Entre para seguir isso  
Blito

Vida de lutador comum

Recommended Posts

Rivera apenas lutando para seguir vivendo

LOS ANGELES - O pior jeito de ficar tico é entrar em uma loja e comprar um bilhete de loteria. As chances sao tao pequenas de comprar o bilhete premiado que é preciso matematica avançada para calcula-las.

A segunda pior é se tornar um lutador.

Para cada Lidell e Rampage, que vence cinturões, se tornam famosos, ganham milhões, existem milhares que terminam apenas com sindromes provenientes de concussões, ossos quebrados e quase nada na conta.

Como jogar na loteria, a atração de tirar a sorte grande e vencer aquela luta que leva a fama, fortuna e estrelato é muito poderosa para resistir. Os lutadores frequentemente continuam a competir mesmo depois de passar a "data de validade", literalmente acabando com o corpo além do limite.

Jorge Rivera nao quer se tornar o lutador que continua a circular por tempo demais procurando o seu "momento de glória". Mas o adoravel middleweight, que enfrenta Rob Kimmons no sabado, no UFC 104, é igual a muitos lutadores que nao conseguem abandonar o esporte porque é a única forma de sustentar a família.

E Rivera, 37 anos, tem sorte porque está no UFC, aonde ganha mais que a maioria. Ele recebeu $14 mil pela luta e $14mil pela vitória na sua ultima apresentação, em primeiro de abril, contra Nissen Osterneck. Ele recebera $18mil pela luta, e talvez $18 mil pela vitoria agora.

Claro que esse "salário" nao faz dele rico. Ele nao foi convidado para o "Dancing with the Stars". Ele nunca foi considerado para o papel principal de BA. Dirigir uma Ferrari só em sonhos.

Ele é pai de tres e dirige uma academia em Framingham, Mass., para ajudar com suas responsabilidades financeiras. Lutar é o que ele sabe. Ele "nasceu de vida simples" em Massachusetts e sua familia sempre teve que batalhar no dia a dia.

Sua habilidade para lutar e sua vontade de ficar em pé na trocação franca com alguns dos homens mais perigosos do mundo o ajudou a dar aos seus filhos uma vida melhor do que a aque ele teve quando criança.

MAs Rivera sabe que sua vida está sempre por um fio. Uma performance ruim, ou pior, uma contusão séria, pode significar o desastre.

"Se voce é um trabalhador, ou somente um cara abaixo da média, é igual ao boxe ou qualquer outro esporte de combate. É dificil de seguir em frente", disse Rivera. "Se vocé é talentoso, é possivel ter uma ótima vida, e abre muitas oportunidades fora - atuação, comerciais, patrociníos, etc. Da para ver o que acontece com os lutadores da elite agora".

"Nesse nivel, desses caras, o céu é o limite, literalmente. Os caras que nao estão nesse nivel e veem isso ficam motivados. Eles sabem que estão muito perto de chegar la. Mas a verdade é, sao poucos os que chegam, mas voce sempre sabe disso e se esforça ao máximo e acredita que aquela próxima luta pode ser a que te levará ao topo".

Rivera diz que os últimos 15-18 meses foram os mais dificeis de sua vida. Sua filha de 17 anos, Janessa, morreu em agosto de 2008, devido a uma reação adversa a um medicamento.

Ele lutou para superar isso, mas tb teve que passar por uma cirurgia no ombro. Ao mesmo tempo, entrou em uma disputa legal com seu ex-gerente sobre os negócios, e ira ao tribunal logo em uma tentativa de resolver a situação.

Tem sido a época mais tumultuada de sua vida, mas Rivera continua indo em frente. Seu coração doi todos os dias - "Uma hora nao passa sem que eu pense nela", ele diz - mas tem ainda 3 filhos e sua noiva que dependem dele.

Foi por causa deles que ele fez cirurgia, e por causa deles que ele aceita enfrentar qualquer pessoa que o UFC colocar na frente dele.

Seu cartel é 16-7, e já venceu lutadores como Travis Lutter, David Loiseau, Dennis Hallman e Kendall Grove. Ele já lutou contra Anderson Silva e Rich Franklin. Ele nao vence sempre, mas sempre busca fazer uma boa apresentação.

"Basicamente, é como o filme Gladiador", ele diz, "voce tem que conquistar o público. Quando voce ja está no circuito por um tempo voce começa a entender os outros aspectos do negócio. Voce nao está la para apenas ficar por cima ou ficar fugindo para conseguir uma vitória apertada. As pessoas estão ali e estao pagando muito por isso e querem se divertir".

"Temos que fazer nosso trabalho e cumprir nossa parte do acordo. Parte disso é fazer lutar divertidas e fazer com que as pessoas queiram ver você. E se elas nao sabem quem é voce quando a luta começa, buscar fazer com que digam: Eu tenho que ver esse cara de novo".

Rivera, que fez um acordo de 4 lutas no UFC no começo do ano, busca vencer as quatro e talvez seguir o caminho para ser um contender na MW.

Senão, ele busca apenas continuar saudavel e ganhar o seu dinheiro.

Ele promete que sua luta contra Kimmons sera uma trocação lá e cá, se depender dele, ele espera que esteja na disputa pelo bonus de Luta da Noite. Que pode adicionar de $40,000 a $75,000 a sua bolsa.

"Não vejo essa luta chegar no 3o assalto, mas se chegar, tenho certeza que tera sido uma verdadeira briga", diz Rivera. "Se eu pegar ele de jeito, ele deve querer levar a luta para o chão. MAs se ele me pegar de jeito, eu nao vou levar para o chão. Eu vou ficar na frente dele e mandar soco até eu cair ou ele."

"Estou falando de Luta da Noite. Esse tipo de grana significa muito para caras como a gente. Fazer o show que estou querendo é a coisa mais imporante. E se conseguirmos tirar da cartola esse bonus, nao posso reclamar de mais nada!"

Fonte: http://sports.yahoo.com/mma/news;_ylt=Al3z...o&type=lgns

============

Sobre a parte final, eu concordo com muitos criticos, que dizem que o UFC deveria priorizar os Bonus para os lutadores iniciantes do undercard.... pois para eles faz uma enorme diferença!

Mas o UFC sempre costuma decidir em prol do Main Event quando existe alguma dúvida... as vezes fazendo até injustiças! E para esses caras, esses Bonus muda mto poco e a REceita como tudo mesmo.

Editado por Blito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Traduzindo meio por cima, matéria com o Jorge Rivera, falando que é da luta que tira o sustento da família (3 filhos ea noiva), falou da perda da filha de 17 anos, teve uma reação a um remédio que tomou... esperando pela tradução literal.

Já conhecia a história dele pelo TUF4, é um bom lutador, veterano... mas que tem as dificuldades e os problemas de uma pessoa comum. Não deve ser fácil conviver com essa pressão, de ter que vencer sempre, de criar a família... foda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bah , quantas pessoas não passam esse tipo de dificuldade ? Tem gente que ganha 1/10 do que ele ganha , e passa por coisa pior , esse tipo de matéria não me comove nem um pouco .......... a única coisa que alerto é que todo lutador tem que saber administrar o seu dinheiro ,pois a carreira é curta , e se puder ter uma segunda profissão , para não depender só de lutar , é uma boa também .......

Editado por yautja_rod

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bah , quantas pessoas não passam esse tipo de dificuldade ? Tem gente que ganha 1/10 do que ele ganha , e passa por coisa pior , esse tipo de matéria não me comove nem um pouco .......... a única coisa que alerto é que todo lutador tem que saber administrar o seu dinheiro ,pois a carreira é curta , e se puder ter uma segunda profissão , para não depender só de lutar , é uma boa também .......

Concordo plenamente, pois mesmo sabendo destas dificuldades o Rivera se enche de filhos. Assim não dá mesmo!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coitadinho dele, ganho 12000 por luta, dirigi uma academia. Os caras não tem ideia da realidade de um lutador brasileiro, tem nego que vendo o almoço pra compra a janta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vida de lutador além de competência e treino duro também tem de ser ter sorte, como estar num evento como o UFC, o Rivera é guerreiro, mas temos no Brasil lutadores tão ou melhor que ele e não tem a oportunidade.

Como ele tem 4 lutas espero que faça todas e bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bah , quantas pessoas não passam esse tipo de dificuldade ? Tem gente que ganha 1/10 do que ele ganha , e passa por coisa pior , esse tipo de matéria não me comove nem um pouco .......... a única coisa que alerto é que todo lutador tem que saber administrar o seu dinheiro ,pois a carreira é curta , e se puder ter uma segunda profissão , para não depender só de lutar , é uma boa também .......

n é pq tem gente em situação pior q deixa de ser triste.eu ficaria triste se eu quebrasse meu dedo msm sabendo q o lula n tem o dele.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, cada um tem sua história, cada um tem suas dificuldades e concordo com o que falaram que no Brasil tem casos mais críticos. Lutador é uma profisão como outras, o cara treina duro todos os dias para lutar quinze minutos, muita gente trabalha 18 horas por dia para ganhar um pouco mais que salário mínimo.

Mas, no caso dele tem também a perda da filha e isso é impossivel de superar, você convive, mas não supera. Já a falta de dinheiro você supera, dá seus "pulos", se vira.

Mas espero nunca passar por isso, já gostava das lutas do Rivera, agora então tem minha torcida.

morte da filha + lesao no ombro....a falta de dinheiro é o de menos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na torcida frenetica pelo guerreiro, conterraneo de minha esposa e filhos, Jorge "El conquistador" Rivera! :lol:

Da-lhe Boricua!

Editado por The Last Samurai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso