sabia de nada. O técnico que me treinava há anos estava dando toques para ele sobre o que fazer para ganhar de mim. Eu só fui descobrir dois ou três dias antes da nossa luta, estava tudo combinado, só eu não sabia. Mas superei a pressão e esperei pelo momento. Estavam todos babando por ele. O Kelson, assim como quase todos os lutadores da seleção, ficou ao meu lado. Me senti muito mal, traído. O Vitor estava em quarto exclusivo, tinha várias regalias, tinha personal trainer, era um ídolo e muito querido por todos. Na hora da luta, muitos cubanos queriam que ele ganhasse mesmo. Além dos treinadores, muitos atletas cubanos também torciam por ele, e do meu lado só restaram meus amigos que treinavam comigo e me conheciam.

R13: Como foi a luta? Descreva.

Marcelino: Foi o evento mais esperado por todos que estavam ali em Cuba. Não cabia mais ninguém na academia. Lutamos e derrubei ele por duas vezes, sendo que ele demorava mais do que 10 segundos para retornar, ou seja, se fosse oficial, seria nocaute técnico. Como estava tudo armado, a luta continuava. Mesmo assim ganhei por pontos, algo como 6 a 2. Depois teríamos que lutar novamente no México, onde eu estava pronto e esperando, pois já estava a par da situação. Mas ele não apareceu e ficou por isso mesmo, acho que ele desistiu de tentar.

R13: E como ficou o clima por lá depois da luta?

Marcelino: No dia seguinte falei um monte de verdades para eles. Disse que não éramos amigos de boteco, que havíamos treinado juntos por muitos anos e como é que eles tinham sido capazes de fazer aquilo comigo. Falei tudo na cara deles, não sou de mandar recado. Os técnicos na época eram o Ulisses Pereira, o João Carlos e o Francisco “Paco” Garcia, mas o Francisco estava contra tudo aquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando mencionei imprensa, referi-me aespecializada em lutas, aque tanto fez alarde sobre o potencial Olímpico do Vítor. E tal fato só foi liberado para a imprensa dois meses depois do ocorrido.

Resumindo, quem fez o maior alarde , omitiu-se na hora de divulgar a notícia. como bem frisa o autor da matéria da Folha.

É interessante que não tenha este poder de abafar notícia, e a mesma em 10 anos, só foi mencionada em um órgão não especilaizado, tanto que há vários mebro do fórum que desconheciam o ocorrido. Se o amigo quer manter o episódio na obscuriddae, aí são outros quinhentos.

peraí: eu querendo manter a notícia na obscuridade? como se eu a estou repercutindo? vc não sabe q está falando! manter na obscuridade seria deixar ela morrer, meu caro.

estou conversando como sempre faço por aqui.

não sou amigo, empresário ou fanzoca do Vitor.

a real é q a notícia (muito velha) não tem, nunca teve, muita relevância. o Vitor furou a fila porque se ele consegue o mérito de se classificar isso seria muito bom comercialmente p o boxe na época. Patrocínio/Dinheiro p toda equipe. Mas apesar de tudo Novaes foi melhor e ganhou dele. Ponto. Não restou muita coisa p repercutir.

E ainda mais no final da história o próprio Novaes não conseguiu a sonhada vaga ps Olimpíadas... perdeu mais importância ainda.

Outro, essa notícia q só tem um lado da história.

Editado por Loucutor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ate os meus colegas q nem curtiam vt mas sabiam q eu gostava, comentavam p/ mim do Fail do berfort.

Tipo: "O cara ñ e fodao? pois e, tomou um pau de um paraiba magrelo no boxe!" Enfim, so p/ tirar barato.

Pode ser q a midia especializada nao tenha divulgado, mas as outras deixaram a coisa explicita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Certo, pelo boxe os caras tao zoando, mas nao vi nada demais

O cara nao recusa ninguem no MMA nao sei pq revirar isso ai

Falou tudo o cara luta MMA e não boxe, os haters e a geração RedeTV são foda,o Belfort contribui muito para o crescimento do esporte,e teve sua carreira muito prejudicada pela morte da irmã.Os cara falam como se fosse foda ele perder pra um cara que só luta boxe e isso a 10 anos atras,se for por questao de tempo podemos citar a vitoria esmagadora do Belfort contra o Wand.Concordo que ele da algumas falhas querendo aparecer demais mas esse é o trabalho dele,pois,quer se mostar vivo enquanto ta machucado,pois quer voltar com bastante PPV's e fazendo lutas importantes,quando é um gringo que faz isso o pessoal acha graça e aplaude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é por esses e outras, muitas outras por sinal que eu não consigo torcer p/ o vitor...

o pior que tem uma galera mais ingênua que cai do papinho dele, jesus pra cá, jesus pra lá...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso