Shin

Professores Roxa/Marron Comandando Academias

Recommended Posts

Então... Faz um tempo que não pratico Jiu, mas não deixei de amar a arte suave. Assim que sobrar um tempo livre, volto a praticar.

Minha dúvida é relacionada ao fato de que por aqui tá virando moda Faixas Marrons e até em alguns casos, Roxas, abrirem academia própria e comandarem sua equipe sem um Faixa-Preta responsável. Já vi uns quatro casos assim e o ultimo foi de um Roxa... Não tá errado? Os mestres não deveriam ser só Faixas-Pretas?

Sei que a própria CBJJ autoriza Roxas e Marrons a comandarem aulas como Instrutores, mas até onde eu entendi, sempre sob a supervisão de um mestre, ou seja, um Faixa-Preta.

A final, pode ou não pode?

Pergunto porque imagino que a graduação e reconhecimento dos atletas dessas equipes fiquem comprometidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu já vi acontecer é uns faixas marrons serem convidados para dar aulas POR FAIXAS PRETAS na academia de outras pessoas.

Eu acho que não tem problema dar aula pros iniciantes se o cara já ta na marrom, pois as vezes o cara é um gênio do bjj mas tem que ficar com a marrom por determinada faixa de tempo que a cbjj manda antes de pegar a preta.

Mas abrir escola na marrom e roxa tá errado; eu nunca vi disso.

Editado por Andrewo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha um faixa roxa na academia que dava aula e ele era mais tecnico, ensinava melhor, e rolava melhor que muito marrom (nao vi contra preta) que muita gente. Isso pq o cara antes disso dava aula de submission. Mas acho que eh excessao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha equipe existem 3 faixas marrons que dao aula em filiais e tinha um roxa, mas tudo sob autorização do meu professor e fazendo parte de nossa equipe. Sao inclusives chamados de instrutores e não professores.

Já se o kra quer montar a própria equipe sendo roxa ou marrom, axo q a equipe n tem credibilidade nhma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é questão de conhecimento tecnico, assim como vocês já vi roxa ou marrom puxar treino bem melhor que preta, mas um faixa roxa/marrom dar aulas, comandar a propria equipe, isso tá muuuuito errado, e além de errado é uma situação totalmente irregular perante a CBJJ ou qualquer federação estadual.

Todo roxa/marrom obrigatoriamente tem que ter um preta acima como seu supervisor, se não for assim a situação é irregular, inclusive a graduação dos alunos e do proprio cara fica estagnada, pois nunca vai passar de faixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara tudo depende.... Acho que por exemplo em grandes cidades onde exisem varios preta nao tem muito sentido um roxa ser professor, instrutor ate pode ser para ajudar o mestre em filiais.

Agora existem cidades pequenas onde faixa preta nao existe... Entao e melhor ter uma academia com um roxa do que nao ter aula. Moro fora do pais em uma cidade pequena do Canada, aqui tem azul dando aula, e o resultado e bom, a mulecada que entra nula de chao ja esta conseguindo fazer uns rolas. E claro que esse azul vai algumas vezes por mes treinar em uma cidade proxima aonde tem uma academia grande com varios graduados.

Eu sou roxa e so tem um outro roxa na cidade, eu treino de graca em todas as academias e ajudo esses dois instrutores na medida do possivel.

Quem nao tem cao caca com gato mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que eu já vi acontecer é uns faixas marrons serem convidados para dar aulas POR FAIXAS PRETAS na academia de outras pessoas.

Meu professor (preta) convidou um faixa marrom de Cyborg para ser professor visitante na minha academia porque o cara fez um jogo completamente diferente do que Roli (meu professor) e Roli viu um opportunidade para melhorar as faltas dele e da a gente tambem.

Dou aula na minha academia (e to dando desde a roxa) quando meus professores estao viajando. Nossa academia nao eh igual das muitas no Brasil que tem um monte das marroms e pretas la, eu sou a aluna mais graduada e estou dando aula desde a branca (branca/azul para as crianças, sempre com Roli assistindo pra ajudar) então tenho mais experiencia. Eu sou a melhor opção aqui.

Mas tem muitos lugares, especialmente no interior, que não tem ninguém mais graduada do que um roxa (normalmente que ganhou em outro lugar e mudou) então pra continuar vivendo o paixão dele ele começa dar aula. Quando essas pessoas melhorar ou a academia cresce bastante para pagar um faixa preta para mudar lá, vai estar melhor. Mas tem bastante pessoas que é o unico jeito para treinar. Então acho que pode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxar treino, ok. Normal. Liderar não pode (ou não deve).

Editado por MANOEL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gilberto Mendes

Acho que dar aulas é normal.

Aliás, pra puxar aula, o cara tem que ter didádica. Saber ensinar.

Tem roxas com uma didática tão absurda, que coloca muito preta no chão nesse quesito.

Não adianta nada o cara ser hiper campeão mundial, se ele não sabe passar o conhecimento. Tem gente que sabe apenas pra ele. Não sabe passar.

Isso acontece também em faculdades, onde alguns professores com currículo de lista telefônica, pós-doc em zilhões de universidades do exterior, mil projetos nas costas e no momento de passar o conteúdo é um analfa didádico.

Tem pessoas que nasceram com o dom de ensinar. Essa é a verdade.

Mas como já disseram, a academia pode ter 20 faixas roxas e marrons puxando aula, mas tem que ser supervisionada por um preta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tambem puxo treinos para o meu professor, alias aqui na minha academia eu eh q sou responsavel pelos treinos de terças e quintas a noite, e sou faixa roxa. No entanto nunca que eu mesmo me prontificaria para liderar uma equipe. Acho que ainda tem um abismo muito grande entre um instrutor e um lider...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora